El Calafate: aprenda tudo sobre o que fazer, como ir e em qual hotel se hospedar!

14 set 2021 • 9 minutos de leitura por Paulo

No coração da Patagônia Argentina, El Calafate é a melhor cidade-base para o viajante que deseja conhecer o majestoso Glaciar Perito Moreno, uma das maiores geleiras do mundo, mas não para por aí.

O destino fica bem perto do Parque Nacional Los Glaciares e de outras atrações incríveis do extremo sul da América do Sul!

Afinal, o viajante despreparado pode acabar passando por apuros em um lugar tão inóspito.

Nesse sentido, criamos um guia turístico completo, com tudo que você precisa saber sobre a cidade, os atrativos nos arredores e dicas para aproveitar sua estadia intensamente! Veja só!

El Calafate: como aproveitar o destino argentino?

El Calafate, Argentina, é uma velha conhecida daqueles que desejam visitar a Patagônia, pois oferece aos viajantes boa infraestrutura em um dos destinos mais isolados e bem preservados do mundo.

Com apenas 25 mil habitantes, essa pequena cidade é cercada pela imponente Cordilheira dos Andes e pela terceira maior reserva de água doce do planeta, oferecendo aos viajantes paisagens belíssimas!

A região é ideal para a prática de diversos esportes aquáticos e de neve, guarda sítios arqueológicos impressionantes com pinturas rupestres do período Paleolítico e abriga boas opções gastronômicas, de hospedagem e para a vida noturna.

A estrela da região é o Parque Nacional Los Glaciares, a 80 km do centro da cidade, tombado como Patrimônio Mundial pela Unesco por proteger algumas das maiores geleiras do mundo, incluindo a Perito Moreno, o Upsala e o Spegazzini. 

A lista de atrações é muito extensa, com opções para todos os gostos!

Que tal desfrutar de safáris náuticos por mares congelados, praticar trekking em glaciares, visitar mirantes de beleza indescritível ou tomar uma “gelada” em um bar totalmente feito de gelo?

Qual melhor época para viajar para El Calafate?

A Patagônia é uma região de condições climáticas extremas, especialmente durante o inverno, de meados de maio a agosto.

O frio pode chegar a -5ºC, a visibilidade fica quase nula e simples passeios ao ar livre se transformam em grandes desafios.

Por essas e outras, a melhor época para viajar para El Calafate ocorre nos meses mais quentes, especialmente a primavera e o verão, de outubro a março, quando os dias são mais longos e as temperaturas são mais amenas, de 1ºC a 19ºC.

Nesses meses, as condições climáticas são ideais para avistar as geleiras e percorrer trilhas pela natureza, mas os hotéis também ficam extremamente disputados, então faça suas reservas com antecedência, ou pode ficar sem uma vaga!

Caso a sua intenção seja testemunhar o espetáculo da aurora austral (o mesmo que a aurora boreal, porém no Hemisfério Sul), é melhor programar sua viagem para os meses mais gelados, quando a ocorrência do fenômeno é mais comum.

A cidade de Ushuaia, melhor ponto do hemisfério para assistir ao espetáculo de luzes no céu, fica a apenas 1h30 de viagem a partir de Calafate.

El Calafate: como ir?

El Calafate: como ir?
Fonte: Pixabay

A cidade abriga o pequeno Aeroporto Internacional Comandante Armando Tola, localizado a cerca de 21 km do centro, mas o terminal não recebe voos diretos a partir do Brasil.

Para chegar até lá, é necessário voar até a capital da Argentina e, então, embarcar em voo doméstico de Buenos Aires até El Calafate

O aeroporto também recebe voos a partir de Ushuaia, Bariloche e da capital chilena, Santiago, com escalas.

Se você preferir, é possível chegar à cidade por terra, de carro ou ônibus, pela belíssima Ruta 40, que se estende por 5.194 km desde a província de Santa Cruz à de Jujuy.

Passagem para El Calafate

Você pode encontrar voos para El Calafate baratos no buscador Vai de Promo, que te ajuda a comparar ofertas e a simular diferentes rotas e datas de viagem para identificar o momento mais econômico para viajar.

Para não perder nenhuma promoção para o destino desejado, não deixe de acionar o alerta de preços, que envia notificações sempre que o trecho que você procura sofrer alteração de valor.

El Calafate: onde ficar?

El Calafate: onde ficar?
Fonte: Hotel

Como El Calafate é uma das maiores cidades-base para quem deseja viajar pela Patagônia Argentina, o turista encontra uma rede hoteleira democrática, com opções em várias faixas de preço.

O problema é que, durante o verão, as vagas nos hotéis, pousadas e hostels da cidade parecem evaporar. 

Quem deixa para fazer as reservas de hospedagem em cima da hora pode acabar passando perrengue para encontrar onde ficar!

O centro da cidade, nos arredores da avenida Del Libertador, é o ponto mais estratégico para se hospedar, pois é onde estão os melhores bares, restaurantes, lojas, casas de câmbio e agências de turismo.

Caso você esteja viajando de carro e queira ficar em um ponto mais isolado, cercado pela natureza, também é possível encontrar alguns hotéis distantes do centro.

No entanto, lembre-se de que não existe transporte público na cidade e até o serviço de táxis é limitado, então esteja preparado para eventualidades.

Além disso, não deixe de conferir as condições de pagamento do hotel escolhido, pois nem todos os estabelecimentos aceitam cartões.

Confira onde ficar em El Calafate!

Veja também os melhores seguros de viagem do Brasil!

Avenida Del Libertador

Se fosse necessário eleger apenas um lugar para ficar na cidade, esse endereço seria o centro, mais especificamente na avenida Del Libertador e seus arredores.

É nesta região que estão os melhores restaurantes, casas noturnas, agências turísticas, comércios, bancos e qualquer infraestrutura que você precise no decorrer da sua viagem.

O centro da cidade é especialmente indicado para quem está viajando sem carro, pois será possível fazer quase tudo a pé. 

O que você não puder fazer a pé provavelmente será oferecido pelas agências da região em tours coletivos ou particulares.

Embora o centro seja a região mais turística da cidade, você não encontrará apenas hotéis caros neste ponto. 

Você pode ficar em bons hotéis com certa economia, principalmente se fizer suas reservas com três meses de antecedência.

Entre os destaques econômicos estão o America Del Sur Hostel El Calafate, o Folk Suites, o Hotel Punta Norte e o Tierra Tehuelche.

Se você prefere desfrutar de uma estadia mais exclusiva e luxuosa, considere o Xelena Hotel e Suites, o Alto Calafate Hotel Patagonico ou o Boutique Hotel La Cantera para a sua hospedagem.

Melhores hotéis em El Calafate

Melhores hotéis em El Calafate
Fonte: Alto Calafate Hotel Patagônico

Já imaginou encontrar hotéis com preços exclusivos, cancelamento grátis e pagamento online, em reais, sem incidência de IOF, em um só lugar? 

Isso tudo é possível em nossa plataforma de buscas, o ElQuarto!

Nosso portal reúne milhares de acomodações em qualquer destino do mundo, incluindo a Patagônia, para levar até você o melhor preço! Assim, você vai poder viajar muito sem comprometer o seu bolso!

Basta digitar a cidade que você vai visitar, incluir as datas da sua estadia e escolher a melhor oferta!

El Calafate: mapa

Para planejar uma viagem para El Calafate inesquecível, vale a pena se informar sobre as atrações locais e as possíveis rotas de deslocamento que você poderá utilizar. Confira no mapa!

O que fazer na cidade de El Calafate?

Espremida entre a Cordilheira dos Andes e uma das maiores reservas de água doce do planeta, a cidade tem tudo para conquistar os viajantes apaixonados por natureza e esportes de aventura.

Confira o que fazer em El Calafate, Argentina!

Glaciar Perito Moreno

O glaciar Perito Moreno é o motivo que atrai a maioria dos viajantes que visitam El Calafate, e os motivos para isso são vários.

Além de ter fácil acesso, a geleira tem uma área de mais de 250 km², maior que a capital da Argentina, Buenos Aires!

Basta encarar um passeio de van por meia hora a partir do centrinho da cidade para chegar a essa impressionante demonstração de força da natureza.

Vale a pena levar cartões de memória e baterias reservas para sua câmera, pois você não vai resistir e tirar muitas fotos nesse lugar incrível!

Também é possível fazer passeios de barco até bem perto da geleira ou até praticar trekking sobre a plataforma de gelo: experiências inesquecíveis para qualquer viajante!

Laguna Nimez

Laguna Nimez
Fonte: Murray Foubister / Wikimedia Commons / CC BY-SA 2.0

Uma das atrações que você poderá visitar a pé durante a sua estadia em Calafate, a Laguna Nimez fica bem próxima ao centro da cidade e é um passeio irresistível.

A região é uma reserva de aves aberta a visitação durante o ano inteiro, inclusive nos meses gelados de inverno.

O passeio é autoguiado e leva o visitante até bem perto de aves que não existem em outros pontos do mundo, como flamingos, cisnes-de-pescoço-preto e gansos cauquén.

Punta Walichu

Localizado a menos de 10 km do centro, Punta Walichu é um dos principais sítios arqueológicos da cidade, que guarda heranças dos povos nativos Tehuelche.

Ali, você poderá ver pinturas rupestres dos primeiros povos patagônicos, que remetem ao período glacial!

As cavernas foram descobertas pelo explorador Perito Moreno no final do século XIX e hoje podem ser visitadas em passeios guiados!

Estância Cristina

Situada em pleno Parque Nacional Los Glaciares, a Estância Cristina foi construída no começo do século XX por um casal de ingleses interessado em criar ovelhas na Patagônia.

Um dos lugares mais isolados do mundo, a estância recebe visitas guiadas em uma área maior que 30 campos de futebol em meio a um cenário paradisíaco, com vista privilegiada do glaciar Upsala!

Glaciar Upsala

Terceira maior geleira do continente, o glaciar Upsala cobre mais de 765 km² de área, com paredões de gelo que chegam a mais de 40 metros de altura!

Você pode visitar essa atração impressionante a partir de um passeio pela Estância Cristina, existem tours de barco ou caiaque entre os icebergs da geleira.

Glaciarium

Glaciarium
Fonte: Martin Cígler / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

O Glaciarium é uma atração que merece um lugar em seu roteiro de viagem por El Calafate, localizado a 9 km do centro da cidade.

Museu e centro interpretativo de geleiras, o espaço apresenta exposições em 3D sobre geleiras e documentários exclusivos sobre a origem dos glaciares.

No mesmo endereço fica o Glaciobar, um bar temático feito completamente com gelo de glaciares: das paredes aos copos, tudo é feito de gelo!

Balcón de El Calafate

O roteiro Balcón de El Calafate leva o viajante em um passeio de 4×4 até um dos principais sítios arqueológicos da Patagônia Argentina e a belos mirantes.

O turista pode avistar lugares icônicos, como o Lago Argentino, a Cordilheira dos Andes e até mesmo o Monte Fitzroy e as Torres del Paine, em dias com boa visibilidade.

Você pode contratar o passeio em praticamente qualquer agência instalada no centro da cidade, especialmente na avenida Del Libertador.

El Chaltén

Que tal aproveitar sua viagem por Calafate para conhecer El Chaltén, destino preferido entre os alpinistas e esportistas que desejam explorar a Patagônia?

O deslumbramento começa ainda na estrada, a Ruta 40, que recorta toda a Patagônia Argentina com cenários cinematográficos.

A cidade foi eleita um dos melhores destinos do planeta pela publicação especializada Lonely Planet e oferece aos visitantes paisagens que parecem pinturas, com glaciares, montanhas, lagos de água pura, florestas e muitas belezas naturais.

Torres del Paine

Já no lado chileno da Patagônia, o monumento natural de Torres del Paine também pode ser visitado em um passeio de bate-volta a partir de El Calafate. 

No entanto, para aproveitar ao máximo a sua estadia, vale a pena reservar alguns dias a mais em Torres del Paine. 

Assim, você não precisará correr entre uma trilha e outra para conhecer os cenários mais famosos.

Quanto se gasta em El Calafate?

Quanto se gasta em El Calafate?
Fonte: Pixabay

O primeiro fator que indica quanto você deve gastar em sua viagem a El Calafate é a data da viagem. 

No verão, os preços tendem a disparar, o que significa que o viajante deve preparar um orçamento mais folgado para sua estadia.

Os custos com alimentação podem variar entre 400 e 670 pesos argentinos por dia, a depender do estilo de restaurante que você procura.

Em relação à hospedagem, os gastos podem ficar entre 1.800 e 16.600 pesos argentinos por dia para acomodações de 3 a 5 estrelas (preços em junho/2021). 

É possível economizar ou gastar ainda mais, dependendo do hotel escolhido, então faça uma boa pesquisa antes de reservar sua acomodação para garantir a melhor oferta.

Lembre-se, ainda, de reservar a partir de 3.000 pesos argentinos para cada passeio que deseja fazer e tenha em mente que o preço pode variar entre as diferentes agências.

Quantos dias em El Calafate e Ushuaia?

Desconsiderando os dias de chegada e saída da cidade, o turista deve reservar ao menos três dias inteiros (ou quarto pernoites) para conhecer as principais atrações locais.

Dessa forma, você poderá visitar os glaciares Perito Moreno, Upsala e Spegazzini sem pressa, poderá curtir o passeio de navegação até as geleiras e ainda terá a oportunidade de praticar esportes como trekking, caiaque ou trilhas 4×4 pela região.

Se você desejar estender seu roteiro até Ushuaia, pode ser uma boa ideia reservar mais três ou quatro dias de viagem, a depender das atividades que você quer desfrutar durante sua estadia.

Economize ainda mais comprando passagens aéreas neste link!

Promoção de hotéis em El Calafate no ElQuarto

Agora que você já sabe o que te espera em El Calafate, só falta reservar seu hotel pela melhor oferta do mercado! Nisso, você pode contar com a ajuda do ElQuarto!

Em nossa plataforma você encontra preços exclusivos, hotéis com cancelamento gratuito e pagamento de diárias em reais, sem incidência de IOF, em poucos cliques!

Faça uma simulação agora mesmo e descubra que visitar a Patagônia pode sair mais barato do que você pensa!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.