Hotéis em Camaçari, Bahia: veja o que tem pra fazer e como é morar na cidade!

07 dez 2021 • 8 minutos de leitura por Paulo

Se você está procurando por hotéis em Camaçari, Bahia, este artigo foi feito sob medida para você. 

Montamos um guia de hospedagem e turismo completo nesse charmoso destino, que fica a poucos quilômetros de Salvador!

A cidade foi descoberta pelo turismo entre as décadas de 1970 e 1980, quando se transformou em um destino popular entre o público jovem, hippies e mochileiros em viagem pelo país.

O sucesso turístico foi acompanhado de um boom de crescimento, garantindo à cidade excelente infraestrutura para receber cada vez melhor seus visitantes.

Ainda pouco explorado nos principais roteiros pela Bahia, o município de Camaçari pode ser o destino perfeito para a sua próxima viagem, e neste artigo você vai descobrir por quê. Veja só!

Hotéis em Camaçari, Bahia: belezas naturais e história!

Em todos os formatos, tamanhos e localizações, os hotéis em Camaçari, Bahia, oferecem ao viajante uma experiência inesquecível nesse charmoso destino baiano.

A maioria dos hotéis e pousadas locais são decorados em temas rústicos, no estilo pé na areia, sem comprometer o conforto do hóspede, que pode contar com uma boa gama de serviços e instalações para lhe atender durante sua estadia.

Desse modo, você estará sempre descansado o suficiente para conhecer as belas praias camaçarienses, como Guarajuba, Jacuípe e Arembepe, a encantadora Vila Hippie, o curioso Castelo Garcia D’Avila e muitas outras atrações.

Neste artigo, vamos te contar quando visitar a cidade, como chegar, onde ficar, o que fazer e quais as melhores praias de Camaçari, vamos lá!

Qual é a história de Camaçari?

Qual é a história de Camaçari?
Fonte: Unsplash

Você sabia que Camaçari, Bahia, é uma das cidades mais antigas do Brasil

A região começou a ser ocupada ainda no século XVI, pouco tempo depois da chegada dos portugueses ao país.

Tudo começou quando os jesuítas João Gonçalves e Antônio Rodrigues fundaram a Aldeia do Divino Espírito Santo, que daria origem a uma instalação da Companhia de Jesus, onde era realizada a evangelização de indígenas que viviam na região.

Foram os indígenas, aliás, que batizaram a cidade a partir da palavra tupi kamasary, nome de uma árvore hoje conhecida como cachaporra-do-gentio ou “árvore que chora”, pelo orvalho que se acumula em suas folhas.

A região teve papel de destaque na expulsão de holandeses da Bahia no século XVII e foi finalmente emancipada em 1758, sob o nome de Vila de Nova Abrantes do Espírito Santo, posteriormente abreviado para Vila de Abrantes.

A primeira ferrovia, inaugurada em 1860, começou a revolucionar a economia local, mas foi só com a popularização do turismo, já no século XX (entre 1970 e 1980), que Camaçari ganhou protagonismo de vez no litoral baiano.

Hoje, a cidade é uma das maiores da Bahia, com mais de 300 mil habitantes e uma economia sólida, o que garante excelente infraestrutura na região.

Quando ir para Camaçari?

O verão parece durar o ano inteiro nesse encantador destino baiano: as temperaturas variam pouco, ficando entre 24ºC e 32ºC, não importa a estação do ano.

Os hotéis em Camaçari, Bahia, tendem a ficar mais cheios entre os meses de setembro e fevereiro, quando praticamente não chove e o movimento turístico se intensifica, com o auge da temporada turística entre janeiro e dezembro.

Entre março e agosto, porém, pode chover com frequência na região, o que acaba afugentando boa parte dos turistas, fazendo com que os preços das diárias caiam drasticamente nessa época do ano.

Por isso, se você não se importa com um pouquinho de chuva no seu dia de praia, pode ser uma boa oportunidade para conhecer a cidade com economia. Afinal de contas, na Bahia o sol sempre dá um jeito de voltar a brilhar rapidinho!

Onde fica Camaçari?

Onde fica Camaçari?
Fonte: Unsplash

A cidade de Camaçari é formada pela sede, onde vive a maior parte da população, e os distritos de Vila de Abrantes e Monte Gordo.

A distância até a capital da Bahia, Salvador, é de apenas 50 km, enquanto outros destinos baianos ficam ainda mais próximos, como Lauro de Freitas (36 km) e Ilha dos Frades (35 km).

Como ir para Camaçari?

Como a distância a partir da capital baiana não é muito extensa, quem vai visitar o município de Camaçari pode desembarcar no Aeroporto de Salvador e finalizar o trajeto por terra em até 1 hora pela rodovia BA-535.

A Viação Regional opera o trecho de ônibus entre as rodoviárias de Salvador e Camaçari, com passagens a partir de R$ 7,20 (preço em outubro/2021).

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Onde se hospedar em Camaçari?

Na hora de escolher entre os hotéis em Camaçari, Bahia, você terá várias opções à sua disposição: hotel, pousada ou resort, em estilo romântico ou com estrutura completa para famílias, perto ou longe da praia.

O primeiro passo é decidir se deseja ficar na região central da cidade ou nos vilarejos litorâneos. Aqui, vale a regra da localização: quanto mais perto do mar, mais salgada tende a ser a diária.

O viajante encontra bons hotéis à beira-mar próximo às praias de Guarajuba, Itacimirim e Arembepe, bem como na pacata Vila de Abrantes, um dos melhores lugares para ficar na região.

Você também poderá viver uma experiência diferenciada e rústica de hospedagem na Vila Hippie de Camaçari ou economizar um bom dinheiro em diárias se optar por ficar no centro da cidade.

Neste caso, porém, vale a pena alugar um carro para curtir as praias com mais liberdade e autonomia, pois você pode ter dificuldades para encontrar transporte coletivo para esse deslocamento.

Encontre hotéis em Camaçari, Bahia, no El Quarto!

Encontre hotéis em Camaçari, Bahia, no ElQuarto!
Fonte: Bahia Plaza Hotel

Quer encontrar hotéis em Camaçari, Bahia, ou qualquer outro destino? Faça agora mesmo sua simulação de hospedagem no El Quarto, o buscador mais confiável do Brasil!

A moderna plataforma do ElQuarto reúne milhares de acomodações nos principais destinos do Brasil e do mundo para levar até você preços exclusivos e opções com cancelamento grátis.

Para maior comodidade do viajante, o El Quarto possibilita que você faça todo o seu planejamento de viagem em um só lugar: pesquisa de preços, reserva de quartos e até pagamento de diárias online, com segurança e praticidade.

Faça uma cotação gratuita e comece a planejar férias inesquecíveis sem comprometer as suas finanças!

Mapa de Camaçari

Antes de reservar bons hotéis em Camaçari, Bahia, vale a pena conhecer as principais atrações turísticas da cidade e as regiões mais indicadas para hospedagem. 

Confira onde fica Camaçari no mapa!

O que tem pra fazer em Camaçari?

Agora que você já sabe quais são as regiões onde ficam os melhores hotéis em Camaçari, Bahia, precisa conhecer os atrativos mais apaixonantes dessa charmosa cidade litorânea.

Você não vai encontrar apenas praias por lá: o cenário camaçariense é formado por belas paisagens naturais e atrativos inesquecíveis, veja só!

Villa Hippie de Camaçari

Villa Hippie de Camaçari
Fonte: Ben Tavener / Wikimedia Commons / CC BY 2.0

Fica coladinho a Camaçari, BA, um dos mais famosos vilarejos hippies de todo o Brasil: a Villa Hippie de Arembepe, a 30 km do centro da cidade.

O local ganhou fama na década de 1970, quando passou a receber importantes figuras do cenário artístico alternativo, inclusive a cantora Janis Joplin, considerada um dos principais símbolos da geração de contracultura.

Hoje, a vila abriga pouco mais de 80 moradores permanentes, que vivem do artesanato e do turismo. Em outras palavras, lugar perfeito para garantir souvenires de viagem exclusivos.

Ali, você não vai encontrar muito luxo, mas terá a oportunidade de curtir a vida de maneira rústica e simples, espantando o estresse do dia a dia à beira-mar!

Projeto TAMAR

A Praia do Forte, em Mata de São João, a apenas 50 km do centro de Camaçari, abriga uma das mais importantes unidades do Projeto Tamar, dedicada à proteção e preservação da vida marinha no Brasil.

A região é um dos principais redutos de desova da tartaruga-marinha no país, resultando no nascimento de milhares de filhotes todos os anos.

Por essas e outras, recomenda-se que o viajante não deixe de visitar a unidade do Projeto Tamar, onde você poderá aprender mais sobre a vida marinha na região, além de ter a oportunidade de ver de pertinho tartarugas e outras espécies.

Distrito Abrantes

O centrinho histórico de Camaçari fica no distrito de Abrantes, onde você poderá encontrar várias construções datadas do período colonial brasileiro.

Na principal praça da cidade, a Praça da Matriz, fica a fotogênica Igreja do Divino Espírito Santo, um dos principais pontos turísticos locais, construída no século XVI, pouco depois da fundação da vila.

Não deixe de visitar a Casa da Farinha do Quilombo da Cordoaria para aprender mais sobre o período da escravidão e seus impactos na história do Brasil.

Você também poderá visitar o impressionante Parque das Dunas de Abrantes, um dos maiores da Costa dos Coqueiros, onde a paisagem parece coisa de outro mundo!

Castelo Garcia D’Avila

Castelo Garcia D'avila
Fonte: All Lordêlo / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

A apenas 20 minutos do centrinho de Camaçari fica uma das construções mais curiosas do Brasil, o Castelo Garcia D’Avila. Ou melhor, suas ruínas.

Uma das construções mais antigas do país, datada de 1551, o castelo foi erguido pelos portugueses para proteger a região hoje conhecida como Costa dos Coqueiros de eventuais ataques estrangeiros.

O castelo acabou abandonado em meados do século XIX e aos poucos foi se transformando em ruínas pela falta de preservação e restauração ao longo dos anos.

Mesmo que o tempo tenha feito seus estragos no castelo, vale a pena visitar a estrutura, que carrega traços de um dos mais importantes períodos históricos do Brasil.

Além disso, como o castelo fica no alto de uma colina, você poderá contemplar uma vista panorâmica da Praia do Forte!

Praias de Camaçari

A maioria das pessoas que procura hotéis em Camaçari, Bahia, tem apenas um interesse em mente: conhecer as belas praias do litoral baiano.

A orla camaçariense tem 30 praias em diferentes estilos distribuídas ao longo de 42 km de orla: a segunda maior costa do litoral da Bahia.

As mais famosas são as chamadas “Praias dos Sete Paraísos”, isto é, Busca Vida, Abrantes, Jauá, Arembepe, Barra de Jacuípe, Guarajuba e Itacimirim.

Nessas praias, você encontrará paisagens paradisíacas, rodeadas por coqueirais e faixas de areia dourada, além de boa estrutura de serviços, com barracas, restaurantes e várias opções de hospedagem.

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

Qual a praia mais bonita de Camaçari?

Se você está procurando hotéis em Camaçari, Bahia, para curtir as praias do município, já deve estar interessado em saber qual a mais bela de todas as praias camaçarienses.

A disputa é acirrada, mas é difícil tirar o título da famosa Praia de Guarajuba, com águas calmas, areia bem fininha e muitos coqueiros a emoldurar a paisagem.

Que tal aproveitar para saborear um petisco ou tomar uma água de coco enquanto contempla a natureza?

É bom morar em Camaçari?

É bom morar em Camaçari?
Fonte: Turismo Bahia / Flickr / CC BY-SA 2.0

Está pensando em trocar os hotéis em Camaçari, Bahia, por uma casa ou apartamento na cidade baiana? Então você vai gostar de saber que a vida em Camaçari pode ser muito boa!

A cidade abriga um importante polo petroquímico e um robusto parque industrial, oferecendo várias oportunidades de emprego.

O custo de vida também é atrativo, com gastos de aluguel, alimentação, transporte e lazer que se aproximam de metade do que você pagaria em Salvador.

Qual é a cidade mais próxima na Bahia de Camaçari?

Você pode se hospedar em um dos hotéis em Camaçari, Bahia, e utilizar a cidade como base para visitar outros destinos nas proximidades.

Entre as cidades próximas a Camaçari estão Lauro de Freitas, Pojuca, Catu, Candeias e Santo Amaro. Que tal montar um roteiro inesquecível pela região da Costa dos Coqueiros?

Promoção de hotéis em Camaçari, Bahia

Quer começar a sua pesquisa de hotéis em Camaçari, Bahia, agora mesmo com comodidade e segurança? É só visitar o El Quarto!

O moderno sistema de buscas do ElQuarto te ajuda a encontrar milhares de acomodações a preços exclusivos, incluindo opções de hospedagem com cancelamento grátis, além de oferecer acesso a filtros que potencializam a sua pesquisa.

Você pode até pagar suas diárias antecipadamente pelo site do El Quarto: assim, evita surpresas desagradáveis na hora do check-out!

Faça agora mesmo uma simulação gratuita e descubra que curtir as belezas de Camaçari pode sair muito mais barato do que você pensa!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.