Hotéis em Bento Gonçalves: conheça a capital brasileira do vinho!

22 out 2021 • 9 minutos de leitura por Paulo

Quer conhecer bons hotéis em Bento Gonçalves? A cidade está localizada na Serra Gaúcha, e é um local de visita indispensável pela região. 

Por ser um polo de atração turística, se transformou em um lugar de gente acolhedora aliada e de natureza exuberante

O turista irá se surpreender pela qualidade dos hotéis em Bento Gonçalves, que são aconchegantes e de alto nível. 

A cidade é reconhecida nacional e internacionalmente como a “capital brasileira do vinho”, possui um núcleo atrativo em torno da produção de uvas, além do turismo de negócios.

Neste artigo, vamos apresentar o que há de melhor em Bento Gonçalves para se explorar em termos turísticos. 

Nossas dicas irão desde boas vinícolas e agradáveis hotéis, até o turismo rural, cultural e de aventura. 

Hotéis em Bento Gonçalves: melhores atrações e dicas de viagem!

A cidade de Bento Gonçalves irá lhe oferecer o prazer de degustar um bom vinho em algumas das melhores vinícolas do país. 

E ainda, vivenciar uma experiência renovadora com a exuberância natural das visões de parreiras, e seu agradável clima montanhês.

A região é propícia para quem aprecia a temperatura amena, que vai de 8 ºC, no inverno, a 26 ºC, como média máxima, nos meses quentes. 

Uma atividade que cresce muito no país é o enoturismo: trata-se de uma prática que consiste em visitar vinícolas, conhecer e degustar vinhos e uvas nas regiões produtoras.

Um verdadeiro convite a especialistas que querem se aprofundar no tema ou simplesmente turistas amantes de uma boa taça de vinho.

Qualquer que seja o motivo, dá para fazer admirando a deslumbrante paisagem local. 

A Serra Gaúcha, e em especial a capital nacional do vinho, Bento Gonçalves, pode ser visitada em qualquer época do ano, mas durante a vindima é um espetáculo à parte

É a época em que as parreiras estão repletas de uvas, e acontece a colheita das frutas. 

O local oferece uma programação com refeições harmonizadas, piqueniques entre os parreirais ou “merendim” e uma fantástica experiência, a pisa da uva: tradição que remete aos costumes dos antepassados italianos. 

Para o turista que aprecia a bebida, é um ambiente acolhedor, que apresenta uma nova vivência cultural.

Bento Gonçalves é o lugar ideal para se deliciar, se encantar e descobrir uma forma, saudável e diferente de se fazer turismo.

Onde fica Bento Gonçalves?

Onde fica Bento Gonçalves?
Fonte: Pexels

Você já deve estar se perguntando: “Como faço para chegar a este paraíso chamado Bento Gonçalves”? 

A cidade fica localizada no Nordeste do estado do Rio Grande do Sul, a 124 km de Porto Alegre, capital gaúcha, e a uma altitude de 618 metros do nível do mar. 

Bento Gonçalves está próxima a outros locais turísticos, também influenciados pela imigração italiana, como Garibaldi, Carlos Barbosa e Caxias do Sul.

A cidade é tão bem conceituada no Brasil que em 2019 acolheu em torno de 1,7 milhão de turistas.

Como chegar em Bento Gonçalves?

Para quem vem de outros estados, a maneira mais fácil de chegar a Bento Gonçalves é voando até o Aeroporto de Porto Alegre.

O trajeto entre Porto Alegre e Bento Gonçalves é de 122 km, com duração em torno de duas horas, e pode ser feito de carro ou ônibus.

Para quem preferir o ônibus, a viagem pode levar até três horas e as empresas que fazem o trajeto são a Unesul e Bento Transporte. 

Com valor médio de R$ 45, você consegue comprar a passagem pela internet.

Saindo de Gramado, a distância é quase a mesma de Porto Alegre, com 120 km de percurso, passando pelo Vale do Caí ou por Caxias do Sul.

Outra forma de transporte, que também se torna uma atração, é a ida de Maria Fumaça, de Gramado, a Bento Gonçalves

A viagem pode incluir um passeio pela cidade de Bento Gonçalves, basta o turista selecionar a opção preferida.

Seguro Viagem:
América do Norte
CORIS 100 USA BASIC +COVID19 CORIS 100 USA BASIC +COVID19
Assistência médica USD 100.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
Assistência médica USD 250.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ COVID-19 +TELEMEDICINA GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ COVID-19 +TELEMEDICINA
Assistência médica USD 145.000
Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Qual a melhor época para viajar para Bento Gonçalves?

A região tem muitos atrativos turísticos, o que proporciona uma boa variedade de onde ficar e o que fazer em Bento Gonçalves. A visita à cidade pode ser feita durante qualquer época do ano.

Para quem curte uma temperatura fria e aconchegante, o inverno é uma época propícia, porém a natureza não está tão exuberante. 

Mas, a comodidade, o aconchego dos hóteis e o aquecimento dos vinhos são fatores compensatórios.

A natureza mostra toda sua exuberância de setembro a abril, que compreende a primavera e o verão, estações que revelam toda magnitude ecológica da região.

O ponto alto pode ser considerado na época da vindima, que corresponde ao final de janeiro até o início de março.

Os parreirais estão carregados de uvas e pode-se participar da colheita e da pisa das frutas. 

Onde ficar em Bento Gonçalves?

Onde ficar em Bento Gonçalves?
Fonte: Hotel Farina Park

Não se preocupe, encontrar bons hotéis em Bento Gonçalves é muito fácil. Afinal, trata-se de um importante polo turístico da Serra Gaúcha, e o segundo destino mais lembrado pelos gaúchos.

Graças a fama, a estrutura hoteleira é de primeira qualidade, tanto na área urbana quanto na área rural. Confira onde ficar na cidade.

Centro

Considere se hospedar no centro, além de concentrar bons hotéis em Bento Gonçalves, também oferece restaurantes, bares, e praticidades como agências bancárias, lanchonetes e farmácias.

Apesar de pequeno, o centro da cidade de Bento Gonçalves merece ser apreciado, assim como os vinhos de alta qualidade produzidos na região.

Passear por ali pode ser uma agradável “viagem no tempo”. São igrejas, praças, restaurantes, lojas e casas que contam a história de Bento Gonçalves e de sua colonização.

Vale dos Vinhedos

O Vale dos Vinhedos é um paraíso paisagístico, com destaque para a gastronomia e as vinícolas, além de ser um verdadeiro deleite para as lentes fotográficas. 

O lugar se consagrou como a primeira região produtora a receber a “Denominação de Origem” para vinhos no Brasil. 

Essa classificação garante que as condições geográficas da região certificam aos vinhos qualidade única, singular ao território.

Caminhos de Pedra

Basta afastar-se 15 minutos da cidade de Bento Gonçalves, que você encontrará uma rota turística de 12 km, o Caminho de Pedras. 

Durante o trajeto, o turista encontrará prédios históricos, restaurantes variados e atrações locais como a Casa da Erva Mate, a Casa das Massas e do Artesanato, a Casa de Tecelagem e outros locais interessantes. 

O atendimento é quase todo feito por descendentes de italianos em seus próprios estabelecimentos, com toda herança cultural dos antepassados.

O turismo no local é motivado pela preservação de casas históricas feitas de pedras e madeiras, porém, para além da beleza arquitetônica, há o encantamento com o folclore, a arte e o jeito peculiar de vida dos habitantes locais. 

Encontre hotéis em Bento Gonçalves em promoção!

Encontre hotéis em Bento Gonçalves em promoção!
Fonte: Hotel Mont Blanc

Antes de procurar o que fazer em Bento Gonçalves, que tal encontrar excelentes opções de hospedagem na cidade dos vinhos? 

Com a plataforma, ElQuarto, você encontra os melhores hotéis, em milhares de cidades do Brasil e do mundo.

Além disso, você fica sabendo dos valores promocionais selecionando o filtro “menor preço”. 

Pesquisando com o ElQuarto, o seu sonho de conhecer a cidade de Bento Gonçalves fica mais próximo

Nosso site é ótimo para comparar preços, fazer reservas e até pagar suas diárias online

Simule com a nossa plataforma, você não paga nada para usar e já pode ir trabalhando no roteiro da viagem!

Mapa de Bento Gonçalves, RS

Para facilitar a sua caminhada pela cidade e diminuir o tempo para descobrir por onde começar o seu passeio, apresentamos o mapa de Bento de Gonçalves.

Além disso, o item sempre à mão é a melhor forma de não se perder, e caso isso aconteça, de encontrar o caminho de volta.

O que fazer em Bento Gonçalves

Quem visita Bento Gonçalves, certamente está afim de conhecer suas vinícolas, restaurantes e atrativos do gênero.

Como se não bastasse, o lugar tem passeio de trem, Museu da História da Imigração Italiana, caminhadas e rotas rurais alternativas para curtir a natureza. 

Vinícolas

Bento Gonçalves é conhecida mundialmente pela produção de uvas e vinhos e, como não podia deixar de ser, a visita às vinícolas é um dos maiores atrativos da cidade.

Existem dezenas de vinícolas no município. Algumas se destacam pela imponência de sua estrutura, pela qualidade dos vinhos e pela tradição familiar.

As visitas podem ser livres, agendadas, monitoradas, pagas ou gratuitas. O importante é você pesquisar, escolher a de seu interesse e se permitir adentrar no universo maravilhoso da produção de alguns dos melhores vinhos do Brasil.

Pórtico Pipa

Pórtico Pipa
Fonte: Rosanetur / Flickr / CC BY 2.0

Com 17 metros de altura, localizado junto às RS-470, o portal em forma de pipa é o cartão postal de chegada à cidade. Além de imponente, o local serve como o primeiro ponto de apoio aos visitantes.

Há um posto de informações aberto no horário comercial, onde é oferecido o mapa de Bento Gonçalves.

Via del Vino

No centro da cidade de Bento Gonçalves, mais precisamente na Rua Marechal Deodoro, está localizado um trecho onde se encontram os prédios mais antigos do município, a Via Del Vino, onde se deu início a colonização italiana.

Ali está a prefeitura, e no calçadão defronte, pode-se apreciar ‘La Fontana’, um chafariz que jorra água cor de vinho e encanta os turistas.

Passeio de Maria Fumaça

O passeio de Maria Fumaça ocorre em um trecho de 23 km entre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Se prepare para duas horas de magia e diversão.

Enquanto a Maria Fumaça desfila pelos trilhos, você curte uma festa comandada por músicas típicas italianas, com direito a degustação de vinhos e espumantes.

Para quem quer algo a mais, existe o “Vinhos e Histórias”, um passeio alternativo que inclui degustação com visita ao parque temático Epopéia Italiana e à Vinícola Garibaldi.

Ponte Ernesto Dornelles

Ponte Ernesto Dornelles
Fonte: Rafaela Ely / Flickr / CC BY 2.0

O Rio Antas, divisor natural das cidades de Bento Gonçalves e Veranópolis, recebe a Ponte Ernesto Dornelles, com uma extensão de 227 metros, vão livre de 186 metros, e dois arcos paralelos.

Bonita e imponente, trata-se de uma das maiores pontes em arcos paralelos suspensos do mundo. A Ponte Ernesto Dornelles é um local de visitação certa para os turistas.

Parque Cultural Epopéia Italiana

O Parque Cultural Epopéia Italiana, situado na antiga Vinícola Riograndense, possui nove áreas temáticas, divididas em um espaço de 2.000 m².

O universo cultural foi criado para representar uma viagem de um casal de imigrantes, onde o visitante é convidado a vivenciar uma verdadeira epopéia de hábitos ancestrais italianos.

Parque Gasper

Com uma borda de 135 metros de pura adrenalina, o Parque Gasper é ponto de visita obrigatório para os amantes do turismo de aventura.

Muito bem estruturado, tem lanchonete, vestiários, churrasqueiras, e ainda possui opções de bungee jump, arvorismo, escalada, rapel, tirolesa, paintball e super pêndulo.

Mesmo para quem não flerta com a emoção, vale a visita pela beleza natural do espaço.

Igreja São Bento e Monumento ao Imigrante

Igreja São Bento e Monumento ao Imigrante
Fonte: Eugenio Hansen / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Em 1984 foi inaugurada a Igreja de São Bento, também chamada Igreja do Vinho, por sua decoração interna se utilizar de temáticas da uva e do vinho. A arquitetura externa possui o formato de uma pipa.

A igreja se localiza em uma bela praça onde também se encontra o monumento em homenagem aos imigrantes italianos, juntos formam um belo cenário. O local fica aberto de segunda a sábado.

Igreja Matriz de Cristo Rei

Inaugurada em 1954, com estilo gótico moderno, seu interior tem um vão de 40 metros de altura e 3 altares, tendo suas torres inauguradas somente em 1978.

A Igreja Matriz Cristo Rei fica na Praça das Rosas, área de recreação de crianças e práticas de esporte ao ar livre.

Museu do Imigrante

O Museu do Imigrante foi inaugurado em 1974. Instalado em um antigo prédio de 1913, é tombado como Patrimônio Histórico e representa uma importante parte da história da chegada dos italianos à cidade de Bento Gonçalves.

Possui sete salas temáticas e um acervo com mais de 15 mil peças da cultura regional. A visitação é gratuita e pode ser realizada de terça a sábado, em horário comercial.

O que tem para fazer em Bento Gonçalves à noite?

Com uma variada gama de atividades turísticas diurnas, a noite também oferece o que fazer em Bento Gonçalves. 

Uma dica são os restaurantes que apresentam em seus cardápios o que há de mais apreciado na culinária italiana, regado a um delicioso vinho.

Pizzarias também são uma boa pedida para levar a família, principalmente quando se tem jovens e adolescentes presentes.

Algumas casas ainda oferecem a música típica italiana onde se pode arriscar alguns passos das danças ítalas.

Melhores hotéis em Bento Gonçalves no ElQuarto!

Para encontrar excelentes hotéis em Bento Gonçalves e em milhares de locais do Brasil e do mundo, conte sempre com ElQuarto!

Com a nossa plataforma, você encontra muitas promoções, excelentes condições de pagamento e descontos que fazem total diferença no orçamento. 

Acesse o ElQuarto e programe agora mesmo a sua viagem! 

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.