Guayaquil: guia completo para o viajante!

26 fev 2024 • 10 minutos de leitura por rafael.alef

Guayaquil é a maior e mais populosa cidade do Equador, com uma rica história e cultura. 

Localizada às margens do rio Guayas, a cidade oferece diversas atrações para os visitantes, desde parques e museus até monumentos e igrejas. 

Neste artigo, você vai descobrir o melhor da cidade equatoriana, que combina tradição e modernidade em um cenário encantador.

Guayaquil: dicas imperdíveis para a sua viagem!

Guayaquil: dicas imperdíveis para a sua viagem!
Wikimedia Commons / CC BY 2.0

Guayaquil é um destino incrível para os amantes da natureza, da cultura e da gastronomia. 

Neste artigo, você vai descobrir as melhores dicas para aproveitar ao máximo a sua viagem a Guayaquil, desde os pontos turísticos imperdíveis até as delícias culinárias que você não pode deixar de experimentar. Vamos lá?

    Está gostando do conteúdo?

    Receba as melhores dicas de
    viagens no seu e-mail!

    Fique tranquilo, não enviamos spam!

    E-mail cadastrado com sucesso!

    A partir de agora, você receberá as melhores dicas de viagem diretamente no seu e-mail.

    Onde fica a cidade de Guayaquil

    Guayaquil está localizada na costa do Pacífico, na foz do rio Guayas. Guayaquil é um importante centro comercial, industrial e cultural do país. 

    Além disso, é o principal porto equatoriano e um destino turístico atraente. 

    Guayaquil tem uma rica história, uma arquitetura diversificada e uma vibrante vida noturna. 

    Quem visita a cidade pode desfrutar de suas belezas naturais, seus monumentos históricos e sua gastronomia deliciosa.

    Mapa de Guayaquil

    Guayaquil é situada na costa do Oceano Pacífico. Ela é cortada pelo rio Guayas, que forma um estuário com o Golfo de Guayaquil

    A cidade está cercada por colinas e montanhas, que oferecem belas paisagens e oportunidades de ecoturismo.

    Como chegar a Guaiaquil

    Guayaquil é uma cidade incrível, cheia de atrações e cultura. Mas como chegar lá? Aqui estão algumas opções:

    • Avião: O Aeroporto Internacional José Joaquín de Olmedo recebe voos de várias partes do mundo. É o maior e mais moderno do Equador.
    • Ônibus: Há diversas empresas que oferecem rotas para Guaiaquil a partir de outras cidades equatorianas. O Terminal Terrestre é o principal ponto de chegada e partida.
    • Carro: Se você gosta de dirigir, pode alugar um carro e explorar as estradas do país. Guayaquil está conectada por rodovias com Quito, Cuenca, Guayaquil e outras cidades.
    • Trem: Uma opção diferente e divertida é viajar de trem pelo Equador. A Ferrocarriles del Ecuador tem um serviço turístico que passa por Guaiaquil e outras localidades.
    • Barco: Se você quer conhecer as ilhas Galápagos, pode pegar um barco em Guayaquil e navegar pelo Pacífico. Há várias agências que organizam esse tipo de viagem.

    Quando ir a Guaiaquil, Equador

    Guayaquil é a maior cidade do Equador e um destino turístico imperdível. Você pode visitar o seu centro histórico, o Malecón 2000 e o Parque das Iguanas. 

    Além disso, Guayaquil é a porta de entrada para as Ilhas Galápagos, um paraíso natural. 

    A melhor época para ir a Guaiaquil é entre junho e novembro, quando o clima é mais fresco e seco. Assim, você pode aproveitar melhor as suas atrações e paisagens.

    Onde se hospedar em Guayaquil

    Onde se hospedar em Guayaquil
    Manso Boutique Guesthouse

    Guayaquil é um destino turístico cheio de atrações. Mas onde se hospedar em Guayaquil? 

    Neste texto, vamos dar algumas dicas de regiões da cidade que oferecem boas opções de hospedagem para diferentes perfis de viajantes.

    Uma das regiões mais procuradas é o Malecón 2000, um calçadão à beira do rio Guayas que reúne parques, museus, restaurantes e lojas. 

    É uma área segura, moderna e bem localizada, ideal para quem quer aproveitar o melhor da cidade. Além disso, fica perto do centro histórico, onde se encontram alguns dos principais monumentos de Guayaquil.

    Outra região que vale a pena considerar é a Samborondón, uma zona residencial e comercial que fica do outro lado do rio. É uma área mais tranquila, verde e sofisticada, com shoppings, cinemas e bares. 

    É uma boa opção para quem busca conforto e tranquilidade, mas sem ficar longe da agitação da cidade. Para chegar ao Malecón 2000 ou ao centro histórico, basta pegar um táxi ou um ônibus.

    Por fim, há também a região do aeroporto, que é conveniente para quem tem um voo cedo ou tarde. 

    É uma área mais simples e menos turística, mas com alguns hotéis econômicos e funcionais. Fica a cerca de 15 minutos de carro do Malecón 2000 e do centro histórico, mas também há transporte público disponível.

    Encontre hotéis em Guaiaquil pelo menor preço aqui!

    No El Quarto, você pode comparar as ofertas de centenas de hotéis, pousadas, hostels e apartamentos na cidade. Você pode filtrar por localização, preço, avaliação, serviços e muito mais.

    E o melhor de tudo: você pode reservar o seu hotel com total segurança e flexibilidade. 

    O El Quarto oferece cancelamento grátis em muitas opções, cobertura contra imprevistos, parcelamento no cartão de crédito e atendimento 24 horas. Você não precisa se preocupar com nada, só com curtir a sua viagem.

    Então, o que você está esperando? Acesse o site do El Quarto agora mesmo e garanta a sua hospedagem em Guayaquil. 

    E se você quiser receber mais dicas de viagem e ofertas exclusivas, assine a newsletter do site. Assim, você concorre a descontos e fica por dentro das novidades.

    Não perca tempo e faça já a sua reserva no El Quarto. Guaiaquil te espera com os braços abertos!

    O que fazer em Guayaquil

    Guayaquil é a maior cidade do Equador e um destino turístico imperdível. Nela, você pode encontrar uma mistura de cultura, história, natureza e diversão. 

    Além disso, é o ponto de partida para as famosas Ilhas Galápagos. Quer saber o que fazer em Guayaquil? Então confira as nossas dicas!

    A primeira parada obrigatória é o Malecón 2000, um calçadão à beira do rio Guayas que oferece várias atrações. 

    Você pode caminhar, andar de bicicleta, admirar a vista, visitar museus, parques e monumentos. Um deles é a Torre del Reloj, um símbolo da cidade que data de 1842.

    Outro lugar que você não pode deixar de conhecer é o Parque Histórico de Guayaquil, um espaço que recria o passado da cidade.

    Lá, você pode ver como era a arquitetura, a vida cotidiana e a fauna da região. O parque tem três áreas: a zona urbana, a zona tradicional e a zona natural.

    Se você gosta de arte e cultura, não perca o Museu Antropológico e de Arte Contemporânea (MAAC), um dos mais importantes do país. 

    O museu possui um acervo de mais de 50 mil peças que retratam a história e a diversidade do Equador. Além disso, conta com salas de exposições temporárias, cinema, teatro e biblioteca.

    Por fim, se você quer se divertir e relaxar, uma boa opção é o Parque Samanes, o maior da cidade. 

    O parque tem uma área verde de 72 hectares, onde você pode praticar esportes, fazer piqueniques, brincar com as crianças ou simplesmente descansar. 

    O parque também tem uma réplica da Basílica do Voto Nacional, uma das igrejas mais bonitas de Quito.

    Malecón 2000

    Malecón 2000 é um dos lugares mais bonitos de Guayaquil, no Equador. Lá você pode passear pelo calçadão, admirar o rio Guayas e conhecer a história da cidade. 

    Além disso, você pode se divertir com as atrações culturais, gastronômicas e recreativas que o Malecón oferece.

    Uma das atrações imperdíveis é o Museu Antropológico e de Arte Contemporânea (MAAC). Nesse museu, você pode ver exposições de arte pré-colombiana, colonial e moderna. 

    Você também pode participar de oficinas, palestras e eventos culturais. O MAAC é um espaço para aprender e apreciar a diversidade cultural do Equador.

    Outra atração que você não pode perder é o Parque das Iguanas. Esse parque é um santuário para esses répteis, que vivem soltos entre as árvores e os bancos. 

    Você pode alimentá-los com frutas e tirar fotos com eles. O parque também tem uma bela catedral neogótica, que vale a pena visitar.

    Se você gosta de natureza, você vai adorar o Jardim Botânico de Guayaquil. Esse jardim tem mais de 300 espécies de plantas nativas e exóticas. 

    Você pode caminhar pelas trilhas, observar as orquídeas, os cactos e as bromélias. Você também pode ver animais como macacos, tucanos e borboletas.

    Para terminar o seu passeio pelo Malecón 2000, você pode ir ao Shopping Malecón. Esse shopping tem lojas, restaurantes, cinemas e um centro de diversões. 

    Você pode comprar lembranças, comer algo típico ou se divertir com os jogos eletrônicos. O shopping também tem uma roda-gigante, que oferece uma vista incrível da cidade.

    Malecón del Salado

    Malecón del Salado é um dos lugares mais bonitos de Guayaquil, no Equador. Lá você pode passear, relaxar e se divertir com a família ou os amigos. 

    O lugar tem uma vista incrível do rio Salado e da cidade. Você também pode aproveitar as atividades culturais, esportivas e gastronômicas que o Malecón oferece.

    Parque Seminário

    Parque Seminário é um dos lugares mais incríveis de Guayaquil, no Equador. Lá você pode ver de perto as famosas iguanas que vivem soltas entre as árvores e os bancos. 

    Além disso, o parque tem uma bela catedral neogótica que vale a pena visitar. Você também pode aproveitar para conhecer o museu municipal e a praça Bolívar, que ficam bem ao lado. 

    Parque Seminário é um passeio imperdível para quem gosta de natureza, história e cultura.

    Cerro Santa Ana

    Cerro Santa Ana
    Flickr / CC BY-SA 2.0

    Cerro Santa Ana é um dos lugares mais charmosos de Guayaquil, no Equador. Lá, você pode apreciar a arquitetura colonial, as cores vibrantes e a vista panorâmica da cidade. 

    Além disso, você pode conhecer a história e a cultura do local, visitar museus, igrejas e galerias de arte. 

    Por fim, você pode se divertir nos bares, restaurantes e cafés que animam a noite Guayaquileña. 

    Cerro Santa Ana é um destino imperdível para quem quer se encantar com Guayaquil.

    Bairro Las Peñas

    Las Peñas é o bairro mais antigo de Guayaquil, no Equador. É um lugar cheio de história, arte e cultura. Lá você pode admirar as casas coloridas, as esculturas de madeira e as pinturas murais. 

    Além disso, você pode subir os 444 degraus até o topo do Cerro Santa Ana, onde terá uma vista incrível da cidade e do rio Guayas. Las Peñas é um bairro que vale a pena conhecer, pois oferece uma experiência única e divertida.

    Isla Santay

    Isla Santay é uma ilha paradisíaca no rio Guayas, perto de Guayaquil, no Equador. Lá você pode desfrutar da natureza, da cultura e da gastronomia local. 

    Além disso, você pode conhecer a vida dos moradores, que vivem em harmonia com o meio ambiente. 

    Isla Santay é um destino perfeito para quem busca tranquilidade, aventura e diversão. 

    Você pode chegar à ilha de barco, bicicleta ou a pé, atravessando uma ponte suspensa. Não perca essa oportunidade de visitar um lugar incrível e encantador!

    Mercado Artesanal

    Você gosta de artesanato? Então você vai adorar o Mercado Artesanal de Guayaquil, no Equador. 

    Lá você encontra uma variedade de produtos feitos à mão, como roupas, acessórios, cerâmicas e pinturas. Além disso, você pode conhecer os artesãos locais e aprender sobre a cultura e a história do país. 

    O Mercado Artesanal é um lugar cheio de cores, sabores e aromas que vão encantar os seus sentidos. 

    Não perca essa oportunidade de visitar um dos pontos turísticos mais charmosos de Guayaquil. Você vai se surpreender com o que vai encontrar!

    Hemiciclo de la Rotonda

    Se você gosta de história, cultura e natureza, vai adorar conhecer essa metrópole vibrante e diversa. 

    Um dos seus pontos turísticos mais famosos é o Hemiciclo de la Rotonda, um monumento que homenageia os libertadores Simón Bolívar e José de San Martín.

    O Hemiciclo de la Rotonda fica na orla do rio Guayas, em frente ao Malecón 2000, um calçadão moderno e cheio de atrações. 

    O monumento foi inaugurado em 1936, no centenário do encontro entre Bolívar e San Martín, que aconteceu em Guayaquil em 1822. 

    Esse encontro foi decisivo para a independência da América do Sul, pois os dois líderes discutiram os rumos da revolução contra o domínio espanhol.

    O monumento é composto por uma coluna semicircular com estátuas de bronze dos dois heróis e de outros personagens históricos. 

    No centro, há uma fonte com um globo terrestre que simboliza a união dos povos sul-americanos. 

    O Hemiciclo de la Rotonda é um lugar de grande valor simbólico e artístico, que merece ser visitado por quem quer conhecer mais sobre a história do Equador e do continente.

    Curiosidades sobre Guaiaquil

    Uma das curiosidades de Guayaquil é que ela foi fundada duas vezes. A primeira vez foi em 1534, pelos espanhóis, mas eles foram expulsos pelos indígenas. 

    A segunda vez foi em 1537, quando os espanhóis voltaram e se estabeleceram definitivamente. 

    Desde então, Guayaquil foi palco de importantes eventos históricos, como a independência do Equador e a reunião entre Simón Bolívar e José de San Martín.

    Outra curiosidade de Guayaquil é que ela é conhecida como a “Pérola do Pacífico”. Esse apelido se deve à sua beleza natural e arquitetônica, que mistura o colonial e o moderno. 

    Além disso, Guayaquil tem um clima tropical e uma rica biodiversidade, com parques, jardins e ilhas que abrigam diversas espécies de animais e plantas.

    Por fim, Guayaquil é uma cidade que sabe festejar. Ela tem uma das maiores festas populares do Equador, a Festa de Julho, que celebra a sua fundação e a sua independência. 

    Durante todo o mês, há shows, desfiles, fogos de artifício e muita animação. Guayaquil também tem uma forte tradição culinária, com pratos como o ceviche, o encebollado e o bolón verde.

    Que língua se fala em Guayaquil?

    Que língua se fala em Guayaquil?
    Wikimedia Commons / CC BY 2.0

    A língua oficial de Guayaquil é o espanhol, mas muitos moradores também falam outras línguas, como quíchua, inglês e francês

    O espanhol falado em Guayaquil tem algumas características próprias, como o uso de “vos” em vez de “tú” para o pronome pessoal da segunda pessoa do singular.

    Como é a cidade de Guayaquil?

    Guayaquil é a maior e mais populosa cidade do Equador. A cidade é um importante centro comercial, industrial e cultural do país, com uma rica história e uma vibrante vida noturna. 

    Guayaquil é também a porta de entrada para as famosas Ilhas Galápagos, um destino imperdível para os amantes da natureza.

    Qual a cidade mais próxima de Guayaquil?

    Você sabe qual é a cidade mais próxima de Guayaquil? A resposta é Cuenca, a terceira maior cidade do país e uma das mais belas e históricas.

    Cuenca fica a apenas 200 km de Guayaquil, mas parece um mundo à parte. Enquanto Guayaquil é uma metrópole moderna e agitada, Cuenca é uma cidade colonial charmosa e tranquila. 

    Se você está pensando em visitar Cuenca, não se preocupe com o transporte. Há várias opções para ir de Guayaquil a Cuenca, como ônibus, táxi, avião ou carro alugado. 

    O tempo de viagem varia de uma a quatro horas, dependendo do meio de transporte e das condições da estrada. O custo também varia, mas geralmente é acessível.

    E o melhor de tudo: você vai estar bem perto de Guayaquil, a cidade mais vibrante do Equador.

    Use o BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

    Sua hospedagem em Guaiaquil está aqui no El Quarto!

    Guaiaquil é uma cidade incrível, cheia de atrações e belezas naturais. Você vai se apaixonar por esse destino e por sua hospedagem no El Quarto

    Aqui, você encontra as melhores opções de quartos, com conforto, segurança e qualidade. 

    Além disso, você pode cancelar sua reserva sem custos, ter cobertura contra imprevistos e parcelar no cartão de crédito. Não perca tempo e acesse o El Quarto para conferir as ofertas imperdíveis. 

    E se você assinar a newsletter, pode conseguir descontos especiais. Venha para o El Quarto e aproveite Guaiaquil como nunca!

    Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
    Para mais informações consulte nossa política de privacidade.