Gênova: saiba mais sobre o destino italiano!

14 ago 2022 • 9 minutos de leitura por rafael.alef

Quinta maior metrópole da Itália, Gênova é uma antiga cidade portuária com mais de 2.500 anos de história e até hoje conserva sua importância no cenário nacional.

Ali ficam o maior e mais bem conservado centro histórico da Europa e um dos mais antigos portos do Mediterrâneo, que, na Idade Média, fez com que a cidade rivalizasse com gigantes como Veneza e Florença.

Isso tudo já seria motivo para montar um roteiro pela cidade, mas não fica só nisso!

A terra natal de Cristóvão Colombo reúne muitos outros tesouros para oferecer a seus visitantes! Veja só!

Gênova: curiosidades, informações e passeios!

Gênova: curiosidades, informações e passeios!
Fonte: Pxhere / CC0

Uma das maiores potências mundiais durante o período medieval, Gênova, Itália, é uma cidade que não pode faltar em nenhum roteiro pelo país em formato de bota.

O compacto centro histórico mais parece um labirinto que leva a palácios monumentais, praças antigas, lojas com séculos de história e construções que ajudam a formar um retrato da Europa medieval.

O grande poder econômico de seu passado, pode ser visto atualmente em igrejas e construções espalhadas por todos os cantos, onde hoje existem museus, galerias e restaurantes.

Falando nisso, você também não vai se decepcionar com a excepcional gastronomia local!

Afinal, comer na Itália é quase sinônimo de comer bem, e você pode viver experiências gastronômicas inesquecíveis durante a sua estadia.

Vem conhecer um pouco mais sobre essa impressionante e milenar cidade italiana!

Onde fica Gênova?

Ao descobrir qual é a região de Gênova, fica mais claro como essa charmosa cidade conquistou tamanha importância durante a Idade Média.

O destino tem uma posição geográfica estratégica, banhada pelo Mar da Ligúria, com fácil acesso a outras cidades italianas e europeias. 

Foi assim que a cidade desenvolveu sua atividade portuária e se tornou um próspero centro urbano europeu, além de ter sido um dos grandes centros da era das navegações.

Essa mesma, também é uma localização vantajosa ao viajante, que pode encaixar o município em roteiros por diferentes partes da Europa.

A capital, Roma, está a pouco mais de 500 km de distância, enquanto as badaladas Milão e Turim ficam ainda mais próximas, a 145 km e a 180 km de distância, respectivamente. A milenar Florença está a 250 km e Bolonha fica a 296 km da cidade.

Você também não terá dificuldades para conhecer as atrações de Mônaco (180 km), a francesa Nice (195 km) ou a suíça Genebra (381 km).

Ou seja, dá para montar vários roteiros interessantes e inesquecíveis que incluam uma visita à milenar cidade italiana.

Gênova, Itália: mapa

Embora seja uma metrópole com mais de meio milhão de habitantes, circular pela cidade é fácil graças a uma moderna rede de transporte público, formada por ônibus e dez estações de metrô.

Confira onde fica Gênova no mapa da Itália!

Como ir para Gênova?

O moderno Aeroporto Internacional Cristovão Colombo, um dos maiores da Itália, fica na cidade vizinha de Sestri Ponente, a apenas 6 km do centro histórico.

Para deixar o aeroporto, você poderá optar por ônibus, com desembarque na Stazione Príncipe, táxi ou carros de aplicativo.

Também é possível desembarcar no Aeroporto de Milão e finalizar a viagem por terra: existem dois horários de ônibus diários que conectam a Capital Mundial da Moda à Piazza della Vittoria.

Você já está na Itália e quer fazer uma viagem cheia de charme? Existem trens que ligam a cidade a Roma, Turim, Milão e outros destinos italianos.

Para adquirir passagens mais baratas para a Itália, recomendamos uma visita ao Vai de Promo, referência em viagens aéreas econômicas para qualquer lugar do mundo.

O viajante só precisa digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas da viagem e escolher a melhor oferta. 

Para não perder nenhuma promoção, não deixe de acionar o alerta de preços.

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Quando ir para Gênova, Itália?

Você poderá curtir as atrações genovesas em qualquer época do ano graças ao clima ameno na região. 

O regime de chuvas é bem distribuído ao longo dos 12 meses e é extremamente improvável que chova por vários dias seguidos na cidade. Em outras palavras, o sol nunca demora a voltar a aparecer.

A temperatura em Gênova é também agradável de janeiro a janeiro!

Nos meses mais frios (de dezembro a fevereiro), os termômetros ficam entre 6ºC e 15ºC, enquanto o verão (de junho a agosto) pode ser quente, com sensação térmica de quase 40ºC.

A melhor época para conhecer a cidade vai de maio a setembro, quando o clima está perfeito para curtir as praias locais. 

No entanto, tenha em mente que julho e agosto são meses de férias na Europa, o que significa cidade mais cheia, hotéis mais caros e até cobrança para acessar as praias.

Por isso, redobre a atenção na hora de planejar as datas de sua próxima viagem!

Onde se hospedar na cidade de Gênova?

Onde se hospedar na cidade de Gênova?
Fonte: Patano / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

A cidade de Gênova, Itália, fica “espremida” entre a montanha e o mar, tendo um formato bastante esticado no mapa. 

Acredite, isso é bastante vantajoso para o viajante, pois facilita a busca por hospedagens e garante que você nunca esteja muito longe das principais atrações turísticas.

O centro histórico é a região mais indicada para hospedagem, pois conta com boa oferta de hotéis, bons restaurantes e várias atrações turísticas.

Por lá, também existem duas estações ferroviárias que facilitam o deslocamento até outros pontos da cidade!

Você também encontrará bons hotéis na região de Porto Antico, anexa ao centro histórico e com acesso ao mar.

Outra opção é a antiga vila de pescadores de Boccadasse, que fica mais distante do centro, mas está entre os cantos mais charmosos da Europa.

Prefere economizar em diárias? Você pode encontrar hotéis mais baratos nas proximidades das estações ferroviárias Brignole e Príncipe.

Encontre hotéis em Gênova pelo menor preço no El Quarto!

Apesar de toda a sua importância histórica e de suas belíssimas praias, a cidade de Gênova não está entre os destinos mais badalados da Itália, o que se reflete em preços mais acessíveis de hospedagem.

O que nem todo mundo sabe é que é possível economizar ainda mais em diárias: basta encontrar o hotel ideal para a sua hospedagem no El Quarto!

Além de escolher entre milhares de acomodações nos principais destinos do Brasil e do mundo, você poderá pagar suas diárias em reais, sem incidência de IOF, garantindo ainda mais economia à sua viagem.

Faça uma simulação gratuita e descubra que visitar uma das cidades mais incríveis da Itália pode caber no seu bolso.

O que fazer em Gênova

Como recebeu influências de diversos povos ao longo da história, essa encantadora cidade italiana tem atrações variadas, capazes de agradar a diferentes estilos de viajante.

Vem descobrir quais são os melhores passeios em Gênova! 

Centro Histórico 

Centro Histórico
Fonte: Gianni Careddu / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Patrimônio da Humanidade, o centro histórico da cidade de Gênova, na Itália, é o verdadeiro coração da região, ideal para explorar seus tesouros arquitetônicos e culturais.

A região é um verdadeiro museu a céu aberto, com vielas estreitas, edifícios com séculos de história e monumentos datados do período medieval.

Já a Via Giuseppe Garibaldi, é uma das mais imperdíveis da cidade!

Por ali estão instalados mais de 40 castelos renascentistas, em diferentes estilos arquitetônicos, construídos a mando das famílias mais importantes da metrópole entre os séculos XVI e XVIII.

Não deixe de visitar o complexo de museus Palazzo Reale (também conhecido como Palazzo Stefano Balbi), formado por uma residência renascentista, além de um belo jardim e a espetacular galeria de arte Royal Palace.

Catedral de São Lourenço 

A Catedral de São Lourenço é um atestado da história da cidade: a igreja foi construída há mais de 1.500 anos, no século V.

Daquela estrutura milenar pouco restou, e o templo passou por diversas reconstruções e restaurações ao longo dos séculos. A versão “atual” é datada do século XIV e ainda está muito bem preservada.

Durante sua visita, aproveite para subir as torres da catedral para contemplar a cidade de uma perspectiva de tirar o fôlego!

Boccadasse 

Bairro mais bonito da cidade, Boccadasse abriga edifícios que testemunharam boa parte da história genovesa, desde a Idade Média.

E ainda com um diferencial que garante mais charme à região: as construções à beira-mar, como num cenário de conto de fadas!

Acredita-se que o bairro exista há muitos séculos, desde que pescadores de origem espanhola se instalaram por ali.

Se possível, programe seu passeio pela região no período da tarde e visite a Via Corso Itália, o calçadão do bairro, para curtir o espetacular pôr do sol sobre as águas do Mediterrâneo.

Porto Antico 

Porto Antico
Fonte: Andrea Albini / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Quem desce as ladeiras a partir do centro histórico chega à belíssima região de Porto Antico, o Porto Antigo da cidade, que passou por um extensivo processo de revitalização nos anos 1990.

O porto é considerado um dos mais modernos da Europa e, no verão, se transformou em uma das marinas mais luxuosas do mundo.

Por lá, também encontram-se bons restaurantes e bares que servem grandes delícias da gastronomia italiana.

Em outras palavras, um passeio diferente e muito agradável para completar seu roteiro pela cidade.

Casa de Cristóvão Colombo 

Você não pode ir embora de Gênova sem conhecer onde viveu seu morador mais ilustre: a Casa de Cristóvão Colombo, onde o navegador teria vivido entre 1455 e 1470, é simplesmente imperdível!

A casa-museu fica pertinho da entrada leste do centro histórico, protegida pelas imponentes torres da Porta Soprana, que também merecem a sua visita.

Aquário de Gênova

Maior aquário de toda a Europa, o Aquário de Gênova é um dos principais cartões-postais da cidade e costuma encantar a adultos e crianças de todas as idades.

Ali estão expostas milhares de espécies marinhas e terrestres, distribuídas ao longo de 27 mil m² de área, como golfinhos, tubarões, tartarugas, arraias, focas e muitos outros animais.

Restaurantes em Gênova

Restaurantes em Gênova
Fonte: Phoebe From Canada / Wikimedia Commons / CC BY-SA 2.0

A gastronomia italiana é uma atração à parte, e em Gênova não é diferente. 

A cidade é a casa de excelentes restaurantes que servem receitas tradicionais da região e que ganharam o mundo, como pratos à base de pesto, focaccias e outras delícias.

Se você quer desfrutar de uma refeição saborosa em um restaurante à beira-mar, escolha uma das opções gastronômicas de Porto Antico

Você também poderá encontrar excelentes restaurantes no centro histórico e na vila de pescadores de Portofino, conhecida por sua tradição gastronômica.

Gênova: curiosidades

Você sabia que quem nasceu em Gênova é chamado de genovês? Esse é o caso do famoso navegador e explorador Cristóvão Colombo, considerado descobridor das Américas.

A tradição em navegação, aliás, faz parte do dia a dia da cidade há milênios. 

O porto genovês é um dos portos mais importantes da Europa desde o século XII, quando a cidade se firmou como uma das maiores potências comerciais do mundo.

Além disso, o jeans, o molho pesto e a loteria foram inventados na cidade, que também abriga o maior centro histórico da Europa, tombado como Patrimônio Mundial pela Unesco.

E não acaba por aí: o maior aquário do continente, com área de 27 mil m² e mais de 15 mil animais, também está em Gênova.

O que ver em Gênova em 1 dia?

O que ver em Gênova em 1 dia?
Fonte: Toronto Guy / Wikimedia Commons / CC BY 3.0

Se você está apenas de passagem pela cidade e quer aproveitar ao máximo a sua estadia, pode ficar tranquilo, pois é possível montar um roteiro de um dia pela cidade que inclua as atrações mais conhecidas.

Afinal, você não precisará gastar muito tempo para visitar a Casa de Cristóvão Colombo, as torres da interessante Porta Soprana e a Catedral de San Lourenço.

Aproveite para almoçar em um dos restaurantes do centro histórico e siga para explorar a Via Garibaldi, conhecer o complexo de palácios Rolli e para se despedir da cidade com um happy hour em um dos animados bares genoveses.

O seguro viagem é obrigatório na Itália

Durante seu planejamento de viagem, não se esqueça de que o seguro viagem é obrigatório para quem vai visitar a Itália!

Com ele, o viajante tem garantia de tranquilidade e amparo financeiro em diferentes situações.

Você pode acionar a cobertura para receber:

  • Assistência médica ou odontológica de emergência;
  • Seguro bagagem;
  • Auxílio por atraso ou cancelamento de voo; 
  • Seguro por morte ou invalidez;
  • Auxílio farmacêutico e muito mais.

Para adquirir seu seguro viagem Itália mais barato, visite o Seguros Promo, que reúne as melhores seguradoras e planos abrangentes com excelente custo-benefício!

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

A sua hospedagem ideal em Gênova está aqui!

O que você está esperando para conhecer a apaixonante Gênova? Visite agora mesmo o El Quarto para encontrar a hospedagem perfeita para a sua viagem!

Nossa plataforma te ajuda a encontrar acomodações com preços exclusivos, incluindo opções com cancelamento gratuito!

Além disso, você terá a oportunidade de pagar suas diárias online e em reais, sem cobrança de IOF, para garantir ainda mais economia à sua viagem!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.