Deserto do Atacama: conheça os arredores e atrações imperdíveis!

01 jun 2022 • 9 minutos de leitura por Paulo

Um dos destinos mais fantásticos da América do Sul, o Deserto do Atacama ostenta credenciais de respeito: estamos falando do deserto mais alto e mais seco do mundo.

O resultado é um lugar cinematográfico, com vales de árvores petrificadas, lagunas altiplânicas, gêiseres, termas, salares e outros cenários incríveis.

Conhecer todas essas belezas, no entanto, é tarefa que demanda planejamento e organização para evitar perrengues e garantir a melhor experiência possível, mas não se preocupe, pois vamos te ajudar nessa missão!

Neste artigo, você vai descobrir como chegar, quando visitar, o que ver e muitas outras dicas para o seu roteiro. Veja só!

Deserto do Atacama: um dos lugares mais impressionantes do mundo!

Com mais de 105 mil km² de área e a mais de 2,4 mil metros de altitude, o Deserto do Atacama, Chile, é, sem dúvidas, um dos destinos turísticos mais imperdíveis da América Latina.

“Espremido” entre o Pacífico e os Andes, o deserto andino tem lagunas até 4.000 metros acima do nível do mar, abriga vários sítios arqueológicos, formações rochosas curiosas que foram esculpidas ao longo de milhões de anos e muitas atrações incríveis.

O vilarejo San Pedro de Atacama, principal base para quem deseja explorar o deserto, é o lugar perfeito para contratar passeios pela região, como as tours até os valles de La Luna e de La Muerte, os Gêiseres del Tatio e várias lagunas.

A cidade é também um importante polo gastronômico, onde você poderá visitar bons restaurantes e conhecer um pouco mais da rica cozinha andina.

Prepare o bloquinho de anotações e venha conhecer um pouco mais sobre o deserto mais alto do mundo!

Em qual cidade fica o Deserto do Atacama?

Em qual cidade fica o Deserto do Atacama?
Fonte: Pexels

A região onde fica o Deserto do Atacama é tão extensa que chega a várias regiões do norte do Chile, quase na fronteira com Argentina, Bolívia e Peru.

São mais de 105 mil km², que chegam às províncias de Atacama, Antofagasta, Arica y Parinacota e Tarapacá.

A cidade de San Pedro do Atacama, principal base para quem deseja visitar o deserto, está na província de Antofagasta, a mais de 1.630 km de Santiago.

Deserto do Atacama: mapa

Além de ser o mais alto e mais seco deserto do mundo, o Atacama tem área maior que muitos países, como Coreia do Sul, Portugal e Sérvia. 

No entanto, não existem muitas grandes cidades espalhadas pela região. Pelo contrário, a modesta San Pedro do Atacama, com menos de 5.000 habitantes, é a maior cidade do deserto.

Por isso, todo cuidado é pouco na hora de planejar seus passeios e deslocamentos pela região. Confira onde fica o Deserto do Atacama no mapa!

Deserto do Atacama: como ir?

Se você já está se perguntando sobre como chegar no Atacama, saiba que a tarefa não é das mais simples, mas certamente não é impossível.

A primeira etapa da sua viagem é chegar a Santiago, de onde você poderá pegar um voo para Calama, onde fica o aeroporto mais próximo, a 100 km de San Pedro do Atacama. Várias companhias aéreas oferecem o trecho, como Latam e Sky Airline.

Depois de desembarcar em Calama, ainda vai faltar a última etapa do deslocamento, até o vilarejo de San Pedro. A viagem pode ser feita em 1h30 de táxi, Uber, ônibus, carro alugado ou transfer, opção com melhor custo-benefício.

Para encontrar passagens aéreas mais baratas para o Chile, recomendamos uma visita ao Vai de Promo, que te ajuda a identificar o melhor momento para viajar e a comparar ofertas das principais companhias aéreas do mercado.

Fazer sua busca é fácil, rápido e seguro: você só precisa digitar as cidades de origem e destino na barra de pesquisa, selecionar as datas de ida e volta, e pronto.

Você pode até turbinar suas chances de encontrar promoções imperdíveis no exclusivo alerta de preços do Vai de Promo!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Qual a melhor época para ir ao Deserto do Atacama?

Qual a melhor época para ir ao Deserto do Atacama?
Fonte: Pixabay

Quem ainda não sabe quando ir pro Deserto do Atacama pode ficar tranquilo! A região pode ser visitada em qualquer época do ano!

Você só precisa tomar algumas precauções para garantir a melhor experiência possível de viagem, como manter a hidratação em dia para superar a baixíssima umidade e utilizar bastante filtro solar para se proteger do sol, que brilha forte o ano todo.

Como quase não chove e o clima muda pouco no decorrer do ano, uma boa estratégia para escolher a data da sua viagem é decidir o que você quer ver.

Se a sua intenção, por exemplo, é conhecer os flamingos, a melhor época para viajar é o verão, quando as aves coloridas migram para o Atacama para reprodução. 

Caso você queira fazer passeios astronômicos, fique de olho no ciclo lunar e prefira datas na Lua Nova para a sua viagem, quando a visibilidade é perfeita.

Qual a temperatura do Deserto do Atacama?

No Deserto do Atacama, temperatura média gira em torno de 15ºC, mas os dias podem ser bastante quentes (especialmente no verão, de dezembro a fevereiro) e as noites, geladas. 

Por isso, não importa a data da sua viagem, não se esqueça de levar um bom agasalho para se proteger das variações de temperatura.

Onde se hospedar no Deserto do Atacama?

Na hora de definir onde se hospedar no Deserto do Atacama, você não terá muitas opções à disposição. 

Apesar de abrigar o principal aeroporto da região, Calama não é uma alternativa muito procurada para hospedagem, pois a cidade não tem perfil muito turístico e não oferece muitos passeios aos viajantes.

Nesse sentido, a vila de San Pedro é a melhor opção de hospedagem por oferecer uma boa infraestrutura urbana a seus visitantes, além de abrigar as principais agências que oferecem passeios pelo deserto.

Encontre os melhores hotéis em promoção no El Quarto!

Encontre os melhores hotéis em promoção no ElQuarto!
Fonte: Hotel NH Antofagasta

Você pode encontrar os melhores hotéis no Atacama em nosso buscador, El Quarto, que reúne promoções de hospedagem imperdíveis para que você viaje muito e gaste pouco!

O viajante consegue fazer todo o planejamento de hospedagem em um só lugar: pesquisa de preços, reserva de acomodações e até pagamento de diárias em reais, sem incidência de IOF.

Não deixe de navegar pelos filtros gratuitos do El Quarto para potencializar a sua pesquisa pelo melhor hotel!

O que tem pra fazer no Deserto do Atacama?

Entre lagunas, gêiseres e vales que desafiam a natureza, o Atacama é um destino que não economiza em atrações para seus visitantes.

A maioria dos passeios parte do vilarejo de San Pedro e podem durar até o dia inteiro, o que reforça a importância do planejamento de viagem!

Confira o que fazer no Deserto do Atacama!

Lagunas Altiplânicas 

Um dos cenários mais bonitos e famosos do Atacama, as Lagunas Altiplânicas são simplesmente imperdíveis em qualquer roteiro pelo deserto.

As lagunas de águas azuis refletem as montanhas e formações rochosas nos arredores, gerando um contraste incrível com as areias brancas e o céu sempre azul.

Durante o passeio, você vai percorrer um trecho da Trilha Inca, passar sobre o Trópico de Capricórnio, conhecer mais sobre os povos que vivem na região e até avistar coloridos flamingos!

Valle de la Luna e Valle de la Muerte 

Valle de la Luna
Fonte: Diego Delso / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Se você gosta de paisagens diferentes de tudo que já viu e não tem medo de lugares apertados, em meio a paredões, cânions e precipícios, pode ser uma boa ideia incluir uma visita ao Valle de la Luna e ao Valle de la Muerte em seu roteiro.

Desses lugares, você poderá contemplar o deserto de um ponto de vista privilegiado. A Pedra do Coyote, um dos mirantes mais famosos, costuma ter até fila de turistas para fotografar as dunas e montanhas.

O que torna os vales tão incríveis é a percepção do poder da natureza: as formações rochosas curiosas e as dunas passaram pela ação do vento, da areia e da água ao longo de milhões de anos.

O passeio é recomendado para o primeiro dia de viagem, pois a variação de altitude é mínima e, assim, você pode explorar o deserto enquanto dá tempo para que seu corpo se aclimate à altitude.

Salar de Tara 

Embora o passeio ao Salar de Tara não esteja incluído nos principais roteiros pelo Atacama, vale a pena considerar o tour para a sua viagem.

O roteiro leva os visitantes a formações rochosas gigantescas, muitas delas com mais de 17 metros de altura, com formatos que parecem desafiar as leis da física, a mais de 4.800 metros de altitude.

Além disso, o espelho d’água do salar reflete as montanhas e forma um dos cenários mais bonitos de todo o deserto!

Termas de Puritana 

Depois de caminhar pelo deserto, nada melhor que recarregar as energias nas águas naturalmente quentes das Termas de Puritana.

As piscinas naturais têm águas que brotam do chão a temperaturas que variam entre 5ºC e 30ºC, a 3.500 metros de altitude. 

As águas têm propriedades terapêuticas e, de acordo com alguns povos andinos, garantem saúde e vitalidade aos banhistas.

Gêiseres del Tatio

Geiser del Tatio
Fonte: Diego Delso / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Prepare-se para acordar bem cedo para fazer o inesquecível passeio até os Gêiseres del Tatio, a cerca de 90 km de San Pedro do Atacama: é nas primeiras horas do dia que os gêiseres soltam vapor com força total.

Isso também significa que você precisa caprichar nos agasalhos para se proteger do frio intenso da madrugada no Atacama.

O seu esforço será recompensado por uma paisagem cinematográfica, com jatos de água fervente e vapor brotando do chão!

Laguna Cejar 

O passeio até a Laguna Cejar é um dos mais caros do Atacama, mas mesmo assim é um dos mais famosos: sinal de que o cenário é tão imperdível que vale cada centavo!

A laguna tem águas mais salgadas que o Mar Morto, o que torna impossível que o banhista afunde durante o banho.

O mesmo passeio inclui uma visita aos Ojos del Salar, poços de água doce que se assemelham a grandes olhos quando vistos do alto. O banho neste ponto, porém, é perigoso e recomendado apenas para banhistas experientes.

O roteiro acaba na Laguna Tebinquiche, onde você poderá desfrutar de um piquenique enquanto curte o pôr do sol no deserto!

Piedras Rojas 

Quem visita as Piedras Rojas geralmente precisa esfregar os olhos para acreditar no que está vendo. 

As formações rochosas têm cores avermelhadas, que criam um contraste fenomenal com a laguna de águas cristalinas da região e os vulcões de picos nevados no plano de fundo.

Localizadas a mais de 4.000 metros de altitude, as Piedras Rojas ficam em um lugar riquíssimo em vida animal: é comum encontrar por ali grandes colônias de flamingos e até vicunhas, animais da mesma família das lhamas.

Tour astronômico

Tour astronômico
Fonte: Pexels

O deserto mais alto do mundo pode ser o cenário perfeito para contemplar as estrelas. Por isso, que tal fazer um tour astronômico durante sua visita ao Atacama?

A baixíssima umidade possibilita que a atmosfera fique bastante limpa nesse ponto do globo, garantindo condições perfeitas para observar o céu.

O viajante pode escolher entre duas modalidades de tour astronômico: científica, que ensina sobre o espaço e as constelações, ou mística, que conta as crenças e os mitos dos povos andinos sobre o céu.

San Pedro de Atacama

“Capital” do deserto, San Pedro de Atacama, Chile, não é apenas uma boa base para seus passeios pela região: a cidadezinha também abriga algumas boas atrações!

Existem vários gêiseres, piscinas naturais e mirantes nos arredores da vila, além de excelentes restaurantes e até bares que garantem certa animação à vida noturna.

Aproveite para caminhar sem pressa pelo centrinho e conhecer a tradicional arquitetura andina, com destaque para as construções em adobe.

O que levar para o Deserto do Atacama?

Uma etapa indispensável do planejamento de qualquer viagem para o Deserto do Atacama é a decisão do que levar na mala para o deserto mais alto e seco do mundo.

Alguns itens são recomendados para maior conforto, enquanto outros podem ser importantíssimos para garantir a segurança do viajante.

Você não pode deixar de colocar calçados confortáveis e resistentes para caminhadas, um chapéu ou boné para se proteger do sol, roupas confortáveis e um bom agasalho para se proteger no fim da tarde/noite.

Além disso, vale a pena investir em um bom protetor solar e um hidratante labial para evitar problemas com a exposição prolongada ao sol e o tempo seco.

Se você estiver viajando no inverno, leve roupas de frio em camadas, como segunda pele e corta-vento, gorro, luvas, cachecol e meias reforçadas.

Vai visitar termas e lagunas que permitem o banho? Não se esqueça da roupa de banho e toalhas.

Outros itens podem ser também bastante úteis, como hidratante corporal, soro fisiológico, lenço umedecido e remédios para dor de cabeça e enjoo, os sintomas mais comuns do mal de altitude.

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

Deserto do Atacama: hospedagem pelo melhor preço!

Você não precisa abrir mão da economia na hora de planejar sua viagem ao Deserto do Atacama: é só encontrar sua hospedagem mais barata em nosso site especializado, o El Quarto.

Nossa plataforma reúne as melhores acomodações a preços exclusivos em San Pedro do Atacama e nos principais destinos turísticos do mundo, incluindo opções com cancelamento grátis.

Você pode até pagar suas diárias online e em reais, sem incidência de IOF, para garantir ainda mais economia à sua viagem!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.