Uma das capitais mais bonitas da Europa, Edimburgo é quase um convite para que viajantes se permitam explorar suas riquezas.
O centro histórico tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco esconde tesouros arquitetônicos, históricos e culturais em meio às suas ruas e becos, por onde já caminharam nobres e reis.
As construções e monumentos dividem espaço com cenários verdes e exuberantes, que tornam a capital da Escócia um lugar ainda mais encantador.
Que tal conhecer esse destino incrível? Vem ver nossas dicas sobre a capital escocesa!
Edimburgo: visite a capital da Escócia!
A região de Edimburgo, Escócia, é uma velha conhecida dos humanos: é ocupada por diversos povos desde 8.500 a.C, como tribos da era do bronze, celtas e até romanos.
Foi só no começo do século XII, porém, que a cidade começou a tomar a forma que tem hoje.
Naquela ocasião, o rei David I decidiu construir uma fortaleza para proteger a nobreza e seus súditos, em um lugar naturalmente protegido, em meio a montanhas e florestas.
A fortaleza cresceu e se tornou um centro urbano próspero, com seu casario rodeado por rochedos e alamedas extensas, arborizadas, que tornam uma simples caminhada em uma experiência agradável.
Se você está procurando qual melhor cidade para visitar na Escócia, este artigo foi feito para você.
Listamos tudo que precisa saber para planejar sua visita à capital do país e dicas de atrações que não podem ficar de fora do seu roteiro. Confira!
Onde fica Edimburgo
A cidade de Edimburgo é a segunda maior da Escócia, atrás apenas de Glasgow, e fica na região conhecida como The Lothians, nas terras baixas do país, entre o Rio Forth e o Mar do Norte, na Costa Leste.
Com pouco mais de meio milhão de habitantes, a capital escocesa fica 100 km ao norte da fronteira com a Inglaterra e a apenas 80 km de Glasgow.
Mapa de Edimburgo
A capital escocesa está dividida em duas partes: Old Town, ou Cidade Velha, e New Town, a Cidade Nova.
Suas principais atrações turísticas estão concentradas em Old Town, sobretudo ao longo da Rua Royal Mile, que vai do castelo da cidade até o Palácio de Holyroodhouse.
Confira no mapa de Edimburgo, Escócia!
Como ir a Edimburgo
Não existem voos diretos do Brasil com destino a Edimburgo, mas isso não significa que é difícil chegar à capital escocesa.
O brasileiro pode simplesmente utilizar companhias aéreas europeias, como KLM, Iberia, Air France e British, para voar com destino à cidade, fazendo conexão em outros destinos do continente.
Se você achar os preços salgados demais, pode ser legal voar até Londres e, de lá, embarcar em um voo ou pegar um trem com destino à capital da Escócia.
O moderno Edinburgh Airport é um aeroporto com excelente infraestrutura, com lojas, casas de câmbio, locadoras de veículos, restaurantes e outras comodidades, situado a 12 km de Old Town.
Para sair do aeroporto, você poderá escolher entre tram, táxi, Uber, ônibus comum e ônibus executivo Airlink (com desembarque na Waverley Station), conforme a sua preferência.
O avião não é a única alternativa viável: o Reino Unido tem uma eficiente rede ferroviária, que conecta as principais cidades via trem.
Se você não estiver com o tempo contado, também pode pegar um ônibus a partir de outras cidades do Reino Unido, como Londres e Glasgow, com desembarque na Edinburgh Bus Station.
Para adquirir suas passagens pelo melhor custo-benefício, não deixe de fazer uma pesquisa no Vai de Promo.
Você só precisa digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas da viagem e escolher a melhor oferta.
Não se esqueça de incluir o seu e-mail no alerta de preços para não perder nenhuma promoção!
Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!
Onde ficar em Edimburgo
Segunda cidade mais visitada do Reino Unido, atrás apenas de Londres, a capital escocesa oferece acomodações em todos os estilos e faixas de preço.
Por conta do câmbio da libra esterlina em relação ao real, encontrar hospedagens baratas por lá não é tarefa das mais fáceis, mas com uma boa pesquisa você pode achar opções com ótimo custo-benefício.
Na hora de decidir onde ficar em Edimburgo, Escócia, você terá basicamente duas regiões para escolher: Old Town e New Town, cada uma com excelentes alternativas de hospedagem e suas próprias vantagens.
Na Cidade Velha, a região próxima à estação de trem, Princes Street Gardens, é a mais indicada: quanto mais perto dessa área, melhor a localização do hotel e menos você vai depender de transporte público ou carro.
Quer ficar no centro histórico, mas perto do agito noturno e dos melhores restaurantes da cidade? Prefira um dos hotéis perto da Royal Mile.
Caso a sua intenção seja ficar em uma área residencial, ou perto dos melhores shoppings, lojas e centros comerciais? Os hotéis de New Town são a melhor opção.
Encontre hotéis e pousadas em Edimburgo em promoção!
Quer encontrar onde se hospedar em Edimburgo, Escócia, sem abrir mão da economia? Então faça uma pesquisa gratuita no El Quarto!
O melhor buscador de hospedagem do Brasil te ajuda a encontrar hotéis, pousadas, resorts e hostels pelo melhor custo-benefício em poucos passos.
Você só precisa digitar a cidade que vai visitar e inserir as datas da sua estadia. Depois, é só escolher entre preços exclusivos e promoções imperdíveis.
Para facilitar o seu planejamento e garantir ainda mais economia à sua viagem, o El Quarto possibilita o pagamento das diárias online e em reais, sem cobrança de IOF.
Faça uma simulação gratuita e descubra que visitar a melhor cidade da Escócia pode caber no seu bolso!
Como visitar Edimburgo
Algumas informações práticas podem te ajudar a desfrutar da melhor experiência possível durante a sua viagem, veja só!
Quanto custa ir para Edimburgo
A capital da Escócia não é um destino econômico, o que reforça a importância de um bom planejamento financeiro.
Nessas horas, a melhor alternativa é calcular, em média, quanto você deve gastar por dia e, então, decidir quanto dinheiro levar para a sua viagem.
Em geral, os custos com alimentação podem ficar entre £29 e £60 por dia, enquanto o passe para ônibus com validade de 24 horas deve sair até £5.
Em relação às atrações turísticas, nem todas são gratuitas. O castelo da cidade, por exemplo, cobra £18 por visitante (em julho/2022). Por isso, reserve uma quantia para seus passeios diários.
Ah, e se você está se perguntando qual é a moeda de Edimburgo, saiba que a cidade utiliza a libra esterlina como moeda oficial. A cotação, em 26/07/2022, estava em R$ 6,42.
Como o real não é muito valorizado no Reino Unido, a melhor opção é trocar o seu dinheiro ainda no Brasil, para garantir melhores taxas de conversão.
Qual a melhor época para ir a Edimburgo
A capital da Escócia é uma cidade em que chove o ano inteiro, as estações são muito bem definidas e as temperaturas ficam sempre amenas.
No inverno, a média é de apenas 4ºC, enquanto nos verões sobe para os 14ºC.
Por essas e outras, a melhor época para visitar a cidade é quando está mais quente, entre junho e setembro.
Nesse período, os dias são mais longos e o clima está menos severo, o que pode facilitar seus passeios ao ar livre.
É também nessa época, mais especificamente nas últimas três semanas de agosto, que acontece o maior evento local, o Edinburgh International Festival, que leva apresentações de música, dança e cultura a toda a cidade, gratuitamente.
O que fazer em Edimburgo
Uma das cidades mais antigas e apaixonantes do Reino Unido, a capital da Escócia pode ser o destino perfeito para a sua próxima viagem!
Vem conhecer o que fazer em Edimburgo!
Castelo de Edimburgo
A vida na capital escocesa gira em torno de seu castelo, construído no alto de uma montanha, conhecida como Castle Rock, bem no meio da cidade.
A fortaleza, que fica a mais de 120 metros de altura, foi erguida há mais de 1.400 anos para proteger os habitantes de eventuais ataques estrangeiros e pode ser avistada de quase todos os pontos da cidade.
E, se você está se perguntando quem mora no Castelo de Edimburgo, saiba que a construção já foi a casa dos primeiros reis e rainhas da Escócia, mas hoje não é a residência oficial de ninguém, e sim um dos melhores museus da Europa.
Vale a pena reservar ao menos 4 horas para explorar todo o castelo com calma, já que existem várias atrações na fortaleza, como The National War Museum, St Margaret’s Chapel, The Scottish National War Memorial e muito mais.
Você pode pegar um mapa na bilheteria e conhecer a fortaleza com autonomia. Se surgir alguma dúvida, é só conversar com um dos funcionários, sempre muito solícitos e prontos para falar sobre cada ambiente.
É possível adquirir os ingressos na bilheteria, mas essa opção pode sair mais cara e, pior ainda, vir acompanhada por longas filas.
A melhor alternativa é comprar os bilhetes online, com mais comodidade e economia.
Museu Nacional da Escócia
Você não pode ir embora antes de conhecer o National Museum of Scotland, ou, em bom português, o Museu Nacional da Escócia, um dos mais importantes do Reino Unido, com entrada gratuita.
O espaço guarda um acervo extenso e variado, com exposições de diversas temáticas, incluindo história natural, ciência e tecnologia.
É ali que fica o corpo embalsamado da famosa ovelha Dolly, primeiro mamífero clonado, sala de simulação da visão de uma mosca, espaços para experimentação sensorial e outras atrações que agradam a crianças e adultos.
Mesmo quem não é fã de museus vai gostar desse passeio, especialmente se aproveitar para conhecer a vista do terraço.
Palácio e Parque de Holyrood
Se o rei da Escócia morava no castelo, hoje a rainha do país vive no Palácio de Holyroodhouse, ao menos durante o verão.
Uma das principais atrações turísticas da cidade, a construção fica bem ao lado do castelo e pode render um passeio muito legal.
O palácio é datado de 1128 e já sofreu várias revitalizações e reformas ao longo dos séculos. Atualmente, é a residência oficial da rainha Elizabeth II quando visita a capital da Escócia.
Quando a rainha não está na cidade, no entanto, o palácio abre suas portas, e os visitantes podem conhecer o quarto da rainha Mary, a coleção de obras de arte em The Queen’s Gallery e vários cômodos do prédio.
O palácio fica no Holyrood Park, uma agradável área verde de 260 hectares com pistas para caminhada, áreas gramadas para piquenique, lagos, bosques e outras belezas naturais.
Durante o passeio, aproveite para subir os morros Arthur’s Seat e Salisbury Crags para observar a capital da Escócia de uma perspectiva privilegiada.
Real Jardim Botânico de Edimburgo
O Royal Botanic Garden, ou Real Jardim Botânico, não pode ficar de fora do seu roteiro pela capital escocesa.
Fundado no século XVII com viés científico, o jardim acabou se transformando em uma das atrações mais encantadoras da cidade.
O espaço guarda diversas espécies de plantas, oriundas de todos os cantos do planeta, e fica ainda mais bonito durante a primavera, quando ocorre a floração.
O melhor de tudo? A entrada é gratuita, e você só paga £5 se quiser visitar a estufa de vidro.
Royal Mile
Rua mais famosa da cidade, a Royal Mile é o marco zero da capital escocesa, onde a metrópole começou a tomar forma até se tornar o centro urbano que é hoje.
Por essas e outras, um passeio pela região é praticamente obrigatório para quem está visitando a cidade.
A rua é o endereço de atrações locais imperdíveis, como o castelo, o Palácio de Holyroodhouse, a St. Gilles Cathedral e vários museus.
Ali, você também vai encontrar bares, cafés e restaurantes, além de lojas para garantir seus souvenires.
Old Town
Parte mais antiga da cidade, a região de Old Town guarda heranças e memórias do passado da capital escocesa, como edifícios com séculos de história, estruturas medievais e monumentos incríveis.
Vale a pena reservar um tempinho para caminhar pela Cidade Velha de Edimburgo, conhecendo seus becos e vielas milenares, além das atrações da Royal Mile e arredores.
Depois do passeio, é só sentar em um dos restaurantes da região para conhecer a saborosa gastronomia local.
Qual a cidade mais próxima de Edimburgo
Ao finalizar seu passeio pela capital escocesa, você pode aproveitar para conhecer alguns destinos nos arredores da cidade e enriquecer ainda mais o seu roteiro de viagem.
Afinal, a Escócia é um país relativamente pequeno e você estará próximo dos destinos mais famosos!
A cosmopolita Glasgow, maior cidade do país, fica a apenas 80 km de distância, mas não é o único destino imperdível nas redondezas.
Você pode, por exemplo, encarar uma viagem de 3h30 até Inverness para conhecer o famoso Lago Ness, onde, reza a lenda, vive um recluso e misterioso monstro mítico.
E que tal conhecer as famosas Highlands da Escócia? São apenas 3 horas de viagem pela rodovia A9 para conhecer um dos cenários mais bonitos do Reino Unido.
Use o cupom BLOG20 e cote seu seguro de viagem com 20% de desconto aqui!
As melhores hospedagens estão no El Quarto!
Gostou de conhecer um pouco mais sobre Edimburgo? Visite o El Quarto agora mesmo para encontrar as melhores hospedagens na capital da Escócia por um preço que cabe no seu bolso.
Nossa plataforma reúne promoções imperdíveis e preços exclusivos de milhares de acomodações em vários destinos do mundo.
Faça uma simulação gratuita e descubra que visitar o melhor destino escocês pode caber no seu bolso!
Mais dicas de destinos e viagens
- Cidades do Chile: melhores destinos para visitar no país
- Cuenca: o que fazer na cidade e em seus arredores
- Cidade do Cabo: descubra o melhor da capital da África do Sul
- Rio das Ostras: melhores atrações da cidade fluminense
- Taubaté: veja o que fazer na cidade paulista
- O que fazer em São José do Rio Preto: informações e dicas de viagem