Hotel em Montes Claros: conheça as melhores opções!

16 nov 2022 • 8 minutos de leitura por rafael.alef

Você está procurando hotel em Montes Claros? Este é o artigo certo para você! Montamos o guia definitivo de hospedagem na maior cidade do Norte de Minas!

Consagrado destino de negócios, a Princesa do Norte tem muito a oferecer a seus visitantes, desde atrações urbanas até tesouros do ecoturismo, como cachoeiras e trilhas.

Neste artigo, vamos te contar tudo o que precisa saber para planejar a sua viagem, incluindo como chegar, onde ficar, quando visitar e o que fazer por lá! Vamos lá!

Hotel em Montes Claros: dicas do que fazer durante a sua estada!

Hotel em Montes Claros: dicas do que fazer durante a sua estada!
Fonte: Pixabay

Tão importante quanto escolher o melhor hotel em Montes Claros para a sua estadia é descobrir com antecedência o que fazer na Princesa do Norte. E já avisamos: há muito a se ver e fazer na cidade!

Com quase meio milhão de habitantes, Montes Claros é um importante polo cultural, universitário, econômico, industrial e artístico, o que garante uma atmosfera vibrante e efervescente.

No fim das contas, a cidade flutua entre o agito das grandes metrópoles e a tranquilidade de municípios interioranos, com opções de lazer e entretenimento para todos os gostos, como parques, museus, sítios arqueológicos e cachoeiras. Veja só!

Onde fica Monte Claros?

Antes de descobrir qual o melhor hotel em Montes Claros para a sua estadia, você precisa descobrir onde fica a cidade.

Montes Claros é uma cidade do Norte de Minas com quase meio milhão de habitantes, a cerca de 420 km da capital, Belo Horizonte, e a 510 km de Porto Seguro, na Bahia.

Entre as cidades nas redondezas estão São João da Ponte, Capitão Enéas, Francisco Sá, Juramento, Glaucilândia, Bocaiuva, Engenheiro Navarro, Claro dos Poções, São João da Lagoa, Coração de Jesus, Mirabela e Patis.

Mapa de Montes Claros, MG

Com o mapa da cidade em mãos vai ficar mais fácil localizar o melhor hotel em Montes Claros para a sua hospedagem.

Por isso, destacamos onde ficam as principais atrações da cidade no mapa: assim, você saberá exatamente qual o lugar mais vantajoso e estratégico para ficar, facilitando seus deslocamentos. Veja só!

Como chegar a Montes Claros?

Como é uma grande cidade e um importante polo econômico, Montes Claros, Minas Gerais, tem seu próprio aeroporto, que recebe voos de várias cidades brasileiras.

O aeroporto fica a cerca de 7 km do centro e conta com uma boa oferta de táxi, transfer e aplicativos de mobilidade (como Uber e 99) para facilitar a vida do turista na hora de ir para o hotel.

Por via terrestre, o acesso é feito pelas rodovias BR-135 (via Januária ou Bocaiúva), BR-365 (que vai de Pirapora a Uberlândia), BR-251 (opção para quem sai das cidades de Rio Bahia, Salinas ou Coração de Jesus) e a BR-122 (via Janaúba).

Quando estiver planejando a sua viagem, não deixe de visitar o site de buscas Vai de Promo para encontrar passagens aéreas com até 37% de desconto para Montes Claros ou qualquer outro destino do Brasil e do mundo.

O Vai de Promo oferece ferramentas de passagens multidestinos e um moderno alerta de preços que não te deixa perder nenhuma promoção para o destino que você pretende visitar.

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Quando ir para Montes Claros, Minas Gerais?

Quando ir para Montes Claros, Minas Gerais?
Fonte: Pxhere / CC0

Montes Claros é uma cidade quente em qualquer época do ano: até no inverno as médias dos termômetros ultrapassam os 30ºC, enquanto as mínimas variam entre 14ºC no inverno e 20ºC no verão.

Desse modo, como o clima não varia muito no decorrer dos 12 meses, você pode visitar a cidade em qualquer mês.

Os meses de outubro a março são os mais chuvosos, sobretudo de novembro a janeiro, e a combinação da chuva com o calor intenso pode gerar uma sensação térmica ainda maior. 

Por isso, se você não gosta desse tipo de clima, pode ser melhor agendar a sua visita para outra época.

O oitavo mês do ano é a data anual das Festas de Agosto, celebrações tradicionais que existem há séculos e atraem milhares de pessoas para as ruas da cidade. 

Só não se esqueça de reservar seu hotel em Montes Claros com antecedência se estiver pensando em viajar nessa época, ou você pode acabar pagando mais caro pelas diárias.

Onde ficar em Montes Claros?

Quem deseja ficar bem localizado deve procurar um hotel em Montes Claros no centro. Dessa forma, o viajante pode realizar deslocamentos mais práticos, rápidos e econômicos.

E não é só isso: você provavelmente terá dificuldade para encontrar acomodações em outros cantos da cidade, já que a rede hoteleira local está concentrada no centro.

Essa concentração tem explicação estratégica: os hotéis e pousadas desta região ficam perto de parques, shoppings, bons restaurantes, comércio, bancos, bares, transporte público e outras comodidades.

Se você não liga para localização ou está fazendo uma viagem rápida a trabalho, também é possível se hospedar nas proximidades do aeroporto. Nesse caso, porém, você vai precisar de carro (ou táxi) para visitar as atrações do centro.

Encontre hotel em Montes Claros com desconto no El Quarto!

Encontre hotel em Montes Claros com desconto no El Quarto!
Fonte: Pxhere / CC0

Você não precisa suar a camisa nem gastar uma fortuna para encontrar o melhor hotel em Montes Claros para ficar. O El Quarto te ajuda nessa tarefa!

Nossa plataforma reúne milhares de acomodações em hotéis, pousadas, resorts e hostels nos principais destinos do Brasil e do exterior, com preços exclusivos e descontos imperdíveis.

Dá para fazer tudo em um só lugar, desde a pesquisa de preços até a reserva de hospedagem e o pagamento das diárias. Tudo com segurança, comodidade e praticidade.

Faça uma simulação gratuita e comece a planejar uma viagem inesquecível para a Princesa do Norte!

O que fazer em Montes Claros

A melhor forma de descobrir como é a cidade de Montes Claros é explorando suas ruas, avenidas e parques.

Vem descobrir o que fazer em Montes Claros!

Praça da Matriz 

Marco da história local e símbolo da cidade, a Praça da Matriz fica bem no centro da cidade e é um bom ponto de partida para começar o seu passeio.

Foi ali que a cidade nasceu, na primeira metade do século XIX, e boa parte dessa história segue muito preservada em seus casarões, sobrados e palacetes coloniais.

A praça é muito agradável e tem bancos à sombra de árvores com séculos de existência, um chafariz central ornamentado, coreto e passarelas: lugar perfeito para descansar entre um passeio e outro.

Museu Regional do Norte de Minas 

O Museu Regional do Norte de Minas fica em um casarão colonial na Praça Dr. Chaves, no centro da cidade, e pode ser a atração perfeita para aprender um pouco mais sobre a história da região.

Com entrada gratuita e sob os cuidados da Universidade Estadual de Montes Claros, o museu realiza exposições e eventos educativos que documentam, preservam e difundem a história e a cultura da cidade.

O museu fica aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, na Rua Coronel Celestino.

Parque Estadual da Lapa Grande 

Parque Estadual da Lapa Grande
Fonte: Alisson Almeida Alves / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Que tal aproveitar a sua viagem para percorrer trilhas em meio à natureza e, de quebra, tomar banho em uma cachoeira de água cristalina?

É por essas e outras que o Parque Estadual da Lapa Grande não pode ficar de fora do seu roteiro.

O parque abriga quatro trilhas com diferentes níveis de dificuldade e tempo de duração: Lapa Grande, a mais famosa de todas, e Ponte de Pedra, Boqueirão da Nascente e Lapa Pintada.

Além disso, o visitante também encontra mais de 50 grutas, nascentes, pinturas rupestres, trechos de mata nativa e nada menos que 7.000 hectares de área verde preservada.

O Parque Estadual da Lapa Grande fica na Estrada do Alfeirão, a 15 km do centro da cidade, mas não fica aberto todos os dias, então fique de olho para não acabar “perdendo viagem”.

As portas ficam abertas de sexta a domingo, das 8h às 16h. O ingresso custa R$ 5,00 (preço em agosto/2022) e o parque oferece estacionamento gratuito.

Mercado Municipal 

Um jeito diferente, divertido e saboroso de conhecer mais sobre uma cidade é explorando seus mercados mais tradicionais. Em Montes Claros, isso é sinônimo de Mercado Municipal.

O espaço fica aberto todos os dias, de 7h às 17h, e vende de tudo: ingredientes regionais, doces, bebidas, queijos, temperos, itens de decoração e artesanato, entre outros.

O mercado também conta com uma praça de alimentação cheia de bares e restaurantes que servem os melhores sabores do Norte de Minas.

Parque Municipal Milton Prates 

Cartão-postal da cidade, o Parque Municipal Milton Prates não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem.

Principal área verde urbana, o parque tem um lago com pedalinhos, parquinho para crianças, pistas para caminhada e ciclovias, ginásio, academia ao ar livre, áreas para fazer piquenique e muitas outras atrações.

E você não precisa gastar nada para curtir tudo isso: a entrada no Parque Municipal Milton Prates é gratuita!

Parque Sapucaia 

O Parque Sapucaia é mais uma das áreas verdes locais, localizado ao sul de Montes Claros, com mais de 300 mil hectares de mata preservada.

Como fica em um ponto mais alto, o parque é muito procurado para atividades como aeromodelismo, paraglider e asa delta, entre outras, além de ser cortado por trilhas, áreas para caminhada, parquinhos e muito mais.

Se você estiver pensando em conhecer o Parque Sapucaia, saiba que o local só abre sábado e domingo, das 8h às 17h.

Parque Estadual da Serra Nova 

Parque Estadual da Serra Nova
Fonte: Euge Nunes / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

O que você acha de recarregar as energias em meio a morros, nascentes e campos rupestres, onde a natureza é protagonista? É só visitar o Parque Estadual da Serra Nova durante sua viagem a Montes Claros, MG! 

O parque é muito bonito e agradável, com várias trilhas, cachoeiras e outras belezas, bem como áreas para fazer piquenique.

Cachoeiras em Montes Claros, MG

Se você quer saber qual a cachoeira mais perto de Montes Claros, pode se animar. Existem diversas quedas d’água próximas à cidade.

Uma delas fica na Gruta do Andorinhão: a cascata desliza em meio a cânions e lagos límpidos, formando um cenário incrível.

Quem está viajando com criança pode gostar de visitar a Cachoeira Duas Quedas, que tem um poço raso para que você deixe os pequenos se divertirem sem se preocupar com nada.

A lista de cachoeiras em Montes Claros inclui, ainda, as cachoeiras do Guiné, Véu de Noiva, Camela e das Irmãs.

O que fazer na noite em Montes Claros?

O que fazer na noite em Montes Claros?
Fonte: Pxhere / CC0

Se você gosta de balada, vale a pena encontrar um hotel em Montes Claros no centro da cidade. 

Assim, você estará perto do agito e não vai precisar gastar muito para voltar ao hotel no fim da noite.

A cidade é um importante polo universitário, o que contribui para uma vida noturna animada e cheia de baladas, bares, pubs e restaurantes, especialmente na Avenida Mestra Fininha.

Quem prefere um programa mais tranquilo pode gostar de ir ao cinema e curtir um jantar no Shopping Montes Claros.

O que fazer em Montes Claros em 3 dias?

Para conhecer as principais atrações da cidade com calma, a melhor sugestão é reservar um hotel em Montes Claros por pelo menos três dias.

Dessa forma, você terá tempo suficiente para conhecer ao menos três grandes parques e explorar os atrativos do centro da cidade.

Você pode conhecer a Praça da Matriz, o Museu Regional do Norte de Minas, o Mercado Municipal e o Parque Municipal Milton Prates no primeiro dia.

Reserve o segundo dia para explorar as trilhas do Parque Sapucaia e deixe o último dia para visitar o Parque Estadual da Lapa Grande.

Use o cupom BLOG20 e cote seu seguro de viagem com 20% de desconto aqui!

Seu hotel em Montes Claros pelo menor preço está aqui!

Gostou de saber o que te espera na Princesa de Minas? Então, o que está esperando para reservar o seu hotel em Montes Claros? 

Visite agora mesmo o El Quarto para encontrar promoções imperdíveis e descontos exclusivos de hospedagem nos melhores hotéis, pousadas, resorts e hostels de Minas Gerais e qualquer outro destino.

Você pode comparar preços, utilizar filtros para apurar sua pesquisa, reservar quartos e até pagar suas diárias online.

Faça uma simulação gratuita e descubra que visitar Montes Claros pode sair mais barato do que você pensa!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.