Hotel em Santa Cruz de Cabrália: o que fazer, praias e dicas de viagem

30 out 2021 • 9 minutos de leitura por Paulo

Precisa encontrar um bom hotel em Santa Cruz de Cabrália o quanto antes? 

Excelente notícia: depois que ler este artigo vai saber exatamente onde se hospedar na cidade e o que fazer por lá para se divertir!

A região onde fica Santa Cruz de Cabrália, é muito importante historicamente para o Brasil, e não somente por isso, atrai milhares de turistas para desfrutar de suas belas paisagens.

Acompanhe o texto para conhecer mais sobre Santa Cruz de Cabrália: o que fazer na cidade e as melhores regiões onde se hospedar. Boa leitura!

Hotel em Santa Cruz de Cabrália: belezas naturais no sul da Bahia!

Quem procura hotel em Santa Cruz de Cabrália, não precisa se incomodar com a falta de opção, pois não é o caso do local. 

Além das múltiplas acomodações, a cidade também oferece imersão em uma parte importante da nossa história, o descobrimento do Brasil.

É possível que Santa Cruz de Cabrália tenha sido o lugar onde os portugueses desembarcaram pela primeira vez, marcando assim o nosso descobrimento, segundo os europeus.

Além da fascinante parte histórica, os turistas ficam encantados com as belezas naturais de Santa Cruz de Cabrália. As praias são paradisíacas, e o povo é muito acolhedor.

Por que Santa Cruz Cabrália?

Por que Santa Cruz Cabrália?
Fonte: Stocksnap / CC0

Esse curioso nome se confunde com a própria história da região. 

Em 1536, logo na sequência do descobrimento, Pero de Campos Tourinho fundou o povoado de Vera Cruz que, com os frequentes ataques dos indígenas Aimorés, logo seria destruído.

O nome, talvez, seja porque nessa região, Pedro Álvares Cabral ordenou que fosse erguida uma cruz de madeira com os símbolos das armas e divisas de Portugal

Em maio de 1833, foi criada a vila de Santa Cruz, com nome inspirado na antiga povoação, que se instalou no local no início do século XVI. Em julho de 1931, foi anexada ao município de Porto Seguro.

E, se quer saber quando foi fundada Santa Cruz de Cabrália, a localidade só foi alçada à categoria de cidade em 1938, ganhando autonomia política. 

No entanto, diferente dos portugueses, os turistas só “descobriram” as praias em Santa Cruz de Cabrália em 1973, depois que a construção da BR-101 foi finalizada.

Desde 1981, o complexo histórico de Santa Cruz de Cabrália é tombado como Patrimônio Histórico, Cultural e Paisagístico.

Portanto, em Santa Cruz de Cabrália o que fazer nunca é problema. Tem diversas programações culturais, museus e monumentos históricos incríveis. 

As praias são verdadeiras obras de arte que só a Bahia sabe produzir!

Onde fica Santa Cruz de Cabrália?

Dizem que “o sul da Bahia só não é melhor porque fica muito longe de Salvador”. 

E, de fato, as duas cidades estão separadas por mais de 10 horas de viagem e 680 km de estrada, mas isso apenas contribui para o tranquilo ambiente de Santa Cruz de Cabrália.

Trata-se de uma cidade pouco populosa, com menos de 30 mil habitantes. 

A área onde fica Santa Cruz de Cabrália, no litoral sul baiano, pertence à “Costa do Descobrimento”, pois não se sabe ao certo qual foi o local exato do desembarque português em terras tupiniquins.

A cidade está localizada próxima ao encontro das águas do Rio Camurugi com o Oceano Atlântico, para completar a paisagem de paraíso tropical latino. 

Como ir para Santa Cruz de Cabrália?

como ir para Santa Cruz Cabrália?
Fonte: Pexels

É muito fácil aprender como chegar em Santa Cruz de Cabrália.

Porto Seguro está bem próximo dessa cidade. Com apenas 40 minutos de carro, você chega em Santa Cruz de Cabrália. 

Inclusive, a rodovia (BR-367) para esse trajeto é muito bonita, pois margeia longos trechos de praia.

A melhor opção para chegar nas praias de Santa Cruz de Cabrália é de carro, a partir de Porto Seguro, que tem um Aeroporto Internacional muito bem equipado e movimentadíssimo.

De Goiás a Porto Seguro, o voo dura apenas duas horas, sem conexão. De carro, são quase 22 horas de viagem. 

Saindo de Belo Horizonte, o turista gasta cerca de 14 horas e meia de carro, e uma hora e 15 minutos de avião.

Confira passagens aéreas com ótimas promoções neste link!

Qual a distância de Santa Cruz de Cabrália para Porto Seguro?

Como já relatamos anteriormente, as duas cidades estão próximas, mais especificamente, separadas por 22,4 km

Em uma estimativa aproximada, é como se fosse de São Paulo capital à Guarulhos, exceto pelo trânsito.

Muitos turistas fazem o trajeto Porto/Santa Cruz de bicicleta. O caminho é agradável e os visitantes pedalam por cerca de uma hora ou pouco mais que isso. 

Santa Cruz de Cabrália: quando ir?

O sol está presente o ano inteiro! Por incrível que pareça, os meses de maior incidência de chuva nas praias em Santa Cruz de Cabrália são de junho a agosto, justamente no “inverno” brasileiro.

Mesmo sendo mais tranquila e menos movimentada que Porto Seguro, o período das férias escolares faz as praias em Santa Cruz de Cabrália ficarem cheias de famílias se divertindo e descansando.

Encontre o melhor hotel em Santa Cruz de Cabrália

Encontre o melhor hotel em Santa Cruz de Cabrália
Fonte: Hotel Baía Cabrália

Seja para os turistas mais exigentes, ou para os que viajam com orçamento bem limitado, o El Quarto é a melhor opção para encontrar bons quartos de hotel e descansar merecidamente.

Depois de um dia de sol intenso, curtindo as praias de Santa Cruz de Cabrália, você e sua família precisam de um lugar agradável para o descanso. 

Por isso, acesse o site do El Quarto e pesquise por milhares de acomodações ao mesmo tempo.

O resultado é instantâneo e você consegue comparar preços, ver quais hotéis oferecem cancelamento gratuito e quais são as condições de parcelamento de cada um. 

Acesse o site e reserve o quanto antes para pagar ainda mais barato!

Santa Cruz Cabrália: mapa

Em Santa Cruz de Cabrália, o que fazer é sempre sinônimo de diversão! 

Para encontrar todos os pontos turísticos, monumentos e as melhores praias, confira o mapa para saber a sua exata localização.

A gente espera que nunca aconteça conosco, mas caso você se perca, o que pode ser melhor do que um mapa para te ajudar a encontrar o caminho, não é mesmo?

O que conhecer em Santa Cruz Cabrália

Quer dicas sobre o que conhecer em Santa Cruz de Cabrália? A seguir, vamos informar os principais lugares, melhores praias e também os passeios turísticos mais icônicos para se fazer nessa cidade tão charmosa.

Em Santa Cruz de Cabrália, turismo e história andam juntos. Por isso, os apaixonados por antiguidades, igrejas e museus, terão muita coisa para ver. 

E, os amantes das praias, não poderiam ter escolhido um local melhor para aproveitar as areias, o sol e o mar.

A seguir, confira alguns lugares para se divertir. Anota as dicas!

Centro Histórico

Centro Histórico
Fonte: Carlos Alkmin / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Imagina conhecer as praias onde Pedro Álvares Cabral aportou em 1500! Incrível, você não acha? Seria ainda melhor se existissem monumentos históricos daquela época.

Pois aqui está uma boa notícia para quem deseja conhecer Santa Cruz de Cabrália, o que fazer na cidade e um pouco da história local: tem muita coisa para ver e experimentar!

Você precisa visitar a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, que fica na Rua do Centro Histórico. 

Foi edificada pelos clérigos jesuítas ainda em 1630, já pensou? Trata-se de uma edificação com quase 400 anos de idade.

O pátio externo da igreja tem uma vista de tirar o fôlego para o encontro do Rio Camurugi com o mar. Dá para visitar todo o centro histórico a pé mesmo.

As Ruínas Desconhecidas, que ficam do lado de fora da igreja, provavelmente, são parte de alguma construção ainda mais antiga que a Matriz. 

Além desses locais, conheça também o Museu Indígena, a Casa da Cultura Benedito Costa Alves e o Monumento a Cabral.

Fazenda Mãe Tereza

Férias é sinônimo de pescaria para você? Pensando em Santa Cruz de Cabrália, o que fazer e como se divertir, é bom saber que o local conta com pesqueiros muito bons, concorda?

Na Fazenda Mãe Tereza, os turistas podem fazer isso, assim como trilhas ecológicas e esportes radicais, como tirolesa e caiaque. 

Há passeios a cavalo para toda a família e, quem quiser pode se banhar no rio que passa na fazenda.

Parque Marinho da Coroa Alta

Trata-se de um banco de areia em alto mar, já pensou? Nesse passeio de escuna, os turistas têm a oportunidade de ver, através da água límpida, a intensa vida marinha do local, além de seus imensos corais coloridos.

Este passeio faz uma parada estratégica na Ilha dos Doces, onde fica a foz do Rio João de Tiba. Os visitantes podem comprar doces de todos os tipos como quindins, pavês, pudins e cocadas variadas.

Artesanato Pataxó

O lugar onde fica Santa Cruz da Cabrália inclui parte de uma reserva indígena da etnia Pataxó. 

Nesse local, os indígenas desenvolvem inúmeros produtos artesanais e os comercializam com os turistas. Trata-se de um momento ímpar na viagem.

São colares, brincos, pulseiras, roupas, condimentos, doces e muitos outros itens. 

Os turistas podem se misturar em meio aos pataxós, que são bem solícitos, adoram contar antigas histórias de sua tribo, e até recebem alguns visitantes em suas ocas.

Praias de Santa Cruz de Cabrália

Praias de Santa Cruz Cabrália
Fonte: Hvl / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Essa é uma das partes que os turistas mais gostam de Santa Cruz de Cabrália, o que fazer: praias! 

É difícil achar quem não goste de praia, ainda mais com cenários tão especiais quanto os do sul da Bahia.

Confira alguns exemplos de maravilhosas praias em Santa Cruz de Cabrália. Vamos aproveitar e indicar as melhores para encontrar hospedagem para toda a família.

Praia Coroa Vermelha

Foi nessa praia que ocorreu a primeira missa celebrada em solo brasileiro, por isso, o local é também um ponto de reflexão e conexão com a religiosidade cristã e as raízes brasileiras.

Localiza-se ao sul do centro histórico, e conta com um monumento que marca o local da primeira missa. 

O mar nessa região é muito tranquilo e morno, perfeito para quem viaja com crianças. Com a maré baixa, várias piscinas naturais se formam na areia. Uma delícia!

Se procura hotel em Santa Cruz de Cabrália, Coroa Vermelha é um ponto muito bem localizado. São dezenas de opções, e excelentes restaurantes nas redondezas.

Praia de Mutá

A praia de Mutá é vizinha à de Coroa Vermelha: se você visitar uma, tem que conhecer também a outra. Por estarem na mesma região, boas opções de hospedagem e refeições não vão faltar.

Há barraquinhas e lanchonete próximas à praia, o que deixa tudo bem mais prático. Se quiser ver os corais coloridos, em Mutá tem passeios de escuna!

Praia de Lençóis

Praia de Lençóis
Fonte: Pixabay

A Praia de Lençóis é mais retirada e, portanto, mais deserta que as demais. De qualquer forma, é uma das mais bonitas de toda a Costa do Descobrimento. O mar é calmo, azul intenso e transparente.

Se o turista quiser sossego em Santa Cruz de Cabrália, praias tranquilas e lindas, melhor se hospedar na vizinhança de Lençóis.

Praia de Mutari

A Praia de Mutari tem águas calmas e areias brancas, emolduradas por árvores e vegetação nativa: é considerada um verdadeiro paraíso natural. Ao sul, encontra-se o Rio Mutari.

O diferencial dessa praia é poder explorar uma parte da faixa de areia de carro. Nos dias de sol mais quente, é um dos lugares mais requisitados pelos turistas.

Praia de Arakakaí

Arakakaí tem as águas mais agitadas dentre todas as praias de Santa Cruz de Cabrália. Por causa disso, o local é muito frequentado por surfistas e praticantes de windsurf

Nessa parte da cidade, o mar é verde e repleto de corais.

Qual a melhor praia de Santa Cruz Cabrália?

Depende do que o turista está procurando e Santa Cruz de Cabrália tem diversas praias para deixar difícil essa disputa. 

Certamente, a Praia de Lençóis é uma das mais belas, mas um pouco deserta se o turista procura agito.

Ao mesmo tempo, Coroa Vermelha e Mutá são tão bonitas quanto Lençóis, mas têm movimento intenso durante o dia. 

E ainda, se você cansar (o que seria muito difícil) de todas as praias de Santa Cruz de Cabrália, pode ir até Porto Seguro, que é bem perto!

Seguro Viagem:
América do Norte
CORIS 100 USA BASIC +COVID19 CORIS 100 USA BASIC +COVID19
Assistência médica USD 100.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
Assistência médica USD 250.000
Bagagem extraviada USD 2.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.
GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19 GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19
Assistência médica USD 145.000
Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

O que fazer em Santa Cruz de Cabrália à noite?

Dois bares são essenciais para quem não perde a chance de se divertir: o Armazém Arte e Som, espaço dedicado à cultura local e à boemia, e o Gela Guela, para os amantes de petiscos, comida de boteco e cerveja gelada.

Promoção de hotel em Santa Cruz de Cabrália no ElQuarto!

Já se animou para viajar e conhecer o sul da Bahia? Então, lembra que hotel em Santa Cruz de Cabrália, barato e com cancelamento grátis é no site do El Quarto!

Ele busca acomodações de todos os tipos em qualquer cidade: você só precisa informar em qual local vai se hospedar, o tempo de estadia, quantos quartos vai precisar e o número de acompanhantes.

Quer conhecer Santa Cruz de Cabrália se hospedando nos melhores hotéis? Então faça as suas buscas com o ElQuarto!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.