Dublin: conheça o destino irlandês!

05 out 2022 • 9 minutos de leitura por rafael.alef

Você está pensando em visitar Dublin? A capital da Irlanda é um dos melhores destinos da Europa, por onde passam mais de 6 milhões de turistas todos os anos em busca de sua história, seus pubs e suas muitas atrações.

A cidade é também um famoso destino de intercâmbio, onde vivem mais de 70 mil brasileiros interessados em aprender inglês e conhecer a cultura local.

Ficou curioso e quer conhecer mais sobre essa formidável cidade irlandesa? Então confira as dicas que reunimos para te ajudar a planejar uma viagem fantástica!

Dublin: conheça a capital irlandesa e sua história

Dublin: conheça a capital irlandesa e sua história
Fonte: Pxhere / CC0

Poucas capitais europeias são tão antigas quanto Dublin, Irlanda, fundada há mais de 1.000 anos por vikings oriundos do Mar do Norte e do Mar Celta.

Aos poucos, os habitantes de origem nórdica foram gradativamente substituídos pelos britânicos, que dominaram a região por quase 500 anos até a independência, no começo do século XX.

As diferentes influências estrangeiras se combinaram para formar uma cidade eclética na arquitetura, na cultura e na gastronomia.

Pelas ruas, você encontrará edifícios de origens romana, escandinava, celta, anglo-saxã e muitas outras, como se a cidade fosse um imenso museu a céu aberto.

Mais que isso: a capital irlandesa é também uma das mais boêmias do mundo, com mais de 1.000 pubs espalhados por todos os cantos, sobretudo na região de Temple Bar.

Também não faltam atrações para quem gosta de museus, parques, praças, monumentos e muito mais, veja só!

Onde fica Dublin

A cidade de Dublin fica na costa leste da Irlanda, no ponto em que o rio Liffey se encontra com o Mar Celta. 

Capital do país, a metrópole tem pouco mais de meio milhão de habitantes e fica pertinho da divisa com a Irlanda do Norte, da costa oeste da Inglaterra e do País de Gales.

A cidade está a 65 km da capital da Irlanda do Norte, Belfast, a cerca de 600 km de Londres e a menos de 400 km da cidade de Glasgow, na Escócia.

Mapa de Dublin

A capital da Irlanda é uma cidade plana, que favorece longos passeios a pé ou de bicicleta, especialmente nos meses de calor.

Confira onde fica Dublin no mapa! 

Como ir a Dublin

Não existem voos diretos entre o Brasil e a capital da Irlanda, mas isso não significa que é difícil chegar até lá. 

Várias companhias aéreas operam voos com conexões em outras cidades europeias com destino a uma das maiores cidades da Europa.

A Air France faz escala em Paris, a KLM tem conexão em Amsterdã, a Lufthansa tem escala em Berlim, e por aí vai. 

British Airways, Iberia, Tap e companhias aéreas low-cost também voam até a capital irlandesa.

O movimentado aeroporto da cidade, por onde passam quase 25 milhões de passageiros por ano, fica a 10 km do centro: cinco empresas de ônibus fazem o trajeto até o centro, além de táxi e Uber.

Quer comprar suas passagens para a Irlanda pelo menor preço? Faça sua pesquisa no buscador Vai de Promo, que te ajuda a identificar o momento mais barato para viajar.

Você pode até adicionar o seu e-mail ao alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que procura!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Onde ficar em Dublin

Dublin é um popular destino turístico e, por isso, oferece ao viajante uma imensa rede hoteleira, com opções em todas as faixas de preço.

A cidade é dividida em distritos, que vão do 1 ao 24. Os distritos de número par ficam ao sul do rio Liffey, enquanto os ímpares ficam ao norte. Quanto menor o número do distrito, mais perto do centro e melhor a localização.

Os distritos 1 e 2 são os mais recomendados para turismo: é nessa região que ficam os museus, restaurantes, pubs, ruas comerciais e atrações mais famosas da cidade, como a região de Temple Bar e as ruas O’Connell, Kildare e Grafton.

Isso não quer dizer que não existem áreas mais distantes indicadas para hospedagem. 

Os distritos 8 e 9, por exemplo, são boas opções para quem quer ficar perto da Christ Church Cathedral e outras atrações locais.

Encontre hotéis e pousadas em Dublin em promoção!

Encontre hotéis e pousadas em Dublin em promoção!
Fonte: Generator Dublin

Quer economizar na sua viagem à capital da Irlanda? Visite o El Quarto para encontrar hostels, pousadas, hotéis e resorts nos melhores destinos do mundo a preços imperdíveis.

O El Quarto reúne milhares de acomodações para garantir o melhor custo-benefício do mercado: assim vai ficar fácil viajar muito sem pesar no bolso. 

Você pode comparar preços, reservar quartos e até pagar suas diárias online e em reais, sem incidência de IOF, com toda a comodidade e economia que merece!

Como visitar Dublin

A capital da Irlanda não é uma cidade muito grande, o que significa que você pode caminhar entre uma atração e outra sem dificuldades.

Se preferir, pode embarcar em um dos ônibus turísticos de dois andares, que passam por mais de 30 atrações, ou utilizar o sistema de aluguel de bicicletas em uma das 40 estações distribuídas pela cidade.

Confira outras dicas sobre a cidade!

Quanto custa a viagem a Dublin

O custo total da sua viagem vai depender do seu estilo pessoal, da data da viagem, do hotel que você escolher e das atrações que deseja visitar.

Em geral, os viajantes mais econômicos e mochileiros tendem a gastar cerca de 60 euros por dia de viagem, enquanto uma viagem com mais conforto e comodidade deve custar em torno de 120 euros por dia (valores estimados em agosto/2022).

Para economizar, vale a pena adquirir ingressos de atrações com antecedência pela internet e focar sua pesquisa de hospedagem na região norte do rio Liffey, onde estão os hotéis mais baratos.

Qual a melhor época para visitar Dublin

Qual a melhor época para visitar Dublin
Fonte: Pxhere / CC0

Você pode visitar a capital da Irlanda em qualquer época do ano, mas vale a pena ficar de olho no calendário antes de programar a sua viagem.

Dublin é uma cidade de clima frio, onde raramente os termômetros passam dos 20ºC. Nos meses mais frios, a média de temperatura é de apenas 4ºC.

Por isso, muitos viajantes preferem visitar a cidade nos meses mais quentes, de maio a setembro, quando o clima está mais agradável e as atividades ao ar livre se tornam mais confortáveis.

Se quer economizar na sua viagem, pode ser interessante viajar no inverno, quando os preços de passagens e hospedagem despencam, mas não se esqueça de levar um bom agasalho para se proteger do frio.

Em relação às chuvas, vai ser difícil escapar. São poucos os dias de sol ao longo do ano, o regime chuvoso é bem distribuído ao longo dos 12 meses e as precipitações podem ocorrer a qualquer momento.

O que fazer em Dublin

Tédio é uma palavra que não faz parte do vocabulário de quem visita a capital irlandesa. 

A cidade reúne atrativos para todos os gostos, sejam diurnos ou noturnos, nos dias chuvosos ou de sol.

Vem conhecer as principais atrações em Dublin! 

Phoenix Park

A capital da Irlanda é a casa de um dos maiores parques públicos da Europa, Phoenix Park, fundado em 1663 e com mais de 7 km² de área verde.

Santuário da vida animal, o parque fica a menos de 3 km do centro da cidade e atrai nativos e viajantes de todo o mundo com suas trilhas, áreas para a prática de esportes e outras atrações.

É também no Phoenix Park que fica a Áras an Uachtaráin, a residência oficial do presidente da Irlanda: um atrativo a mais para incluir em seu planejamento de passeio.

Aproveite para montar uma cesta de piquenique e se divertir à sombra das árvores do parque mais bonito da cidade!

Zoológico de Dublin

Zoológico de Dublin
Fonte: William Murphy / Wikimedia Commons / CC BY-SA 2.0

É no Phoenix Park que está localizado o Dublin Zoo, um dos maiores e mais antigos zoológicos da Europa.

O zoológico foi inaugurado em 1831 e abriga mais de 400 animais de diversas espécies, como girafas, gorilas, leões, tigres, elefantes e muitos outros.

Os ingressos custam 21 euros, mas você pode pagar apenas 18,25 euros se comprar as entradas antecipadamente pela internet (preços em agosto/2022).

Castelo de Dublin

O centro da cidade é o endereço do famoso Castelo de Dublin, que tem mais de oito séculos de história e grande importância para o povo irlandês.

O local já foi assentamento de tribos vikings, fortaleza militar e até um tribunal, mas hoje é totalmente voltado para turismo: os visitantes podem conhecer dois museus, jardins, a capela real e muitos cômodos do castelo.

Atrás da construção fica um dos parques mais charmosos da cidade, o Dubh Linn Gardens: uma boa oportunidade para passar um tempo de qualidade ao ar livre.

Catedral de St. Patrick

O que você acha de visitar a Ardeaglais Naomh Pádraig? Estranhou o nome? Não se preocupe que traduzimos para você: a St. Patrick’s Cathedral, ou Catedral de São Patrício, é uma das atrações mais imperdíveis da cidade!

A igreja foi construída no século XIII no mesmo lugar em que o santo irlandês batizava seus fiéis. Hoje, o local guarda os restos mortais de grandes nomes da história nacional, como o escritor Jonathan Swift e outras personalidades.

A catedral oferece visitas guiadas de segunda a sábado, em quatro horários por dia, com ingressos a 8 euros (em agosto/2022).

Fábrica da Guinness

Fábrica da Guinness
Fonte: Germán Poo-Caamaño / Flickr / CC BY 2.0

Orgulho nacional, a cervejaria Guinness é uma verdadeira instituição na Irlanda. Não coincidentemente, a visita à fábrica, a Guinness Storehouse, é simplesmente imperdível para os amantes de cerveja.

Ali, você vai saber mais sobre a história da marca desde sua origem, há quase três séculos, e vai ter acesso a itens e informações que contam tudo sobre a cerveja mais famosa da Irlanda.

Os visitantes ainda podem aprender como servir um copo perfeito na Guinness Academy, e degustar as cervejas no Gravity Bar ou em um dos outros restaurantes da fábrica.

A visita à Guinness Storehouse custa 26 euros por pessoa e o valor dá direito a um copo de cerveja no Gravity Bar.

Kilmainham Gaol

Nenhum roteiro pela capital da Irlanda está completo sem um passeio por Kilmainham Gaol, o melhor e mais imperdível museu do país.

Situado a 3,5 km do centro da cidade, a construção do século XVIII já abrigou presos famosos, incluindo personagens que lutaram pela independência do país, e já foi cenário de filmes e séries de TV.

A visita dura cerca de 1h30 e costuma ser bastante disputada, então chegue cedo.

Durante o passeio, você poderá conhecer as celas, o local em que ocorriam execuções de presos, o pátio da carceragem e o museu da prisão, que exibe itens que pertenceram a alguns detentos.

A entrada é franca às quartas-feiras. Nos demais dias, o ingresso custa 8 euros (em agosto/2022).

Museus e monumentos

Quem gosta de passeios culturais vai aproveitar muito durante sua visita à capital irlandesa. Não faltam museus e monumentos interessantes à sua espera na cidade!

Um dos atrativos mais imperdíveis é o Spire of Dublin, também conhecido como Monumento da Luz, que fica na famosa O’Connell Street e, com 120 metros de altura, é a maior escultura do planeta.

E que tal conhecer como viviam os irlandeses no passado? The Little Museum fica em uma antiga casa georgiana do século XVIII e está entre os melhores museus da Europa.

Você também não pode perder a Galeria Nacional da Irlanda, o Museu Nacional da Irlanda e o Museu Irlandês de Arte Moderna.

Quais as cidades próximas a Dublin

Quais as cidades próxima a Dublin
Fonte: Pxhere / CC0

Uma boa dica é aproveitar sua visita à capital da Irlanda para fazer bate-voltas em alguns dos atrativos nos arredores. 

A charmosa Wicklow, a apenas 70 km de distância, é considerada uma das vilas mais charmosas da Ilha Esmeralda, com cenário digno de contos de fadas.

Você também não precisa ir muito longe para conhecer o monumento de Newgrange, a 50 km de distância, tombado como Patrimônio Mundial pela Unesco.

Gosta de castelos e construções antigas? Você não vai se arrepender de viajar 45 km para conhecer o Trim Castle, o maior e um dos mais antigos da Irlanda, ou 130 km para visitar Kilkenny, considerada a capital medieval do país.

Use o cupom BLOG20 e cote seu seguro de viagem com 20% de desconto aqui!

As melhores hospedagens para Dublin estão no El Quarto!

Não perca tempo e comece a planejar sua viagem a Dublin agora mesmo! 

Faça uma pesquisa no El Quarto para encontrar hotéis e pousadas na capital da Ilha Esmeralda pelo melhor custo-benefício.

O El Quarto concentra milhares de acomodações a preços exclusivos para que você possa viajar muito e gastar pouco. Dá até para pagar suas diárias online e em reais, sem cobrança de IOF.

Faça uma cotação gratuita e descubra que visitar uma das cidades mais apaixonantes da Europa pode caber no seu bolso!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.