Fez, Marrocos: onde fica, quando ir e o principais atrativos!

04 dez 2023 • 13 minutos de leitura por rafael.alef

Fez, Marrocos, é um lugar que transporta os visitantes no tempo, revelando as riquezas de sua herança milenar. Fundada no século VIII, a capital medieval do país tem se mantido como um testemunho vivo de séculos de cultura e tradição.

A cidade também é berço da universidade mais antiga do mundo e casa da medina mais bem-preservada do Oriente Médio e do Norte da África.

Esse destino incomparável ainda abriga a primeira mesquita do Marrocos, os tradicionais curtumes e muitos outros tesouros simplesmente imperdíveis.

Fez, é uma preciosidade cultural, repleta de monumentos históricos que encantam o viajante a cada esquina. Não coincidentemente, a cidade é reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Vem conhecer as dicas que reunimos para te ajudar a montar o seu roteiro de viagem para um dos melhores destinos da África!

Fez, Marrocos: mapa, informações e passeios!

Fez, Marrocos: mapa, informações e passeios!
Pixabay

Quem pretende viajar para Fez, Marrocos, não pode subestimar a importância de um bom planejamento. 

Essa antiga cidade tem um idioma bem diferente do português e um verdadeiro labirinto de ruas e ruelas cheias de tesouros a ser explorado.

A cidade imortalizada no tempo é também uma cidade cosmopolita, com mais de 1,4 milhão de habitantes e 785 mesquitas.

Na segunda maior cidade do Marrocos, é nas medinas que suas maiores atrações se desvelam. Esses antigos centros comerciais e residenciais encantam os visitantes com suas tradições que parecem saídas dos livros de história.

Ali, é possível encontrar de tudo, como roupas, cerâmicas, tapeçarias, artesanato e alimentos, tudo com a roupagem característica da antiga cidade.

Na parte moderna, as surpresas se revelam em restaurantes, cafés e bares animados, especialmente durante o verão. 

Em outras palavras, é importante saber bem o que esperar da cidade para otimizar o seu tempo e garantir uma experiência ainda melhor por lá!

Fundada em 789 por Idris I, Fez já foi a capital do Marrocos e permanece um centro cultural e espiritual de grande importância. Vem descobrir mais sobre essa cidade que permanece tão vibrante e intrigante quanto na Idade Média.

Onde fica a cidade de Fez no Marrocos

Chamada de “Fas” em árabe, a cidade de Fez está situada no norte do Marrocos, a cerca de 180 km da capital, Rabat, e do atlântico. Tanger, principal ponto de acesso ao Estreito de Gibraltar, fica a apenas 200 km.

A metrópole fica entre duas majestosas cordilheiras, o Rife e o Médio Atlas. Além disso, é a mais antiga das quatro cidades imperiais do país, ao lado de Rabat, Marrakech e Meknès.

Fez, Marrocos: mapa

A milenar Fez já foi capital do Marrocos em diversas ocasiões e é a segunda maior cidade do país, atrás apenas de Casablanca em tamanho. 

Toda atenção é recomendada durante a sua viagem, já que apenas a medina tem mais de 9.200 ruas e vielas. Por essas e outras, é altamente recomendável contar com um guia local, uma vez que é fácil se perder e se desorientar na cidade. 

Veja onde fica Fez, Marrocos, no mapa!

Como chegar a Fez

Um destino cada vez mais procurado, Fez, Marrocos, tem um dos maiores aeroportos do norte da África, mas não recebe voos diretos a partir do Brasil. De qualquer forma, pode ficar tranquilo, pois é relativamente fácil chegar ao destino!

A cidade recebe voos de companhias aéreas low cost e tradicionais a partir de vários lugares, sobretudo outros países da África e da Europa. Em geral, os voos têm escalas em Casablanca. 

Depois de desembarcar, você pode escolher entre pegar um voo doméstico até Fez ou percorrer os 290 km de distância entre as duas cidades de carro. A rota é feita em 3 horas pela rodovia A2.

Se você está na capital marroquina, Rabat, a viagem é ainda mais rápida. São apenas 90 km, ou 1 hora de carro pela rodovia A1.

Quem chega de avião desembarca a cerca de 17 km do centro histórico, no Aeroporto de Fez Saiss (FEZ). Várias empresas de transfer e linhas de ônibus estão disponíveis no terminal de desembarque, para que você chegue ao seu hotel com eficiência.

A linha 16 é a mais indicada para sair do aeroporto. Você deve descer na estação de trem da cidade em apenas 40 minutos, a um custo de 4 dirham marroquino (DH), cerca de R$ 2. 

Quem está viajando pelo Marrocos e não deseja alugar um carro pode gostar de viajar de trem pelo país. A viagem a partir de Marrakech dura aproximadamente 7 horas, enquanto Tânger fica a cerca de 4 horas de trem, e Rabat a 3 horas. 

Também há a possibilidade de viajar de ônibus pelo país, com empresas como CMT e Supratours. 

Quando ir a Fez

Você não pode se esquecer de um fator fundamental na hora de planejar a sua visita a Fez, Marrocos: clima. 

A cidade tem clima mediterrâneo, com verões verdadeiramente escaldantes. Assim, o turismo pode ser desafiador na estação mais quente do ano, de junho a agosto. 

As temperaturas frequentemente ultrapassam os 40ºC, tornando até mesmo um simples passeio ao ar livre uma tarefa árdua. 

Portanto, para desfrutar de uma visita mais confortável e agradável, recomenda-se explorar Fez nos períodos que antecedem ou sucedem o verão. 

As melhores épocas do ano para visitar a cidade são durante a primavera, entre abril e maio, ou no outono, de setembro a outubro. Nessas estações, o clima é ameno e agradável, tornando as atividades ao ar livre mais toleráveis. 

Se você está em busca de economia em passagens e hospedagem, visitar a cidade durante a baixa temporada, em novembro, pode ser uma excelente opção. 

Nesse mês, os hotéis tendem a estar menos lotados, o que pode resultar em diárias mais acessíveis. Além disso, você terá boas chances de encontrar um clima adequado para explorar a cidade sem o excesso de turistas.

Onde ficar em Fez, Marrocos

Onde ficar em Fez, Marrocos
Dar Chourouk

Escolher onde ficar em Fez, Marrocos, não é tarefa das mais simples. A cidade oferece uma ampla gama de opções de hospedagem, mas é imprescindível escolher uma boa localização, sob risco de passar por perrengues durante sua estadia. 

A antiga cidade de Fes el-Bali, com sua encantadora Medina, é o melhor lugar para se hospedar. Além de abrigar alguns hotéis-boutique, essa região tem muitos riads tradicionais que oferecem uma experiência bastante genuína na cidade.

Os famosos riads são como pequenos palácios com jardins ou pátios centrais, onde quartos e áreas de refeições se entrelaçam nos andares superiores. 

É uma chance de viver uma experiência singular, imersa na autenticidade e na cultura da cidade. 

Outro bairro charmoso e indicado para hospedagem é Fes el-Jdid, datado do século XIII, onde ficam o Bairro Judeu e o Palácio Real. 

É uma área que oferece uma experiência diferente da Medina, com suas próprias atrações e charme exclusivo. 

Para quem prefere uma atmosfera mais contemporânea, a Ville Nouvelle é a parte mais recente e colonial da cidade, projetada pelos franceses. É um reduto de praças agradáveis e amplas avenidas arborizadas. 

Encontre hotéis em Fez, Marrocos, pelo menor preço!

Encontrar hospedagem barata em Fez, Marrocos, fica mais fácil e conveniente com o El Quarto. Nossa plataforma foi cuidadosamente desenvolvida para atender a todas as suas necessidades de reserva de hotéis

No El Quarto, você encontra uma ampla seleção de acomodações em todo o mundo. Desse jeito fica fácil encontrar o local que melhor se encaixa em seus ideais de viagem. 

As tarifas são econômicas para que você possa desfrutar de uma estadia ainda mais prática e acessível, seja viajando com a família ou a negócios. 

Você pode parcelar suas reservas em até 12 vezes e encontra muitas acomodações com cancelamento gratuito. Assim, você pode reservar o hotel perfeito para a sua viagem com confiança e tranquilidade. 

Faça uma pesquisa e descubra um jeito econômico de viajar com o ElQuarto!

O que fazer em Fez em um dia?

Repleta de encantos e história, Fez é uma cidade de valor inestimável, que carrega o peso da história do Marrocos em cada uma de suas ruas. 

O principal destaque é, sem dúvida, a Medina, um labirinto de vielas estreitas que mais se assemelha a um museu a céu aberto. Ali, você pode mergulhar no passado e explorar a autenticidade da cultura marroquina. 

Você ainda encontra uma universidade milenar, curtumes cheios de história e tradição, mesquitas surpreendentes, palácios suntuosos e muitos outros tesouros.

Confira o que fazer em Fez, Marrocos! 

Fez El Bali 

Fez El Bali, a antiga e autêntica medina de Fez, Marrocos, é um labirinto fascinante e uma das atrações mais emblemáticas da cidade. 

O deslumbramento começa logo na entrada, no Bab Boujloud, também conhecido como Porta Azul. O marco foi construído em 1913, durante o protetorado francês, com belíssimos mosaicos ornamentais. 

A medina é um Patrimônio Mundial que abrange 350 hectares cercados por muralhas que se estendem por 15 quilômetros. 

Nesse ponto da cidade, vivem mais de 180 mil habitantes em 25 mil casas, centenas de mesquitas e milhares de estabelecimentos comerciais. Tudo é interligado por mais de 10 mil vielas apertadas, criando um labirinto fascinante. 

A Medina é dividida em inúmeros bairros, cada um com sua própria mesquita, fornalha e farmácia, mantendo tradições que remontam ao século IX. 

Você provavelmente vai se perder durante a sua viagem, e isso faz parte da experiência! Em uma simples caminhada, você encontrará de especiarias e produtos artesanais a tapetes, couro, jóias e doces. 

É proibido o trânsito de carros na medina, e você só poderá circular a pé ou com mulas, bicicletas, motocicletas e carrinhos de mão. 

É uma experiência quase caótica, e certamente irresistível, compartilhar espaço com os milhares de transeuntes por ali. 

Universidade al Quaraouiyine 

A Universidade Al Quaraouiyine, situada dentro da antiga medina de Fez, Marrocos, é um dos principais marcos históricos da África.

A instituição foi fundada no século IX por uma mulher, Fatima al-Fihri, para abrigar uma mesquita e um centro educacional. Com o tempo, expandiu-se para oferecer uma ampla gama de disciplinas, de linguística a medicina. 

A universidade também abriga a biblioteca mais antiga do mundo ainda em atividade, com milhares de livros e manuscritos raros. 

Embora apenas muçulmanos possam entrar na universidade e na mesquita, o pátio é aberto à visitação. E não se engane: trata-se de uma das principais atrações do local!

Tudo no pátio parece uma verdadeira obra de arte, com mosaicos, paredes esculpidas à mão e detalhes impressionantes. 

Em outras palavras, a Universidade Al Quaraouiyine é um testemunho da importância da educação e da cultura na história do mundo islâmico. 

Palácio das Sete Portas 

Palácio das Sete Portas
Wikimedia Commons / CC BY-SA 2.0

Você sabia que o Marrocos é uma monarquia constitucional? Aliás, o nome oficial do país é justamente Reino de Marrocos! O rei, Maomé VI, governa o país desde 1999 e vem de uma dinastia que comanda a região desde o século XVII.

O Palácio das Sete Portas é a residência oficial da família real em visitas a Fez, Marrocos, famoso por suas sete portas de bronze. Cada uma delas representa os sete dias da semana.

A decoração é especial em cada porta é decorada com cerâmicas coloridas feitas à mão, que formam uma visão simplesmente deslumbrante.

Não é possível visitar o interior do palácio, mas você poderá explorar a área ao redor, em particular a Place des Alaouites.

É nesse ponto que se encontram os portões principais, uma oportunidade de apreciar todo o esplendor da arquitetura local.

Uma visita ao palácio é uma experiência praticamente obrigatória a quem visita a cidade, oferecendo a oportunidade de capturar algumas das fotos mais bonitas de Fez.

Curtume Chouara 

O couro de Fez, Marrocos, é uma tradição milenar até hoje bastante comum na cidade. Há diversos curtumes espalhados pelo centro histórico, e o Curtume Chouara é o mais famoso deles.

Estamos falando de um dos maiores curtumes de couro do mundo, fundado no século XI e ainda em operação. No local, o processo de fabricação de couro de animais como vaca, bode, ovelha e camelo é realizado com técnicas tradicionais.

Todo o seu esforço com o “aroma” do curtume é recompensado pela vista incrível do alto dos terraços. É um dos melhores mirantes improvisados da cidade. 

Vale lembrar que não é necessário pagar nada para ir aos terraços, embora os vendedores possam ser insistentes.

Geralmente, é uma prática comum dar uma pequena gorjeta pela hortelã oferecida para amenizar o odor e pelas informações fornecidas.

Fonte Nejjarine 

Como uma boa e velha cidade medieval, Fez, Marrocos, é recheada de praças e fontes encantadoras, à espera dos visitantes.

Uma das mais famosas é a Fonte Nejjarine. Ela fica localizada em uma pequena praça de mesmo nome, que também abriga o Museu de Artes e Ofícios de Madeira de Nejjarine. 

É o lugar perfeito para curtir a faceta mais tranquila da cidade enquanto conhece a habilidade única dos artesãos locais em trabalhar a madeira. 

Além disso, a fonte e o museu ficam bem pertinho do Curtume Chouara. Que tal montar um roteiro pela região para explorar a rica herança artesanal de Fez?

Bab Boujloud 

Uma das construções mais famosas de Fez, Marrocos, é Bab Boujloud, também conhecida como a Porta Azul.

Esse impressionante portão marca a entrada principal para a Medina de Fez e foi construído em 1913 pelos franceses. É a separação oficial da antiga Medina de Fez El Bali da parte mais moderna da cidade.

Em outras palavras, Bab Boujloud é um ótimo ponto de partida para explorar a vasta Medina e não pode ficar de fora dos seus planos!

Madraça Attarine 

A Madraça Al Attarine é uma antiga escola no coração da medina, onde os alunos estudam o Alcorão e aprendiam os preceitos islâmicos. 

Hoje desativada, a madraça é um tesouro que apresenta detalhes esculpidos em madeira de cedro, mosaicos de azulejos, colunas de mármore e inscrições em árabe. 

A construção é considerada obra-prima da arquitetura da dinastia Marinida (ou Merinida), e merece entrar no seu roteiro!

Talaa Kebira 

Talaa Kebira
Flickr / CC BY 2.0

Talaa Kebira é a rua mais famosa da cidade de Fez, estendendo-se da Porta Azul até a Universidade de Al Quaraouiyine.

A via é, na prática, um agitado centro comercial, endereço de uma ampla variedade de lojas e atrações.

É como um shopping a céu aberto onde você pode encontrar produtos locais e internacionais, mantendo a atmosfera cultural da região.

Zaouia de Moulay Idriss II

O Mausoléu de Moulay Idriss II é dedicado ao rei-fundador de Fez, que governou o Marrocos no século IX e supostamente era descendente de Maomé. 

Os restos mortais do governante repousam no local, que acabou se tornando um importante ponto de peregrinação ao longo dos séculos. 

Muitos muçulmanos acreditam que Moulay Idriss II foi um dos principais responsáveis pela islamização do Marrocos. Para muitos, ele foi o primeiro governante verdadeiramente muçulmano do país.

Hoje, o mausoléu do lendário rei está aberto à visitação exclusiva de muçulmanos, e pessoas de outras religiões são proibidas de adentrar o recinto. De qualquer forma, é possível admirá-lo do lado de fora.

Onde comer em Fez, Marrocos

Procurando restaurantes em Fez, Marrocos? Você terá várias opções na hora de explorar as delícias gastronômicas da cidade!

Uma das melhores áreas para saborear a autêntica culinária marroquina é a Medina, onde você encontrará bons restaurantes, riads e pequenos cafés que servem pratos tradicionais. 

É uma oportunidade de ouro para experimentar pratos como tagine, pastilla e outras iguarias locais. 

Para facilitar a sua procura, pode ser interessante focar nas opções gastronômicas na área próxima à Porta Azul. Ali estão alguns dos melhores restaurantes e cafés da cidade. 

Outra região interessante para a hora da refeição fica nos arredores da Universidade de Al Quaraouiyine. A área é frequentada tanto por moradores quanto por turistas. 

E não se esqueça de que há muitos souks (mercados) em diferentes partes da cidade. Que tal aproveitar para saborear comida de rua, como kebabs e doces tradicionais? 

Ademais, a área colonial francesa, Ville Nouvelle, é também um excelente polo gastronômico. A região reúne restaurantes mais contemporâneos e internacionais, como franceses, italianos e asiáticos.

Fez, Marrocos: é perigoso?

Como um destino considerado por muitos exótico, não é de surpreender que algumas pessoas se perguntem se Fez, Marrocos, é perigoso. 

Assim como qualquer grande cidade, Fez tem algumas áreas que podem ser consideradas menos seguras, principalmente durante a noite. É o caso da medina.

Muitas ruas na área antiga ficam praticamente desertas após as 18h, e as pessoas costumam ser mais desconfiadas em relação aos transeuntes durante a noite. 

Para manter-se seguro, não há mistério. Basta seguir as precauções comuns que seriam adotadas em qualquer cidade do mundo. 

Ou seja, evite áreas pouco movimentadas no período noturno, não percorra zonas escuras e não exiba objetos de valor. 

A Cidade Nova e as áreas mais movimentadas de Fez el-Bali, como a região próxima à Porta Azul, costumam ser mais seguras. Nessas regiões, você encontra, inclusive, bons restaurantes e atividades noturnas. 

E não é só isso! Muitos restaurantes até mesmo fornecem acompanhantes para levar os clientes de volta aos seus riads após o jantar. Você pode pedir por esse serviço para se sentir mais seguro. 

Não se esqueça do seguro viagem para o Marrocos

Utilizar um seguro viagem não é obrigatório para a sua visita ao Marrocos, mas é extremamente recomendável. Esse item oferece uma camada extra de segurança e tranquilidade durante a sua estadia no exterior.

Conhecido por sua rica cultura e história, o país pode envolver desafios e situações inesperadas, que podem ser facilmente gerenciados com um seguro viagem adequado.

Assim, o viajante pode contar com assistência em caso de doença ou lesão, seguro bagagem, cobertura por atraso ou cancelamento de voo, e muito mais.

Vale lembrar que o sistema de saúde no Marrocos pode variar em qualidade e disponibilidade, é um seguro que garante que você tenha acesso a hospitais confiáveis.

O seguro também ajuda de forma prática, garantindo auxílio em português mesmo em um país de língua estrangeira.

Você pode garantir seu seguro viagem pelo melhor custo-benefício no Seguros Promo, com opções a partir de R$ 22 por dia! Aproveite para utilizar o comparador de seguros para encontrar a melhor opção para sua viagem com mais facilidade!

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

Fez ou Marrakech?

Fez ou Marrakech?
Flickr / CC BY 2.0

Muitos turistas ficam na dúvida entre colocar Fez ou Marrakech em seu itinerário de viagem. A melhor escolha depende muito do seu gosto pessoal e do que deseja vivenciar durante a sua viagem.

Ambas as cidades têm muito a oferecer, mas com características distintas. 

Fez é mais antiga do que Marrakech, podendo oferecer uma estadia mais autêntica e tradicional. Além disso, a cidade tem a maior e mais bem-preservada medina do mundo, o que pode render uma experiência incrível de viagem. 

Por outro lado, Marrakech é conhecida por seu glamour, animação e energia. É uma cidade que oferece um equilíbrio entre tradição e modernidade, com mercados movimentados, praças, jardins e uma cena noturna animada. 

Qual a melhor cidade? Vai depender do que você prefere. Se a sua intenção é explorar a história do país, talvez seja melhor conhecer Fez. Caso você prefira badalação e contemporaneidade, Marrakech é a cidade a visitar.

O que fazer em dois dias em Fez?

Um roteiro Fez, Marrocos, em dois dias pode ser o bastante para explorar algumas das principais atrações da cidade. 

Comece seu dia explorando a Medina e aproveite para visitar o famoso Curtume Chouara. Após o almoço em um dos encantadores riads que oferecem autêntica cozinha marroquina, conheça Bab Boujloud, a famosa Porta Azul. 

Depois, explore o Palácio das Sete Portas e termine o dia com um passeio pela Talaa Kebira, a rua principal da medina. 

No segundo dia, comece com uma visita ao Mausoléu de Moulay Idriss II. Em seguida, vá até a Madraça Attarine e aproveite para conhecer a Fonte Nejjarine. À tarde, visite a Universidade Al Quaraouiyine, uma das mais antigas do mundo. 

Essas são apenas algumas das muitas atrações que Fez tem a oferecer, mas há muitos outros lugares incríveis que podem ser visitados em um período maior de estadia.

Hospedagens baratas em Fez no El Quarto!

Encontre a melhor acomodação para a sua experiência em Fez, Marrocos, com o El Quarto, o melhor site de reservas do mercado. 

Oferecemos uma abordagem inovadora que facilita o planejamento de todos os aspectos da sua estadia de maneira conveniente, eficaz e segura.

No El Quarto, você terá acesso a uma cuidadosa seleção de acomodações em todo o coração de Fez. Assim fica fácil descobrir o local perfeito para atender às suas necessidades e preferências.

Nossas tarifas são especialmente projetadas para que você possa planejar sua viagem com economia, sem abrir mão da qualidade e do conforto.

Além disso, oferecemos benefícios excepcionais aos viajantes, como a opção de parcelar suas reservas em até 12 vezes no cartão de crédito. A maioria das acomodações também disponibiliza a flexibilidade do cancelamento gratuito.

Comece a planejar sua próxima aventura agora mesmo com o El Quarto e prepare-se para vivenciar uma experiência de viagem extraordinária em Fez, Marrocos!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.