Gonçalves, MG: saiba o que visitar na cidade e onde se hospedar

05 jul 2022 • 8 minutos de leitura por danielcosenza

Um dos melhores destinos da Serra da Mantiqueira, Gonçalves, MG, mistura o ritmo sossegado de cidade do interior a um rol de belezas naturais que inclui muitas cachoeiras.

Nesse pacato município, você poderá saborear delícias da gastronomia mineira e recarregar as energias em hotéis e pousadas cheios de charme, sempre com belas paisagens a cada nova esquina.

Para garantir que você vai viver a melhor experiência possível na cidade, montamos um guia completo de Gonçalves, com todas as dicas que você precisa para planejar sua viagem. Vamos lá!

Gonçalves, MG: o que fazer, onde ficar e dicas de viagem!

Quem gosta de clima de montanha não pode deixar de conhecer a pacata cidade de Gonçalves, Minas Gerais, uma verdadeira joia cercada por belezas naturais.

Destino perfeito para férias ou até mesmo um fim de semana, a cidade disputa com Monte Verde o título de melhor cenário de serra no Sul de Minas, com fácil acesso a trilhas, cachoeiras e mirantes.

Você poderá conhecer as pedras Chanfrada e do Cruzeiro, fazer roteiros de 4×4 para explorar as maravilhas da Serra da Mantiqueira ou matar a fome em um dos excelentes restaurantes locais.

Neste artigo, vamos te contar onde fica a cidade, como chegar, quando visitar e o que fazer nesse encantador destino mineiro, veja só!

Em que estado fica Gonçalves?

Em que estado fica Gonçalves?
Fonte: Pixabay

Apesar de ser bastante frequentada por turistas paulistas, a cidade de Gonçalves fica em Minas Gerais, na região Sul do estado das Alterosas, às margens do rio Capivari.

Essa preferência paulista é justificada pela localização do município: o destino está mais perto de São Paulo (SP), a 220 km, do que de Belo Horizonte (MG), a 460 km.

Gonçalves, MG: mapa

Que tal começar a planejar sua visita à cidade serrana agora mesmo? 

Confira onde fica Gonçalves no mapa com as atrações turísticas que você não pode perder!

Como ir para Gonçalves, MG?

Gonçalves fica perto de vários destinos serranos famosos, como Campos do Jordão (50 km), São Francisco Xavier (80 km) e Monte Verde (80 km).

Quem sai de Belo Horizonte ou São Paulo pode utilizar a mesma rodovia para chegar até a cidade: a BR-381, também conhecida como Rodovia Fernão Dias. 

A viagem é feita até Cambuí e, depois, você precisa pegar uma estrada de terra com 22 km de extensão para chegar até o destino final.

Os viajantes que saem de São Paulo também podem fazer o trajeto pela BR-116 (Via Dutra) ou pela SP-070 (Ayrton Senna/Carvalho Pinto), embora essas opções de percurso tenham mais pedágios.

Você está saindo de outro estado? A melhor alternativa é desembarcar em um dos aeroportos de São Paulo (ou até mesmo Belo Horizonte) e concluir sua viagem por via terrestre.

Para adquirir passagens aéreas mais baratas para qualquer destino, visite o site do Passagens Promo: você só precisa digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas de ida e volta, e pronto. O Passagens Promo te mostra as melhores ofertas!

Vale a pena acionar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que você deseja visitar.

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Quando ir para a cidade de Gonçalves?

Quando ir para a cidade de Gonçalves?
Fonte: Pexels

Como está situada a mais de 1.250 metros acima do nível do mar, Gonçalves, MG, costuma ter temperaturas baixas no inverno, o que atrai muitos viajantes em busca do friozinho e do clima de montanha.

Entre maio e agosto, não chove por lá e os termômetros podem ficar em torno de 13ºC. Nessa época, os hotéis e pousadas costumam ficar lotados, então faça suas reservas antecipadamente para evitar surpresas desagradáveis.

O verão não é exatamente quente, com média de temperatura de 19ºC, e é bem mais chuvoso, mas ainda assim é a melhor época para conhecer as cachoeiras e fazer o passeio pelo Capivari.

Se você estiver pensando em visitar Gonçalves entre dezembro e fevereiro, vale a pena escolher um hotel ou pousada com restaurante, pois a maioria dos restaurantes da cidade fecha as portas durante a semana e só volta a funcionar de sexta a domingo.

Também pode ser uma boa ideia planejar sua visita entre os meses de outubro e novembro, quando acontece o Festival de Gastronomia e Cultura da Roça, cheio de atrações incríveis.

Onde ficar em Gonçalves?

Na hora de bater o martelo sobre sua hospedagem em Gonçalves, MG, você terá basicamente duas opções: mais perto do centro da cidade ou nos arredores, em meio à natureza.

A cidade reúne alternativas de hospedagem para todos os gostos e bolsos, e você não deve ter dificuldades para encontrar o hotel ou a pousada ideal para a sua estadia.

De qualquer forma, pode ficar tranquilo, pois as hospedagens são famosas pela hospitalidade e pelo conforto, sem falar nas belas paisagens que você pode avistar da janela!

Promoção de pousadas e hotéis em Gonçalves, MG, no El Quarto!

Promoção de pousadas e hotéis em Gonçalves, MG, no El Quarto!
Fonte: Pousada Colina das Andorinhas

Quer encontrar seu hotel em Gonçalves, MG, pelo menor preço? Então faça sua pesquisa no El Quarto, referência em hospedagem com economia.

Nossa plataforma reúne milhares de acomodações a preços exclusivos nos melhores destinos do Brasil e do mundo, incluindo várias opções com cancelamento gratuito.

Você pode comparar ofertas, reservar quartos e até pagar suas diárias pelo site, com total comodidade e segurança! 

Faça uma simulação gratuita e descubra que conhecer a Serra da Mantiqueira pode caber no seu bolso!

O que tem na cidade de Gonçalves, Minas Gerais?

Esse pacato destino mineiro pode agradar a diferentes perfis de viajantes, desde aqueles que gostam de atividades ao ar livre e de explorar a natureza àqueles que preferem relaxar e recarregar as energias.

Confira o que fazer em Gonçalves, MG!

Centro da cidade

Passear pelo centro da cidade de Gonçalves pode ser bastante prazeroso. A região é repleta de construções antigas e muitas lojas, onde é possível comprar de tudo, incluindo doces, bebidas, geleias e artesanato.

Às terças e quintas, o centro recebe a Feira de Orgânicos da Mantiqueira, das 9h às 15h, que reúne expositores da região e pode ser uma excelente oportunidade para adquirir produtos orgânicos de qualidade a um preço acessível.

É também no centro que ficam os bares mais famosos do município, como o Bar do Marcelo, conhecido pelo imenso catálogo de cachaças artesanais.

Além disso, não deixe de passear pelas ruas de pedra para tirar muitas fotos para o seu álbum de viagem!

Observação do céu

Observação do céu
Fonte: Pexels

Em Gonçalves, as atrações não estão restritas ao nível do solo. Pelo contrário, há muito o que se ver no céu da cidade!

Durante o dia, a melhor atividade para os amantes do céu é observar a vida animal: mais de 250 espécies de aves já foram catalogadas em Gonçalves.

Quando a noite cai, chegou a hora de se maravilhar com as estrelas e a lua. 

Como a cidade é pequena e fica no alto da serra, as condições geográficas são perfeitas para observar o céu noturno, o que atrai muitos adeptos da astrofotografia!

Pedra Chanfrada

Se você gosta de atividades ao ar livre, não deixe de fazer a trilha que leva até a Pedra Chanfrada, que tem cerca de 3 horas de duração, considerando-se ida e volta.

No alto da pedra, além de conferir a belíssima vista da Serra da Mantiqueira, você poderá matar a fome no restaurante Ao Pé da Serra, especializado em comida caseira no fogão à lenha.

Pedra do Cruzeiro

A trilha da Pedra do Cruzeiro é simplesmente imperdível para quem gosta de contato com a natureza. 

Também com 3 horas de duração, o roteiro leva os visitantes a 1.125 metros de altitude, a um mirante natural que oferece vista de campos, bosques e bairros históricos de Gonçalves.

O melhor de tudo é que o percurso tem nível considerado fácil de dificuldade e pode ser percorrido até mesmo por quem não tem muita experiência em trekking.

Passeio de 4×4

Passeio de 4×4
Fonte: Pixabay

Uma das atividades mais legais que você pode fazer em Gonçalves é o passeio de 4×4, oferecido por várias agências instaladas por lá.

Os roteiros levam a pontos mais distantes e isolados, como a Pedra São Domingos, a 2.250 metros de altitude, de onde é possível observar Gonçalves, Monte Verde, Pouso Alegre e Campos do Jordão, já em São Paulo.

Algumas agências oferecem passeios à Cachoeira das Andorinhas, percursos pela Serra da Mantiqueira e até visitas ao Circuito das Cachoeiras.

Cachoeiras de Gonçalves

Localizada em um ponto privilegiado do mapa, rodeada por serras, florestas e rios, Gonçalves, MG, é perfeita para quem gosta de cachoeiras.

Existem várias quedas d’água catalogadas na cidade, como Andorinhas, Cruzeiro, Henriques, Retiro, Sete Quedas e Simão.

Você pode fazer trilhas para chegar até as cascatas, contratar passeios via agências ou até mesmo se aventurar pelo rio Capivari.

A Cachoeira Sete Quedas é a mais famosa, situada a 7 km do centro e acessível por uma estrada em boas condições. 

Para visitá-la, é necessário pagar ingresso no valor de R$ 10,00 (em maio de 2022). A entrada também dá direito à visita da Cachoeira do Retiro.

A Cachoeira do Simão fica ainda mais próxima do centrinho, a apenas 3,5 km, com queda d’água de 7 metros. No entanto, como a correnteza é forte na região, o banho é desaconselhado.

Se você estiver visitando Gonçalves fora do período chuvoso, não deixe de conhecer a Cachoeira dos Henriques: na época seca, formam-se várias piscinas naturais de água cristalina sobre as pedras!

Onde comer em Gonçalves?

A experiência gastronômica que a cidade reserva a seus visitantes é simplesmente fantástica. 

Existem vários cafés, lanchonetes, empórios e restaurantes em Gonçalves, MG, espalhados por todos os cantos!

O Restaurante Sauá, por exemplo, fica a 7 km do centro, no alto da serra, e oferece vista privilegiada, cardápio gourmet e uma excelente carta de vinhos. 

Para curtir todas essas delícias, você precisa se planejar, pois o local só atende mediante reserva.

O Sabores da Mantiqueira também está entre os queridinhos dos turistas que visitam a cidade: o empreendimento serve pratos produzidos exclusivamente com ingredientes orgânicos da horta local.

Você ainda pode gostar do San Benedetto, do Flor de Cerejeira, do Janelas com Tramela e de muitas outras opções gastronômicas da cidade, sem falar nas cervejarias locais, como a 3 Orelhas, que fica a 10 minutinhos do centro.

O que fazer em Gonçalves em 2 dias?

O que fazer em Gonçalves em 2 dias?
Fonte: Raphaelstrada / Flickr / CC BY 2.0

Você está pensando em fazer um roteiro curto por Gonçalves? Com um pouco de organização, dois dias podem ser o suficiente para conhecer alguns atrativos incríveis.

Comece seu passeio com uma visita à Cachoeira do Simão. Depois, escolha um dos restaurantes do centro para almoçar e aproveite para visitar as lojinhas da região.

Após o almoço, siga até a Cachoeira dos Henriques, que é mais distante, mas simplesmente imperdível. À noite, que tal conhecer o cardápio da Cervejaria 3 Orelhas?

No dia seguinte, passeie pelas feiras de Orgânicos e de Artesanato do centrinho. Em seguida, almoce no Restaurante Sauá ou no Ao Pé da Serra, que fica na Pedra Chanfrada

À tarde, se refresque na Cachoeira Sete Quedas e assista ao pôr do sol na Pedra do Cruzeiro

Antes de ir embora, jante em um dos restaurantes da cidade e contemple o céu noturno de Gonçalves.

O que fazer em Gonçalves em 3 dias?

Resolveu estender sua visita por mais um dia? Essa pode ser a oportunidade perfeita para explorar a natureza da Serra da Mantiqueira.

Contrate um passeio de 4×4 para chegar a pontos mais isolados dos arredores da cidade, como a Cachoeira das Andorinhas

Almoce em um dos restaurantes do centro e aproveite para comprar doces, queijos e geleias em uma das lojinhas da região para levar para casa!

À tarde, se você estiver viajando no verão, não deixe de fazer o circuito de boia-cross pelo rio Capivari

Caso esteja viajando em outra época do ano, que tal fazer uma visita guiada pelo Alambique Três Barras?

Encontre hospedagem em Gonçalves, MG, pelo menor preço!

Você não precisa comprometer suas finanças para encontrar sua hospedagem entre as melhores pousadas e hotéis em Gonçalves, MG: é só fazer sua pesquisa e reserva no El Quarto!

Basta digitar a cidade que você quer visitar e selecionar as datas da viagem para acessar as melhores ofertas, incluindo opções com cancelamento gratuito para facilitar o seu planejamento.

Faça uma simulação gratuita e comece a planejar uma viagem inesquecível à romântica Gonçalves agora mesmo!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.