Évora, Portugal: quando ir e o que fazer na cidade!

27 abr 2023 • 9 minutos de leitura por rafael.alef

Em Évora, Portugal, respira-se história!

Considerada uma das cidades mais antigas da Europa, tendo sido, inclusive, ocupada pelos romanos, possui uma arquitetura única e guarda verdadeiros tesouros quando se pensa em monumentos históricos.

A cidade é pequena, segura e absolutamente encantadora. Além disso, a Universidade de Évora, a segunda mais antiga do país, tem mais de 7.000 alunos, então, é fácil encontrar as mais diversas opções de atrações culturais pela cidade.

Os estudantes também são os responsáveis por levar uma atmosfera mais jovial a um local tão antigo. Os bares e restaurantes ficam cheios durante a noite e as ruas bem movimentadas nas proximidades da Universidade.

Neste texto, vamos contar os motivos para visitar Évora, Portugal, e o que fazer na cidade durante sua estadia. Acompanhe e boa leitura!

Évora, Portugal: melhores dicas do que conhecer na cidade!

Évora, Portugal: melhores dicas do que conhecer na cidade!
Pxhere / CC0

Fundada pelos romanos há mais de 2.000 anos, Évora é um importante destino turístico por sua história peculiar, belas igrejas, praças, monumentos e ruas estreitas de paralelepípedos.

Entre as atrações mais populares da cidade está o Templo Romano de Évora, uma edificação do século I d.C. que foi dedicada à religião pagã na época do Império Romano: a mesma é considerada uma das estruturas romanas em melhor conservação em Portugal.

Outra atração imperdível de Évora é a Catedral. Uma majestosa igreja gótica que foi construída entre os séculos XIII e XIV. Possui uma fachada impressionante e um interior ricamente decorado, com afrescos, esculturas e vitrais.

Além disso, a rua 5 de Outubro é o ponto perfeito para conhecer a culinária alentejana e fazer compras. Ao longo da rua, é possível encontrar uma variedade de lojas, restaurantes, cafés e bares que atendem tanto aos moradores quanto aos visitantes da cidade.

Onde fica a cidade de Évora?

A cidade de Évora, Portugal, está localizada na região do Alentejo, no centro-sul do país. 

Évora é a capital do distrito homônimo e tem uma área de cerca de 130 km², com uma população de aproximadamente 47 mil habitantes: fica a cerca de 140 km a leste da capital, Lisboa. 

Em uma viagem de carro, por exemplo, o trecho é percorrido em 1h45, mas também é possível chegar ao distrito de Évora de ônibus e trem.

Évora, Portugal: mapa

Sempre que for viajar, certifique-se de ter acesso a um mapa do seu destino, principalmente em viagens internacionais. Dessa forma, você evita se perder e ainda consegue achar com facilidade os pontos importantes.

Para exemplificar a importância de ter em mãos o mapa da cidade que vai visitar, imagina sentir-se mal e não saber onde fica um hospital ou farmácia mais próximos? 

Por isso, não deixe de conferir as principais paradas no mapa de Évora, Portugal.

Como ir para Évora de Lisboa?

Existem várias opções de transporte para chegar ao distrito de Évora a partir de Lisboa, incluindo carro, trem e ônibus. Existem vários voos do Brasil para a capital portuguesa.

Para quem prefere pegar a estrada, é possível alugar um carro em Lisboa e ir até Évora. A distância entre as duas cidades é de cerca de 140 km e a rota mais rápida é pegar a via A6, que passa por belas paisagens do interior de Portugal.

Os trens partem da Estação Oriente e são operados pela Comboios de Portugal. 

A viagem dura cerca de 1h30 e os bilhetes podem ser comprados online ou na estação ferroviária: é recomendável reservar com antecedência para garantir uma vaga.

A passagem de ônibus também pode ser comprada online e é uma opção mais econômica. Várias empresas de ônibus oferecem serviços regulares entre Lisboa e Évora.

Qual é a melhor época para conhecer a cidade de Évora?

De junho a agosto é a época mais movimentada em Évora, com alto fluxo de turistas pela cidade. O clima é quente e seco, como é de se esperar do verão europeu, com temperaturas que podem chegar a 40°C.

Nessa época, as atrações turísticas ficam cheias, mas há mais eventos culturais acontecendo, incluindo o Festival Internacional de Música de Évora em julho.

Durante a primavera, que vai de março a maio, e o outono, de setembro a novembro, são excelentes épocas para visitar Évora. O clima é mais ameno, com temperaturas que variam de 15°C a 25°C, e os preços são mais praticáveis.

Évora, Portugal: onde ficar?

O lugar mais disputado para se hospedar em Évora é o centro histórico da cidade. 

A região fica dentro dos limites da antiga muralha e tem proximidade com os principais pontos turísticos, mas é importante saber que os preços no centro histórico são mais caros.

Fora das muralhas os preços são baratos e o movimento é mais tranquilo. Portanto, é um lugar adequado para quem busca sossego e a praticidade de se hospedar nas proximidades dos pontos turísticos.

Outra opção é se hospedar em uma das cidades vizinhas para conhecer mais a região do Alentejo. Por exemplo: Arraiolos, Estremoz, Montemor-o-Novo e Reguengos de Monsaraz têm bons hotéis.

Hospedagem em Évora, Portugal, pelo melhor preço aqui!

Hospedagem em Évora, Portugal, pelo melhor preço aqui!
Hotel Dom Fernando

A “Terrinha”, como os portugueses se referem a Portugal, é um lugar especial e que guarda verdadeiros tesouros da humanidade. Évora e toda a região do Alentejo é um dos destinos portugues que muita gente sonha em conhecer.

Para realizar esse sonho, conte com a ajuda do El Quarto

Trata-se de uma plataforma de pesquisa que mostra os melhores hotéis do lugar que pretende visitar. E, a melhor parte, o El Quarto tem promoções incríveis para você economizar.

São milhares de hotéis espalhados pelo mundo, além de opções com café da manhã incluso e cancelamento gratuito de reserva. 

Acesse o El Quarto e cadastre seu e-mail na newsletter para receber descontos de até 50%!

O que fazer em Évora um dia?

É fácil listar o que visitar em Évora. Os pontos turísticos são famosos e você não terá problemas em encontrá-los na cidade que é relativamente pequena. 

Portanto, é fácil percorrê-los em um dia de estadia e ainda ter tempo de aproveitar um delicioso jantar!

Confira a seguir o que fazer em Évora para conhecer a cultura alentejana e a história local, e pegar dicas dos melhores lugares para visitar durante sua estadia na cidade.

Praça do Giraldo

Originalmente chamada de Praça Grande, a Praça do Giraldo é cercada por edifícios históricos e monumentos importantes. Foi nomeada em homenagem ao comandante Geraldo Geraldes, que liderou uma revolta contra os mouros no século XII.

A praça é um lugar vibrante, onde as pessoas se reúnem para conversar, fazer compras, comer e beber.

Há muitos restaurantes e cafés ao redor da praça, tornando-a um lugar perfeito para desfrutar de uma refeição ao ar livre enquanto aprecia a arquitetura histórica da cidade.

O Templo Romano e a Catedral de Évora ficam próximos da praça, basta uma pequena caminhada para chegar até eles.

Rua 5 de Outubro

A Rua 5 de Outubro é uma das principais ruas da cidade de Évora, situada no centro histórico da cidade. É movimentada, tem muitas lojas, restaurantes e abriga também alguns monumentos históricos.

A rua começa na Praça do Giraldo e segue em direção à Igreja de São Francisco. Durante o percurso, é possível admirar a arquitetura típica do Alentejo, com suas fachadas brancas e detalhes coloridos nas portas e janelas.

Igrejas de Évora

Igrejas de Évora
Wikimedia Commons / CC BY-SA 2.0

O distrito de Évora, assim como outros do interior alentejano, é cheio de construções religiosas muito significativas. A começar pela conhecida Sé de Évora.

A Catedral de Évora, ou Basílica Sé de Nossa Senhora da Assunção, é um marco importante da história religiosa de Portugal e um dos melhores exemplos da arquitetura religiosa do país.

Sua construção começou em 1186 e levou mais de 200 anos para ser concluída. Passou por várias mudanças e ampliações, resultando em um edifício monumental que combina vários estilos arquitetônicos, incluindo o românico, gótico, renascentista e barroco.

A Igreja Manuelina Renascentista de São João Evangelista guarda uma belíssima sacristia, onde é possível ver um afresco do século XVII, e também as pinturas nos azulejos que contam sobre São Lourenço Justiniano.

Na Praça do Giraldo fica uma outra importante igreja de Évora, a Igreja de Santo Antão. Foi construída sobre a estrutura de uma igreja templária e possui duas torres sineiras na fachada.

A Igreja de Nossa Senhora das Graças também é imperdível. Localizada na Rua da Misericórdia, possui uma fachada única com uma estrutura que apóia 3 sinos e estátuas atlantes (figuras masculinas esculpidas em templos com função estrutural ou estética).

Capela dos Ossos

Localizada na Igreja de São Francisco, foi construída no século XVII pelos monges franciscanos. Apesar do seu aspecto macabro, é um importante exemplo da arte barroca.

Foi construída com o objetivo de levar a reflexão sobre a fragilidade da vida humana. Ao entrar na capela, os visitantes são recebidos por um aviso que diz: “Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos”.

É repleta de ossos, que vão de crânios a fêmures, e que foram cuidadosamente colocados do chão ao teto da capela.

Jardim Público

Inaugurado em 1871, o Jardim Público de Évora conta com uma grande variedade de árvores e flores, incluindo palmeiras, magnólias e camélias. Decorado com fontes, estátuas e bancos, é o espaço perfeito para descansar durante uma caminhada pela cidade.

O jardim é utilizado para diversos eventos, como festivais de música, exposições de arte e celebrações de fim de ano.

Templo Romano

O Templo Romano de Évora é uma das jóias do patrimônio cultural português e está situado no Largo Conde de Vila Flor, na freguesia da Sé e São Pedro. 

Foi classificado como Monumento Nacional e Patrimônio Mundial da UNESCO.

O templo ficava na parte mais alta da acrópole romana e fazia parte de um complexo maior de edifícios. Foi construído no século I E.C. com o padrão romano, em formato retangular e colunas cilíndricas.

Aqueduto da Água de Prata

Aqueduto da Água de Prata
Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

O Aqueduto da Água de Prata foi construído durante o século XVI, entre 1531 e 1537, para fornecer água potável à cidade de Évora. 

É uma obra-prima da arquitetura renascentista considerada como uma das mais importantes peças da arquitetura de Portugal.

Integra o centro histórico de Évora, e passou por diversos períodos de restaurações e cuidados: sua função era levar água potável até a Praça do Giraldo.

Museus de Évora

Como uma cidade com mais de 2 mil anos de história, Évora possui vários museus incríveis. A começar pelo Museu de Évora, que tem mais de 100 anos.

O acervo é composto principalmente por peças da coleção de Dr. Augusto Filipe Simões, o que inclui exemplares árabes, romanos e também dos visigodos. Destaque para os 13 painéis que contam a história de Maria e outros 6 que narram a Paixão de Cristo.

O Centro Cultural Fórum Eugênio de Almeida, inaugurado em 2013, é dedicado às artes contemporâneas. O Museu das Carruagens possui vários exemplares do veículo, das carruagens aristocráticas às mais simples.

Além desses exemplos, visite também o Espaço Museológico do Convento dos Remédios que fica em um edifício de 1606, o Museu de Arte Sacra da Sé e o Museu do Artesanato e Design.

Como é a vida em Évora?

Évora tem um clima de verões quentes e secos e invernos suaves e úmidos. As temperaturas médias variam de 8°C no inverno a 28°C no verão.

O clima é bastante agradável durante todo o ano, o que torna Évora um lugar ideal para aqueles que gostam de aproveitar atividades ao ar livre. É uma cidade relativamente pequena, o que torna o transporte público bastante eficiente e acessível.

Há ônibus e táxis que circulam pela cidade e também uma estação de trem, que permite fácil acesso a outras cidades em Portugal. 

Além disso, trata-se de um lugar tranquilo e seguro, e os moradores são acolhedores e simpáticos.

Quanto custa morar em Évora, Portugal?

Quanto custa morar em Évora Portugal?
Pxhere / CC0

O custo de vida em Évora é relativamente baixo em comparação com outras cidades europeias. Para quem pretende morar próximo ao centro, o aluguel de um apartamento de 3 quartos custa mais ou menos 900€, enquanto fora do centro pode custar 815€.

Em média, os gastos com eletricidade, aquecimento, refrigeração, água e lixo em um apartamento médio, custam em torno de 140€. O acesso a TV e wifi representa um gasto de 30€ e uma refeição fora de casa para 3 pessoas custa em média 30,00€.

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

Encontre os melhores hotéis de Évora, Portugal, em promoção!

Realize seu sonho de conhecer Évora, Portugal, e a região do Alentejo com o El Quarto. É a melhor forma de comparar os preços dos hotéis de Évora e ainda ter acesso a diversas promoções.

O El Quarto tem os melhores preços e condições de pagamento para você tirar o seu sonho do papel e viajar pelo mundo: basta inserir os dados da sua viagem, informar os tipos de acomodações e a quantidade de hóspedes! 

Não perca tempo e comece a planejar sua viagem para Évora, Portugal!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.