Hotéis em Teresina: encontre as melhores oportunidades de hospedagem!

11 nov 2021 • 8 minutos de leitura por Paulo

Quer viajar pelo Brasil e precisa encontrar hotéis em Teresina? Não se preocupe, este texto é para te ajudar a conhecer os melhores pontos turísticos da cidade, e escolher a região mais adequada para se hospedar.

A “cidade verde”, como também é carinhosamente chamada depois da referência do escritor Coelho Neto, é uma das capitais mais vibrantes do nordeste, apesar de estar a mais de 300 km do mar.

Acompanhe a leitura para saber mais sobre Teresina, Piauí, pontos turísticos e regiões boas para encontrar acomodações e diversão.

Hotéis em Teresina: informações e dicas de viagem!

Você deve estar se perguntando, o motivo de chamarem Teresina de “cidade verde”, não é mesmo? Acontece que suas ruas e avenidas principais são bem arborizadas, o que confere um ar de “jardim” por todo o lugar.

Encontrar bons hotéis para passar as férias com a família e conhecer Teresina, Piauí e os pontos turísticos é bem fácil. 

A cidade tem muitas opções de hospedagens e pontos turísticos incríveis para curtir a viagem.

Onde fica Teresina?   

Onde fica Teresina?
Fonte: Pexels

Teresina é a capital do estado do Piauí, sendo a única capital da região nordeste que não se localiza no litoral. 

Ao norte do estado, existem algumas praias famosas, como a Praia do Coqueiro e a Praia de Barra Grande.

A cidade é cortada pelo Rio Parnaíba, e está na divisa com o Maranhão. Fica a 436 km de São Luiz, e a 1.704 km do Distrito Federal.

Para ficar mais fácil a localização geográfica, Teresina é vizinha de Curralinhos, Caxias, Altos, Lagoa do Piauí, Nazária, Palmeirais, União e outros municípios.

Teresina, Piauí: mapa

Nada de se perder em um local que você não conhece, certo? Para conhecer Teresina, Piauí, o mapa é uma excelente ferramenta.

Além de apontar as principais marcações como hotéis, restaurantes, mercados e pontos turísticos, é essencial para a preparação do roteiro de viagem. 

Quem anda com o mapa, dificilmente se perde! Confira a seguir os principais pontos de referência em Teresina, Piauí, no mapa.

Como chegar em Teresina, Piauí?

Fazendo jus à fama de capital desenvolvida que Teresina tem, o turista pode escolher entre ônibus, carro e avião para chegar à capital do Piauí.

O Aeroporto Senador Petrônio Portella é o mais bem equipado do estado, e fica bem na região centro-sul da cidade, a poucos quarteirões das margens do rio Parnaíba.

A rodoviária também fica centralizada, portanto, chegando na cidade, já estará no meio do movimento.

Um voo que sai de Belo Horizonte, por exemplo, precisa fazer ao menos uma escala e a viagem dura cerca de 5 horas

De Fortaleza a Teresina, é pouco mais de uma hora de avião, mas muitos turistas são do próprio Piauí.

Saindo de carro de Santa Cruz dos Milagres, o visitante percorrerá cerca de 174 km em aproximadamente 3h15. 

O caminho é pela rodovia PI-451, e depois de passar pela cidade de Arcos, o motorista deve pegar a 226 até o centro de Teresina.

Compre passagens aéreas com preços promocionais neste link!

Quando ir para Teresina?

Em Teresina, Piauí, o clima é tropical, e faz calor a maior parte do ano

Se quer saber quando visitar a cidade, seu carnaval é famoso, por isso, guarde esse feriado em sua agenda se você é o tipo de turista que curte a folia!

A festa na capital do Piauí é tradicionalmente feita por blocos de ruas, mas é para as pessoas animadas e sem medo da chuva.

Junho e julho também têm o clima perfeito para conhecer Teresina, Piauí, pontos turísticos, restaurantes, e também baladas muito animadas, para os mais interessados em festejar.

Essa época é livre de chuvas e o calor é forte, mas não insuportável. De qualquer forma, você pode visitar Teresina em qualquer época do ano, que é certeza de diversão.

Onde ficar em Teresina

Onde ficar em Teresina
Fonte: Luxor Soft Hotel Teresina

O que você gosta de fazer? Dançar muito e aproveitar a noite ou conhecer museus? Passeios a céu aberto ou apresentações em teatros e auditórios?

É claro que dá para fazer tudo isso e ainda visitar os pontos turísticos de Teresina, só depende do ânimo do turista.

Confira as melhores regiões para encontrar hotéis em Teresina e se hospedar em pontos estratégicos para ter praticidade e se locomover com tranquilidade.

Centro

O centro de Teresina é quase todo circundado pela Avenida Miguel Rosa, e está às margens do Rio Parnaíba. 

Trata-se de uma região movimentada, com muita oferta de hotéis, o que é excelente para o turista.

O centro é bem acessível, há diárias bem em conta, a partir de R$ 109 (valor de setembro, 2021), que atendem a todos os níveis de exigência dos turistas.

Tem praças, como a da Liberdade, pontos turísticos muito interessantes, como o Palácio Karnak, e tudo o que o turista precisa: facilidade de locomoção, comércio e opções de lazer.

Você pode estar se perguntando como é a questão da segurança em Teresina, Piauí, pontos turísticos e demais locais de passeio na cidade.

Como em qualquer outra cidade grande, o centro de Teresina é relativamente seguro, mas evite ficar andando à noite na rua sem companhia ou usando o telefone.

Fátima

Ao lado do Jóquei, o bairro de Fátima é para quem procura lugares legais para provar os famosos pratos da cozinha piauiense. São várias opções entre bares, restaurantes, lanchonetes e redes de fast food.

Prepare-se para provar o arroz de capote (arroz com ensopado de galinha d’angola), carne de sol, bode assado, bolo de goma e muitas outras delícias.

O bairro de Fátima também fica próximo ao centro de Teresina, mas do outro lado do Rio Poti, e é bem seguro. 

Há quase tantas opções de acomodações quanto na região central, mas o forte do local é a quantidade de lugares interessantes para comer.

O nome é em homenagem à visita da imagem de Fátima, vinda de Portugal, em 1953. É um local de alto padrão, e concentra o melhor IDH do Piauí, junto ao bairro que dá nome ao próximo tópico de nosso texto.

Jóquei

Assim como o bairro de Fátima, o Jóquei é conhecido por concentrar os moradores de maior poder aquisitivo do estado. Portanto, é um bairro estruturado, seguro, limpo e com tudo o que o turista precisa.

Além de restaurantes e churrascarias, o bairro conta com hotéis, shopping, sala de cinema, lojas e muito mais. 

É fácil se locomover pela região, seja dirigindo um veículo particular, pelas linhas de ônibus ou por viagens de aplicativo.

Encontre os melhores hotéis em Teresina no ElQuarto!

Encontre os melhores hotéis em Teresina no ElQuarto!
Fonte: Gran Hotel Arrey Teresina

Nada de aperto na hora de procurar os melhores hotéis em Teresina para se hospedar naquela viagem especial. 

O site do ElQuarto é especializado em encontrar acomodações disponíveis, e com desconto.

Uma dica para utilizar o ElQuarto: não deixe para pesquisar a hospedagem para você e sua família de última hora! 

Os preços ficam mais caros, e dependendo da sazonalidade, dificilmente encontrará quartos disponíveis.

Assim que souber a data de suas férias, pesquise utilizando o filtro de menor preço ou cancelamento gratuito, por exemplo.

Dá para fazer tudo online, inclusive o pagamento parcelado. Acesse o ElQuarto e confira!

Quais os pontos turísticos de Teresina, Piauí?

Em Teresina, Piauí, pontos turísticos estão espalhados por toda a cidade, que teve suas fundações ainda no século XVII. 

O povoado, que inicialmente era uma instalação de tropeiros da região, começou a se expandir às margens do Rio Parnaíba.

A atividade principal era a pesca, mas logo evoluiu para o transporte de cargas e hoje é uma das capitais nordestinas mais bem sucedidas.

Complexo Turístico da Ponte Estaiada

Trata-se de um dos melhores pontos turísticos de Teresina. Próximo à ponte, há dois elevadores panorâmicos que levam até um mirante, de onde é possível observar a cidade com uma vista privilegiada da Ponte Estaiada.

É um lugar moderno, com valor arquitetônico inestimável, e é muito útil para a capital pois liga o centro aos bairros de Fátima e Jóquei.

Palácio de Karnak

Palácio de Karnak
Fonte: Academia De Letras De Cm / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Esse edifício é a sede do Governo Estadual do Piauí, e tem uma arquitetura muito diferente: é inspirado em antigos templos greco-romanos, assim como a Casa Branca americana.

Inclusive, os dois prédios são muito semelhantes. O Palácio de Karnak fica na região centro-sul, e é super acessível. Dá para ir caminhando tranquilamente até ele e ainda parar para visitar a Igreja São Benedito.

Theatro 4 de Setembro

O Theatro 4 de Setembro fica a poucos quarteirões do Palácio de Karnak, na Praça Pedro II, bem no centro da cidade de Teresina. A obra se iniciou ainda no século XIX, mais precisamente, em setembro de 1889.

A fachada está muito preservada e exibe detalhes em padrões greco-romanos, e o estilo eclético lembra os casarões portugueses. 

Tem capacidade para receber mais de 600 convidados para peças teatrais, musicais e shows de humor.

Central de Artesanato Mestre Dezinho

Mestre Dezinho foi um importante artesão de Teresina. Hoje, o centro de artesanato da cidade é um lugar dedicado à difusão da arte e cultura piauiense, e tem o nome do mestre como forma de homenageá-lo.

Fica na Praça Pedro II, e o turista que visita os pontos turísticos de Teresina, não pode deixar de conhecê-lo para conferir os trabalhos em couro, fibra e talo de buriti.

Igreja São Benedito

Igreja São Benedito
Fonte: Moacir Ximenes / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Quem gosta de conhecer a cultura local e procura o que fazer em Teresina, deve fazer uma visita à Igreja São Benedito, inaugurada em julho de 1886, e representa muito da cultura piauiense.

O interior possui forro abobadado, lindos arcos e a imponente porta original de duas folhas. 

Vale a visita para além dos motivos de fé, mas você também pode participar das celebrações de missas, que são feitas diariamente.

Parque Ambiental Encontro dos Rios

É inevitável visitar o Parque Ambiental Encontro dos Rios. Ele marca o ponto em que os Rios Parnaíba e Poti se unem

O lugar tem um pôr do sol maravilhoso, o que torna o ambiente ainda mais atrativo para uma caminhada.

O Parque Ambiental conta com um restaurante flutuante muito bom, e um pequeno centro de exposições de artesanato.

Museu do Piauí

O Museu do Piauí fica bem próximo ao marco zero da cidade de Teresina. O acervo tem mais 7 mil itens que contam a antiquíssima história dessa região, desde a chegada dos portugueses.

São peças de mobília, objetos de decoração, vestuário, quadros antigos e também de artistas novos, artesanato e achados arqueológicos e paleontológicos.

Tem praia em Teresina?

Tem praia em Teresina?
Fonte: Pexels

Uma dúvida frequente: Teresina, Piauí, tem praia? Infelizmente não, mas se tivesse, certamente seria um dos destinos mais disputados do país, porque já se trata de uma cidade maravilhosa!

Apesar de não haver praia em Teresina, a cultura local é muito afeita aos rios que cortam a cidade, Parnaíba, o principal e Poti.

Se o turista quiser “tomar um banho de mar”, dá para fazer uma viagem de carro até Barra Grande, por exemplo, ao norte do estado e aproveitar as lindas praias do Piauí.

O que fazer à noite em Teresina?

Teresina, Piauí, não é só pontos turísticos, tem muita balada e festa para os visitantes. 

Tempero da Iracema é um bar dançante que toca todos os ritmos brasileiros, e o Bendito Boteco e Cervejaria é especializado na culinária boêmia.

Seguro Viagem:
América do Norte
CORIS 100 USA BASIC +COVID19 CORIS 100 USA BASIC +COVID19
Assistência médica USD 100.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
Assistência médica USD 250.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19 GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19
Assistência médica USD 145.000
Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

O que fazer em 1 dia em Teresina?

Se for ficar apenas 1 dia, opte por se hospedar em um hotel com piscina em Teresina para fugir do calor. 

A visita ao Parque Ambiental Encontro dos Rios também é de praxe, assim como provar os pratos típicos em algum restaurante especializado.

O Museu do Piauí é parte importante da nossa história, não deixe de conferir também, se sobrar algum tempo! A Ponte Estaiada é o maior cartão-postal da cidade, fica a dica!

Garanta sua viagem! Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

Promoção de hotéis em Teresina, Piauí!

Quer ficar sabendo de todas as ofertas de hotéis em Teresina? Então, conheça o ElQuarto, um buscador gratuito, feito para facilitar a vida de quem quer viver boas experiências na hora de viajar.

E, independente do destino, o ElQuarto mostrará várias opções de hospedagens, dentro do seu perfil de turista: de baixo custo a suítes de alto luxo.

A plataforma é muito simples de usar: primeiro, você acessa o site, depois insere o nome da cidade destino, o período de hospedagem, a quantidade de quartos e o número de hóspedes.

Quer encontrar os melhores hotéis em Teresina para se hospedar durante as merecidas férias? Então faça as suas buscas no ElQuarto!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.