Guadalajara, México: confira alguns dos pontos turísticos pra não deixar de visitar!

28 jan 2022 • 8 minutos de leitura por Paulo

Se você nunca ouviu falar em Guadalajara, México, chegou o momento de conhecer a “casa dos Mariachis”! 

Trata-se de uma cidade global, símbolo da cultura mexicana e um grande centro urbano, considerado um dos maiores do país.

Quem gosta de música, bons drinks e muita festa, está perdendo o “clima” de Guadalajara, viu? É um importante centro cultural do México, além de ser um polo industrial e econômico.

Também recebe grandes eventos e tem uma história que começa muito antes da chegada de Colombo à América, com forte presença de povos indígenas que já ocupavam a região.

Neste texto, você conhecerá um pouco mais sobre Guadalajara, México, e ficará sabendo tudo o que tem para fazer na região. Descubra como se divertir nesse destino incrível! Acompanhe e boa leitura!

Guadalajara, México: o que fazer na cidade?

Dizem que o termo “mariachi” foi inventado no estado de Jalisco, onde fica Guadalajara e, provavelmente, é utilizado tanto para se referir a um gênero musical típico e aos músicos que o performam.

A fundação da cidade data do início do século XVI, com a chegada dos espanhóis. 

A arquitetura, portanto, acompanha a evolução do período colonial e é cheia de e influências europeias, com suas construções de alvenaria e pedra.

Você vai adorar os monumentos históricos, as ruas antigas, os museus, as igrejas e, é claro, a cantoria e a animação de Guadalajara, México.

Em que país fica Guadalajara?

Em que país fica Guadalajara?
Fonte: Unsplash

Guadalajara fica no México e é a capital do estado de Jalisco, considerado o “Vale do Silício” mexicano. .

Tem sua economia baseada na indústria, especialmente no segmento de tecnologia da informação e turismo.

E caso você também queira saber qual é o nome da capital do México? Saiba que o nome é Cidade do México, e fica na região centro-sul do país.

Guadalajara: mapa

Quer saber um segredo para não se perder em Guadalajara? Mapa! 

Sim, pode parecer óbvio, mas muitos turistas não consideram a utilidade que o item pode ter, principalmente em viagens internacionais.

Sem contar que pode ser bem difícil pedir informações quando não se tem domínio de outras línguas, não é verdade?

Por isso, preparamos esse mapa de Guadalajara para que você possa encontrar facilmente a posição do seu hotel, os pontos turísticos que deseja conhecer, restaurantes e outros estabelecimentos.

Como ir para Guadalajara?

As companhias aéreas que operam no trecho são Aeroméxico e Latam, mas não existem opções de voos diretos do Brasil para Guadalajara.

A maneira mais prática de chegar a Guadalajara, é desembarcando na Cidade do México que fica a 536 km de distância. 

Se pretende terminar o percurso de avião, o voo não deve gastar mais que 1h20, mas de carro a viagem passa de 6h.

Qual é a melhor época para ir a Guadalajara?

Em Guadalajara, clima raramente é preocupante! Você pode visitar a cidade em qualquer época, mas fique atento a alguns detalhes para determinar qual a melhor época para aproveitar o turismo na região.

O verão lembra o brasileiro, chuvoso e muito quente, mas com o detalhe de que a estação quente no hemisfério norte vai de junho a setembro.

O inverno vai de dezembro a março, e nessa época, a temperatura é amena, ficando na faixa dos 15°C.

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Onde ficar em Guadalajara, México

Onde ficar em Guadalajara, México
Fonte: Howard Johnson Plaza Hotel

A seguir, vamos sugerir alguns lugares onde se hospedar em Guadalajara. 

Dessa forma, é mais fácil escolher hotéis nas proximidades dos pontos turísticos e locais estratégicos para se locomover pela cidade.

Centro

O centro tem a praticidade de estar perto da maioria das atrações, o que possibilita fazer os passeios a pé.

Sem contar que é onde se concentram a maioria dos hotéis, logo, é o lugar com a maior gama de preços e variedades de acomodações, que vão das mais em conta, até as luxuosas.

Americana

Americana
Fonte: Hotel Casino Plaza

Essa região possui uma boa quantidade de hotéis para você escolher o que mais te atende, é segura e fica bem próxima do centro. 

É nesse local que se encontra o Templo Expiatorio del Santísimo Sacramento, por exemplo.

Zapopan

Zapopan está a apenas 11 km de onde fica Guadalajara. É uma cidade romântica, com bares e restaurantes muito bem preparados para atender os clientes e servir deliciosos pratos típicos.

É consideravelmente mais segura do que o centro, mas encontra-se um pouco distante dos principais pontos turísticos. 

Encontre hotéis em Guadalajara, México, pelo melhor preço!

Encontre hotéis em Guadalajara, México, pelo melhor preço!
Fonte: Plaza Diana Hotel

Já começou a se animar para passar uma temporada em Guadalajara, México? Que bom, porque o El Quarto tem o melhor preço para suas férias!

Além de descontos incríveis, o cliente do El Quarto tem toda comodidade para resolver assuntos relativos à sua hospedagem em qualquer momento da viagem.

Por isso, quando for viajar, seja para Guadalajara, México, ou qualquer outro destino que sonha em conhecer, pesquise com o El Quarto para ter acesso a descontos que realmente valem a pena!

Não deixe de seguir o El Quarto nas outras redes sociais para ficar por dentro de mais novidades e dicas sobre o mundo das viagens!

O que fazer em Guadalajara

Quer saber quais são as melhores atrações da cidade? Então confira a nossa seleção com os pontos turísticos que não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem.

A seguir, acompanhe nossas indicações sobre o que fazer em Guadalajara tanto para festejar muito, quanto para ter mais contato com a cultura mexicana.

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

Centro Histórico

Caminhar pelas ruas do centro histórico de Guadalajara é um passeio encantador. 

Você vai se impressionar com os prédios antiquíssimos, as igrejas monumentais e a arquitetura colonial muito bem preservada.

Lá estão a Catedral Metropolitana, o Teatro Degollado e o Museu Regional de Guadalajara

Embora seja uma cidade grande, o centro histórico é tranquilo e muito agradável para quem gosta de explorar os destinos turísticos que visita.

E ainda, vale muito a pena conhecer a Plaza de Armas e a Plaza de La Liberación para provar deliciosas comidas mexicanas nas barraquinhas de rua.

Se ainda não teve a oportunidade, prove as tortilhas, os nachos, o chilli com carne, a guacamole e, é claro, a legítima tequila mexicana de agave azul.

Teatro Degollado

Trata-se de um teatro com características neo-clássicas, localizado na rua Belém, entre a Avenida Hidalgo e a Avenida Morelos, na Praça Central de Guadalajara.

Seu design artístico é mundialmente famoso, assim como as apresentações que nele ocorrem. Apesar de ter sido idealizado anos antes, o Teatro Degollado só foi inaugurado em 1866 com a ópera “Lucia di Lammermoor”.

O interior é luxuoso, com pinturas coloridas nas paredes douradas e um lindo mosaico na fachada. A visita é gratuita, caso não se interesse em assistir a um espetáculo, e a capacidade de público é de até 1.015 pessoas.

Palácio do Governo

Palácio do Governo
Fonte: Juan Sarracino / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Embora não fique aberto aos finais de semana, o Palácio do Governo tem entrada franca, para a alegria dos turistas!

A construção foi feita pelos espanhóis e a fachada é linda. O destaque fica para os enormes painéis pintados por Jose Clemente Orozco junto com Rivera e Siqueiros, do movimento conhecido como Muralismo. 

Este edifício do século XVIII é uma excelente opção de ponto turístico se estiver procurando o que fazer em Guadalajara. 

Mariachis

Segundo reza a lenda, o lugar onde fica Guadalajara é o berço dos populares mariachis, e você poderá vê-los se apresentando nos restaurantes, bares e praças da cidade.

A primeira semana de setembro é a época do festival de música mariachi no México, então, se você gosta de animação, cantoria sem fim e muita tequila, planeje suas férias para essa data.

Antes de cair nas graças do mundo, a música mariachi começou como ritmo de peões, nativos e lavradores, o que levou a uma mistura de referências musicais entre a Europa e os astecas.

Tradicionalmente, os mariachis são grupos de músicos sem qualquer educação musical formal, que tocam canções a pedido do povo mediante pequenos pagamentos.

Entretanto, atualmente esses artistas estudam, desenvolvem e ajudam a manter o ritmo que é o mais icônico do México.

A formação clássica de um grupo de mariachis consiste em: dois trompetes, no mínimo 3 violinos, vihuela (um tipo de violão ibérico parecido com o alaúde), um violão e um guitarrón, que é um instrumento de cordas aparentado ao violão comum.

Instituto Cultural Cabañas

Pode parecer estranho, mas o Instituto Cultural Cabañas, é na verdade um complexo hospitalar do século XVIII, que mais parece um palácio ou um importante museu.

Para você ter uma ideia, seu interior também recebeu murais de por Jose Clemente Orozco, com destaque para o teto em cúpula com os afrescos do artista.

A entrada é de graça às terças-feiras, fica fechado às segundas e caso queira conhecer o local em um outro dia, a entrada tem preço popular.

Mercado Libertad

Também conhecido como San Juan de Dios, o Mercado Libertad é um dos maiores da América Latina e comercializa produtos de todos os tipos: eletrônicos, artesanato, artigos em couro, frutas, legumes e muitas outras coisas.

E que tal unir o que fazer em Guadalajara com o que comer no Mercado Libertad? 

Aproveite para comer, na enorme praça de alimentação, os tacos al pastor, as tigelas de pozole e as tortas ahogadas.

Funciona das 7h até as 21h, e fica no centro histórico. O mercado é coberto, então, já sabe o que fazer em um dia de chuva, não é mesmo?

Bosque los Colomos

Parque Colomos
Fonte: Cejajessica / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Trata-se de um enorme parque ecológico localizado na região noroeste de Guadalajara, México. O local tem um lindo laguinho, espaço à vontade para estender sua toalha de piquenique e passarelas para a caminhada dos pedestres.

Este é um lugar calmo e pacífico, bom para descansar depois de um dia agitado ou para repor as energias em uma manhã de sol.

Visite também o jardim japonês, com exemplares de plantas exóticas, as tradicionais pontes Taiko Bashi e lindas estátuas de buda.

Tlaquepaque

Tlaquepaque é um município famoso por seu artesanato, sobretudo por suas peças de cerâmica. Quer um lugar especial para aquelas comprinhas? Pois acabou de encontrar!

O Mercados de Artesanato é um bom ponto de partida para conhecer o local que tem um centro histórico bem preservado e construções tão incríveis quanto as de Guadalajara.

O clima em Guadalajara é mais de cidade cosmopolita, diferente de Tlaquepaque, que lembra mais uma vila do interior.

O “trem ligeiro”, como é chamado o metrô em Guadalajara, México, liga a cidade a Tlaquepaque e Zapopan, por exemplo.

Avenida Chapultepec

Esse é o local das festas! A Avenida Chapultepec concentra uma grande quantidade de bares, restaurantes, clubes e casas noturnas.

Você pode curtir sua balada numa boa, o ambiente é seguro e muito agradável e tem estabelecimentos abertos todos os dias da semana.

A rua, que fica próxima ao centro histórico, tem diversos prédios coloniais importantes, praças e fontes. 

É arborizada e, aos finais de semana, o canteiro central da avenida fica repleto de vendedores.

Utilize o sistema eletrônico de aluguel de bike para percorrer a vizinhança com mais agilidade.

Quanto tempo ficar em Guadalajara?

Dois dias é suficiente para explorar tudo em Guadalajara, desde visitar os pontos turísticos até fazer um bom tour gastronômico.

Mas, se pretende pegar o festival de música mariachi, pode prolongar a estadia que você não vai se arrepender.

Faça as suas buscas de hotéis em Guadalajara, México no El Quarto!

Viu que tem muito o que fazer em Guadalajara, México? A cidade é festiva e animada, por isso, reserve um hotel bem confortável onde possa descansar merecidamente depois de se divertir bastante.

E, para encontrar preços promocionais, o El Quarto é a melhor opção, não somente por oferecer muita praticidade, mas também porque possui descontos imbatíveis!

Não perca a chance de conhecer o México pagando bem pouco. O El Quarto tem hotéis com cancelamento grátis, que aparecem em destaque.

Assim você não correrá o risco de perder dinheiro caso aconteça algum imprevisto. Comece a pesquisar com antecedência para encontrar valores mais baratos.

O El Quarto também está nas redes sociais para você seguir se quiser ficar sabendo das novidades sobre turismo e viagens.

Quer se hospedar nos destinos mais incríveis do mundo pagando bem pouco? Então confira as melhores ofertas do mercado aqui no El Quarto!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.