Hotéis em Caxias do Sul: saiba como economizar e onde ir na sua viagem!

11 dez 2021 • 9 minutos de leitura por Paulo

Procurando hotéis em Caxias do Sul para aproveitar tudo o que a cidade tem a oferecer? 

Quem gosta de apreciar os refinados vinhos gaúchos ou gosta do aconchego do turismo de inverno, vai se apaixonar por esse lugar.

Se você procura dicas para escolher o melhor lugar para se hospedar e também sobre o que fazer nesse hospitaleiro município, chegou ao artigo certo!

Neste texto, vamos falar sobre as localizações mais adequadas para você encontrar hotéis em Caxias do Sul e passar uma temporada de merecido descanso. Acompanhe a seguir e boa leitura!

Hotéis em Caxias do Sul: melhores dicas e pontos turísticos!

Quem já conhece Caxias do Sul, RS, certamente quer voltar. 

Além de estar localizada em uma excepcional região para a produção de vinhos finos, a cidade possui um fator que a torna ainda mais especial.

A colonização italiana, principalmente, é muito evidente na forma como foi construída e nos costumes dos habitantes. 

Por isso, a presença religiosa, sobretudo cristã, é marcante por ali, e a culinária é fortemente influenciada pelos colonos ítalos.

Depois que ler este artigo, vai ficar conhecendo um pouco mais sobre a história de Caxias do Sul, os melhores lugares para se hospedar com tranquilidade e várias dicas de passeios para agradar qualquer turista!

Onde fica localizado Caxias do Sul?

Onde fica localizado Caxias do Sul?
Fonte: Pixabay

A cidade não fica muito longe de Porto Alegre, a capital do Rio Grande do Sul, cerca de 130 km de distância ao norte e, de carro, a viagem deve durar no máximo umas duas horas.

Se procura como chegar em Caxias do Sul de outros estados, você pode pegar um voo para o Aeroporto Internacional Salgado Filho, na capital, e de lá alugar um carro, ou mesmo pegar um ônibus direto do terminal rodoviário.

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Como é a temperatura em Caxias do Sul, RS?

Como era de se esperar, a temperatura na cidade é bem fria no inverno, perfeita para quem gosta de aproveitar a lareira. 

Caxias do Sul e temperatura baixa “andam juntas”, e pode chover até nos meses mais secos.

Por ser predominantemente de clima temperado, na maior parte do ano, a cidade tem um clima agradável, mas sem ficar abafada. Do meio do mês de maio até meados de agosto, a mínima pode chegar a 6ºC.

A época mais procurada para visitar Caxias do Sul é justamente no inverno, momento em que os turistas vão à cidade para fazer os passeios em vinícolas e provar os deliciosos pratos da culinária gaúcha e italiana.

Qual a idade de Caxias do Sul?

A história de Caxias do Sul é fascinante e tem a colonização italiana como fator determinante para a forma como a região e sua cultura se construíram.

Hoje, é a segunda cidade mais populosa do estado e a mais importante da região da Serra Gaúcha. 

Foi elevada a município em junho de 1910, então Caxias do Sul já tem 111 anos de idade desde sua emancipação.

A região era ocupada por povos indígenas originários, mas foram removidos do local para que mais tarde o governo pudesse alocar os colonos europeus, principalmente italianos, na região já no fim do século XIX.

Atualmente, a cidade de Caxias do Sul é um polo universitário, artístico e industrial, sendo importantíssima para a economia do estado.

Hotéis em Caxias do Sul: melhores regiões para se hospedar

Hotéis em Caxias do Sul: melhores regiões para se hospedar
Fonte: Hotel Intercity

Como toda cidade grande, o que não falta são hotéis e pousadas em Caxias do Sul para o turista passar uma temporada de relaxamento, e poder fazer passeios culturais.

Para facilitar a sua pesquisa pelo lugar ideal para se hospedar, seja com a família ou em uma viagem solo, separamos algumas recomendações que com certeza vão te agradar. 

Aí, é só escolher a opção que mais tem a ver com você, confira a seguir! 

Centro

O centro é a região mais prática para quem procura hotéis baratos em Caxias do Sul, RS. 

Por R$ 167 você se hospeda em um estabelecimento de alto padrão, perfeito para quem viaja a trabalho e tem pouco tempo na cidade (valores de setembro de 2021).

Além de ser de fácil acesso, o centro tem tudo que o visitante precisa: lojas, bancos, farmácias, excelentes restaurantes, mas você também pode optar pelos fast foods, e a facilidade em se locomover pela cidade.

E ainda, o turista estará bem próximo a lugares para visitar em Caxias do Sul. 

A Praça Dante Alighieri, por exemplo, foi um dos primeiros espaços a serem edificados na cidade, tem diversos prédios importantes em seu entorno, como Catedral Santa Teresa D’Ávila.

Se você gosta de futebol, ainda tem o Estádio Alfredo Jaconi, do Esporte Clube Juventude, que fica também no centro da cidade!

Bairro Pio X

Bairro Pio X
Fonte: Tri Hotel Executive

Trata-se de um bairro de alto padrão, vizinho ao centro e que também tem boas opções para quem procura lugares para ir em Caxias do Sul ou confortáveis hotéis.

Além de ter todo tipo de comércio, ainda é bem mais tranquilo que o centro e a região é de muito fácil acesso.

Saindo da rodoviária de Caxias do Sul e se dirigindo ao bairro Pio X, por meio de transporte público, não vai gastar mais que 20 minutos.

Bairro Pioneiro

O bairro é de muito fácil acesso. Contornado por duas vias expressas, a RS-453 e a BR-122, encontra-se um pouco distante do centro, mas é muito tranquilo. Perfeito para quem vai passar uma temporada maior na cidade.

Além disso, é um ótimo lugar para encontrar hotéis e pousadas em Caxias do Sul, mas também existem alternativas como hospedagem coletiva no Pioneiro.

A infraestrutura do bairro é completa, com padarias, restaurantes e bancos. Conta com uma forte presença industrial e empresarial, por isso, muitas pessoas que viajam a trabalho preferem se hospedar no Pioneiro, Caxias do Sul, RS.

Bairro de Petrópolis

Fica próximo ao centro (3 km) e também tem boa estrutura. Trata-se de um bairro universitário, com uma estrutura residencial perfeita para quem procura praticidade e animação, fora do tráfego do centro.

É um lugar seguro. Nele está localizado o Campus da Universidade de Caxias do Sul, por isso é um ambiente com muita presença de jovens e locais excepcionais para comer e curtir a noite.

Hotéis em Caxias do Sul: reserve já o seu!

Hotéis em Caxias do Sul: reserve já o seu!
Fonte: City Hotel

Tudo bem se você ainda não sabe como achar bons hotéis em Caxias do Sul. 

Consultando acomodações pelo site do Elquarto, a sua experiência de hospedagem será muito melhor do que se tentar escolher aleatoriamente um hotel.

Além de comparar o preço de dezenas de hotéis e pousadas em Caxias do Sul, o turista pode escolher também os destinos mais legais do mundo e simular o valor das reservas, sem pagar nada por esse serviço.

Hospedagem é um item das férias que não pode ter erros e gastos excessivos, por isso, consulte o ElQuarto antes de fechar suas reservas. 

Você terá acesso a preços exclusivos, cupons de desconto e todo apoio que precisar!

Para simular gratuitamente, e quantas vezes quiser, basta acessar o site, inserir o destino turístico que procura, o período de estadia e o número de hóspedes e quartos.

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

O que fazer em Caxias do Sul?

A seguir, confira uma lista de lugares para ir em Caxias do Sul. Aí, é só anotar os tipos de passeios que gosta de fazer e traçar o seu roteiro de viagem. Confira!

Museu da Uva e do Vinho

O lugar fica no bairro Forqueta, a 14,5 km do centro de Caxias do Sul. O museu conta a história da imigração italiana na região e tem um acervo com fotografias e documentos da época.

Outra função do espaço é dar informações sobre como o cultivo da uva e a produção de vinhos na Serra Gaúcha foram importantes para o desenvolvimento local. A entrada é franca.

Estrada do Imigrante

A Estrada do Imigrante é essencial dentre os lugares para conhecer em Caxias do Sul. 

Marca o percurso dos pioneiros italianos na região e preserva essa memória nas edificações erguidas nesse caminho.

O turista terá oportunidade de aprender mais sobre a colonização em Caxias do Sul e aproveitar para experimentar as delícias da culinária regional, recheada de tradicionais pratos italianos e também da culinária gaúcha como o churrasco de fogo de chão e o Sagu.

Igreja São Pelegrino

Igreja São Pelegrino
Fonte: Aldo Locatelli / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

A Igreja São Pelegrino tem raízes na fundação da cidade de Caxias do Sul. 

Tudo começou com a construção de um oratório para homenagear o santo, evoluiu para capelas de madeira, que precisavam ser constantemente ampliadas.

Diversas igrejas foram edificadas de forma improvisada, mas logo ficaram pequenas para toda a comunidade. Assim, em 1953, o templo monumental ficou pronto.

Recebeu pinturas famosas mundialmente e até uma réplica da obra Pietà de Michelangelo, presente do Vaticano.

Catedral de Santa Teresa

Fundada em 1824, a Catedral de Santa Teresa D’ávila foi a primeira igreja de alvenaria da cidade. Logo em 1934 foi criada a diocese de Caxias do Sul, e a antiga paróquia foi promovida a Catedral.

Localiza-se em um dos pontos mais antigos da cidade, na Praça Dante Alighieri, bem no centro.

Sua arquitetura no estilo neogótico foi muito utilizado no período colonial, e é um ponto turístico obrigatório para conhecer um pouco da história de Caxias do Sul.

Museu municipal de Caxias do Sul   

Também localizado no centro, tem seu próprio acervo e promove exposições itinerantes. É um espaço plural, que visa educar e promover arte, cultura e conhecimento em Caxias do Sul, RS.

O Museu Municipal resgata a memória dos primórdios da região, com peças de utensílios dos povos indígenas que habitaram a área, assim como objetos que remetem ao passado de colônia: ferramentas, vestuário e itens religiosos dos pioneiros.

Chatêau Lacave

O castelo é incrível! Uma réplica magnífica de um verdadeiro mosteiro medieval espanhol do século XI. 

No local funciona um restaurante super aconchegante, especializado em vinhos e espumantes.

O turista poderá fazer uma visita guiada que dura cerca de 40 minutos, com direito a degustação de alguns produtos da casa.

O pequeno tour custa apenas R$ 18 (valor de setembro de 2021). O Chatêau Lacave fica na Rodovia BR-116, Km 143 e é considerado um dos melhores lugares para ir em Caxias do Sul.

Vale Trentino

Fica em Forqueta, na divisa das cidades de Farroupilha e Caxias do Sul, RS. Trata-se do roteiro para enólogos e também para simples apreciadores de um bom vinho. 

A melhor forma de conhecer o Vale é se deslocando de carro, mas será necessário um motorista que deixe os vinhos para depois.

Também são servidos deliciosos sucos, para quem não bebe ou estará dirigindo, e as cantinas têm excelentes refeições tipicamente italianas.

O turista ainda poderá presenciar todo o processo de produção dos vinhos, uma experiência rica e inesquecível.

O que comprar em Caxias do Sul?

Além de vinhos tintos, brancos, rosé e espumantes, existem muitas lojas de souvenires em Caxias do Sul. 

Sem contar que os produtos gaúchos como uma boa erva mate, cuia e bomba não se encontram em qualquer lugar por aí, concorda?

O sul também é grande produtor de couros, então você encontrará muitos produtos desse material a preços bem mais em conta do que em outras regiões do país.

O que fazer à noite em Caxias do Sul?

O que comprar em Caxias do Sul?
Fonte: Ariel01928571 / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

A cidade está preparada para receber qualquer nível de exigência dos turistas. 

Se a noite for reservada para jantar, experimente o Galeto, prato típico do Rio Grande do Sul, e o Capeletti, que é uma sopa de massa recheada com carne e outros pratos deliciosos.

Agora, se o objetivo é curtir a noite em um clube ou casa de show, tem muita opção também, não se preocupe!

O Cervantes Brew Pub tem música ao vivo e muita cerveja artesanal, e o Chardonnay é um bar dançante.

O que fazer em um dia em Caxias do Sul?

Além de experimentar o delicioso churrasco gaúcho, que não pode faltar em sua visita a Caxias do Sul, RS, recomendamos que visite o Chatêau Lacave para ter uma excelente experiência da enogastronomia.

Com certeza dará tempo de passar no Museu Municipal, na Igreja de São Pelegrino e na Catedral de Santa Teresa

À noite, há bares espalhados por toda a cidade, então não será difícil encontrar um lugar legal para encerrar o passeio, concorda?

Na dúvida, recorra à lista de lugares para conhecer em Caxias do Sul que passamos e, com certeza, vai encontrar o tipo de movimento que você gosta!

Encontre os melhores hotéis em Caxias do Sul no ElQuarto!

Depois de conhecer um pouco mais sobre essa agradável cidade do sul do Brasil, com certeza vai correndo acessar o Elquarto para escolher o melhor hotel, certo?

Comece a sua pesquisa o quanto antes, antecedência é o segredo para pegar as melhores promoções de hospedagem. 

Principalmente para os feriados e datas festivas, em que a concorrência por acomodações é maior.

Reservando antecipadamente, você garante um hotel bem localizado, numa região segura e de fácil acesso, com tudo que o turista precisa.

Quer conhecer Caxias do Sul, RS, e ter as férias que merece? Então acesse o ElQuarto e garanta os melhores preços para o seu bolso!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.