Dubrovnik: o que ver e conhecer na cidade

04 ago 2022 • 9 minutos de leitura por Paulo

Dubrovnik é uma cidade milenar banhada pelas águas azuis do Adriático que se firmou como o principal destino turístico da Croácia.

A cidade é belíssima, sobretudo no centro histórico, cheio de ruas e becos charmosos e construções com séculos de história.

A “Pérola do Adriático” é, sem dúvidas, um dos lugares mais bonitos dos Bálcãs: a beleza é tamanha que a cidade brilha quando o sol bate e reflete em seu piso de mármore!

Conhecer todas essas maravilhas, porém, não é lá tarefa das mais fáceis. A cidade tem muitos pontos turísticos e você vai precisar de organização para visitar as atrações mais famosas, ou corre o risco de deixar algum lugar para trás.

Por isso, prepare o papel e a caneta, porque montamos um guia completo com tudo que você precisa saber para visitar a Cidade Murada da Croácia. Veja só!

Conheça mais sobre Dubrovnik, Croácia!

Imagine que você está caminhando por ruas de pedra em meio a palacetes imponentes, protegidos por uma extensa muralha por onde já passaram reis e nobres.

Pode até parecer que a cena acima faz parte de um livro de história, mas não se engane: você pode conhecer tudo isso em pleno século XXI, na charmosa Dubrovnik, Croácia. 

A região em que fica a cidade é ocupada desde o século I por importantes civilizações, especialmente a partir do século X, quando cresceu e ganhou ainda mais destaque político e econômico, graças ao acesso facilitado ao Mediterrâneo.

Aliás, pode-se dizer que poucas cidades medievais europeias chegaram tão preservadas à modernidade. 

Até as tradicionais muralhas, que em outros lugares foram reduzidas a ruínas ou lembranças, seguem perfeitamente intactas até hoje.

Isso já deveria ser motivo suficiente para incluir esse apaixonante destino em seus planos de viagem, mas não é tudo. A Pérola do Adriático tem muito mais a oferecer aos seus visitantes.

As belezas naturais estão por todos os lados. Seja nas cavernas do Parque Nacional de Mljet, nas ilhas ao redor da cidade ou nas praias paradisíacas.

Vem conhecer a mais bela cidade da Croácia!

Onde fica Dubrovnik?

Onde fica Dubrovnik, Croácia?
Fonte: Pixabay

Antes de começar a montar seu roteiro, é importante saber em qual país fica Dubrovnik e traçar um plano para chegar até lá com economia e eficiência.

A cidade está localizada na Croácia, um país da Europa Oriental que fez parte da extinta Iugoslávia, situado entre Eslovênia, Hungria e Bósnia e Herzegovina.

O destino fica a 600 km da capital croata, Zagreb, na costa sul do país, a menos de 10 km da fronteira com a Bósnia e Herzegovina.

Dubrovnik: Mapa

A cidade não é muito grande, tem apenas 21,35 km² de área, mas você vai precisar de fôlego para explorar seus becos e vielas.

Confira onde ficam as principais atrações turísticas locais no mapa de Dubrovnik! 

Como ir para Dubrovnik, Croácia?

O Aeroporto Internacional de Dubrovnik é um dos mais movimentados da Croácia, por onde passam 3,5 milhões de passageiros por ano e voos regulares a partir das principais cidades europeias.

No entanto, não existem voos diretos do Brasil para lá: você vai precisar voar até a Europa e, então, pegar uma conexão para finalizar seu percurso.

A cidade também faz parte de uma das rotas mais badaladas de cruzeiros do Mediterrâneo: no verão, o movimento de navios é intenso na região e milhares de pessoas chegam por via marítima.

Se você, no entanto, prefere fazer uma boa e velha viagem terrestre, é melhor se planejar com atenção.

Especialmente no verão, as estradas croatas, sobretudo a rodovia E71/E65, que leva até a cidade, ficam congestionadas, o que pode até triplicar o tempo do trajeto.

Além disso, lembre-se de que as placas indicativas estão escritas em croata, no alfabeto cirílico, bem diferente do alfabeto latino que utilizamos no Brasil, o que pode dificultar seu deslocamento.

Para adquirir sua passagem para Dubrovnik pelo melhor custo-benefício, recomendamos uma visita ao Vai de Promo: você só precisa digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas da viagem e escolher a melhor oferta.

Aproveite para incluir seu e-mail no alerta de preços e não perca nenhuma promoção para o destino que procura.

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Quando ir a Dubrovnik?

Quando ir a Dubrovnik?
Fonte: Pixabay

A Pérola do Adriático pode ser visitada em qualquer mês do ano, mas lembre-se de que a melhor época para a sua viagem vai depender dos objetivos da sua visita.

Se você quer curtir as praias locais, a melhor alternativa é viajar durante o verão europeu, de junho a agosto, quando não chove e os termômetros chegam a 30ºC.

Para escapar dos hotéis mais cheios e dos preços mais salgados do verão, a melhor alternativa é programar sua visita para o mês de junho ou, ainda, a primavera, quando os turistas estão em menor número e as temperaturas seguem elevadas.

Caso você queira apenas conhecer as atrações históricas da cidade, o outono e o inverno podem surgir como boas alternativas de data para a sua viagem.

Só não se esqueça de colocar um bom agasalho na bagagem, pois as temperaturas ficam baixas, entre 5ºC e 13ºC, e pode chover bastante na região.

Onde ficar em Dubrovnik, Croácia?

Não é difícil decidir onde ficar hospedado em Dubrovnik, embora a cidade ofereça algumas opções de localização a seus visitantes.

A região mais procurada por turistas é o centro histórico, que concentra a maior quantidade de hotéis e tem localização estratégica: quem fica ali pode caminhar até restaurantes, lojas e as atrações mais famosas.

Se prefere ficar em uma região menos badalada, você poderá gostar dos bairros Ploce, Gruz ou Lapad, que ficam pertinho da Cidade Murada, mas têm perfil menos turístico.

Hotéis em Dubrovnik, Croácia, em promoção no El Quarto!

Você pode encontrar os melhores hotéis em Dubrovnik com diárias que cabem no seu bolso sem dificuldades: é só fazer sua pesquisa de hospedagem no El Quarto!

Nosso site reúne milhares de acomodações a preço justo, incluindo opções com cancelamento grátis para facilitar ainda mais o seu planejamento de viagem.

Procurando melhorar a sua experiência de viagem, o El Quarto também permite o pagamento de diárias internacionais em reais, sem incidência de IOF.

Faça uma cotação gratuita e descubra que visitar a Pérola do Adriático pode sair mais barato do que você imagina!

Dubrovnik, Croácia: pontos turísticos

Ao longo de mais de 2.000 anos de história, essa apaixonante cidade croata reuniu atrações incríveis em seu centro histórico, sua orla e seus arredores, com opções para todos os gostos e idades.

Vem descobrir o que fazer em Dubrovnik! 

Muralhas de Dubrovnik

Muralhas de Dubrovnik
Fonte: Pixabay

A grande estrela local é o complexo de Muralhas da Cidade Antiga de Dubrovnik, onde estão concentradas as atrações mais importantes da cidade.

O centro histórico é completamente rodeado por nada menos que 1.940 metros de muralhas construídas entre os séculos XIII e XVI para proteger a cidade de eventuais ataques estrangeiros.

O complexo de fortificação inclui, ainda, 15 torres e fortes, além de três portões, conhecidos como Pile, Ploče e Buža, que antigamente ofereciam acesso ao território dentro das muralhas.

Nenhum passeio pela cidade está completo sem uma caminhada sobre as muralhas, que chegam a 25 metros de altura no ponto mais alto, e oferecem vista privilegiada de uma das cidades mais bonitas da Europa!

Existem dois acessos às muralhas: uma anexa ao Portão Pile, na rua principal, e outro a leste, na rua São Domingos, com ingresso a 250 kn (preço em 08/06/2022).

Teleférico

Se você quer economizar suas pernas ou simplesmente deseja conhecer as muralhas de um ponto de vista diferente, não deixe de fazer o passeio de teleférico até o Monte de Srđ

O passeio é curto, leva menos de 4 minutos, e leva até o Forte Imperial, construído por Napoleão Bonaparte há mais de dois séculos, onde hoje estão instalados um Museu de Guerra, um café, um restaurante e uma loja de souvenires.

O ingresso de ida e volta no teleférico sai a 200 kn (preço em 08/06/2022) e pode ser adquirido antecipadamente, pela internet.

Parque Nacional de Mljet

Apesar de ser um país relativamente pequeno, do mesmo tamanho que o estado da Paraíba, a Croácia foi privilegiada pela natureza com inúmeras maravilhas naturais e conta com 19 parques nacionais de beleza ímpar.

Um dos mais importantes é o Parque Nacional de Mljet, acessível via catamarã a partir da Pérola do Adriático, onde os visitantes encontram dois belos lagos, sítios arqueológicos e um incrível mosteiro beneditino com séculos de história.

O parque também reúne restaurantes, cafés e até estação de aluguel de barcos e bicicletas para que você possa explorar toda a ilha com praticidade.

Ilhas de Dubrovnik

Ilhas de Dubrovnik
Fonte: Pexels

A costa croata é recheada de ilhas paradisíacas, que podem render passeios fantásticos, e muitas delas estão nos arredores da cidade.

A Ilha de Lokrum, por exemplo, fica a apenas 15 minutos de barco e abriga edifícios históricos, ruínas medievais, um agradável parque com área para piquenique e até mesmo o Trono de Ferro: um lembrete de que a ilha foi cenário da série Game of Thrones.

A cidade também está perto da badalada Ilha de Hvar, a “Rainha das Ilhas da Dalmácia” e um dos principais destinos de verão do Mediterrâneo, e muitas outras ilhas incríveis, como Šipan ou Lopud.

Para conhecer todas essas belezas, é só contratar um passeio de barco no porto da Cidade Murada!

Praias de Dubrovnik

A Croácia não é exatamente um país tropical, mas não se engane: as melhores praias em Dubrovnik podem surpreender até mesmo quem está acostumado com as paradisíacas do Brasil.

A Praia de Banje é a mais próxima do centro histórico e, por isso, a mais movimentada nos meses de verão, com boa infraestrutura, quiosques, guarda-sóis e espreguiçadeiras.

A cidade tem até sua própria Praia de Copacabana, cercada por um trecho de mata nativa e pelos resorts mais luxuosos da cidade!

A lista de praias locais é extensa e pode agradar a todos os perfis de banhistas: a Sveti Jakov Beach é indicada para quem gosta de praia deserta, a Cava Beach é uma das mais belas e a Miramare é perfeita para tomar um solzinho de manhã.

Onde comer em Dubrovnik, Croácia?

O principal destino turístico da Croácia é também um dos melhores lugares do país para comer por um bom custo-benefício: existem excelentes opções gastronômicas espalhadas por toda a cidade, especialmente nos limites da Cidade Murada.

A ruela Prijeko Ulica, que fica paralela à principal via da cidade, é o principal polo gastronômico local. 

Ali você encontrará muitas tavernas, restaurantes e bares com mesas ao ar livre, embora os preços nessa região sejam mais salgados justamente por seu apelo turístico.

Você também vai encontrar bons restaurantes e bares nos arredores da Praça Bunićeva Poljana, próxima à Catedral da Suposição do Virgem, onde os preços tendem a ser mais módicos.

Quantos dias devo ficar em Dubrovnik?

Quantos dias devo ficar em Dubrovnik?
Fonte: Pixabay

É possível encontrar o que fazer em Dubrovnik em 1 dia ou 1 mês, a depender do tempo que tiver disponível para passear pela cidade. 

Quanto mais tempo você ficar por lá, mais atrações poderá conhecer.

Em geral, recomenda-se que o viajante dedique ao menos 5 dias para explorar a Pérola do Adriático: nesse intervalo, você poderá conhecer todo o centro histórico, o Parque Nacional de Mljet e algumas praias.

Se tiver mais tempo disponível, aproveite para estender seu passeio até as ilhas mais distantes, como Hvar, ou para visitar a vizinha Bósnia e Herzegovina.

Não se esqueça do seguro viagem para a Croácia!

A Croácia faz parte da União Europeia, mas não pertence ao Espaço de Schengen, o que significa que o seguro viagem não é obrigatório para quem vai visitar o país.

Mesmo assim, o item é extremamente recomendado para quem quer desfrutar de uma viagem tranquila e segura pelo país dos Bálcãs, pois o sistema de saúde croata não é acessível a estrangeiros.

Dessa forma, se você sofrer um acidente ou precisar de atendimento médico de urgência, vai precisar arcar com os gastos do seu próprio bolso e pode até voltar para casa com prejuízo.

Para se proteger desse cenário, a melhor alternativa é contar com a proteção de um bom seguro viagem, que pode ser contratado no Seguros Promo pelo melhor custo-benefício.

Além de garantir cobertura médica, hospitalar e odontológica, o seguro viagem oferece seguro por morte e invalidez, seguro bagagem, auxílio por cancelamento de voo e muitos outros serviços.

Faça uma cotação gratuita para garantir essa tranquilidade para a sua viagem por um preço que cabe no seu bolso!

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

Encontre os melhores hotéis em Dubrovnik, Croácia, no El Quarto!

Quer encontrar os melhores hotéis em Dubrovnik com preços acessíveis? É só fazer sua pesquisa de hospedagem no El Quarto.

Nossa plataforma reúne milhares de acomodações em todos os estilos e formatos, em hotéis, hostels, pousadas e resorts, nos principais destinos turísticos do mundo.

Você pode até pagar suas diárias online e em reais, sem cobrança de IOF, para garantir ainda mais economia à sua viagem!

Faça uma simulação para descobrir que visitar a Pérola do Adriático pode sair mais barato do que você pensa!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.