Hotéis em Cuiabá: conheça as melhores hospedagens e os lugares mais indicados para passear

09 nov 2021 • 8 minutos de leitura por Paulo

Saber onde estão os melhores hotéis em Cuiabá é fundamental para quem quer conhecer a capital do Mato Grosso. 

A cidade é arborizada, cheia de praças e igrejas, como gostam os cuiabanos.

Fica às portas do pantanal, região de enorme biodiversidade e valor ambiental para o Brasil e o mundo

A culinária é diversificada e tem muita presença dos peixes de rio como a piranha e o pintado.

Acompanhe a leitura deste texto para ficar por dentro das melhores regiões para encontrar hotéis em Cuiabá e aproveitar ao máximo a sua estadia na cidade. Vamos lá?

Hotéis em Cuiabá: melhores regiões e pontos turísticos!

Se precisar de um guia de hotéis em Cuiabá, chegou ao lugar certo. 

Vamos apresentar dicas de hospedagem para você visitar os pontos turísticos mais interessantes sem precisar fazer grandes “manobras” de locomoção.

Você ficará sabendo de detalhes como onde fica Cuiabá, quais são os lugares mais legais e curiosidades sobre a capital do Mato Grosso que você ainda não conhecia. Veja mais detalhes a seguir!

Onde fica Cuiabá?

Onde fica Cuiabá?
Fonte: Unsplash

Cuiabá é a capital do estado do Mato Grosso, no centro-oeste brasileiro

Trata-se de uma metrópole moderna, pólo industrial e comercial, com mais de 600 mil habitantes e ainda assim, tem ruas densamente arborizadas.

É vizinha ao município de Várzea Grande, e localiza-se no centro-sul Mato-Grossense. O centro da cidade de Cuiabá e o bairro Popular são as melhores regiões para se hospedar.

Na região central, o turista conta com toda a praticidade de ter lojas, supermercados, shoppings, e a facilidade de acesso. 

O Bairro Popular, por sua vez, é reduto de boêmios. Os bares estão sempre movimentados e a música sempre presente.

Como chegar em Cuiabá?

O aeroporto mais próximo encontra-se na região centro-norte e Vila Pirineu, no município vizinho, Várzea Grande. Ou seja, o desembarque já é bem próximo de um monte de lugares em Cuiabá para passear.

O trajeto até o Bairro Popular, por exemplo, dura cerca de 15 minutos, mas além de aviões, o transporte viário também é muito utilizado para chegar à capital do Mato Grosso.

As vias que levam à Cuiabá são: MT-070, BR-251, BR-364 e MT-400. Saindo de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, são 705 km. 

O motorista deve pegar a BR-163 até Rondonópolis, e seguir para a BR-364 até seu destino.

Quando ir para Cuiabá?

Cuiabá é um dos lugares incríveis do Mato Grosso, que o turista certamente vai querer voltar. 

Em outubro, acontece a festa de São Benedito, importante tradição no Mato Grosso, assim como as festividades de São João em junho.

Essa região tem chuva de novembro a maio. Em julho as temperaturas caem um pouco. 

Em geral, Cuiabá é muito quente e, nos meses de verão, os termômetros podem chegar à casa dos 40ºC.

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Onde estão os melhores hotéis em Cuiabá?

Onde estão os melhores hotéis em Cuiabá?
Fonte: Hotel

Nada de ficar procurando hotéis em Cuiabá de forma improvisada. 

Agora, você fica sabendo exatamente onde se hospedar, seja para as férias em família, uma viagem solo e também à negócios, ponto forte do turismo local.

Grande parte dos visitantes chegam à cidade para trabalhar. Por isso, é normal que, diferente de outros lugares mais voltados para o turismo de passeio e não de negócios, as diárias sejam mais caras em dias úteis.

Centro

O centro da cidade de Cuiabá tem de tudo: rodoviária, linhas de ônibus, farmácias, shoppings e hospitais. 

Para quem viaja com pouco tempo para aproveitar, o Centro é a melhor opção, tem muitos restaurantes e é de fácil acesso a outros lugares.

Para os turistas que adoram explorar a vizinhança do hotel em que se hospedam, o Centro tem parques e praças com muita área verde, excelentes locais para caminhadas ao ar livre.

Bairro Popular

Essa área da cidade é mais dedicada para os turistas que curtem baladas e uma vida noturna agitada, trata-se da maior concentração de restaurantes, bares e casas de shows.

A praça, que tem o mesmo nome do bairro, é cercada por esses estabelecimentos, e é conhecida por ser uma região de alto padrão, onde reside parte da elite cuiabana.

Promoção de hotéis em Cuiabá no ElQuarto!

Promoção de hotéis em Cuiabá no ElQuarto!
Fonte: Hotel

Pesquisando em nossa plataforma, ElQuarto, você fica sabendo de qualquer valor promocional para hotéis em Cuiabá e milhares de outras cidades do mundo!

A plataforma oferece preços exclusivos e excelentes condições de parcelamento!

Quer ainda mais vantagem em pesquisar por hotéis em Cuiabá com o ElQuarto? 

O site mostra todas as opções com cancelamento grátis, e o cliente conta com a experiência de quem já tem mais de 20 anos de atuação no mercado de turismo.

Acesse o site e confira, não vai perder uma chance dessas, certo?

Quais são os melhores pontos turísticos de Cuiabá?

Em sua estadia na cidade e na hora de escolher o que fazer em Cuiabá, considere a lista que preparamos com as melhores indicações.

Selecionamos atividades para todos os gostos, e também passeios para se fazer em família. Confira e já vai se programando para conhecer a cidade de Cuiabá, Mato Grosso.

Centro Geodésico da América do Sul

Um dos mais importantes pontos turísticos de Cuiabá, o Centro Geodésico da América do Sul, marca o ponto exato de onde seria o centro da América do Sul.

Por isso, os cuiabanos costumam dizer que a capital do Mato Grosso é o “coração do continente”. 

A confirmação da exatidão do local, se deu ainda no início do século XX: no ano de 1909 por influência de Cândido Rondon, com ajuda de seu assistente.

Fica na região centro-sul, na rua Barão de Melgaço, bem em frente à Câmara Municipal, em um ponto muito fácil de encontrar vários hotéis em Cuiabá. É um local tranquilo e seguro.

Centro Histórico 

O lugar onde fica Cuiabá começou a se desenvolver às margens do rio de mesmo nome, ainda no século XVIII. 

O centro histórico, onde várias construções estão preservadas, guarda parte importante dessa história.

Além das casas em estilo colonial, quem faz turismo em Cuiabá, precisa conhecer a Igreja Senhor dos Passos, edificada em 1792, e o Coreto da Praça Ipiranga.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), tombou o Centro Histórico de Cuiabá em 1988, e desde então a região é protegida por Lei e preservada pela população.

O turista pode também visitar alguns prédios belíssimos nas proximidades, como o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e o Palácio da Instrução.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito

Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito
Fonte: Mateus Hidalgo / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Por fora, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, em Cuiabá, parece um simples templo, mas guarda exemplos impressionantes do barroco-rococó em seus altares interiores.

Construída por volta de 1730, é uma preciosidade para a comunidade local. O exterior é típico das construções coloniais da época, liso, branco e sem detalhes.

O pátio é o palco para uma das celebrações mais tradicionais da cidade de Cuiabá, a festa de São Benedito.

Santuário Nossa Senhora do Bom Despacho e Museu de Arte Sacra

O Santuário Nossa Senhora do Bom Despacho e o Museu de Arte Sacra são adjacentes, e ficam bem próximos à Praça Ipiranga. 

O Santuário foi construído em estilo neogótico, em 1918, para substituir uma antiga igreja que havia no local.

Depois de uma longa reforma, foi reaberta ao público em 2004. O Museu de Arte Sacra, vizinho do Santuário, é o lar de um enorme acervo de artes de estilo barroco, rococó e neoclássico da cidade de Cuiabá.

Os itens vão de instrumentos musicais como alfaias, e também vestimentas, prataria, documentos, fotos e altares mais antigos que o próprio município. 

Fica no alto do morro do Seminário, a 900 metros do Centro Geodésico da América do Sul.

Museu do Morro da Caixa D’Água Velha

O local foi usado como único ponto de armazenamento de água para a cidade de Cuiabá, há mais de 140 anos. 

Depois de passar por uma completa revitalização, agora exibe uma exposição permanente contando um pouco da história local.

Além disso, o espaço também é aberto para artistas mato-grossenses exporem seus trabalhos.

Os visitantes podem caminhar pelos túneis do antigo serviço de abastecimento e verificar os registros e tubulações antiquíssimos que eram usados. 

A entrada é gratuita, e o espaço é muito elogiado pelos turistas.

Casa do Artesão

Casa do Artesão

A Casa do Artesão de Cuiabá fica em um edifício histórico construído em 1910 para ser uma escola, mas a partir de 1983 passou a ser uma “casa cultural.”

O que um dia foram salas de aula, agora são salas de exposição de diversos segmentos de artesanato

O turista verá peças esculpidas em madeira, trabalho em couro, cipó, fibra de tucumã e outros tipos de material.

Se puder, compareça à Casa do Artesão na quinta-feira, a partir das 18h! 

É o dia da feira, em que o turista tem a oportunidade de experimentar deliciosos petiscos: Furrundu (doce de mamão com rapadura), iscas de peixe, croquete de mandioca, entre outros.

Parque Mãe Bonifácia

Trata-se de um espaço com 77 hectares de área verde preservada na cidade de Cuiabá. 

Os adeptos da atividade física ao ar livre podem escolher entre as cinco trilhas do parque, e os vários pontos de aparelhagem de ginástica.

Fica um pouco distante da movimentação do centro, mas oferece a vista perfeita de um pôr do sol deslumbrante. No local existe um mirante aberto ao público.

E, que tal um açaí ou, já deu a hora do almoço? Na vizinhança do Parque Mãe Bonifácia você encontra algumas opções de lanchonetes e restaurantes.

Museu de Pré-história Casa Dom Aquino

Localizado às margens do Rio Cuiabá, trata-se de um ótimo lugar para levar as crianças. 

Antes, era uma casa que foi construída em 1842 e foi lar de figuras importantes no Mato Grosso, até que, em 2006, foi inaugurado o Museu de Pré-história Casa Dom Aquino.

A exposição permanente é composta de duas alas, paleontologia e arqueologia, as visitas são feitas com apoio de monitores e o espaço ainda conta com uma sala de vídeo.

Arena Pantanal

Turistas que gostam de futebol vão querer conhecer a tão famosa Arena Pantanal. Ficou pronta para a Copa de 2014, em substituição ao antigo Estádio Governador José Fragelli.

Sediou 4 jogos desta importante competição, além de partidas pela Copa do Brasil e Futebol Americano. Fica a 3km do Centro Geodésico.

O que fazer em Cuiabá a noite?

O que fazer em Cuiabá à noite?
Fonte: Pixabay

O Bairro Popular vai ser sempre a primeira opção para quem procura o que fazer em Cuiabá a noite. 

O Ditado Popular é excelente para comer petiscos e dançar, sendo especializado em música sertaneja ao vivo.

A opção fica no Bairro Popular, mas o Quilombo também tem bons estabelecimentos como o Flor Negra Comfort Food & Wine Bar que é para casais.

O que fazer nos arredores de Cuiabá?

Cuiabá é a porta de entrada do pantanal mato-grossense, então, o turismo em Cuiabá e região pode ser repleto de contato com a natureza e muita aventura.

O Parque Nacional do Pantanal Matogrossense fica ao sul da capital, mas se encontra um pouco longe, está na divisa com o estado do Mato Grosso do Sul.

Uma boa opção é conhecer a Chapada dos Guimarães e ver de perto suas magníficas cachoeiras, está a apenas 70 km da cidade de Cuiabá.

Seguro Viagem:
América do Norte
CORIS 100 USA BASIC +COVID19 CORIS 100 USA BASIC +COVID19
Assistência médica USD 100.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
Assistência médica USD 250.000
Bagagem extraviada USD 2.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.
GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19 GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19
Assistência médica USD 145.000
Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

O que fazer em Cuiabá em 1 dia?

2 passeios são imperdíveis quando for fazer turismo em Cuiabá. O primeiro é o Centro Histórico, com seus belos edifícios e casarões, e depois o Bairro Popular, se quiser encontrar um bom lugar para refeições.

Aproveite para provar pratos típicos do Mato Grosso: carne seca com banana, filé de Pintado, bolo de arroz, caldo de Piranha e paçoca artesanal de pilão.

Além disso, para visitar igrejas e museus, geralmente não se gasta muito tempo. Portanto, considere incluir alguns desses pontos turísticos de Cuiabá em seu roteiro de 1 dia de viagem.

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

Encontre hotéis em Cuiabá com desconto no ElQuarto!

Para encontrar hotéis em Cuiabá e em outras milhares de cidades pelo mundo, é essencial consultar o site do ElQuarto!

Não importa qual o destino, nossa plataforma vai sempre mostrar as melhores acomodações disponíveis, e o usuário ainda pode selecionar o filtro de menor preço, se quiser.

É muito fácil fazer a pesquisa: coloque a cidade que pretende visitar, as possíveis datas de check-in e check-out do hotel, o número de quartos que precisa e quantos serão os hóspedes.

Torne possível o seu sonho de conhecer o mundo com a ajuda do ElQuarto!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.