Hotéis na praia: veja nossas dicas de hospedagem no litoral brasileiro!

07 nov 2021 • 10 minutos de leitura por Paulo

Encontrar hotéis na praia que sejam simultaneamente bons e baratos pode ser tão difícil quanto encontrar uma agulha no palheiro. 

Ao longo dos quase 11 mil km de litoral do Brasil estão espalhados milhares de hotéis em todas as faixas de preço, estilos e localizações, o que pode dificultar a busca do viajante pela melhor acomodação.

No entanto, o turista preparado não precisa se preocupar: sabendo onde e como procurar, você pode garantir o hotel perfeito para a sua viagem, não importa o destino.

Por isso, montamos um guia com tudo que você precisa para reservar sua acomodação praiana pelo melhor preço no destino dos seus sonhos, veja só!

Veja aqui nossas promoções e de hotéis no Brasil!

Hotéis na praia: seleção de dicas para encontrar os melhores!

O verão está se aproximando e, com ele, cresce a procura por hospedagem nos destinos litorâneos brasileiros. 

De Norte a Sul do país, as acomodações se tornam mais disputadas e caras, o que só reforça a importância do bom planejamento por parte do viajante.

Nesse sentido, alguns macetes podem, e vão, facilitar a sua vida na hora de organizar sua viagem.

O primeiro passo é caprichar no dever de casa e executar uma pesquisa bem-feita, com as ferramentas certas.

A escolha da data também pode impactar significativamente nos seus gastos com hospedagem, sobretudo quando o viajante não deixar tudo para a última hora e consegue fazer a reserva com a devida antecedência.

Sem contar na localização do hotel escolhido: muitas vezes, poucas ruas podem separar hotéis mais econômicos dos mais caros!

Como você deve ter percebido, encontrar a acomodação ideal para sua viagem à praia pode até ser desafiador, mas certamente não é uma ciência complicada, e basta seguir alguns passos para tornar a missão ainda mais simples.

Assim vai ficar fácil curtir um passeio pelo litoral sem pesar no bolso, com todo o conforto que você merece e, mais importante ainda, sem comprometer o seu orçamento na volta para casa.

Dicas para encontrar bons hotéis na praia

Dicas para encontrar bons hotéis na praia
Fonte: Pexels

Você está procurando hotéis na praia e não sabe nem por onde começar a sua pesquisa? Não se preocupe, isso pode ser mais fácil do que você pensa!

Sabendo onde procurar, quais ferramentas utilizar e outras dicas de ordem prática, você conseguirá fazer a sua pesquisa de forma rápida, eficiente e segura.

Confira!

Utilize um bom site para pesquisar preços

No passado, quem buscava hotéis na praia precisava sentar com o catálogo telefônico em mãos e ligar, um a um, para os hotéis considerados para sua hospedagem: tarefa que poderia durar dias e, ainda assim, não render o resultado esperado.

Hoje em dia, porém, não há necessidade desse trabalho exaustivo e pouco produtivo. A tecnologia é uma grande aliada do viajante na hora de reservar hospedagem!

Isso significa que você pode utilizar um bom site de pesquisas, como o ElQuarto, para potencializar suas buscas por hospedagem.

Em poucos cliques é possível acessar as informações mais importantes de cada hotel ou pousada, além de ver fotos das instalações, descobrir quanto você vai gastar em diárias, onde fica o hotel no mapa e que tipos de quartos estão disponíveis.

O viajante ainda consegue realizar a sua reserva online, muitas vezes com direito a cancelamento gratuito, e, no caso do ElQuarto, até pagar pelas diárias online, com comodidade e segurança.

Procure viajar na baixa temporada

Procure viajar na baixa temporada
Fonte: Pexels

Quem procura hotéis na praia durante a alta temporada dificilmente vai conseguir economizar na hospedagem.

Isto é, se você vai viajar em períodos de férias escolares (dezembro a fevereiro ou julho) e feriados prolongados, prepare-se para pagar as diárias mais caras do ano.

O motivo para isso é simples: quanto maior a demanda, maior o preço. Nessas épocas, mais gente procura as praias brasileiras e, consequentemente, os hotéis elevam os preços das diárias.

Isso também gera um reflexo que pode ser bastante vantajoso para o viajante com maior flexibilidade de datas: se a alta temporada é a época dos preços salgados, a baixa temporada é a ocasião perfeita para encontrar verdadeiras pechinchas!

Lembre-se de que viajar na baixa temporada não significa exatamente viajar durante o inverno, quando as temperaturas despencam e o banho de mar pode ser desconfortável.

Pelo contrário, quem viaja pelas praias brasileiras entre março e maio ou de setembro a novembro pode simultaneamente evitar temperaturas baixas, chuvas constantes e diárias caras!

Só fique de olho no calendário para evitar sua viagem em feriados prolongados, como 1º de maio, Corpus Christi, 7 de setembro ou 12 de outubro. 

Mesmo que essas datas não ocorram no verão, são famosas pelo movimento mais intenso nas praias de todo o Brasil!

Economize também conferindo as promoções de passagens aéreas neste link!

Faça a sua reserva com antecedência

Uma das principais regras de ouro da busca por hotéis na praia é o equilíbrio ao reservar sua acomodação

Isso quer dizer que você não deve fazer a sua reserva faltando muito tempo para a viagem, assim como não deve deixar sua reserva para a última hora!

Quem faz a reserva com antecedência em demasiado corre o risco de pagar o preço cheio das diárias, sem nenhum desconto, simplesmente porque os hotéis trabalham com metas diárias, semanais ou mensais.

Ou seja, os estabelecimentos não ficam muito preocupados com a ocupação em datas distantes, porque haverá tempo suficiente para oferecer promoções e garantir a ocupação de seus quartos ao longo dos meses.

O problema é que muita gente acaba pecando pelo excesso e resolve reservar o hotel na semana que vai viajar, arriscando não encontrar vagas no estabelecimento de sua preferência ou até mesmo pagando mais caro pela urgência.

Uma boa dica para encontrar o equilíbrio é começar a pesquisar por acomodações tão logo você decida viajar

Você pode até reservar um ou dois hotéis que ofereçam cancelamento gratuito, só por segurança.

Quando estiver faltando em torno de três meses para a sua viagem, volte às reservas que fez e considere se vale a pena manter o compromisso ou se você encontra outras opções viáveis para sua hospedagem.

Essa antecedência de três meses em relação à data de check-in é o período ideal para encontrar tarifas promocionais e preços com descontos.

Procure hospedagens que permitam remarcação

Procure hospedagens que permitam remarcação
Fonte: Pexels

Vale a pena reservar hotéis na praia que possibilitem a remarcação da viagem ou o cancelamento gratuito.

Dessa forma, caso você enfrente algum imprevisto e precise reagendar a sua viagem, poderá manter sua hospedagem sem ônus.

Do mesmo modo, se você precisar cancelar a sua viagem por qualquer motivo, poderá cancelar sua reserva (conforme o período de antecedência indicado por cada hotel) sem precisar pagar por nada.

Muitos hotéis oferecem as comodidades de remarcação ou cancelamento gratuito como forma de fidelizar seus hóspedes, incluindo nas principais plataformas de busca online, como o ElQuarto.

Se hospede em regiões alternativas

Quem já procurou por hotéis na praia sabe bem: ficar em um estabelecimento em frente ao mar tende a ser bem mais caro que ficar em um hotel nas ruas internas dos bairros.

A distância não precisa ser muito grande para significar uma boa economia para o viajante: se você caminhar uma ou duas ruas no sentido contrário ao mar já perceberá as diferenças de valores.

O mesmo vale para as regiões estratégicas, como os centrinhos de vilas mais modestas e pontos mais urbanizados de grandes cidades litorâneas. 

Quem quer ficar perto das atrações boêmias e do “agito” deve pagar mais em comparação a quem prefere ficar em regiões mais tranquilas.

Se a sua intenção é economizar, dê preferência a regiões alternativas para a sua hospedagem sempre que possível.

Encontre hotéis na praia pelo melhor preço!

Encontre hotéis na praia pelo melhor preço!
Fonte: Pexels

Você pode encontrar os melhores hotéis na praia dos seus sonhos na plataforma exclusiva do ElQuarto

O buscador mais eficiente do Brasil concentra milhares de acomodações nos principais destinos nacionais e internacionais a preços exclusivos!

O viajante só precisa digitar a cidade que vai visitar, selecionar as datas de sua estadia e escolher a melhor opção para o seu bolso. 

O sistema do ElQuarto permite que você utilize filtros diversos para nortear a sua pesquisa, como menor preço, melhor custo-benefício, quantidade de estrelas e muitos outros.

O site ainda oferece opções com cancelamento gratuito e possibilita o pagamento das diárias online para garantir ainda mais comodidade para a sua viagem!

Clique aqui e confira as melhores oportunidades de hotéis no Brasil!

Quais são os melhores destinos de praia no Brasil?

Se você está procurando por hotéis na praia, terá muitas opções à sua disposição. 

Afinal, o Brasil tem um dos maiores e mais belos litorais do mundo, repleto de opções de hospedagem em todos os estilos e faixas de preço!

Confira alguns dos melhores destinos de praia no país!

Pernambuco

O litoral pernambucano é banhado por águas quentes em tons quase inacreditáveis de azul e turquesa, que atraem quase 8 milhões de pessoas por ano.

Em vários pontos ao longo da costa formam-se piscinas naturais cristalinas durante a maré baixa, formando alguns dos melhores pontos de mergulho do litoral brasileiro.

Por ali, estão espalhados alguns dos melhores destinos de praia do mundo, incluindo a badalada Porto de Galinhas, Fernando de Noronha, Olinda e Cabo de Santo Agostinho.

Além de belas praias, você poderá curtir a animada cena cultural de Pernambuco, com direito a muito frevo, maracatu e história, especialmente na capital, Recife.

Alagoas

hoteis na praia alagoas
Fonte: Pixabay

Já imaginou encontrar hotéis pé na areia Nordeste em uma região que recebeu o sugestivo apelido de Caribe brasileiro? Então, Alagoas é o destino certo para a sua viagem!

O estado guarda lugares apaixonantes, como a pitoresca São Miguel dos Milagres, as praias urbanas e preservadas de Maceió, as águas calmas de Japaratinga e o mar cristalino de Porto de Pedras.

De Maragogi ao Pontal do Peba, onde está a foz do rio São Francisco, o viajante que explora as praias alagoanas vai encontrar águas calmas e cristalinas, boa infraestrutura e extensas faixas de areia limitadas por coqueirais, dunas e falésias.

Ceará

Diferentemente de boa parte dos destinos praianos brasileiros, o Ceará não tem seu litoral dividido em norte e sul, e sim em leste, onde fica a badalada Canoa Quebrada, e oeste, endereço de praias quase selvagens, como a da Lagoinha.

Mais ao leste, a paisagem é cortada por falésias que desafiam a gravidade, colorindo o horizonte em tons dourados e avermelhados, que criam um contraste encantador com o azul do mar.

No oeste, por sua vez, são as dunas que predominam, criando um verdadeiro mar de areia branquinha onde quer que se olhe.

Os viajantes em busca de hotéis baratos na praia não vão se arrepender de conhecer a capital, Fortaleza, mas também encontrarão boas opções de hospedagem econômica em outros cantos do estado.

Se a sua intenção é conhecer as mais belas praias cearenses, não deixe de incluir a vila de Jericoacoara, a urbana Aquiraz e a famosa Canoa Quebrada em seu roteiro de viagem!

Seguro Viagem:
América do Norte
CORIS 100 USA BASIC +COVID19 CORIS 100 USA BASIC +COVID19
Assistência médica USD 100.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
Assistência médica USD 250.000
Bagagem extraviada USD 2.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.
GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19 GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19
Assistência médica USD 145.000
Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Bahia

Já imaginou acordar em um hotel beira-mar em frente a algumas das praias mais bonitas do Brasil? A Bahia, estado com maior litoral do país, é o destino perfeito para quem curte sol e mar!

São mais de 1.100 km de litoral, por onde se escondem praias pitorescas, como Caraíva, Taipu de Fora e Trancoso, e destinos já consagrados no cenário nacional, como Porto Seguro, Salvador e Costa do Sauípe.

O melhor de tudo é que você pode combinar seu roteiro litorâneo com a história do Brasil: a Bahia abriga algumas das cidades mais antigas do país, onde os portugueses desembarcaram pela primeira vez na América.

Rio Grande do Norte

hoteis na praia rio grande do sul
Fonte: Pexels

No meio do caminho entre a Paraíba e o Ceará fica o Rio Grande do Norte, onde as praias são paradisíacas, o vento é forte, o sol brilha o ano inteiro e a fauna é rica.

A paisagem consiste em falésias alaranjadas que encontram o mar azul e dunas a perder de vista, incluindo praias selvagens, de difícil acesso, onde a natureza segue praticamente intocada.

Que tal curtir alguns passeios de buggy cheios de aventura em Extremoz, nadar nas águas caribenhas de Maxaranguape, visitar as areias douradas de Tibau do Sul ou simplesmente relaxar na rústica São Miguel do Gostoso?

Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro continua lindo e com opções de hospedagem para todos os bolsos, seja na badalada Região dos Lagos de destinos famosos, como Cabo Frio e Búzios, ou na selvagem costa sul, onde fica a encantadora Paraty.

O estado fluminense é um verdadeiro paraíso para quem curte belas paisagens, moldadas pela mata atlântica e pelo sobe e desce da Serra do Mar.

Se você gosta de trilhas, não deixe de fazer a travessia da Juatinga, que leva da Praia do Sono a Ponta Negra, considerada um dos melhores roteiros de trekking do Brasil!

Prefere atrações culturais? A Cidade Maravilhosa, Rio de Janeiro, e a histórica Paraty são destinos perfeitos para a sua viagem.

Se você quer mesmo é curtir belas praias com boa infraestrutura, não vai se arrepender de visitar o ABC dos Lagos: Arraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio.

São Paulo

Quem quer desfrutar de um bom hotel pé na areia litoral SP poderá escolher entre muitos destinos diferentes e igualmente apaixonantes.

O cenário verde da mata atlântica em Ubatuba e Ilhabela são capazes de encantar viajantes de qualquer idade, enquanto a vibe agitada de destinos badalados, como Guarujá, Santos e Maresias, conquista o público jovem.

Isso tudo sem falar na atmosfera pacata da histórica São Sebastião ou nas praias perfeitas para famílias inteiras de Praia Grande!

Santa Catarina

Você não precisa subir o litoral brasileiro para encontrar praias paradisíacas: o estado de Santa Catarina abriga praias incríveis, com atrações para todos os gostos!

A capital, Florianópolis, combina atrações culturais, históricas e gastronômicas a praias belíssimas, com boa infraestrutura de turismo e serviços, fácil acesso e paisagens relativamente intocadas.

Garopaba, por sua vez, é considerada um paraíso do surfe, onde ficam alguns dos melhores picos de ondas do Brasil.

Você ainda poderá explorar as belezas da cosmopolita Balneário Camboriú, o maior parque de diversões da América do Sul em Penha, as praias selvagens de Imbituba e muito mais!

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

Descontos exclusivos para hotéis na praia!

Encontre agora mesmo os melhores hotéis na praia do Brasil com descontos exclusivos: visite o ElQuarto para pesquisar quartos, reservar acomodações e até pagar suas diárias com total praticidade, em um só lugar!

A plataforma do ElQuarto reúne milhares de acomodações nos principais destinos do Brasil e do mundo a preços exclusivos, com descontos imperdíveis e opções com cancelamento gratuito!

Você só precisa digitar a cidade que quer visitar, selecionar as datas de ida e volta, e pronto. 

Nosso sistema te mostra todas as ofertas para o período desejado! Assim vai ficar fácil viajar muito sem pesar no bolso!

Faça uma simulação para descobrir que se hospedar nas praias mais bonitas do Brasil pode sair mais barato do que você pensa!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.