Doha, Qatar: saiba o que fazer, onde ficar e quais pontos visitar!

13 dez 2021 • 9 minutos de leitura por danielcosenza

Doha, Qatar é um lugar que vai te impressionar, com certeza! 

Além de ser a moderna capital de um dos países mais ricos do mundo, tem praias lindas no Golfo Pérsico, e à noite, se ilumina e fica ainda mais convidativa para um passeio.

Já foi um protetorado britânico, mas conquistou sua independência em 1971, e de lá pra cá, se tornou uma referência de prosperidade e cultura do mundo árabe.

Oferece museus incríveis, construções magnânimas e passeios capazes de fazer até o turista mais exigente se apaixonar.

Para que você conheça um pouco mais da história de Doha, Qatar, e a cultura do país, separamos uma série de informações e dicas turísticas bem úteis e interessantes. Acompanhe no texto e boa leitura!

Doha, Qatar: informações e dicas para aproveitar a cidade!

Passear em Doha, Qatar, é um privilégio que merece ser aproveitado ao máximo. 

Não existe quem não se apaixone por essa cidade depois de caminhar pelo passeio à beira-mar, observando os prédios de formatos inusitados e o pôr do sol apaixonante do Golfo Pérsico.

Saindo um pouco do circuito urbano, já se imaginou em um safári no deserto? É um momento único de interação com a natureza, com certeza será inesquecível!

Quer dicas sobre Doha, turismo na cidade e os pontos de interesse mais legais para aproveitar esse incrível passeio? Então, você chegou ao lugar certo!

Em que continente fica Doha?

Em que continente fica Doha?
Fonte: Unsplash

Doha, Qatar, fica na Ásia, mais precisamente na costa leste do país, na região conhecida como Oriente Médio. Por ser um território peninsular, somente tem fronteira terrestre com a Arábia Saudita.

Do outro lado do Golfo se encontra o Irã, e o Bahrein está bem próximo da costa oeste do Qatar. A noroeste se encontra o Kuwait, distante a apenas uma hora de voo saindo de Doha.

Já os Emirados Árabes Unidos estão a sudeste do Qatar, bem próximos, e Dubai, sua capital, fica a pouco mais de uma hora de voo a partir de Doha, Qatar.

Doha, Qatar: mapa

Em Doha, Qatar, mapa é essencial, principalmente se você é brasileiro e não domina outras línguas além do português. 

Alugar um carro para ter mais autonomia é uma excelente opção, mas metrô e ônibus funcionam muito bem!

Os táxis também são muito utilizados para locomoção na capital do Emirado do Qatar e com o mapa de Doha, é mais simples identificar as estações e linhas de transporte público.

O mapa ainda é a melhor medida para não se perder enquanto passeia por uma cidade com a qual ainda não tem muita familiaridade, não é mesmo? Confira a seguir!

Doha, Qatar: temperatura média e quando ir

Em Doha, Qatar, temperatura é sempre quente! Imagine que grande parte do território é coberto de areia sem praticamente nenhuma vegetação. 

Por isso, o verão, que vai de junho a setembro, pode chegar facilmente aos 40ºC, já pensou?

O auge do calor passa dos 45ºC e pode chegar aos 50ºC. O solo arenoso faz com que o calor se dissipe mais facilmente, tornando as noites muito mais apropriadas para um passeio a céu aberto.

O clima desértico, em que dificilmente você verá chuva, no entanto, é amenizado com a chegada do outono. 

De novembro a maio é a melhor época para visitar e encontrar o que fazer Doha, Qatar. A temperatura vai de 10ºC às máximas de 20ºC durante esse período.

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Onde ficar em Doha

Doha Qatar onde ficar
Fonte: Ezdan Hotel

Em Doha, turismo não para! Como a cidade é muito quente durante o dia, é comum ver turistas passeando à noite pelas ruas, mercados e lojas, que ficam lindos com suas luzes acesas.

Para atender às exigências luxuosas de seus importantes hóspedes, você já deve estar imaginando como é o alto padrão da estrutura hoteleira da cidade, certo?

Existem hotéis 5 estrelas, suítes preparadas para receber chefes de Estado e membros das realezas, piscinas incríveis e muito zelo com os detalhes. Isso é o que você pode esperar dos hotéis em Doha.

Por isso, vamos indicar as melhores regiões da cidade para você se hospedar e ficar nas proximidades de muitos pontos turísticos em Doha, Qatar. Acompanhe a seguir!

Souq Waqif

Souq Waqif é um mercado mundialmente famoso que fica no bairro de Al Jasra em Doha, Qatar. Se hospedar nessa região é uma experiência incrível

O mercado se ilumina à noite, com inúmeras barracas expondo especiarias, tecidos, jóias, arte e outros tipos de produtos.

Trata-se de um lugar muito antigo, sendo um dos primeiros mercados da cidade. Foi totalmente restaurado em 2003 após um período de abandono, e hoje é considerado o ponto de efervescência cultural do país.

A história do local é antiga, conta-se que na época em que as águas do Golfo Pérsico ainda alcançavam o prédio onde fica o mercado, os vendedores tinham que se levantar e tirar suas mercadorias do chão. 

Por isso, “Souq” é “mercado” em árabe e “Waqif” significa “de pé”. 

Outra atração do local é o Doha Corniche. Depois do aterramento da área e a construção desse calçadão, o mercado não tem mais problemas de inundação e a cidade ganhou um de seus principais pontos turísticos!

Nas proximidades do Sour Waqif, o turista terá excelentes opções de hospedagens, acesso a lojas, shoppings luxuosos e restaurantes famosos por seus pratos sofisticados, ambiente e decoração incríveis e seus ilustres clientes.

West Bay

West Bay é o local preferido dos turistas que preferem o extremo luxo. Recebe empresários, líderes mundiais, artistas famosos e personalidades. É o centro econômico e político do país.

Além de abrigar incríveis prédios de escritórios, shoppings e sedes de empresas, oferece a vista mais impressionante de Doha.

Em West Bay se encontra a Praia de Katara. Fica a 8,5 km do centro, tem cadeiras e guarda-sóis disponíveis para os banhistas e lindas construções nas proximidades, como o Farol de Doha e o Katara Cultural Village.

Os restaurantes de West Bay são alguns dos maiores pontos de interesse do bairro, assim como os shoppings da região com lojas de grifes famosas.

Os preços do local estão à altura do alto padrão mundial, então, prepare-se para gastar mais que em destinos internacionais comuns, como a Europa, por exemplo.

West Bay é a região dos prédios mais altos do Qatar, a imagem vista das águas do Golfo é impressionante, principalmente à noite quando todas as luzes se acendem. 

Encontre os melhores hotéis em Doha, Qatar, no ElQuarto!

Encontre os melhores hotéis em Doha, Qatar, no ElQuarto!
Fonte: Golden Ocean Hotel

Para encontrar os melhores hotéis Doha, Qatar, você precisa conhecer o buscador ElQuarto

Trata-se de um site especializado em hospedagem, por isso, além de reunir vários preços de acomodações pelo mundo, ainda oferece descontos incríveis.

Tudo o que precisa fazer é acessar o ElQuarto de um smartphone ou computador, colocar a cidade destino da sua viagem, datas de check-in e check-out, quantos quartos vai precisar, quantos serão os hóspedes, e pronto!

Principalmente em Doha, turismo precisa ser em grande estilo, não é verdade? Não perca tempo, acesse o site para reservar logo o seu hotel ou tirar qualquer dúvida com a nossa equipe de atendimento!

Pontos turísticos em Doha, Qatar

Agora que já estamos ambientados no cenário e contexto de Doha, Qatar, que tal conhecer um pouco sobre os principais pontos turísticos e atividades de lazer para se fazer por lá?

Acompanhe a seguir e descubra porque em Doha o turismo é tão fascinante!

Corniche

É a calçada que margeia boa parte da Baía de Doha, por onde os turistas caminham tranquilamente. O passeio nos tradicionais barcos dhows também é uma ótima ideia para conhecer o local.

São 7 km de calçada. No corniche, há uma enorme área verde com várias lojas, cafés e restaurantes sempre movimentados.

Museu de Arte Islâmica

Museu de Arte Islâmica
Fonte: Jimmy Baikovicius / Flickr / CC BY-SA 2.0

A arquitetura do Museu de Arte Islâmica é uma verdadeira obra de arte, por isso, é considerado um dos cartões postais mais icônicos de Doha, Qatar.

Projetado com exterior todo em linhas retas, pelo mesmo arquiteto das pirâmides de vidro do Louvre, Paris, o americano de origem chinesa Leoh Ming Pei, abriga um acervo incrível sobre arte e cultura islâmica.

Muitas joias com pedraria impressionante, pinturas, tapeçaria e delicadas porcelanas são expostas em diversas salas pelo museu que tem um interior moderno, cheio de referências ao passado e presente do mundo islâmico.

Fica em uma ilha artificial no Corniche com vista para West Bay em um dos pontos mais privilegiados de Doha, Qatar. 

O café da manhã no Museu de Arte Islâmica também é muito recomendado.

Katara Cultural Village

Trata-se de um projeto para a divulgação da cultura islâmica, com auditórios, anfiteatro e uma arquitetura que remonta uma antiga vila árabe, mas com toda a modernidade e conforto que o alto padrão de Doha, Qatar, exige.

Foi construído em formato de ferradura, com abertura para o Golfo Pérsico. 

Abriga a Sede da Orquestra Filarmônica do Qatar, o Museu de Selo Postal Árabe, a Sociedade de Belas Artes e a Sociedade Fotográfica do Qatar, dentre outras instituições culturais importantes.

Estádio de Khalifa

Trata-se do principal centro poliesportivo da cidade que recebe, principalmente, jogos de futebol. 

Construído em 1975 e inaugurado em 1976, já passou por diversas reformas, mas hoje tem capacidade para receber 50 mil pessoas e será palco para a Copa do Mundo 2022!

Skyline de Doha

Skyline de Doha
Fonte: Pxhere / CC0

Skyline é o nome em inglês para se referir ao horizonte urbano e suas formas, também chamado em português de “panorama urbano”.

Principalmente em West Bay, a imagem dos grandes e modernos arranha-céus da capital é impressionante, e por isso os passeios de barcos são tão procurados.

Adentrar o Golfo Pérsico certamente renderá o melhor ângulo para contemplar a Skyline de Doha e onde fica a cidade.

The Pearl

Trata-se de uma ilha artificial com mais de 3 milhões de m². É uma área residencial onde moram a maioria dos estrangeiros no país, mas os apartamentos são todos de alto padrão, assim como o resto da cidade.

Na ilha The Pearl existem cafés e lojas, e espaços para caminhadas com vista para a Skyline de Doha.

State Grand Mosque

Trata-se da maior mesquita do Qatar, um prédio imponente, com 65 cúpulas brancas e aberto a visitação do público não muçulmano.

Local sagrado para a fé islâmica, então, se você gosta de interagir com a cultura local, é um ponto turístico em Doha imperdível!

Desert Safari

Você pode experimentar diversos tipos de Safaris no deserto. Em Doha, Qatar, o turismo contempla também passeios pelas belas paisagens.

Dá para percorrer o deserto andando em um camelo, como em uma caravana antiga, andando pelas dunas em carros potentes e Jeeps.

Se der tempo, visite também a região de Khor Al Adaid em uma experiência única de imersão na natureza!

O que tem no Qatar?

O que tem no Qatar?
Fonte: Pexels

Além de tudo o que já relatamos, o calor pede um banho refrescante na praia, não é verdade? 

As praias do Qatar são limpas, seguras e muito apropriadas para banhistas de todas as idades, sem ondas preocupantes.

E, afinal, qual turista iria perder a chance de experimentar a mais requintada comida árabe, feita tradicionalmente por chefs especialistas? 

Aproveite para fazer um tour gastronômico para provar todas as delícias da culinária local!

Para quem deseja saber um pouco mais sobre esse interessante país, aqui vão algumas curiosidades: você sabia que o Qatar é considerado o país mais rico do mundo?

Um outro detalhe legal é que mais da metade da população de 2,8 milhões de habitantes, são estrangeiros. 

E, geralmente, se a pessoa é nativa do Qatar, sua casa será amarela. Por questões de tradição, amarelo é a “cor do deserto”.

Quais documentos são necessários para visitar o Qatar?

Além do passaporte, o seguro viagem para o Qatar também é obrigatório e quem não tem cobertura terá a entrada negada no país. 

Por isso, recomendamos que você acesse o Seguros Promo para encontrar uma cotação adequada para o seu estilo de viagem.

Além de garantir o melhor preço, o Seguros Promo compara os valores de até 4 cotações para que você possa escolher e fazer o pagamento online, de forma segura e com toda a comodidade.

Acesse o site Seguros Promo e garanta esse documento essencial para quem deseja conhecer Doha, Qatar.

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

Qual o idioma falado em Doha?

O árabe é o idioma mais falado em Doha, Qatar, mas você conseguirá atendimento em inglês em praticamente todos os estabelecimentos, não se preocupe!

Qual é a moeda oficial do Qatar?

A moeda oficial do Qatar é o Rial Catari, ou Qatari Riyals com o símbolo de unidade monetária, QAR. 

O rial catari vale R$ 1,53 (valor de outubro de 2021).

Promoção de hotéis em Doha, Qatar!

Para conhecer Doha, Qatar, você precisará de um bom hotel para descansar depois dos vários passeios e possibilidades que essa linda e moderna capital oferece, não é verdade?

Por isso, recomendamos que comece a sua pesquisa com o site do ElQuarto

Dessa forma, é possível comparar os preços de diferentes tipos de hotéis e verificar o que cada um tem de diferencial.

Fica muito fácil encontrar e escolher o tipo de acomodação que atende ao seu perfil de turista e a economizar um bom dinheiro. 

Além de promoções imperdíveis, o ElQuarto também oferece cupons de desconto e excelentes condições de pagamento!

Se você sonha em conhecer Doha, Qatar e viajar pelos destinos mais incríveis do mundo, não perca tempo e acesse o nosso site!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.