Cusco, Peru: principais atrações para o viajante!

26 ago 2022 • 9 minutos de leitura por rafael.alef

A cativante Cusco, Peru, atiça a curiosidade dos visitantes há séculos, envolvida nos mistérios dos Incas e nas muitas belezas dos Andes peruanos.

Principal destino turístico do país, a cidade foi a antiga capital do Império Inca e guarda muitas heranças do período pré-colonial, como uma fortaleza a mais de 3.400 metros de altitude.

Por todo lado você encontra sítios arqueológicos e mostras da mistura entre as culturas europeia e andina, além de uma gastronomia apreciada no mundo inteiro e muitas belezas naturais, como a Montanha de 7 Cores, um dos símbolos do Peru.

Em outras palavras, Cusco é uma daquelas cidades que você precisa visitar ao menos uma vez na vida, e neste artigo vamos te contar tudo que precisa saber para planejar esse passeio, veja só!

Cusco, Peru: o que fazer na cidade e dicas de turismo!

Cusco, Peru: o que fazer na cidade e dicas de turismo!
Fonte: Pxhere / CC0

É comum encontrar quem pense que Cusco, no Peru, é apenas uma porta de entrada para conhecer Machu Picchu, mas isso está longe de ser verdade.

Histórica, rica e efervescente, a cidade tombada como Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco tem muito mais a oferecer a seus visitantes.

Para começar, Cusco tem a melhor infraestrutura de serviços e turismo de todo o Peru, reflexo do intenso movimento de viajantes: quase 5 milhões de pessoas visitam a cidade anualmente.

O visitante pode contar com bons restaurantes, bares, hotéis, lojas e agências turísticas, com todo o conforto que precisa para desfrutar da sua estadia em um país diferente.

Além disso, a cidade parece um museu a céu aberto, com monumentos e edificações com séculos de história, ruelas de pedra dos tempos do Império Inca, construções coloniais e outros tesouros arquitetônicos.

Tudo isso em meio à Cordilheira dos Andes, onde a natureza foi generosa, pertinho não apenas de Machu Picchu, mas também do Vale Sagrado dos Incas, da Montanha de 7 Cores e muitas outras belezas. Confira!

Onde fica a cidade de Cusco?

A cidade de Cusco fica a mais de 3.400 metros de altitude, na região Centro-Sul do Peru, a mais de 1.100 km da capital, Lima.

O destino fica a 310 km do Lago Titicaca e a 510 km da cidade de Arequipa. A fronteira com a Bolívia está a apenas 335 km de distância, enquanto a divisa com o Chile fica a 515 km.

Mapa turístico de Cusco

Cusco, Peru, foi construída pelos incas no século XI para ser a capital do império, com o nome Qosco, que na língua quéchua significa “umbigo do mundo”.

A cidade fica em meio aos Andes, a quase 4.000 metros acima do nível do mar, o que significa que você vai precisar de fôlego para caminhar pelo relevo local.

Por isso, vale a pena reservar uns dias para se aclimatar à altitude para evitar mal-estar e poder curtir as atrações locais com o máximo de conforto.

Confira onde fica Cusco no mapa do Peru!

Como ir para Cusco, Peru?

Não existem voos diretos do Brasil para Cusco, mas a Latam opera viagens a partir de diversas cidades brasileiras rumo à antiga capital dos Incas com conexões em Lima e/ou Bogotá.

Quem já está viajando pelo Peru pode pegar um voo direto em Lima: a viagem leva cerca de 1h15. De carro, o trajeto leva mais de 26 horas por estradas perigosas e sinuosas.

Várias companhias aéreas também oferecem viagens a partir de Arequipa, como a própria Latam, a JetSmart e a Sky Airlines. 

Se você preferir viajar por terra, o trajeto entre as duas cidades leva mais de 9 horas pelas rodovias Trajeto 3S e Trajeto 34A.

Você pode comprar passagens aéreas para Cusco, Peru, mais baratas no Vai de Promo, que te ajuda a encontrar o momento mais barato para viajar. 

Não deixe de ativar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que procura.

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Qual a melhor época para viajar para Cusco?

Qual a melhor época para viajar para Cusco?
Fonte: Ede Baca / Flickr / CC0

É importante escolher bem quando ir a Cusco e Machu Picchu, ou você pode acabar impedido de conhecer algumas das atrações locais mais famosas.

Isso acontece porque a maioria dos sítios arqueológicos de Cusco e arredores fecham suas portas no período chuvoso para garantir a proteção dos monumentos e dos próprios visitantes.

Nesse sentido, a melhor época para conhecer a cidade é a estação seca, que coincide com os meses mais frios e se estende de maio a setembro

Assim, você não precisa se preocupar com a chuva e pode conhecer todas as atrações com mais conforto.

Só não se esqueça de levar agasalhos na bagagem, pois a média de temperatura fica em torno dos 10ºC e a sensação térmica à noite pode ficar abaixo de 0ºC.

E não espere sentir calor se você só pode conhecer a cidade nos meses de verão: até mesmo na estação mais quente do ano as temperaturas não sobem muito e ficam em torno dos 13ºC.

Onde ficar em Cusco, Peru?

Decidir onde ficar em Cusco, Peru, é mais fácil do que parece, mas tem algumas pegadinhas.

A cidade é o principal destino turístico do país e, por isso, oferece opções de hospedagem para todos os gostos e bolsos: desde hostels mais econômicos, voltados para mochileiros, a hotéis mais confortáveis, em diferentes faixas de preço.

Você também não terá dificuldades para escolher a localização do seu hotel: quanto mais perto da Plaza de Armas, melhor. 

Assim, você estará perto de agências turísticas, restaurantes, casas noturnas, museus, sítios arqueológicos, casas de câmbio e atrações.

Só não se esqueça de fazer suas reservas de hospedagem com antecedência, especialmente se for viajar entre junho e agosto. 

Nesse período, a cidade fica lotada e as acomodações nos hotéis se esgotam meses antes.

As melhores hospedagens de Cusco, Peru, estão no El Quarto!

As melhores hospedagens de Cusco, Peru, estão no El Quarto!
Fonte: Pxhere / CC0

Não reserve seu hotel em Cusco, Peru, antes de fazer uma pesquisa no El Quarto: nossa plataforma reúne milhares de acomodações nos principais destinos do mundo a preços exclusivos.

Você só precisa digitar a cidade que vai visitar e selecionar as datas de ida e volta para acessar promoções imperdíveis. 

Para garantir ainda mais economia e comodidade à sua viagem, o El Quarto permite até o pagamento das diárias online e em reais, sem incidência de IOF.

Faça uma simulação gratuita e descubra que visitar o destino mais famoso do Peru pode caber no seu bolso!

O que fazer em Cusco

Um dos melhores destinos turísticos do mundo, Cusco é uma cidade apaixonante, que flutua entre o passado colonial, a história inca e o presente cosmopolita.

Vem conhecer o que fazer em Cusco, Peru! 

Plaza de Armas 

Ponto de partida mais indicado para qualquer roteiro pela cidade, a Plaza de Armas é o coração de Cusco, onde você encontrará construções coloniais e as principais atrações locais.

A praça é gigantesca e decorada com monumentos e canteiros de flores: um espaço agradável a qualquer hora do dia.

Os estudiosos acreditam que a Plaza de Armas foi construída sobre o antigo centro do Império Inca, onde ocorriam rituais e festivais do povo pré-colombiano.

Hoje, a praça é cercada por igrejas e edifícios em estilo colonial, além de abrigar uma estátua de Pachacutec, um dos principais imperadores dos incas.

Aproveite para caminhar pelos arredores da Plaza de Armas para conhecer seus cafés, bares e restaurantes.

Igrejas e museus

Igrejas e museus
Fonte: Diego Delso / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Assim como outras cidades coloniais latino-americanas, Cusco, Peru, é repleta de igrejas e museus que contam a história dos incas até a atualidade, passando pelo período de exploração europeia.

A Igreja de San Blas é uma das mais antigas, construída em meados do século XVI, mas existem muitas outras, como a Igreja e Convento de La Merced, o Convento de Santa Catalina e a Igreja e Convento de San Francisco, do século XVII.

Não deixe de visitar a Iglesia de la Compañía de Jesus, na Plaza de Armas, considerada um dos templos barrocos mais bonitos das Américas.

Se você gosta de história, inclua alguns dos museus de Cusco em seu roteiro de viagem. 

O Museu Precolombino, por exemplo, fica num casarão de 1580 com peças milenares, que remontam ao período antes da chegada dos europeus.

Você também pode gostar do Museu Palacio Arzobispal, do Museo Inka, do Museu Histórico Regional, do Museu de Arte Popular e muitos outros espalhados pela cidade.

Aliás, vale a pena adquirir o Boleto Turístico em uma das agências locais, pois o passe garante a entrada em praticamente todos os museus e igrejas de Cusco por um preço muito mais vantajoso.

Mercado de San Pedro 

O Mercado de San Pedro, também conhecido como Mercado Central de Cusco, é o lugar perfeito para conhecer um pouco mais sobre a cultura e a gastronomia peruana.

Por lá, você encontrará restaurantes e barraquinhas que servem delícias típicas do Peru a preços bem baixos, além de vendedores de artesanato, itens de decoração, utensílios domésticos, produtos agrícolas e iguarias típicas da região.

O mercado não é muito grande e pode ser visitado em pouco tempo: uma oportunidade ímpar de conhecer um pouco mais sobre a cultura local.

Bairro de San Blas 

O colorido bairro de San Blas não pode ficar de fora do seu roteiro por Cusco. O bairro fica bem pertinho da Plaza de Armas e é cheio de ruas floridas, cheias de história.

Antigamente conhecido como o bairro dos artesãos, San Blas abriga vários ateliês, galerias de arte e centros comerciais, mas pode ser uma boa opção de passeio mesmo para quem não pretende ir às compras.

Durante seu passeio, não deixe de visitar a Igreja de San Blas, a mais antiga da cidade, localizada em uma praça charmosa.

Montanha de 7 Cores

Montanha de 7 Cores
Fonte: Rosella Lopez / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

A Vinicunca, também conhecida como Rainbow Mountain ou Montanha de 7 Cores, é um dos principais cartões-postais não apenas da cidade de Cusco, mas de todo o Peru.

Como o nome indica, a montanha é colorida e parece uma obra de arte graças à reação dos minerais à exposição ao oxigênio.

Conhecer essa beleza, no entanto, requer planejamento e disposição do viajante, já que a montanha fica a mais de 5.000 metros de altitude e tem o ar rarefeito.

Laguna Humantay 

Quem gosta de belezas naturais não pode deixar de visitar a Laguna Humantay, uma das maravilhas da natureza nos arredores de Cusco.

Você vai precisar de ao menos um dia inteiro para fazer esse passeio, que também fica em altitudes elevadas, mas todo o seu esforço será recompensado por paisagens inesquecíveis.

A laguna em cor turquesa se formou em meio às montanhas e picos nevados, formando um cenário digno de contos de fadas.

Vale Sagrado dos Incas

Cusco, Peru, é a principal porta de entrada para quem deseja conhecer a região do Vale Sagrado dos Incas, como as cidades históricas de Pisac, Moray e Saqsaywaman, ou as Salinas de Maras.

Um dos passeios mais famosos da cidade histórica, o Vale Sagrado se estende ao longo do rio Urubamba em meio às montanhas que já abrigaram a antiga civilização inca.

Várias agências turísticas de Cusco oferecem passeios ao vale, incluindo opções com guia bilíngue e almoço incluso.

Durante o roteiro, você poderá conhecer lugares incríveis, como os Terraços de Moray, as Ruínas de Pisac, e o Sítio Arqueológico de Ollantaytambo.

Machu Picchu 

Machu Pichu
Fonte: Pxhere / CC0

É inegável que a atração mais famosa de Cusco seja a cidade sagrada de Machu Picchu, que foi descoberta em 1911 e já foi a cidade mais importante do Império Inca.

O sítio arqueológico fica a 74 km de Cusco, em meio às montanhas. O local é tombado como Patrimônio Mundial pela Unesco e considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

Para chegar até lá, o viajante tem algumas opções. É possível percorrer a Trilha Inca a pé, em um roteiro cansativo, que dura pelo menos 4 dias e chega a 4.200 metros de altitude.

Se você não quer saber de esforço, dá para fazer o deslocamento de ônibus, trem ou até mesmo van com grupo fechado, uma modalidade indicada para quem quer conforto e não se importa em pagar um pouco a mais por isso.

Quanto tempo ficar em Cusco e Machu Picchu?

É possível montar um roteiro com o que fazer em Cusco em 2 dias, mas certamente esse tempo não será o suficiente para se habituar à altitude elevada, muito menos para conhecer tudo o que a cidade tem a oferecer.

O ideal é reservar ao menos 5 dias para explorar a cidade. Assim, você pode se aclimatar adequadamente e visitar os pontos turísticos mais conhecidos.

Lembre-se de que quanto mais tempo passar na cidade, mais coisas poderá visitar, especialmente se estiver pensando em conhecer as atrações dos arredores, como a Montanha de 7 Cores e a própria Machu Picchu.

Não se esqueça do seguro viagem para o Peru

O seguro viagem para o Peru não é obrigatório, o que significa que você não será impedido de desembarcar no país sem o item, mas vale pontuar que contar com esse documento é indispensável para curtir um passeio tranquilo e seguro.

Só o seguro viagem garante cobertura em caso de emergência médica e/ou odontológica, morte ou invalidez, extravio de bagagem, cancelamento de voo e muitos outros cenários que podem atrapalhar a sua experiência.

Você pode adquirir seu seguro viagem para Cusco, Peru, mais barato no Seguros Promo, que reúne os planos mais completos das melhores seguradoras do mercado para te proteger em qualquer lugar do mundo.

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

Encontre hotéis em Cusco, Peru, pelo menor preço!

O que você está esperando para encontrar os melhores hotéis em Cusco, Peru, para a sua viagem? Visite o El Quarto para comparar preços, reservar acomodações e até pagar suas diárias com praticidade e segurança!

Nossa plataforma reúne milhares de acomodações com preços exclusivos, incluindo opções com cancelamento gratuito, para facilitar o seu planejamento de viagem.

Você pode até pagar suas despesas com hospedagem pelo site e em reais, sem cobrança de IOF, para garantir ainda mais economia à sua viagem!


Continue sua leitura!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.