Francisco Beltrão: saiba o que fazer no destino paranaense!

15 mar 2023 • 8 minutos de leitura por rafael.alef

Fundada por imigrantes italianos e alemães, Francisco Beltrão é um recanto do interior paranaense que guarda o charme do passado em meio a sua paisagem verdejante e pode ser um destino incrível para férias em família.

Famosa como destino de negócios, a cidade também abriga um centrinho fotogênico e repleto de atrações, onde o visitante tem a oportunidade de passar tempo de qualidade e recarregar as energias cercado por amplas florestas de araucárias.

Quem gosta de frio também não vai se decepcionar com as temperaturas de até -5ºC no inverno, as pousadas aconchegantes e os restaurantes cheios de delícias que aquecem de dentro para fora.

Quer saber mais? Você chegou ao lugar certo! 

Preparamos um guia com as melhores dicas de turismo nessa jóia do sudoeste paranaense! Vamos lá!

Francisco Beltrão: conheça a charmosa cidade paranaense!

Francisco Beltrão: conheça a charmosa cidade paranaense!
Fonte: Renato Tonello / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

A colonização italiana e alemã tornou a cidade de Francisco Beltrão quase um pedacinho da Europa no coração econômico do Paraná.

Com pouco menos de 100 mil habitantes e uma economia pautada no agronegócio, a cidade floresceu às margens do rio Marrecas e do Morro do Calvário, de onde você poderá ter uma vista deslumbrante da cidade e seus arredores.

Por lá, você poderá ter contato próximo com a natureza em roteiros que privilegiam as atividades a céu aberto, além de ter a oportunidade de degustar vinhos, conhecer fazendas antigas e curtir outras atrações de turismo rural.

Aprenda mais sobre a história da cidade no Museu da Colonização, conheça a vista panorâmica da Torre da Catedral e viva momentos inesquecíveis no Parque Boa Vista e no Parque Ambiental Jorge Backes.

Conheça as delícias regionais na Feira do Produtor Rural, explore o belíssimo Parque de Exposições Jayme Canet Jr. e desvende o passado europeu nas ruas arborizadas do centro.

Vem conhecer um pouco mais sobre um dos destinos mais surpreendentes e encantadores do sul paranaense!

Onde fica Francisco Beltrão?

Francisco Beltrão é carinhosamente conhecida como Coração do Sudoeste por sua localização, no sudoeste do Paraná.

Cidade mais populosa da região, o destino fica rodeado por pequenos municípios cheios de atrações de turismo rural, como Enéas Marques (25 km), Marmeleiro (10 km), Pato Branco (55 km) e Cascavel (170 km).

Além disso, a cidade está perto das fronteiras do Brasil com Argentina, a 65 km de distância, e Paraguai, a 280 km.

Francisco Beltrão: mapa

Quer planejar uma viagem para o “Coração do Sudoeste paranaense”? Não deixe de conferir onde fica Francisco Beltrão no mapa do Brasil!

Como ir a Francisco Beltrão?

Embora seja um importante pólo econômico regional, a cidade paranaense conta apenas com um pequeno aeroporto regional, que recebe exclusivamente voos partindo de Curitiba, a 470 km de distância.

Desse modo, qualquer viagem aérea precisa passar por uma conexão na capital do Paraná antes de chegar ao destino final.

Outra possibilidade é voar até Foz do Iguaçu e concluir a viagem por terra: o percurso leva cerca de 4h15 pela BR-277 e rodovia Deputado Arnaldo Faivro Busato.

Caso você prefira desembarcar no Aeroporto de Cascavel, depois é só finalizar a viagem em 2h45 pela rodovia Deputado Arnaldo Faivro Busato.

Você pode comprar sua passagem para Francisco Beltrão no Vai de Promo, o melhor buscador de passagens aéreas do mercado, que reúne descontos de até 35%

Não se esqueça de ativar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Qual a melhor época para visitar Francisco Beltrão?

A melhor ocasião para curtir as atrações locais é nos meses de estiagem, de meados de março ao começo de novembro.

Nessa época, você poderá passar longos períodos ao ar livre, sem se preocupar com a possibilidade de chuvas.

Em contrapartida, a época de estiagem coincide com os meses mais frios na cidade, sobretudo entre maio e agosto, quando o frio pode ser intenso e a média de temperatura não passa de 13ºC.

Você só pode viajar entre dezembro e fevereiro? Não deixe de levar seu guarda-chuva, uma vez que as precipitações são frequentes e quase ininterruptas nessa época do ano.

Onde se hospedar em Francisco Beltrão?

O melhor lugar para ficar no Coração do Sudoeste do Paraná é o centro da cidade. Desse modo, você estará perto de comércio, serviços, transporte e muitas atrações turísticas.

Há uma boa oferta de hotéis e pousadas nas proximidades da avenida Júlio Assis Cavalheiro e nos arredores da Prefeitura Municipal, especialmente nas ruas Octaviano Teixeira dos Santos e Vereador Romeu Lauro Werlang.

Quer ter vista do rio Marrecas e ficar perto de atrações gastronômicas e da vida noturna? Você pode gostar dos hotéis e pousadas nas proximidades da avenida General Osório

Há também algumas opções de hospedagem próximo ao Parque Alvorada, indicadas para quem quer ficar perto da natureza e não se importa em ficar mais distante das atrações do centro.

Se você deseja economizar em diárias, pode ser interessante se hospedar perto da Universidade Paranaense ou na avenida Luiz Antônio Faedo.

Hotéis e pousadas em Francisco Beltrão, em promoção no El Quarto!

Hotéis e pousadas em Francisco Beltrão, em promoção no El Quarto!
Fonte: Hotel Maestro Express

Você pode garantir seu hotel em Francisco Beltrão sem comprometer as suas finanças: é só encontrar a acomodação perfeita para a sua viagem no El Quarto.

Nossa plataforma exclusiva reúne milhares de hotéis, pousadas, hostels e resorts nos melhores destinos a preços imbatíveis.

Em um só lugar você consegue comparar ofertas, reservar acomodações e até pagar suas diárias.

E não deixe de assinar a newsletter gratuita do El Quarto para receber novidades incríveis e descontos de até 50% em hospedagem nos melhores destinos!

O que fazer em Francisco Beltrão?

Criada por imigrantes italianos e alemães, esse apaixonante destino paranaense é o lugar ideal para recarregar as energias, passar tempo ao ar livre e conhecer as belezas do Sul do Brasil.

Confira o que fazer em Francisco Beltrão! 

Praça dos Pioneiros

Mais importante praça da cidade, a Praça dos Pioneiros é uma homenagem aos imigrantes europeus e migrantes brasileiros que ajudaram a fundar e construir o Coração do Sudoeste paranaense.

É nessa praça que está instalado o Monumento ao Pioneiro, que marca o Jubileu de Ouro da cidade (1952-2002) e celebra as primeiras famílias que se instalaram na região, há mais de 100 anos.

Catedral Nossa Senhora da Glória

Principal atração turística beltronense, a Catedral Nossa Senhora da Glória é um lugar que não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem.

O ponto alto da visita ao templo, inaugurado na década de 1950, é a subida da torre: um elevador panorâmico leva os turistas a mais de 100 metros de altura.

No topo da torre existem dois mirantes, de onde você poderá avistar toda a cidade e seus arredores, além de quatro relógios em LED e um sino eletrônico.

No interior da igreja, os visitantes podem contemplar belíssimos vitrais e imagens de temática bíblica que encantam fiéis e curiosos.

Teatro Municipal – Espaço da Arte

Teatro Municipal
Fonte: Pxhere / CC0

Um dos lugares mais imperdíveis do centro da cidade, o Teatro Municipal Eunice Sartori, também conhecido como Espaço da Arte, faz jus ao nome.

O local é palco de apresentações de arte, peças de teatro, concertos musicais e eventos artísticos, muitos deles com entrada gratuita.

Vale a pena conferir a programação do teatro durante o período da sua visita à cidade: quem sabe você não consegue assistir a uma apresentação no decorrer da sua estadia?

Museu da Colonização

O Museu da Colonização é o lugar mais indicado para quem deseja aprender sobre a origem da cidade e seu patrimônio. 

Ali, você vai conhecer as origens da cidade, o histórico da colonização alemã e italiana da região, a importância dos migrantes gaúchos e catarinenses, entre outros.

O espaço fica no Parque de Exposições Jayme Canet Jr., considerado um dos mais bonitos e modernos do Sul do Brasil, que pode render um dia de passeio bastante memorável.

Aproveite a visita para se divertir na pista de kart, praticar exercícios na academia ao ar livre, visitar o Centro de Eventos Herculano Meurer e o Auditório Jacinto Ghedin ou simplesmente relaxar às margens do rio Urugato.

Parque Ambiental Jorge Backes – Lago Alvorada

Francisco Beltrão é uma cidade de muitos parques, e o mais importante, famoso e imperdível deles é o Parque Ambiental Jorge Backes, também conhecido como Parque Alvorada.

O parque estende-se por uma ampla área verde que inclui o Lago Alvorada, onde você poderá se divertir em pedalinhos, fazer piquenique à beira da água e deixar as crianças se divertirem no parquinho.

Ponto de encontro entre moradores e turistas, o parque também conta com pista de caminhada com 2 km de extensão e academia ao ar livre.

Parque Ambiental Boa Vista

Destaque da região do bairro Industrial, o Parque Ambiental Boa Vista é uma reserva de 23 mil m² com várias áreas para convívio e prática de atividades físicas.

O espaço arborizado conta com pista de caminhada, lago, quiosques, equipamentos de ginástica, bosques e outras estruturas abertas ao público.

Feira do Produtor Rural

Feira do Produtor Rural
Fonte: Freepik

Às quartas-feiras e sábados a Travessa Frei Deodato, no centro, recebe a Feira do Produtor Rural, que atrai moradores e turistas em busca das delícias do sudoeste paranaense.

Produtores regionais expõem alimentos orgânicos, produtos coloniais e itens de artesanato, enquanto os visitantes podem experimentar lanches e quitutes típicos da região nas barraquinhas da feira.

Curiosidades sobre a cidade de Francisco Beltrão!

Francisco Beltrão surgiu a partir da chegada de imigrantes europeus e migrantes gaúchos e catarinenses à região Sudoeste do Paraná no final do século XIX.

A região se transformou na chamada Colônia Agrícola Nacional General Osório (Cango) durante o governo de Getúlio Vargas, que desejava incentivar a colonização das terras fronteiriças do Brasil e a produção agrícola na região.

A então nova cidade foi batizada como Vila Marrecas em homenagem ao rio Marrecas, que nasce ali pertinho, em Flor da Serra do Sul, e simultaneamente gera um paralelo à vizinha Pato Branco, a 50 km de distância. 

Os “patos” e “marrecos”, aliás, têm uma famosa rivalidade regional e costumam bater de frente na produção de queijos e salames, nos esportes e até na cultura, tudo com muito bom humor e espírito esportivo, claro!

Quem foi Francisco Beltrão?

A cidade de Francisco Beltrão foi batizada em homenagem ao paranaense Francisco Gutierrez Beltrão, que nasceu em Paranaguá e se destacou como um dos principais responsáveis pela colonização do estado do Sul do Brasil.

Engenheiro e secretário de estado, o político liderou os esforços de ocupação do sudoeste paranaense e deixou um grande legado para a região: até os filhos e irmãos de Beltrão se envolveram na política local como líderes comunitários.

O município de Engenheiro Beltrão, no norte do estado, também está relacionado à mesma família: o nome é uma homenagem ao engenheiro Alexandre Beltrão, irmão de Francisco Gutierrez Beltrão.

Como é viver em Francisco Beltrão?

Como é viver em Francisco Beltrão?
Fonte: Rafael Ghidini / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

De acordo com pesquisa do site Blue Studio, ligado ao grupo responsável pelo jornal O Estado de São Paulo, Francisco Beltrão é uma das quatro melhores cidades do Brasil para viver, atrás apenas de Curitiba, Santos e Balneário Camboriú.

Esse resultado se escora na importância regional da cidade, que conta com excelente oferta de serviços públicos de qualidade, sobretudo nas áreas de saúde, educação e segurança.

A qualidade de vida é elevada, os moradores contam com muitos espaços públicos voltados ao lazer, clima ameno o ano inteiro e meio ambiente bem preservado.

Além disso, a cidade abriga muitas empresas, o que colabora para um mercado de trabalho aquecido e cheio de oportunidades.

Quer mais? A qualidade de vida não é exclusiva da cidade: a vizinha e “rival” Pato Branco também está no Top 10 melhores cidades para viver no Brasil, reforçando a qualidade de vida que espera quem vive no Sudoeste do Paraná.

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

Encontre sua hospedagem em Francisco Beltrão, no El Quarto!

Você pode conhecer as belezas e atrações de Francisco Beltrão sem pesar no bolso: basta reservar seu hotel sem abrir mão da economia no El Quarto.

Só o sistema exclusivo do El Quarto reúne milhares de acomodações (incluindo opções com cancelamento gratuito) a preços imbatíveis, com pagamento em até 12 vezes sem juros no cartão de crédito.

Para garantir mais comodidade à sua experiência de viagem, o El Quarto permite a comparação de preços, a reserva de acomodações e até o pagamento das diárias em um só lugar.

Faça uma simulação gratuita e descubra que visitar o Coração do Sudoeste do Paraná pode sair mais barato do que você pensa!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.