Hotéis em Barreirinhas: confira as melhores e mais baratas opções de hospedagem!

21 nov 2021 • 9 minutos de leitura por Paulo

Os hotéis em Barreirinhas, no Maranhão, são considerados as melhores bases para quem deseja conhecer os Lençóis Maranhenses.

A pacata cidade de pouco mais de 60 mil habitantes oferece excelente infraestrutura de serviços e turismo, com rede hoteleira robusta, boas opções gastronômicas, comércio diversificado e muitas operadoras de turismo.

No entanto, como Barreirinhas é o destino mais procurado para quem vai visitar o Parque Nacional dos Lençóis, as pousadas e hotéis locais tendem a ser bastante disputados.

Nesse sentido, montamos um guia de pousadas e hotéis em Barreirinhas para te ajudar a escolher a melhor opção para a sua estadia, incluindo as atrações que você não pode deixar de conferir durante a sua viagem! Vamos lá!

Hotéis em Barreirinhas: onde ficar para conhecer os Lençóis Maranhenses?

Embora o Parque Nacional dos Lençóis seja um dos principais destinos turísticos do Nordeste, a reserva não dispõe de rede hoteleira própria.

Na prática, isso significa que os viajantes devem se hospedar em uma das cidades ou vilas dos arredores para visitar as piscinas naturais em meio às dunas, como Santo Amaro, Atins e o povoado de Queimada dos Britos.

Muitos viajantes, porém, acabam optando por um dos hotéis em Barreirinhas pelas comodidades que a cidade com melhor infraestrutura da região pode oferecer a seus visitantes.

O acesso é simples, de carro, transfer ou ônibus, enquanto a cidade dispõe de bancos, lojas, restaurantes, opções para a vida noturna e muitas agências turísticas que oferecem passeios até os Lençóis.

É importante, porém, escolher bem onde ficar na cidade, cujo território é maior que o da capital maranhense, São Luís: se você fizer uma escolha equivocada, poderá ficar longe das principais atrações turísticas e das opções de entretenimento.

Onde fica Barreirinhas?

Onde fica Barreirinhas?
Fonte: Unsplash

Antes de conhecer pousadas e hotéis em Barreirinhas, vale a pena se informar sobre a localização da cidade, considerada a melhor base para quem deseja visitar os Lençóis Maranhenses.

A cidade fica no norte do Maranhão, a aproximadamente 250 km da capital, São Luís, pertinho das cidades de Santo Amaro (96 km), Atins (23 km) e Primeira Cruz (75 km).

Como chegar?

Barreirinhas dispõe de um pequeno aeroporto, mas o espaço recebe exclusivamente voos fretados. Por essas e outras, a principal porta de acesso é a capital, São Luís.

O trajeto pode ser feito em pouco menos de 4 horas pelas rodovias BR-135 e BR-402, passando por Rosário, Morros, Humberto de Campos e Sobradinho.

De ônibus, a viagem é feita pelas viações Cisne Branco Turismo e Expresso Guanabara em vários horários diários a partir da rodoviária de São Luís.

Você também pode fazer a viagem de transfer: várias agências turísticas e até mesmo hotéis oferecem o trecho! 

Só tome cuidado para não cair em armadilhas e opte por motoristas credenciados, cujas informações estão disponíveis no Guichê de Informações Turísticas do aeroporto de São Luís.

Mapa

Na hora de escolher entre os hotéis em Barreirinhas, o mapa será o seu melhor amigo. Só assim você conseguirá escolher a localização mais vantajosa para o seu roteiro de turismo. Confira!

Qual o aeroporto mais próximo de Barreirinhas?

Como explicamos acima, o pequeno aeroporto barreirinhense não recebe voos comerciais. 

Por isso, o acesso de avião aos Lençóis Maranhenses é feito pelo Aeroporto Internacional de São Luís, a 248 km de distância.

O terminal ludovicense opera voos a partir e com destino às principais capitais brasileiras, como Belo Horizonte, Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Recife e Florianópolis.

Para encontrar passagens aéreas mais baratas para conhecer os Lençóis Maranhenses, faça a cotação gratuita no site de buscas do Vai de Promo, que oferece recursos exclusivos para te ajudar a economizar.

Você pode utilizar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que procura e usufruir do recurso de economia em dias próximos para encontrar o momento mais barato para viajar.

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Quando viajar para Barreirinhas?

Você precisa ficar de olho no calendário antes de agendar a sua viagem para conhecer os Lençóis Maranhenses, pois as lagoas são diretamente afetadas pela temporada de chuvas.

É só durante o período chuvoso que as lagoas entre as dunas se enchem de água, formando piscinas naturais de água cristalina em meio ao mar de areia.

O problema é que a temporada de chuvas nos Lençóis não ocorre em uma data fixa: as precipitações podem acontecer durante todo o primeiro semestre. Quanto mais chover, mais cheias ficam as lagoas.

Entretanto, por mais que as chuvas sejam importantes para os Lençóis Maranhenses, você não vai querer viajar para a região durante o período chuvoso. Afinal, assim vai ser difícil curtir as piscinas naturais.

Por essas e outras, a melhor época para viajar para Barreirinhas e para o Parque Nacional dos Lençóis é entre os meses de junho e agosto, quando as chuvas já acabaram e as lagoas estão com bons níveis de água.

A partir do mês de setembro pode ser mais complicado encontrar lagoas cheias o suficiente para banho, e de outubro em diante a possibilidade é praticamente nula.

Caso você só possa viajar entre outubro e janeiro, você só poderá conhecer as únicas lagoas perenes do parque, a Lagoa do Peixe e a Lagoa Azul.

Onde se hospedar em Barreirinhas?

Hoteis em Barreirinhas encontre os melhores
Fonte: Pousada Vila Jurara

Se você está se perguntando qual o melhor lugar para se hospedar em Barreirinhas, nenhuma região supera o centro da cidade.

Ali é fácil de encontrar bons hotéis, comércio diversificado, bancos, agências turísticas e muitas opções para a vida noturna, especialmente ao longo da Avenida Beira Rio e nos arredores da Praça do Trabalhador.

Quem prefere um canto mais sossegado para recarregar as energias entre um passeio e outro deve dar preferência aos hotéis às margens do Rio Preguiças

Neste caso, porém, você vai precisar de carro ou barco para fazer deslocamentos mais longos.

Encontre os melhores hotéis em Barreirinhas no ElQuarto!

Você pode garantir os melhores hotéis em Barreirinhas com o máximo de economia: é só fazer sua simulação de hospedagem no buscador ElQuarto!

O viajante só precisa digitar a cidade de destino, selecionar as datas da viagem, e pronto: nossa plataforma te mostra opções a preços exclusivos, incluindo alternativas com cancelamento gratuito!

Para garantir total praticidade e segurança à sua pesquisa, você pode fazer tudo em um só lugar: pesquisar preços, reservar quartos e até pagar as diárias.

Faça uma simulação para descobrir que conhecer os Lençóis Maranhenses pode sair muito mais barato do que você imagina!

Quais são os passeios em Barreirinhas?

Depois de escolher sua acomodação entre os melhores hotéis em Barreirinhas, só falta montar o seu roteiro de viagem.

Nesse sentido, você terá várias opções pela frente, até passeio de helicóptero sobre as piscinas naturais do parque. Confira!

Parque Nacional dos Lençóis 

É inegável que a maior atração da cidade maranhense e seus arredores é o Parque Nacional dos Lençóis.

A reserva ocupa uma área de 155 mil hectares, por onde se distribuem incontáveis dunas de areia branca, manguezais, rios e piscinas naturais sazonais e permanentes.

Na hora de decidir quais Lagoas visitar em Barreirinhas, você poderá escolher entre as maiores lagoas, que são perenes, Lagoa Azul e Lagoa do Peixe, ou entre as lagoas temporárias, que se formam na temporada de chuva.

A entrada no Parque Nacional dos Lençóis é gratuita, mas cada operadora de turismo que oferece passeios até a reserva tem liberdade para cobrar seus próprios preços.

Por isso, pesquise bastante entre as agências turísticas do centro de Barreirinhas antes de escolher qual empresa contratar!

Sobrevoo nos Lençóis

Sobrevoo aos Lençóis
Fonte: Unsplash

Os Lençóis Maranhenses são lindos do solo, mas podem ser ainda mais belos se vistos do alto! A partir de Barreirinhas, você poderá fazer um passeio de avião monomotor para sobrevoar a reserva ambiental.

O passeio é incrível e pode render fotos dignas de um cartão-postal, especialmente no começo do dia ou no fim da tarde, quando as dunas geram sombras que formam figuras curiosas no horizonte.

O trajeto leva de 30 a 45 minutos e sai do aeroclube de Barreirinhas por valores a partir de R$ 350 por pessoa (preço em setembro/2021).

Passeio de Lancha pelo Rio Preguiças

Nem todas as atrações turísticas de Barreirinhas estão concentradas nos limites do Parque Nacional dos Lençóis: um dos passeios mais legais da cidade é o trajeto de lancha pelo rio Preguiças até a Praia de Caburé!

O percurso é feito em velocidade elevada em meio à exuberante vegetação às margens do rio.

Outros trajetos levam o viajante até os povoados de Caburé, Vassouras e Mandacaru, onde você poderá conhecer um pouco mais da cultura maranhense.

Rio Formiga

O pequeno povoado de Cardosa é banhado pelas águas calmas e cristalinas do rio Formiga, onde é possível praticar flutuação em boias: um passeio inesquecível para viajantes de todas as idades!

O percurso dura cerca de 1h30 e, ao final, você poderá se banhar no rio ou saborear comidas típicas da região preparadas pelos moradores locais.

Como ir de Barreirinhas para Lençóis Maranhenses?

Como ir de Barreirinhas para Lençóis Maranhenses?
Fonte: Unsplash

A esta altura, você já deve estar se perguntando “como faço para ir para Lençóis Maranhenses a partir de Barreirinhas”.

Isso só é possível se você estiver em um veículo 4×4 autorizado pela administração do Parque Nacional dos Lençóis, sob responsabilidade do ICMBio.

O problema é que apenas guias e profissionais credenciados recebem essa autorização, o que significa que você não poderá dirigir dentro do parque.

No passado, o trânsito de veículos particulares era permitido, mas devido ao movimento intenso de turistas, trafegar pela região acabou se tornando uma atividade bastante perigosa.

Por essas e outras, a maior parte dos visitantes opta por contratar os serviços de uma agência turística para fazer o passeio pelo parque. 

No centro de Barreirinhas você encontrará diversas operadoras de turismo e não terá problemas em contratar o transporte.

Os viajantes que fazem questão de dirigir pelo parque devem contatar o ICMBio para solicitar uma autorização, apresentando informações sobre o veículo e o motorista, mas não há nenhuma garantia de que a instituição vai emitir tal autorização.

Caso você consiga a autorização do ICMBio, mantenha-se atento às orientações de circulação, como não trafegar pelo campo de dunas.

Você também poderá circular de quadriciclos (disponíveis para aluguel na região) no trecho entre Barreirinhas e Caburé, conhecido como Pequenos Lençóis.

Por fim, você poderá chegar até o Parque Nacional dos Lençóis de barco ou lancha, em passeios que percorrem os rios de Barreirinhas, Atins, ou Santo Amaro.

Seguro Viagem:
América do Norte
CORIS 100 USA BASIC +COVID19 CORIS 100 USA BASIC +COVID19
Assistência médica USD 100.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
Assistência médica USD 250.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19 GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19
Assistência médica USD 145.000
Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

O que fazer à noite em Barreirinhas?

Nas proximidades do parque nacional, nenhuma cidade oferece uma noite mais animada que Barreirinhas: com alguma sorte, você pode até curtir uma baladinha por lá.

O principal point da vida noturna local é a Avenida Beira Rio, recheada com bares, restaurantes, sorveterias e quiosques de ponta a ponta.

Vários desses estabelecimentos dispõe de animada programação musical no período da noite, com destaque para apresentações ao vivo de forró, como o Restaurante Bambaê e o Restaurante Barlavento.

Quem está viajando com crianças vai gostar de saber que existem várias pracinhas com playground ao longo da avenida, garantindo o entretenimento da garotada.

Se você quiser ficar perto do agito local, vale a pena escolher um dos hotéis em Barreirinhas no centro: assim, você poderá dispensar o carro na hora de circular pela região!

Hotéis em Barreirinhas: cidades próximas

Hotéis em Barreirinhas: cidades próximas
Fonte: Hotel Atins Charme Chales

Depois de se instalar em um dos hotéis em Barreirinhas, você terá mais liberdade para explorar os arredores da cidade, como as pacatas cidades de Atins e Santo Amaro.

Como você estará se hospedando na maior cidade da região, poderá simplesmente usufruir das atrações nas proximidades e depois retornar para Barreirinhas.

O que fazer em Atins?

Considerada a “joia dos Lençóis”, Atins é uma vila charmosa e quase pitoresca, que entrou no radar do turismo internacional por um título cobiçado: estamos falando de um dos dez melhores lugares do mundo para a prática de kitesurf!

O povoado parece uma combinação entre Jericoacoara e Trancoso, embora seja bem menor e modesto, mas não menos apaixonante.

Você pode chegar até a vila a partir de Barreirinhas em um passeio 4×4 ou de barco.

Ali, aproveite para conhecer o encontro do Rio Formiga com o mar e não deixe de se banhar nas piscinas naturais de água cristalina, salgada e calma que se formam na região na maré baixa.

Em seguida, tome um banho de água doce na Lagoa da Capivara, da Lagoa Tropical ou da Lagoa das Sete Mulheres e saboreie um almoço delicioso em um dos bons restaurantes do Canto do Atins.

O que fazer em Santo Amaro do Maranhão?

Há quem diga que as lagoas mais bonitas dos Lençóis Maranhenses estão em Santo Amaro do Maranhão.

O povoado é bastante simples, mas tem localização estratégica para quem deseja visitar o parque nacional a pé: basta uma hora de caminhada para chegar a lagoas exuberantes, como a da Andorinha e a da Gaivota.

Quer um passeio que dure o dia inteiro? Organize-se para conhecer a Lagoa do Espigão e a Lagoa da Betânia, que ficam ainda mais paradisíacas durante o pôr do sol.

Faça já a sua reserva de hotéis em Barreirinhas no ElQuarto!

Você encontra os melhores hotéis em Barreirinhas no ElQuarto, a plataforma de busca de hospedagem mais confiável do Brasil!

Basta digitar a cidade que você vai visitar e indicar as datas de ida e volta da sua viagem. 

Depois, é só escolher entre as opções com preços exclusivos que o ElQuarto vai te apresentar em poucos segundos.

Faça agora mesmo uma simulação de diárias e comece a planejar uma viagem inesquecível para os Lençóis Maranhenses sem pesar no bolso!

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.