Funchal: dicas para conhecer o destino!

27 out 2022 • 9 minutos de leitura por rafael.alef

Está pensando em visitar Funchal? A capital da Ilha da Madeira é um destino que encanta a todos os visitantes com suas belezas naturais, seu patrimônio histórico e sua prestigiada gastronomia.

Frequentada por estrangeiros e pelos próprios portugueses, a cidade fica rodeada por montanhas e pelas águas azuis do Atlântico, em uma região em que a natureza foi generosa.

A cultura local é uma atração à parte: a terra-natal do craque português Cristiano Ronaldo é recheada de museus, construções antigas e praças suntuosas, que prometem encher seu álbum de viagem com fotos incríveis.

Que tal começar a planejar uma visita a essa charmosa cidade portuguesa? Vem conhecer o guia que montamos sobre o destino!

Funchal: dicas para aproveitar a sua visita à cidade!

Funchal: dicas para aproveitar sua visita a cidade!
Fonte: Pxhere / CC0

Uma das cidades mais bonitas de Portugal não está no continente europeu, e sim no meio do oceano Atlântico: Funchal, Ilha da Madeira, um dos destinos mais imperdíveis do país.

A metrópole com cara de cidade pequena é a capital do arquipélago português, onde o viajante encontra bons restaurantes, hotéis com excelente estrutura e belas paisagens.

A cidade de origem vulcânica tem a mesma idade que o Brasil e foi considerada seis vezes seguidas o melhor destino insular do mundo pela premiação World Travel Awards.

Motivos para a fama não faltam. Além da gastronomia apreciada e dos vinhos produzidos por lá, listados entre os melhores do mundo, a maior cidade da Madeira abriga mercados antigos, praias, jardins e muitos outros atrativos.

Neste artigo, você vai encontrar tudo que precisa saber para planejar a sua visita, incluindo como chegar, quando visitar, onde ficar, o que fazer e muito mais, veja só!

Em qual país fica Funchal?

Funchal é a maior e mais importante cidade do Arquipélago da Madeira, que faz parte de Portugal, mas fica em outro canto do mapa.

O território fica no oceano Atlântico, 725 km a oeste da costa do Marrocos e a 870 km de distância da costa portuguesa.

O arquipélago foi descoberto por exploradores portugueses em meados do século XV e é formado por oito ilhas, das quais apenas duas (Madeira e Porto Santo) são habitadas.

A capital do arquipélago fica na maior ilha, a 72 km de Porto Santo, a 25 km de Machico e a 9 km de Câmara de Lobos. Lisboa, no entanto, está bem mais distante, a quase 1.000 km da cidade.

Funchal: mapa

Você não vai encontrar a maior cidade da Madeira no mapa da Europa. O arquipélago está mais perto da África do que do Velho Continente.

Confira onde fica Funchal no mapa!

Como chegar na Ilha da Madeira, Portugal?

Não existe ligação terrestre entre a Ilha da Madeira e o continente europeu, o que significa que você não terá alternativas para chegar à cidade: o jeito é recorrer ao avião.

Por via aérea, o turista brasileiro precisa pegar um voo até uma cidade de Portugal e, em seguida, embarcar em outro voo rumo à Madeira. Tap e EasyJet oferecem viagens até o arquipélago, com duração entre 1h20 e 1h40.

O Aeroporto da Madeira Cristiano Ronaldo fica na capital e recebe voos regulares a partir de Lisboa e outras cidades portuguesas.

Você pode adquirir passagem para Funchal e qualquer outro destino no Vai de Promo, que te ajuda a encontrar promoções exclusivas multidestinos e oferece descontos de até 37%

Não se esqueça de ativar o alerta de preços para receber notificações sempre que o destino que você procura mudar de preço. Assim você não perde nenhuma promoção!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Funchal: quando ir?

Funchal: quando ir?
Fonte: Pxhere / CC0

É possível visitar Funchal o ano inteiro, pois as temperaturas são amenas e variam pouco ao longo dos 12 meses. Em geral, a média fica em torno dos 18ºC, no inverno, e 25ºC, no verão.

Se você deseja evitar a temporada chuvosa, tente se programar para viajar entre os meses de abril e setembro, quando quase não chove no Arquipélago da Madeira. 

Do mesmo modo, os meses de outubro a fevereiro são os mais chuvosos.

Os eventos mais importantes do calendário local são a Festa da Flor, que acontece no mês de maio, e a festa de Passagem de Fim de Ano: faça suas reservas de hospedagem com antecedência caso queira curtir qualquer uma delas.

Onde se hospedar em Funchal, Portugal?

Maior cidade e principal destino da Ilha da Madeira, Funchal tem uma rede hoteleira ampla, com opções em diferentes estilos e faixas de preço.

Os bairros mais indicados para hospedagem são a Zona Velha, São Martinho e São Roque, cada um deles com suas próprias vantagens.

A Zona Velha é o centro histórico, onde o viajante pode conhecer construções com mais de 600 anos de história e as principais atrações da cidade, como a catedral e o Museu de Arte Sacra, além de ser a melhor região para ficar se você não estiver de carro.

A oeste do centro fica o charmoso bairro de São Martinho, famoso por seus jardins cinematográficos e seu cemitério art nouveau que está entre os pontos mais fotografados do arquipélago.

Se faz questão de contemplar uma vista bonita, pode ser mais interessante ficar em São Roque, que se projeta sobre o porto e guarda algumas das paisagens mais bonitas da cidade.

Independentemente do bairro escolhido, confira se o hotel em que vai ficar está próximo de um ponto de ônibus: isso pode facilitar seus deslocamentos pela cidade.

Funchal: hotéis em promoção no El Quarto!

Funchal: hotéis em promoção no El Quarto!
Fonte: Residencial Colombo

Você não precisa escolher entre economizar e visitar a capital da Ilha da Madeira: faça uma pesquisa no El Quarto para encontrar hotéis, pousadas e hostels pelo melhor custo-benefício.

O El Quarto te ajuda a pesquisar entre milhares de acomodações nos principais destinos do mundo: basta digitar a cidade que vai visitar e as datas da sua estadia para acessar ofertas imperdíveis.

Para garantir que a sua viagem vai caber no seu bolso, o El Quarto permite até o pagamento das diárias online e em reais, sem cobrança de IOF

Faça uma simulação gratuita para descobrir que visitar a Ilha da Madeira sem estourar o orçamento é possível!

Funchal: o que visitar 

Quer montar um roteiro completo e inesquecível por um dos melhores destinos de Portugal? Nós vamos te ajudar!

Vem descobrir o que fazer em Funchal! 

Centro Histórico 

Calce seus sapatos mais confortáveis para caminhar pela Zona Velha, o centro histórico da cidade.

Suas ruas estreitas e vielas de pedra escondem tesouros da história de Funchal, como o Mercado dos Lavradores, o Parque de Santa Catarina e as capelas de Santo Antônio e São Sebastião.

Não deixe de visitar a Sé Catedral, o Teatro Municipal Baltazar Dias, o Jardim Municipal e a Praça do Município.

Você gosta de museus? Considere conhecer a Casa Museu Frederico Freitas, o Museu Quinta das Cruzes, o Madeira Story Center, o Museu de Arte Moderna, o Museu da Cidade do Açúcar e muitos outros espalhados pela Zona Velha.

Quem gosta de ir às compras também deve incluir os centros comerciais e as galerias do centro, como Anadia, Arcadas de São Francisco, La Vie e São Lourenço, em seu planejamento de viagem.

Jardim Tropical Monte Palace 

Um dos lugares mais fotografados de todo o Arquipélago da Madeira, o Jardim Tropical Monte Palace, não pode ficar de fora da sua viagem.

Além de ser belíssimo, com projeto paisagístico ousado e espécies de plantas de diversos lugares do mundo, o Monte Palace oferece vista panorâmica da baía da cidade.

O espaço também é um santuário de carpas e aves, como pavões, patos, cisnes e galinhas.

Praia Formosa 

Praia Formosa
Fonte: Vitor Oliveira / Flickr / CC BY-SA 2.0

Nos dias de calor, é nas areias da Praia Formosa que os moradores e turistas da capital da Madeira se encontram.

A praia é pública e tem cerca de 2 km de extensão. Suas águas são tão limpas que estão certificadas com o Selo Bandeira Azul da Comunidade Europeia.

Além de ser uma atração turística, Formosa também tem grande importância para a história do arquipélago: em 1508, foi por ali que os corsários franceses invadiram a Ilha da Madeira para saquear a cidade.

Museu CR7 

Você não pode voltar para casa antes de conhecer o Museu CR7, dedicado ao mais famoso nativo de Funchal: Cristiano Ronaldo, um dos jogadores de futebol mais vitoriosos da história.

O museu tem exposições interativas que contam tudo sobre a vida do astro, desde a infância na Madeira até o estrelato mundial.

Os visitantes podem até ver itens do atleta, como chuteiras, bolas, medalhas e troféus de grandes torneios da Europa.

O Museu CR7 fica na Praça do Mar, na Avenida Sá Carneiro, e os ingressos custam 5 euros (em agosto/2022).

Mercado dos Lavradores 

A cultura madeirense está diretamente ligada à gastronomia. Por isso, deixar o arquipélago antes de conhecer o Mercado dos Lavradores pode ser um grande desperdício.

O mercado mais tradicional da capital é o lugar perfeito para conhecer ingredientes, vinhos e delícias da culinária local.

Fundado em 1940, o Mercado dos Lavradores também oferece ao visitante a oportunidade de ver um peixe-espada, animal-símbolo do arquipélago.

Em outras palavras, passeio perfeito para aprender mais sobre os hábitos e a cultura dessa encantadora cidade portuguesa.

Teleférico Funchal-Monte 

A vista mais bonita de Funchal está no teleférico que conecta a Zona Velha à parte alta da cidade, o Monte.

O bondinho percorre cerca de 800 metros e chega a 1.500 pés de altitude, revelando a bela paisagem urbana da capital da Madeira, até chegar à Igreja de Nossa Senhora do Monte.

O passeio é imperdível, especialmente se estiver viajando com crianças, mas prepare-se porque o movimento é intenso: na alta temporada, a cada hora, cerca de 800 passageiros passam por ali.

Carros de Cesto do Monte 

Carros de Cesto do Monte
Fonte: Jasmine Halki / Flickr / CC BY 2.0

Os carros de Cesto do Monte são capazes de fazer qualquer adulto voltar à infância. 

Os carrinhos de madeira são um antigo meio de transporte da região do Monte e podem oferecer uma experiência única aos turistas.

Os cestos são produzidos artesanalmente, utilizando madeira e vime, com capacidade máxima para três pessoas.

Os passageiros são conduzidos por dois carreiros em trajes típicos que fazem os carrinhos deslizarem pelas ladeiras da cidade com muita adrenalina!

Igreja de Nossa Senhora do Monte 

Localizada no ponto mais alto da cidade, onde acontece o desembarque do teleférico, a Igreja de Nossa Senhora do Monte é uma das atrações mais imperdíveis da Ilha da Madeira.

O templo em estilo barroco foi construído em 1470 para substituir a capela erguida pela primeira pessoa que nasceu no arquipélago, o artesão Adão Gonçalves Ferreira.

A igreja guarda os restos mortais do imperador austríaco Carlos I, que morreu durante o exílio na Ilha da Madeira, além de peças sacras de ouro.

A maior atração, no entanto, está do lado de fora da igreja: a vista panorâmica sobre a cidade e a baía, especialmente no pôr do sol.

Complexo Balnear do Lido 

Recentemente revitalizado, o Complexo Balnear do Lido é uma atração que você não pode perder nos dias de calor.

Situado na zona oeste da cidade, o balneário abriga duas piscinas de água salgada, toboáguas, bares, restaurantes, parquinho e piscina para crianças, estacionamento e praia privativa.

Para curtir toda a estrutura do Complexo Balnear do Lido é necessário pagar ingresso de 5,20 euros. Crianças e adolescentes até 17 anos pagam 1,90 euros (preços em agosto/2022).

Quem nasce no Funchal é?

Quem nasce no Funchal é?
Fonte: Pxhere / CC0

Se você tem curiosidade de saber como Cristiano Ronaldo, nascido na capital da Ilha da Madeira, é chamado, saiba que o astro português é funchalense!

Outra pergunta comum sobre a região é: quantos habitantes tem em Funchal, Ilha da Madeira. E a resposta é que a cidade tem cerca de 100 mil habitantes.

O seguro viagem é obrigatório para entrar em Portugal!

Você sabia que o seguro viagem é obrigatório para quem vai visitar a Ilha da Madeira? 

Embora não esteja geograficamente na Europa, o arquipélago faz parte de Portugal e do Velho Continente. Por isso, o turista deve atender às exigências das autoridades europeias para poder visitá-lo.

Entre os requisitos obrigatórios está o seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médico-hospitalares.

Esse item oferece cobertura médica e odontológica, seguro bagagem, seguro por morte ou invalidez, assistência por cancelamento de voo, atendimento 100% em português e muito mais.

E não precisa esquentar a cabeça, porque contratar esse serviço é mais barato do que imagina: o Seguros Promo tem planos a partir de R$ 25,00 por dia e descontos de até 15% para as melhores seguradoras do mercado.

Use o cupom BLOG20 e cote seu seguro de viagem com 20% de desconto aqui!

Hospedagens em qualquer lugar do mundo pelo menor preço!

O que você acha de começar a planejar sua viagem ao Funchal agora mesmo? 

Visite o El Quarto para encontrar hospedagens na capital da Ilha da Madeira pelo menor preço do mercado!

Nossa plataforma oferece descontos exclusivos e promoções incríveis para que você possa viajar muito sem pesar no bolso.

Faça uma simulação grátis e aproveite para pagar suas diárias online, em reais, sem cobrança de IOF!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.