Hotéis em Diamantina, MG: onde ficar na cidade histórica?

12 jan 2021 • 7 minutos de leitura por Paulo

Existem tantos hotéis em Diamantina, MG que escolher onde ficar é uma tarefa relativamente fácil. 

A maioria das opções pode ser encontrada na região central da cidade, bem pertinho das principais atrações turísticas.

Mesmo assim, entender um pouco sobre a cidade e seus atrativos pode facilitar ainda mais a sua escolha de hospedagem e tornar a sua experiência em Diamantina mais proveitosa.

Para te ajudar nesse processo, criamos um guia de hotéis em Diamantina, MG, com tudo o que você precisa saber antes de escolher onde ficar na cidade do ex-presidente JK e da famosa Chica da Silva. Vamos lá!

Hotéis em Diamantina, MG: as melhores opções de hospedagem

Hotéis em Diamantina
Hotéis em Diamantina – Fonte: Wikimedia foto de Glauco Umbelino

Diamantina é uma das cidades históricas mais importantes de Minas Gerais, que nasceu e cresceu graças ao ciclo do ouro e das pedras preciosas durante o período colonial brasileiro.

Por conta disso, a cidade, assim como outros destinos históricos como Ouro Preto ou Tiradentes, passou a fazer parte do roteiro de muitos turistas que visitam Minas.

Sendo assim, é muito importante fazer as suas reservas de hospedagem com antecedência para não correr o risco de ficar sem vaga durante o período desejado.

A cidade, considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, tem menos de 50 mil habitantes e reúne diversas atrações incríveis, como museus, casarões coloniais, igrejas, minas e muito mais.

Pode parecer simples escolher um hotel se a maior parte das opções está em uma única localidade, mas existem algumas dicas que podem te ajudar a ter uma experiência ainda mais positiva durante a sua estadia.

Criamos uma lista com os melhores hotéis em Diamantina, MG e dicas para encontrar o hotel ideal para a sua viagem. Vamos lá!

Onde fica Diamantina?

Diamantina fica no Vale do Jequitinhonha, a cerca de 290 km de distância de Belo Horizonte, na Estrada Real, maior rota turística do Brasil, com mais de 1.630 km de extensão.

Era por meio dessa rota que se escoava o ouro das Minas Gerais para os cofres de Portugal, passando por São Paulo até chegar aos portos do Rio de Janeiro. 

Apesar de ficar localizada em uma região famosa pelo calor intenso, a cidade tem o clima mais ameno graças à altitude de 1.200 metros. No inverno não é raro sentir uma brisa gelada durante as manhãs.

Toda essa altitude também é indicativo do quão acidentado o relevo diamantinense é. A cidade tem ladeiras mais íngremes em comparação a Ouro Preto, exigindo preparo físico dos visitantes para passeios a pé.

Mapa de Diamantina

A maior parte dos hotéis da cidade fica nos arredores da Catedral Metropolitana, no centro histórico. Confira o mapa com os principais hotéis em Diamantina, MG!

Qual o melhor lugar para se hospedar em Diamantina?

Em geral, os principais hotéis em Diamantina, MG ficam localizados próximos à Catedral Metropolitana, no centro histórico, onde ficam não apenas os principais pontos turísticos, como também restaurantes, bares e lojas.

Sendo ela o principal ponto referencial no centro da cidade, quanto mais perto da igreja você estiver, mais perto estará das principais atrações locais e como consequência mais caro tende a ser o hotel.

Se você quer economizar alguns trocados e não se importa em caminhar alguns minutinhos para chegar até a região, pode ser uma boa ideia escolher hotéis mais afastados do circuito histórico da cidade.

Além de economizar um pouco, você estará próximo do fervor, mas não perto demais para ser incomodado pelo barulho dos bares e restaurantes à noite.

Entre as regiões mais indicadas para hospedagem estão as proximidades da Igreja São Francisco de Assis, a região mais abaixo do mercado municipal ou os arredores da Praça JK.

Caso esteja viajando de carro, não se esqueça de consultar se o hotel escolhido dispõe de estacionamento próprio.

Se você prefere uma experiência mais rural e pacata, pode ser uma boa ideia se hospedar nos arredores da cidade, como o distrito de Biribiri, a cerca de 15 km de distância, ou o vilarejo de Milho Verde, a 40 km da cidade.

Onde encontrar hotéis em Diamantina, MG?

Já imaginou encontrar várias opções de pousadas e hotéis em Diamantina, MG com os melhores preços do mercado? Então você precisa conhecer o El Quarto!

Aqui você poderá fazer a comparação de preços, a reserva de hospedagem e até mesmo o pagamento da estadia em um só lugar, por meio de uma plataforma moderna e fácil de usar.

Visite a nossa página e faça uma cotação para descobrir que conhecer Diamantina e os principais destinos nacionais e internacionais pode sair mais barato do que você pensa!

Se alguma dúvida surgir durante o processo, basta entrar em contato com a nossa equipe de atendimento exclusiva!

Melhores hotéis e pousadas em Diamantina

O primeiro passo para encontrar uma boa hospedagem é se preparar com antecedência. A rede hoteleira local é disputada e encontrar acomodações em cima da hora pode significar gastos excessivos ou falta de vagas.

Para te ajudar a escolher a alternativa mais indicada para a sua estadia, destacamos alguns dos melhores hotéis em Diamantina, MG. Confira!

Pouso da Chica

O simpático Pouso da Chica é um hotel localizado a apenas 280 metros de distância da Casa de Juscelino, no centro histórico da cidade.

Na propriedade os hóspedes encontram recepção 24 horas e estacionamento gratuito, além de um generoso buffet de café da manhã, wi-fi em todos os ambientes e acomodações aconchegantes.

O hotel está instalado em um casarão histórico, construído no século XVIII, mas isso não quer dizer que você encontrará ambientes decadentes. 

Os quartos foram recentemente reformados e são confortáveis, arejados e bem-decorados.

Hotel Pousada Vila do Biribiri

Situado nos arredores da cidade, no distrito de Biribiri, o Hotel Pousada Vila Do Biribiri proporciona o clima rural que você precisa para recarregar as forças, com decoração em estilo colonial em um casarão histórico.

O estabelecimento serve diariamente um farto buffet de café da manhã, além de dispor de bar no local, estacionamento gratuito e wi-fi em todos os ambientes.

Se você está viajando em grupo, não deixe de consultar sobre os quartos-família que acomodam confortavelmente até quatro pessoas.

Pousada do Garimpo

Considerada um dos melhores hotéis em Diamantina, MG, a Pousada do Garimpo fica a menos de 1 km do centro histórico, pertinho da Casa Juscelino e do Museu JK.

A propriedade oferece uma boa estrutura de lazer, com piscina ao ar livre, sala de cinema, sauna, jardim e terraço com vista panorâmica.

Todas as acomodações são climatizadas e equipadas com TV de tela plana, frigobar, telefone e banheiro privativo moderno.

Hotel Jardim do Vale

O Hotel Jardim do Vale fica localizado próximo a um dos principais cartões-postais de Diamantina, nos arredores do Mercado Municipal e do Beco da Tecla, reduto boêmio da cidade.

Os hóspedes terão acesso a recepção durante 24 horas, estacionamento e sinal de wi-fi em todos os ambientes. Também poderão desfrutar de um elogiado buffet de café da manhã.

Todos os quartos possuem guarda-roupa, estação de trabalho com cadeira e escrivaninha, TV de tela plana, além de um banheiro privativo. 

Hotel Estilo de Minas

O Hotel Estilo de Minas é quase uma atração turística em Diamantina, localizado bem na entrada da cidade, no roteiro das tradicionais Vesperatas, principal evento do calendário da cidade.

O estabelecimento é requintado e oferece acomodações confortáveis, com estação de trabalho com mesa e cadeira, TV de tela plana, guarda-roupa, wi-fi e banheiro privativo.

Os hóspedes podem aproveitar a estadia para se refrescar na ampla piscina ao ar livre do hotel, se divertir no salão de jogos com mesa de bilhar ou simplesmente se deliciar com um generoso buffet de café da manhã, servido diariamente.

Quem está viajando em grupo não pode deixar de consultar as opções de quartos-família que acomodam até quatro pessoas com o máximo de conforto.

Diamante Palace Hotel

O Diamante Palace Hotel é um lugar sofisticado, localizado a cerca de 2 km de distância do centro histórico, a aproximadamente 1km da Casa Juscelino.

As acomodações são espaçosas e luxuosas, com móveis de madeira, TV de tela plana, ventilador de teto e banheiro privativo.

Na propriedade os hóspedes ainda encontram bar, buffet diário de café da manhã, serviço de lavanderia, biblioteca, jardim e muito mais.

Hotel Tijuco

Instalado em um edifício projetado por um dos profissionais mais famosos do país, o arquiteto Oscar Niemeyer

O Hotel Tijuco tem decoração temática que relembra os anos da administração de Juscelino Kubitschek, um dos diamantinenses mais famosos da história.

A localização é estratégica, em um dos pontos mais valorizados da cidade, a rua Macau do Meio, no centro de Diamantina.

Além de buffet de café da manhã diário, o hotel disponibiliza recepção 24 horas, lounge compartilhado e balcão de turismo onde é possível contratar passeios pela cidade.

As acomodações são confortáveis e arejadas, com guarda-roupa, TV de tela plana, wi-fi, e banheiros privados. 

Alguns quartos têm vista para os vales montanhosos da região e o estabelecimento possui suítes tamanho-família para serem reservadas.

Hotel Montanhas de Minas

Situado a menos de 800 metros do centro histórico, o Hotel Montanhas de Minas tem vista panorâmica para as montanhas e uma ampla piscina ao ar livre, com wi-fi gratuito em todos os ambientes.

As acomodações são simples, porém bastante confortáveis, com decoração em estilo colonial, TV de tela plana, ventilador de teto, frigobar e banheiro privativo. 

Algumas suítes possuem banheira de hidromassagem e varanda. Também estão disponíveis quartos-família.

O maior diferencial do Hotel Montanhas de Minas é a localização. A propriedade fica atrás da Casa de Chica da Silva e a poucos minutos da Catedral Metropolitana de Diamantina e da Igreja das Mercês.

Quais os hotéis em Diamantina, MG baratos?

Diamantina é uma cidade que atrai milhares de pessoas todos os anos. Isso significa que é possível encontrar uma grande variedade de pousadas e hotéis baratos em Diamantina, MG.

Em geral, o turista pode encontrar acomodações de 2 a 3 estrelas com preço entre 80 e 250 reais em diferentes pontos da cidade. 

A Casa Solar do Rosário, por exemplo, tem tarifas a partir de 140 reais para acomodações confortáveis bem próximas à Casa de Chica da Silva.

Nas proximidades do Mercado Municipal, a Pousada Sinhá Moça tem estacionamento próprio e quartos com wi-fi a partir de 150 reais.

Não abre mão de ficar no centro, mas procura economia? Então você deve considerar o Amelia Pousada Hotel, com diárias a partir de 170 reais localizado em uma excelente área estratégica.

Se você quer desfrutar das belíssimas cachoeiras da região do distrito de Milho Verde, o Arquivo do Viajante é um hotel com boa infraestrutura, com diárias a partir de 180 reais.

Quer visitar minas, compre sua passagem aérea no Vai de Promo o site de venda de passagens aéreas mais eficiente e com os melhores preços da internet.

Tem Hotel Fazenda em Diamantina, MG? 

Está procurando hotel fazenda em Diamantina? As opções são diversas e estão espalhadas por diferentes pontos da cidade.

Localizado pertinho da Gruta do Salitre, em uma região de grande beleza natural, o Hotel Fazenda Estância do Salitre tem acomodações aconchegantes e dispõe de uma pequena praia de água doce em meio às montanhas.

Já a Pousada e Fazenda Raíz tem toda cara de hospedagem rural, com direito a curral, pomar e fácil acesso às cachoeiras Raiz e Tombador.

Às margens da Estrada Real, no antigo caminho que ligava a Vila Rica, atual Ouro Preto, ao Arraial do Tejuco, antigo nome de Diamantina, fica a Hospedagem & Fazenda Santo Antônio, que garante uma experiência agropastoril de qualidade.

Encontre hotéis em Diamantina no El Quarto!

Como já deu para perceber, existem centenas de pousadas e hotéis em Diamantina, MG esperando por você. Faça agora mesmo uma simulação de diárias e comece a planejar uma viagem inesquecível!

No nosso site de buscas, El Quarto, você pode descobrir quanto vai gastar com hospedagem e encontrar o melhor hotel para a sua estadia, com todo conforto, de acordo com o seu gosto pessoal e o seu orçamento.

Você poderá comparar as melhores ofertas, reservar a acomodação ideal para sua estadia e até mesmo efetuar o pagamento antecipado das diárias em um único site, sem complicações desnecessárias!

Confira outros parceiros do El Quarto!

Sempre que for fazer uma viagem e precisar de passagem aérea, indicamos nosso parceiro, o Vai de Promo.

Vale a pena fazer uma cotação. Além de prestarem um super atendimento lá você provavelmente encontrará melhores tarifas.

Precisa de um seguro de viagem? Aproveite a promoção disponível no Seguros Promo.

Acesse e clique no link pegar promoção para garantir um super desconto de seguro de viagem!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.