Guanajuato, México: quando ir, o que fazer e principais atrações!

25 out 2022 • 9 minutos de leitura por rafael.alef

Terra-natal de um dos maiores expoentes da arte latina, Diego Rivera, Guanajuato, México, é uma cidade que surpreende o visitante nos detalhes.

Basta uma simples caminhada por suas ruas de pedra que guardam construções com mais de cinco séculos de história para perceber que você está em uma das cidades mais vibrantes do país.

Próspero centro urbano no período colonial e importante metrópole contemporânea, Guanajuato guarda muito bem suas riquezas históricas, que lhe renderam o título de Patrimônio da Humanidade da Unesco.

Vem conhecer um pouco mais sobre uma das cidades mais antigas e mais interessantes das Américas!

Guanajuato, México: melhores atrações da cidade!

Guanajuato, México: melhores atrações da cidade!
Fonte: Guillermo Moreno / Flickr / CC BY-ND 2.0

Em todo o México, cidades incríveis podem ser encontradas, como Guadalajara, Cancún e a própria Cidade do México. Poucos destinos, entretanto, conseguem ser tão completos e apaixonantes quanto Guanajuato.

Com quase 200 mil habitantes, a cidade floresceu graças à descoberta de jazidas de metais preciosos em sua região e foi um dos centros da colonização espanhola no país.

Sua arquitetura barroca rivaliza em beleza com destinos históricos, como Paraty, Cartagena das Índias e Antígua. 

Conhecer todas essas atrações, no entanto, requer um bom planejamento. A cidade é grande e, quanto mais organizado for o seu roteiro, mais eficientes serão seus deslocamentos até as atrações que deseja visitar.

Que tal conhecer as melhores dicas de turismo em Guanajuato, México? Vamos lá!

Em que país fica a cidade de Guanajuato?

Guanajuato é a capital de estado homônimo e fica na região central do México, a apenas 75 km de León, e 360 km da Cidade do México.

O município é mais antigo que o próprio país: muito antes da chegada dos espanhóis, povos pré-colombianos viveram por ali. 

Os astecas, por exemplo, chamavam a cidade de “Paxtitlan”, que significa “palheiro”. Foram os indígenas purépechas, no entanto, que batizaram a cidade como hoje a conhecemos.

“Quanaxhuato” significa “lugar cheio de rãs”, e referência aos anfíbios que são encontrados em abundância na região.

Mapa de Guanajuato, México

A localização privilegiada da cidade é um grande trunfo para o turista: você pode montar roteiros práticos que incluam a Cidade do México, León, Aguascalientes e Guanajuato, por exemplo, já que esses destinos ficam bem próximos.

Além disso, a cidade é grande e algumas atrações ficam longes umas das outras, como o Museu das Múmias e o Museu de Arte Olga Costa, a quase 6 km de distância, o que reforça a importância do planejamento de locomoção.

Confira onde fica Guanajuato, México, no mapa.

Como chegar em Guanajuato?

Guanajuato, México, tem aeroporto, mas não recebe voos diretos do Brasil, o que significa que você vai precisar fazer ao menos uma escala para chegar até a cidade.

Algumas companhias aéreas oferecem conexão em Bogotá, Lima ou até mesmo outros aeroportos mexicanos, como o da Cidade do México.

Você já está viajando pelo país e quer fazer uma viagem de carro a partir da capital? O trajeto a partir da Cidade do México é feito em 4 horas pelas rodovias Carretera Querétaro e México 57D.

E não se esqueça de pesquisar no Vai de Promo antes de comprar suas passagens aéreas. Você pode encontrar promoções imperdíveis e descobrir qual o melhor momento para fazer a viagem dos seus sonhos!

É possível até ligar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que procura! Assim vai ficar fácil viajar muito sem pesar no bolso.

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Quando ir a Guanajuato, México?

Quando ir a Guanajuato, México?
Fonte: Saturnine / Flickr / CC BY-ND 2.0

Escolher quando ir a Guanajuato, México, não é uma tarefa complicada. Você poderá conhecer todas as atrações locais em qualquer época do ano.

Alguns períodos, no entanto, podem garantir uma experiência mais agradável, especialmente se você não gosta de calor.

Durante o verão, entre junho e agosto, os termômetros costumam ficar acima dos 30ºC e o ar fica muito seco, o que pode gerar desconforto e mal-estar nas pessoas mais sensíveis.

Nesse sentido, o inverno, entre dezembro e fevereiro, pode ser a melhor ocasião para visitar a cidade: nessa época do ano, as temperaturas ficam mais amenas, em torno dos 20ºC.

Em relação ao período chuvoso, pode ficar tranquilo. Como Guanajuato fica em uma região quase desértica, as precipitações não são muito comuns e, mesmo quando ocorrem, costumam passar rápido.

Onde se hospedar em Guanajuato, México?

Não existe mistério em relação à melhor região para se hospedar em Guanajuato: o centro histórico é, disparado, a melhor opção para o turista ficar.

A região do entorno da praça Jardín de La Unión é a mais estratégica: a área é movimentada a qualquer hora do dia, segura e cheia de hotéis, bares, restaurantes, atrações turísticas e casas noturnas.

Quanto mais perto da praça, melhor, mas pode não ser interessante ficar exatamente em frente à ela, especialmente se tiver sono leve.

Lembre-se, ainda, que Guanajuato é uma cidade de relevo acidentado e, consequentemente, com muitos morros até mesmo no centro. 

Por isso, dê preferência a hotéis que não fiquem em ladeiras íngremes para facilitar os seus deslocamentos, sobretudo se você está viajando sem carro.

Encontre hotéis em Guanajuato pelo melhor preço do mercado!

Encontre hotéis em Guanajuato pelo melhor preço do mercado!
Fonte: Hotel Chocolate Suites

Quase 30 milhões de pessoas visitam a cidade de Guanajuato todos os anos. 

Para atender a essa demanda, o município conta com uma ampla rede hoteleira, com hotéis em diferentes padrões e faixas de preço.

E não se preocupe, você pode encontrar um hotel excelente, e que não comprometa as suas finanças: basta fazer sua pesquisa no El Quarto!

Você só precisa digitar o destino e as datas da viagem: o El Quarto te mostra ofertas exclusivas para a sua viagem.

Depois de comparar preços e reservar a melhor acomodação, você pode pagar suas diárias pelo site, em reais, e sem incidência de IOF, para assegurar ainda mais economia à sua visita ao México!

Pontos turísticos em Guanajuato, México

Não faltam motivos para incluir essa formidável cidade colonial em seus planos de viagem. 

Por lá, é possível montar roteiros gastronômicos, históricos, culturais e muitos outros, provando a versatilidade de um destino capaz de agradar a todo tipo de viajante.

Confira o que fazer em Guanajuato! 

Basílica de Nuestra Señora de Guanajuato 

O visitante consegue se maravilhar com a Basílica de Nuestra Señora de Guanajuato de longe graças à pintura amarela que cobre o exterior do templo.

Construída em estilo neoclássico no século XVIII, a igreja mais importante da cidade guarda um verdadeiro tesouro de Guanajuato: uma imagem de Virgem Maria com mais de oito séculos de história que atrai fiéis do mundo inteiro.

Depois de conhecer o interior da basílica, pode ser legal explorar os outros edifícios dos arredores da igreja: eles são coloridos em cores vivas, e ficam lindos nas fotos.

Museu do Don Quixote 

Amantes de literatura e cultura popular não podem deixar de visitar o Museu do Don Quixote durante sua estadia em Guanajuato, México. 

Inspirado no personagem mais famoso de Miguel de Cervantes, o museu é o palco do famoso Festival Internacional Cervantino e tem um rico acervo formado por peças doadas pela Fundação Cervantes do México.

São mais de 1.200 peças ligadas a Don Quixote, incluindo pinturas, esculturas, gravuras e trabalhos artísticos em outros materiais.

Casa Museu de Diego Rivera 

Casa Museu de Diego Rivera
Fonte: David Ludwig / Flickr / CC BY-SA 2.0

Guanajuato é a terra-natal de um dos maiores nomes da arte latino-americana, Diego Rivera. Por isso, conhecer a casa museu dedicada ao muralista não pode ficar de fora do seu roteiro.

O museu fica na casa em que Rivera nasceu e viveu boa parte de sua vida antes do casamento com Frida Kahlo.

Durante a visita, você poderá conhecer cômodos preservados, com mobiliário original, que oferece um vislumbre de como a família Rivera vivia.

Além disso, o museu também guarda mais de 3.000 obras de Diego Rivera e outros artistas mexicanos: passeio perfeito para quem gosta de história, arte e cultura.

Teatro Juárez 

Na segunda metade do século XIX, o arquiteto José Noriega resolveu erguer um teatro para celebrar a influência e a obra de Benito Juárez, um dos maiores intelectuais da história do México. Foi daí que nasceu o Teatro Juárez.

A construção mistura influências de diferentes correntes, com destaque para a Belle-Époque e um interior inspirado no estilo oriental.

O belíssimo teatro está em funcionamento até a atualidade: que tal conferir a programação do local para assistir a um espetáculo durante a sua viagem?

Callejón del Beso 

O Beco do Beijo, ou Callejón del Beso na língua oficial, é uma das ruas mais estreitas do México, mas isso não impediu que se tornasse o palco de uma das maiores lendas do país.

Dizem que, naquele beco, viveram Ana e Carlos, quase versões mexicanas de Romeu e Julieta, de Shakespeare.

Os amantes eram de classes sociais distintas e, por isso, não contavam com o apoio da família para ficarem juntos. 

Para que pudessem conversar em paz e passar algum tempo juntos, os pombinhos se escondiam nas varandas de suas casas, voltadas para o beco.

O segredo, porém, não durou muito: o pai de Ana descobriu a situação e acabou tirando a vida de Carlos, conferindo um desfecho dramático à intensa história de amor.

Ninguém conseguiu provar até hoje que a lenda é real, mas, de fato, as casas mais coladas do Callejón del Beso estão separadas por apenas 68 centímetros.

Não é à toa que casais se aglomeram no beco para posar nas famosas “varandas do beijo”.

Universidad de Guanajuato

A Universidad de Guanajuato é tão bonita e tem uma história tão rica que acabou se transformando em uma atração turística.

Uma das instituições de ensino mais antigas do país, a universidade foi inaugurada no século XVIII em um campus muito bonito, formado por edifícios em diferentes estilos arquitetônicos, como barroco, maçônico e neoclássico.

Depois de conhecer o campus e curtir a vista do alto das escadarias da universidade, aproveite para se sentar em um dos bares da região para saborear quitutes típicos do país.

Mercado Hidalgo 

Mercado Hidalgo
Fonte: Juan Carlos Fonseca Mata / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

O Mercado Hidalgo é o mercadão de Guanajuato, onde você poderá aprender um pouco mais sobre a cultura local e, de quebra, fazer compras com direito a muita pechincha.

Por lá é possível comprar de tudo: roupas, utensílios domésticos, grãos, doces, bebidas típicas, artesanato, ingredientes tradicionais e muito mais.

Jardín de la Unión 

Situado bem no meio da antiga Plazuela de San Diego, o Jardín de la Unión é um dos grandes cartões-postais de Guanajuato, México. 

O jardim abriga fontes de água e até um pequeno coreto, além de vários bancos: um convite para que o visitante sente por uns instantes para relaxar entre um passeio e outro.

Construído em 1836, o Jardín de la Unión fica ainda mais bonito na primavera, quando acontece a Festa do Dia da Virgem das Dolores, e a praça é enfeitada com milhares de flores, além de receber uma intensa programação artística.

Monumento Al Pipila 

Para fechar o seu roteiro por Guanajuato, que tal um passeio gratuito? Não deixe a cidade antes de conhecer o monumento Al Pipila, um dos mais importantes da cidade.

Para chegar até ele, você precisa pegar o funicular que sai de trás do Teatro Juárez e leva até a estátua do nativo-americano Al Pipila, um dos heróis da luta pela independência do México.

O monumento, aliás, não é a única atração do local: como a estátua fica em uma colina no centro, você poderá contemplar uma vista panorâmica da cidade.

Dicas de turismo em Guanajuato, México

Dicas de turismo em Guanajuato, México
Fonte: Pxhere / CC0

Coloque um sapato confortável para explorar Guanajuato, México: a cidade tem relevo acidentado, mas você pode passear a pé tranquilamente e, assim, economizar em deslocamentos.

A região do Jardín de la Unión e do Teatro Juárez é a mais animada, tanto de dia quanto de noite. Não deixe de visitar a área para conhecer os bares instalados por lá.

Prepare-se para encontrar mariachis pelas ruas e pessoas utilizando vestes mexicanas tradicionais no dia a dia, mas não espere encontrar muitos carros no centro histórico.

O trânsito de veículos acontece por uma rede de túneis subterrâneos, o que deixa as ruas livres para os pedestres e garante deslocamentos mais ágeis de carro.

Não deixe de experimentar pratos típicos da culinária mexicana, especialmente se você gosta de comida apimentada.

Seguro viagem para visitar o México!

O seguro viagem para Guanajuato, México, não é obrigatório, mas é recomendado para qualquer viajante, pois pode garantir a tranquilidade do turista longe de casa.

Já imaginou sofrer um acidente ou passar mal por comer alguma coisa diferente e não ter para onde correr? Você pode acabar gastando dinheiro em atendimento médico particular, já que o sistema de saúde mexicano não é gratuito para estrangeiros.

Além de garantir cobertura médica, odontológica e farmacêutica, o seguro viagem oferece outros serviços valiosos, como seguro bagagem, seguro por morte ou invalidez, traslado médico e até auxílio financeiro por cancelamento de voo.

Visite o site do Seguros Promo para encontrar as coberturas de seguro viagem mais abrangentes pelo melhor custo-benefício.

Use o cupom BLOG20 e cote seu seguro de viagem com 20% de desconto aqui!

Se hospede em Guanajuato, México, com economia!

Como você deve ter notado, Guanajuato, México, é um destino imperdível para quem vai visitar o país de Frida Kahlo, com atrações para todos os gostos.

O que você está esperando para reservar o seu hotel no El Quarto sem abrir mão da economia? 

Faça uma simulação gratuita para acessar promoções exclusivas e aproveite para pagar suas diárias em reais, sem incidência de IOF. 

Você vai descobrir que visitar a vibrante Guanajuato pode sair mais barato do que você imagina!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.