Grenoble: pesquise os melhores pontos da cidade para visitar ou hospedar!

14 maio 2022 • 9 minutos de leitura por Paulo

Grenoble é uma cidade localizada no sopé dos Alpes Franceses, na  região histórica de Rhône-Alpes, conhecida por sua versatilidade turística.

Além de ser um dos principais destinos de inverno da Europa, graças ao fácil acesso a estações de esqui, a cidade é também um importante polo cultural e universitário.

Ali, o visitante pode escolher entre passar o dia em museus, divertir-se ao deslizar pela neve em um dos cenários mais românticos do mundo ou simplesmente relaxar enquanto saboreia a inconfundível gastronomia francesa.

Com tanta coisa para fazer, a melhor alternativa para o turista é planejar bem a sua viagem. Assim, você não corre o risco de deixar nenhuma atração imperdível para trás. Confira as nossas dicas!

Grenoble: uma das melhores cidades para conhecer na França! 

Capital dos Alpes Franceses e um dos destinos mais glamourosos da Europa, Grenoble, França, fica em uma região digna de cartão-postal.

O verde às margens dos rios l’Isére e Drac gera um contraste interessante com as montanhas que cercam a cidade, Vercors, Chartreuse e Belledonne, quase sempre cobertas pela neve.

Fundada no século I a.C., essa fotogênica cidade alpina soube aproveitar bem a paisagem da maior cadeia montanhosa da Europa como sustento de seu mercado de turismo.

As principais atrações são as estações de esqui espalhadas pelos arredores da cidade, mas não fica só nisso.

O visitante também pode escolher entre diversos museus, construções antigas, jardins e até um teleférico que oferece vista panorâmica dos Alpes.

A rica história local não significa, no entanto, que a cidade parou no tempo. 

Pelo contrário, ficam instaladas ali quatro grandes universidades e a sede do Comissariado de Energia Atômica e Energias Alternativas.

Grenoble: onde fica?

Grenoble: onde fica?
Fonte: Pexels

Grenoble é a segunda maior cidade da região de Rhône-Alpes, localizada entre os rios Drac e Isère, no sudeste da França, a 575 km de Paris.

A cidade fica no sopé dos Alpes, quase na fronteira com a Itália e a Suíça, o que garante fácil acesso a badalados destinos europeus, como Turim (a 236 km de distância), Lyon (111 km) e Genebra (143 km).

Grenoble: mapa

As montanhas Vercors, Chartreuse e Belledonne cercam essa charmosa cidade alpina, onde o sol brilha por mais de 200 dias no ano. 

Confira onde fica o destino no mapa da Europa!

Como ir a Grenoble?

Quem ainda está na dúvida sobre como ir a Grenoble não deve ter muita dificuldade para bater o martelo sobre a viagem: assim como os principais destinos alpinos, a maneira mais prática de chegar à cidade é de trem.

O roteiro mais comum é a partir de Paris, em um trajeto que pode durar de 3h a 4h15: a viagem é feita por 33 trens diariamente, a partir das estações Paris Gare De Lyon, Marne-La-Vallée-Chessy e OuiGo. 

Quanto mais rápido o trem, mais cara tende a ser a passagem, o que significa que, se você decidir por utilizar o trem de alta velocidade, é melhor preparar o bolso!

Depois de desembarcar na estação da cidade, é só pegar um ônibus ou bonde até a região em que vai se hospedar.

Antes de comprar sua passagem de trem, não se esqueça de garantir suas passagens aéreas para a França! 

Recomendamos uma visita ao buscador do Vai de Promo para turbinar suas chances de encontrar ofertas imperdíveis para o destino que você procura, em até 10 vezes sem juros.

Você pode até incluir o seu endereço de e-mail no alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino dos seus sonhos!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Quando ir a Grenoble?

Quando ir a Grenoble?
Fonte: Pixabay

Não é difícil decidir quando visitar a cidade, mas algumas informações podem te ajudar a escolher a melhor data para a sua viagem.

Para começar, o viajante deve ter em mente que, embora seja um famoso destino de inverno, a cidade tem atrações para o ano inteiro.

O sol brilha por mais de 200 dias no ano, o que pode facilitar a vida do turista ao planejar passeios ao ar livre, mas só faz calor no verão europeu, de junho a agosto, quando os termômetros variam entre 14ºC e 29ºC.

No restante do ano, as temperaturas oscilam entre -2ºC e 20ºC, embora a sensação térmica possa ser ainda mais baixa durante o inverno, de novembro a março, graças aos efeitos da altitude e às correntes de vento nos Alpes.

Além disso, lembre-se de que o inverno é também a alta temporada, o que significa cidade cheia e preços mais salgados na hospedagem, nas passagens aéreas e nos passeios turísticos.

O que fazer em Grenoble no inverno?

O frio europeu transforma Grenoble no inverno, atraindo milhares de turistas de todos os cantos para praticar esportes em suas estações de esqui.

A neve é frequente entre os meses de dezembro e abril, sendo fevereiro o mês mais movimentado nas estações graças às condições ideais para esquiar.

Janeiro e março, por sua vez, são meses indicados para quem prefere economizar um pouco na hora de esquiar e, de quebra, encontrar a cidade menos cheia.

O inverno é também uma boa ocasião para quem deseja percorrer as trilhas dos parques Vercors Massif e Paul Mistral, explorar os museus locais ou conhecer um pouco mais da gastronomia alpina.

Onde ficar em Grenoble?

Na hora de decidir onde ficar na cidade, você perceberá que estamos falando de um destino caro, onde os custos de hospedagem podem ocupar boa parte do valor total da viagem.

Mesmo assim, é possível fazer uma escolha estratégica de onde se hospedar para amenizar os custos sem abrir mão de uma experiência positiva de estadia.

Uma boa dica, por exemplo, é optar por um dos hotéis no centro da cidade: o transporte público local é relativamente caro e vale a pena escolher um hotel bem localizado para conseguir caminhar até as atrações mais famosas.

Nesse sentido, escolha um dos hotéis instalados nos arredores da estação ferroviária da cidade ou na região da Cidade Velha, sobretudo nas redondezas das praças Victor Hugo e Grenette.

Assim, você estará a uma caminhada de distância da estação ferroviária, das atrações turísticas mais importantes e de opções gastronômicas, como bares, restaurantes e cafés.

Encontre hotel em Grenoble pelo menor preço no El Quarto!

Encontre hotel em Grenoble pelo menor preço no ElQuarto!
Fonte: BB Hotel Grenoble

Você não precisa comprometer o seu orçamento para encontrar hotel em Grenoble: é só fazer sua pesquisa e reserva de hospedagem no El Quarto!

Nossa plataforma concentra as melhores opções de hospedagem nos Alpes Franceses e nos principais destinos do mundo a preços exclusivos.

Para fazer a sua pesquisa, basta digitar a cidade que vai visitar e as datas da sua estadia. Depois, é só escolher a melhor oferta e reservar sua acomodação com comodidade e segurança.

O viajante pode até pagar as diárias em reais, por meio de uma plataforma segura, sem incidência de IOF.

Faça uma simulação gratuita e comece a planejar agora mesmo uma viagem inesquecível para a capital dos Alpes Franceses!

O que fazer em Grenoble

Seja no verão ou no inverno, você não deverá passar um momento sequer de tédio durante a sua viagem. Entre trilhas, montanhas e museus, o que não falta é atração imperdível por lá.

Confira o que fazer em Grenoble!

Vieille Ville 

A Cidade Velha, ou Vieille Ville, é, sem dúvidas, o coração da vida turística na cidade e onde estão as atrações mais famosas.

As ruas de paralelepípedos levam a igrejas, construções históricas e museus que contam muito sobre a história da França e da Europa desde a Idade Média, como o Musée de l’Ancien Évêché e o Musée Stendhal.

Na região, você também poderá conhecer a praça medieval Place aux Herbes e as suntuosas estruturas da Catedral Notre-Dame, do Palais de Justice e do Collégiale Saint-André.

Durante seu passeio, não deixe de visitar a Place Saint-André, onde fica o Café de la Table Ronde, segundo café mais antigo de toda a França, datado de 1739.

Téléphérique 

Téléférique

O teleférico urbano mais antigo do mundo fica na capital francesa dos Alpes: o Téléphérique leva o viajante até La Bastille desde 1934!

As cabines do funicular são arredondadas, como grandes bolhas que carregam os visitantes a 500 metros de altura sobre a cidade durante o ano inteiro.

Em outras palavras, um passeio divertido e inesquecível para fazer durante a sua estadia, especialmente se você estiver viajando com crianças.

O custo da ida e volta para adultos é de 9 euros, enquanto crianças e idosos pagam 4,80 euros (preço em março/2022).

La Bastille 

Na margem oposta do rio Isère em relação ao centro histórico fica La Bastille, ou A Bastilha, um antigo complexo militar fortificado em plena montanha, de onde é possível contemplar uma vista panorâmica de toda a cidade.

A maneira mais prática de chegar até lá é de teleférico. Do contrário, será necessário encarar uma caminhada de 3 horas montanha acima.

Depois de conhecer a fortaleza e se encantar com a paisagem, que tal aproveitar para fazer uma saborosa refeição em um dos restaurantes de La Bastille? 

O Chez le Pèr’ Gras e o Le Téléphérique são famosos pela alta gastronomia e pela vista deslumbrante!

Funiculaire de Saint-Hilaire du Touvet 

Muito antes da criação do Téléphérique e até mesmo da construção de estradas na região, o Funiculaire de Saint-Hilaire du Touvet fazia o transporte até o povoado de Saint-Hilaire, no alto da montanha Chartreuse, a 600 metros de altitude.

O bondinho sobe pela encosta íngreme do Vale do Grésivaudan, onde a inclinação pode chegar a 83º.

O destino final é a charmosa vila, famosa pela produção do premiado licor Chartreuse: um passeio encantador e imperdível, especialmente no inverno.

Jardin des Dauphins 

Jardin des Dauphins

Existem vários jardins e espaços verdes espalhados pela cidade, e o mais famoso deles é o Jardin des Dauphins, localizado logo abaixo do Fort de la Bastille, com vista do rio Isère.

O jardim foi construído no alto de um penhasco, sobre as ruínas de uma antiga fortaleza, com pouco mais de 30 hectares de área, onde você encontrará um bosque com árvores centenárias e inúmeros arbustos silvestres.

Le Magasin

Um dos passeios mais imperdíveis da cidade é a visita ao Centro Nacional de Arte Contemporânea Le Magasin, considerada uma das melhores galerias de arte de toda a Europa!

O museu fica em um grande armazém projetado por ninguém menos que Gustave Eiffel, criador da Torre Eiffel e da Estátua da Liberdade, tendo sido inaugurado em 1900 para a Feira Mundial de Paris.

Além do rico acervo, o Le Magasin chama a atenção por sua estrutura, com um imenso telhado de vidro que garante luz natural para as exposições.

Museus em Grenoble

Em uma cidade com mais de 2.000 anos de história, nada melhor do que explorar seus muitos museus para aprender um pouco mais sobre a região, certo?

Grenoble abriga dezenas de museus interessantes, nos mais diversos temas: de artes a história natural.

Em La Bastille, por exemplo, você pode conhecer o Museu Militar, enquanto o Museu Dauphinois fica em um antigo convento no Planalto Dauphiné.

Os amantes de arte não podem perder o Museu de Grenoble, que abriga em seu acervo obras de artistas renomados mundialmente, como Warhol, Picasso, Kandinsky e Matisse, além de artefatos arqueológicos de civilizações antigas.

No Museu de História Natural, por sua vez, você poderá conhecer mais sobre os animais que já viveram nos Alpes desde a pré-história.

A lista de museus é extensa e inclui, ainda, o Museu da Revolução Francesa, o Museu da Resistência e da Deportação de Isère, entre outros.

O que significa Grenoble?

Sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1968, a cidade tem um nome único, utilizado para descrever exclusivamente esse pedacinho da França. 

Ou seja, trata-se de um nome próprio, cuja única aplicação possível é para se referir à capital dos Alpes Franceses.

Aliás, quem nasce na cidade é chamado de “grenoblois”!

O que fazer perto de Grenoble?

O que fazer perto de Grenoble?
Fonte: Laurent Espitallier / Flickr / CC BY 2.0

Além de conhecer as estações de esqui, como Chamrousse e Val Thorens, você pode aproveitar sua visita para conhecer alguns destinos incríveis dos Alpes Franceses.

A charmosa cidade Annecy, por exemplo, fica a apenas 105 km de distância, enquanto a cosmopolita Genebra, na Suíça, está a 143 km.

Você também pode visitar o Castelo de Vizille, que fica a apenas 20 km em um complexo com parque e abriga o riquíssimo Museu da Revolução Francesa.

Seguro viagem obrigatório para Grenoble, França!

Antes de embarcar para Grenoble, você não pode deixar de contratar um bom seguro viagem, pois o item é obrigatório para quem deseja visitar a França.

Mais que uma exigência das autoridades locais, o seguro viagem garante coberturas essenciais para proteger o viajante em caso de imprevisto, como problemas de saúde, acidentes, extravio de bagagem e até cancelamento de voo.

Você pode adquirir seu seguro viagem mais barato no Seguros Promo, que disponibiliza uma ferramenta comparadora para te ajudar a encontrar o melhor seguro para o seu perfil de viajante.

Em caso de dúvidas, é só acionar a central de atendimento do Seguros Promo para contar com a ajuda de um consultor especializado.

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

Hotel em Grenoble em promoção no El Quarto!

Já sabe o que fazer na capital dos Alpes Franceses? Então encontre agora mesmo o hotel em Grenoble ideal para a sua estadia no El Quarto

Nossa plataforma reúne milhares de acomodações a preços exclusivos, incluindo opções com cancelamento gratuito para facilitar o seu planejamento. 

Você pode até pagar suas diárias online, em reais, sem incidência de IOF, para assegurar ainda mais comodidade e economia para a sua viagem.

Faça uma simulação gratuita e descubra que você pode conhecer os Alpes sem pesar no bolso!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.