Gotemburgo: onde fica, quando ir e principais atrações!

01 nov 2023 • 12 minutos de leitura por rafael.alef

Segunda maior metrópole da Suécia, Gotemburgo é uma joia nórdica que desponta como um dos destinos mais inesperados do país.

Com aproximadamente meio milhão de habitantes, a cidade surpreende pela organização exemplar e a sensação de que tudo funciona de maneira impecável. Cada folha de árvore parece estar minuciosamente onde deveria estar.

O resultado é um autêntico exemplo de um paraíso urbano, onde os visitantes e moradores podem usufruir de transporte público pontual e ruas impecavelmente limpas.

A cidade é frequentemente descrita como um verdadeiro modelo de “Primeiro Mundo” e oferece uma irresistível mistura de modernidade e tradição.

Simultaneamente cosmopolita e histórica, a cidade abriga o maior porto da Escandinávia e uma sucessão quase infindável de canais e docas. 

Você não pode perder a oportunidade de se sentar em um restaurante à beira d’água para curtir o vai e vem das embarcações.

A cidade também é o berço de uma das maiores multinacionais suecas, a Volvo, que ganhou um museu dedicado à sua história. 

O visitante também pode curtir uma agenda cultural agitada, especialmente no verão, além de desfrutar de parques, praças e jardins encantadores.

Essa “jovem velha” cidade, fundada no século XVII, tem também um centro histórico compacto, perfeito para explorar a pé e cheio de tesouros. Difícil mesmo é ficar entediado em um dos melhores destinos da Suécia!

Para te ajudar a planejar a sua visita, reunimos tudo que você precisa saber sobre a cidade, veja só!

Gotemburgo: as melhores dicas e informações de viagem

Gotemburgo: as melhores dicas e informações de viagem
Pixabay

Gotemburgo, Suécia, é uma cidade considerada jovem para os padrões europeus. Diferentemente de Estocolmo, por exemplo, que existe há quase 1.000 anos, a segunda maior cidade do país é bem mais nova, fundada no século XVII.

Mas não deixe a “juventude” te enganar. Essa cidade fundada para proteger a saída da Suécia para o Mar do Norte mostra que idade é só um número com suas atrações imperdíveis.

A cidade fica em um território alagadiço, o que resulta em uma grande rede de canais e um layout que lembra, muitas vezes, a holandesa Amsterdã. 

O charme local, entretanto, não fica só nisso. A cidade cresceu para se tornar o maior porto dos países nórdicos, desempenhando um papel vital no comércio internacional. 

No século XIX, a localização estratégica foi palco fértil para o desenvolvimento de várias indústrias, dentre elas a automotiva. Não coincidentemente, a cidade é berço da gigante Volvo. 

Hoje, a cidade é um segredo bem-guardado no coração da Escandinávia, ainda sem muita fama entre os brasileiros. Por essas e outras, é um destino incrível para quem gosta de conhecer lugares menos badalados.

Vale a pena visitar a região, especialmente para explorar suas ilhas próximas e descobrir os encantos que essa cidade incrível tem a oferecer!

Onde fica Gotemburgo na Suécia?

A cidade de Gotemburgo está estrategicamente situada no sudoeste da Suécia, às margens do Mar do Norte. 

O lugar tem grande valor geográfico, uma vez que fica a apenas 3 horas das três grandes cidades da Escandinávia: Estocolmo, Oslo e Copenhague. 

A cidade fica perto do rio Gota (ou Göta Älv) e está distribuída por um arquipélago de várias ilhas. A melhor maneira de explorar tudo é de barco ou caiaque, possibilitando uma experiência fantástica de turismo.

O destino tem uma população de quase 600 mil habitantes, tem vibe cosmopolita e economia efervescente. É, sem dúvidas, um dos destinos mais imperdíveis da Escandinávia!

Gotemburgo: mapa

A cidade é famosa por sua discrição e elegância, sendo capaz de oferecer uma atmosfera mais sóbria em comparação com a exuberância de Estocolmo. 

Como tudo é muito organizado, é fácil circular pela cidade, especialmente a pé. Para quem precisa ir mais longe, não faltam alternativas, como ônibus e bondinhos que percorrem a cidade de forma eficiente.

Veja onde fica Gotemburgo no mapa da Suécia!

Como chegar em Gotemburgo?

Como chegar em Gotemburgo?
Pixabay

Sua viagem a Gotemburgo deve começar com um plano bem elaborado para chegar até lá. Você terá algumas opções pela frente, a depender do seu ponto de origem.

O principal meio de transporte utilizado por turistas é o avião, graças aos dois movimentados aeroportos locais, conectados ao centro por meio de trens.

O Aeroporto de Landvetter é o principal ponto de chegada na cidade, enquanto o Göteborg City é utilizado por companhias aéreas low cost, como Ryanair. 

Mas o viajante não fica limitado ao transporte aéreo. A cidade também é facilmente acessível por terra, de ônibus ou trem, a partir de cidades próximas. 

É o caso das suecas Estocolmo e Malmo, ou até mesmo de destinos internacionais, como Oslo e Copenhague. 

De trem, a cidade é atendida pelas empresas SJ e Connex. Para aqueles que preferem a flexibilidade dos ônibus, empresas como Svenska Buss, Swebus e Eurolines oferecem rotas que atendem a cidade. 

Outra possibilidade é chegar à cidade pelas águas geladas do Mar do Norte, já que a cidade abriga um movimentado porto. Há oferta de cruzeiros e ferries a partir de cidades como Frederikshavn, na Dinamarca, e Kiel, na Alemanha.

A cidade também é um importante polo nacional, conectada ao restante da Suécia por uma rede de estradas bem-cuidadas. 

A E6 e a E20 são as melhores rotas a partir de Estocolmo. Há também outras rodovias que levam até lá, como a E45 e a E4.

Aeroporto de Gotemburgo: como chegar

A principal porta de entrada em Gotemburgo é o Aeroporto de Landvetter, o segundo maior da Suécia, situado a 25 km do centro da cidade.

Para sair do aeroporto, você tem a conveniência de escolher entre diferentes opções de transporte. 

Os serviços de trem Flygbussarna, embora eficientes, podem ser considerados um pouco mais dispendiosos, com uma tarifa de aproximadamente $95 sek (em outubro/2023) por trecho.

Quem prefere economia pode preferir utilizar o serviço de ônibus FlixBus, que leva até o centro por tarifas a partir de $29 sek. 

Outra possibilidade é alugar um carro para deixar o aeroporto e explorar a cidade. Nesse caso, é só seguir pela rodovia Trajeto 27/Trajeto 40. A viagem dura cerca de 20 minutos.

Onde se hospedar em Gotemburgo?

Você não deve ter dificuldades para decidir onde se hospedar em Gotemburgo. A cidade tem um eficiente sistema de transporte público que aproxima todas as atrações.

A cidade, como muitos destinos nórdicos, é conhecida por ser um destino mais caro, o que torna a busca por ofertas de hospedagem uma estratégia sensata. 

A localização central das principais atrações da cidade torna a estadia no centro uma alternativa que economiza tempo e esforço em deslocamentos. 

Se você deseja ficar no coração da cidade, os hotéis são encontrados em abundância ao redor das principais atrações turísticas, como a praça Götaplatsen

Por outro lado, se você busca uma estadia fora do movimento do centro, a região ao redor da praia de Salt Holmen é mais interessante. O bairro à beira-mar é um charme e fica próximo ao centro. 

Vale lembrar que a cidade tem algumas alternativas para os viajantes com orçamento limitado, como albergues e hostels espalhados por toda a cidade. Esses estabelecimentos são famosos pelas tarifas mais econômicas. 

Garanta a sua hospedagem na Suécia com o El Quarto!

Garanta a sua hospedagem na Suécia com o El Quarto!
Lisebergsbyn Stugor & Camping

Quer encontrar um hotel em Gotemburgo mais barato? É só fazer uma pesquisa no El Quarto. A Suécia tem fama de destino caro, mas com as promoções do El Quarto viajar é um barato! 

Por meio de recursos tecnológicos inovadores, nosso site oferece um mecanismo de busca potente, que te ajuda a encontrar as melhores ofertas do mercado em poucos cliques.

O viajante encontra acomodações nos melhores destinos nacionais e internacionais, em todas as faixas de preço e com pagamento em até 12 vezes.

Além disso, você tem acesso a uma seleção de acomodações com cancelamento gratuito, para garantir a flexibilidade que você precisa para planejar sua viagem.

Em caso de dúvidas, é só entrar em contato com a nossa equipe de atendimento, à sua disposição para te auxiliar em qualquer momento da viagem! 

O que fazer em Gotemburgo?

Apesar de seu tamanho relativamente pequeno, a cidade é repleta de atrações interessantes, capazes de oferecer uma mistura de natureza e vida urbana. 

Há muitos parques arborizados, especialmente bonitos no verão, além de charmosos canais, bons museus e outros tesouros. A cidade é dinâmica e vibrante, refletindo sua população universitária e a presença de grandes empresas. 

Você vai encontrar um porto movimentado, ótimos restaurantes e bares, atrações naturais e muito mais!

Confira os principais pontos turísticos de Gotemburgo!

Centro de Gotemburgo

O antigo bairro de Inom Vallgraven é o centro histórico de Gotemburgo e uma das regiões mais charmosas da cidade. A região é, na verdade, uma ilha delimitada por canais e pelo Rio Göta, onde a cidade teve início no século XVII. 

É nessa área que ficam os prédios mais antigos e as ruas mais movimentadas da cidade. Por essas e outras, é uma região simplesmente imperdível.

Nos dias de clima agradável, muitos moradores locais se reúnem às margens do canal da rua Södra Hamngatan, uma das mais antigas da cidade. 

Além dessa rua histórica, outras vias que merecem uma visita incluem a Östra Hamngatan, que vai das docas até a praça Kungsportplatsen.

Ali perto fica a Kungsgatan, que mantém a fachada de seus prédios exatamente como eram na fundação da cidade.

Outro endereço interessante é a rua comercial Vallgatan, boa opção para quem deseja explorar o comércio do centro da cidade. 

O centro histórico é também o endereço da Igreja Domkyrkan, a mais antiga da cidade, construída no século XVI. Ela é conhecida como a Igreja de Gustavo na Suécia, em homenagem ao rei Gustavo Adolfo II. 

Em outras palavras, encaixe o centro histórico da cidade em seu roteiro para conhecer algumas das atrações mais incríveis do destino!

Os mercados Feskekorka e Saluhallen

Você sabia que conhecer os mercados de uma cidade possibilita mergulhar mais a fundo na cultura e história de um lugar?

Gotemburgo abriga dois mercados incríveis, cada um com suas próprias particularidades, ambos situados na ilha central, Inom Vallgraven: o Feskekorka e o Saluhallen. 

O Feskekorka é popularmente conhecido como a Igreja do Peixe, devido à sua arquitetura em formato peculiar, que se assemelha a uma igreja. O “peixe” se deve ao principal produto comercializado ali.

E esqueça a imagem de um mercado de peixes tradicional, pois o Feskekorka é um lugar bastante gourmetizado. Ali, você encontrará elegantes restaurantes especializados em frutos do mar e peixarias sofisticadas. 

É um lugar interessante para quem deseja adquirir comidas prontas, como marmitas completas e pedaços de peixe com diferentes preparações para levar para casa. 

Que tal ir às compras e, na sequência, desfrutar de um piquenique em um dos parques da cidade?

O Saluhallen, por outro lado, é o mercado público da cidade, onde você encontra muitas lojas e restaurantes. É um dos melhores pólos gastronômicos da cidade, onde você pode encontrar pratos locais a preços acessíveis. 

Os parques Kungsparken e Trädgardsföreningen

Os parques Kungsparken e Trädgardsföreningen
Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Quer incluir um parque em Gotemburgo em seu roteiro de viagem? Você encontrará algumas opções incríveis para curtir o dia e com entrada gratuita.

O Kungsparken é um deles. Trata-se de um amplo espaço verde à beira do rio, bem no centro da cidade. O parque em estilo inglês é o cenário perfeito para um piquenique agradável, em um ambiente arborizado. 

Outra possibilidade é o Trädgardsföreningen, um parque do século conhecido pela vegetação exuberante, com belas árvores e muitas flores. O lugar segue a moda européia da época, com destaque para jardins, estufas e cafés. 

Estamos falando de um dos parques mais bem preservados da Europa, com deslumbrantes jardins de rosas que surpreendem os visitantes. Um dos pontos altos do passeio é a estufa Palm House, repleta de plantas nativas do Mediterrâneo. 

Os encantos não se restringem aos parques. Existem muitos cafés nos arredores do Kungsparken e do Trädgardsföreningen. 

A Praça Götaplatsen

Você pode passar um bom tempo explorando as belas praças de Gotemburgo, mas, caso o seu roteiro seja mais curto, a Götaplatsen é a mais indicada.

Localizada no final da Avenyn, a principal avenida da cidade, a praça foi fundada para a Expo Mundial de 1923. Hoje, é um dos lugares mais fotografados de toda a cidade!

A praça abriga uma famosa estátua de Poseidon, o Museu de Arte, o Teatro Municipal e a Sala de Concertos. Esses edifícios, datados do século XX, são muito bonitos e fotogênicos.

Sem dúvidas, é um dos cantos mais agradáveis da cidade e fica bem no centro histórico, com fácil acesso a partir de diversos pontos.

O bairro de Haga

Haga, Gotemburgo, é um dos bairros mais antigos e animados da cidade, e merece a sua visita.

A região foi revitalizada a partir de 1970, passando de uma área de baixa reputação para se tornar um destino popular na cidade.

A região tem ruas paralelepípedas e calçadas cheias de restaurantes movimentados, cenário perfeito para passear durante o verão. À noite, os bares e o clima agradável tornam o bairro ainda mais encantador. 

Muitas ruas do bairro são exclusivas para pedestres, e a maioria das pessoas se desloca de bicicleta, um jeito diferente e ainda mais encantador de conhecer Haga.

Não deixe de visitar o Forte da Coroa, uma antiga fortaleza do século XVII no topo de um rochedo. O local é o melhor mirante para admirar a cidade.

Além disso, o bairro também reúne muitas lojas de antiguidades, restaurantes e cafeterias, especialmente na região da rua Haga Nygata

E aproveite para curtir a região com calma, pois por pouco o bairro não deixou de existir! 

Após uma fase de decadência na década de 1920, Haga foi condenado à demolição e custou a ser salvo! Um motivo a mais para se deixar perder pelas ruas da região!

Museu da Cultura Mundial

Não dá para falar da segunda maior cidade da Suécia sem mencionar os bons museus de Gotemburgo. Ali, você poderá conhecer os acervos do Universeum, Volvo Museum, Goteborgs Konstmuseum, Aeroseum e muitos outros.

Um dos mais imperdíveis é o Museu da Cultura Mundial, que se dedica a apresentar diversas culturas ao redor do mundo. O local tem arquitetura moderna e oferece exposições temporárias sobre diversos temas. 

É um lugar imperdível para quem gosta de aprender sobre diversidade cultural!

Slottsskogen e Jardim Botânico

Slottsskogen e Jardim Botânico
Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Slottsskogen é um belo parque com trilhas para caminhadas, perfeito para descanso e exercícios. 

Ali, você pode encontrar até animais típicos da região, como renas, veados e alces. O parque é também palco de festivais de música e arte, sobretudo no verão.

O Slottsskogen abriga, ainda, o Jardim Botânico de Gotemburgo, um dos maiores da Europa, fundado no início do século XX. O local já serviu como laboratório botânico e abriga uma rica coleção de plantas e flores de todo o mundo.

Ilhas do Arquipélago de Gotemburgo

O arquipélago de Gotemburgo é um tesouro natural com cerca de 20 ilhas localizadas ao norte e ao sul da cidade. 

Para chegar às ilhas do norte, você pode pegar um ferry no porto de Lilla Varholmen, enquanto as viagens para o sul partem de Saltholmen. 

As ilhas do norte permitem a entrada de automóveis, mas as do sul são ideais para explorar de bicicleta. 

Nessas ilhas, você vai encontrar as tradicionais casas geminadas coloridas de madeira, além de uma paisagem pedregosa e acidentada que oferece um contraste interessante. 

No verão, as ilhas ficam ainda mais movimentadas e irresistíveis, com oferta de atividades como natação e passeios de barco. 

Clima em Gotemburgo: saiba quando visitar

A cidade desfruta de clima ameno e agradável graças à influência da corrente do Golfo. No entanto, é importante ter em mente que as estações do ano afetam o clima e as atividades disponíveis. 

A alta temporada ocorre nos meses mais quentes, de junho a agosto, quando os dias são mais longos, possibilitando aproveitar plenamente a cidade. 

Mas não espere sentir muito calor. As temperaturas raramente ultrapassam os 20°C e as chuvas ocasionais são mais comuns. 

Nessa época, as áreas de camping estão abertas, ampliando o leque de atrações para quem gosta de atividades ao ar livre. 

Em contrapartida, Gotemburgo no inverno vive a baixa temporada, possibilitando uma experiência turística mais barata. Entre novembro e março, a cidade pode receber uma quantidade significativa de neve. 

De qualquer forma, as temperaturas não caem tão drasticamente quanto em outras partes da Europa, o que pode tornar a visita ainda mais agradável. 

Para escapar do frio do inverno e da muvuca do verão, pode ser interessante visitar a cidade de maio a junho e de setembro a outubro

Estes meses têm muitas horas de sol, cidade menos cheia e temperaturas amenas

Onde comer em Gotemburgo?

Gotemburgo é capaz de oferecer uma rica experiência gastronômica a seus visitantes, e as opções não se limitam ao centro histórico!

Uma das melhores áreas para saborear a gastronomia local é o bairro de Haga, onde há opções desde pratos tradicionais suecos até cozinha internacional. 

E não podemos deixar de mencionar os mercados, como Feskekorka e Saluhallen, perfeitos para uma experiência gourmet.

Muitos pontos da cidade também oferecem comidas típicas e pratos de rua a preços acessíveis, com destaque para a área central da cidade. 

Há muitos bons restaurantes na Avenida Kungsportsavenyn, desde mais luxuosos até mais econômicos. 

Quantos dias para visitar Gotemburgo?

Quantos dias para visitar Gotemburgo?
Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

A cidade de Gotemburgo não é muito grande, mas certamente tem atrações suficientes para encher dias e dias de passeio!

Muitos visitantes costumam passar de dois a três dias por lá, o que possibilita explorar o centro histórico, visitar museus e fazer um passeio pelas ilhas. 

Se você deseja uma experiência mais aprofundada e ter a chance de conhecer mais lugares, o ideal é ficar ao menos uma semana na cidade. 

Vontade de conhecer a Suécia? Não se esqueça do seguro viagem!

O seguro viagem para a Suécia é fundamental para viver uma experiência tranquila, com a proteção que você e o seu bolso merecem.

Em outro país, você pode se deparar com situações inesperadas, como problemas de saúde, acidentes, problemas com a bagagem e até mesmo necessidade de repatriação médica. 

Um bom seguro viagem proporciona acesso a cuidados médicos de qualidade, além de assistência em caso de emergências. 

Na Suécia, como em muitos países europeus, a assistência médica é de alto padrão, mas o sistema de saúde pode ser caro para visitantes estrangeiros. O seguro viagem cobre eventuais despesas por problemas de saúde ou acidentes. 

E o melhor de tudo é que você não precisa gastar muito por essa tranquilidade. No Seguros Promo, você encontra seguro viagem Europa a partir de R$ 14,00 por dia!

Faça uma simulação e aproveite para utilizar o comparador de seguros: essa ferramenta pode facilitar a sua busca pelo menor preço!

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

Encontre hospedagem em Gotemburgo pelo melhor preço!

O El Quarto te ajuda a planejar a sua visita a Gotemburgo sem abrir mão da economia. Nosso site reúne as melhores acomodações na cidade sueca e nos melhores destinos do planeta pelos preços mais imbatíveis!

O viajante conta com um reforço na sua pesquisa de preços: nossos recursos tecnológicos disponíveis em uma plataforma fácil de usar te ajudam a encontrar os menores preços.

Assim fica ainda mais fácil viajar com toda a família, garantindo economia e conforto em suas acomodações. 

Em um só lugar, você tem acesso a diversas acomodações, nas mais distintas faixas de preço, com pagamento em até 12 vezes e opções com cancelamento grátis.

Não perca tempo. Visite agora mesmo o El Quarto e comece a planejar sua hospedagem na Suécia por um preço que cabe no seu bolso!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.