Huacachina: conheça a vila peruana!

21 abr 2023 • 7 minutos de leitura por rafael.alef

Huacachina é aquele tipo de destino turístico agradável e surpreendente

Já imaginou um verdadeiro oásis em plena América do Sul? Huacachina é exatamente isso!

O pequeno lago é cercado por vegetação e oferece infraestrutura completa para turistas, o que propicia um ambiente super agradável para conhecer pessoas do mundo inteiro.

Outro ponto é que, por ser um local turístico, há diversas agências especializadas que oferecem passeios pela região. 

Neste texto, vamos contar tudo sobre o oásis de Huacachina, esse curioso destino turístico do Peru. Aproveite as dicas e boa leitura!

Huacachina: o que fazer no oasis peruano!

Huacachina: o que fazer no oasis peruano!
Pxhere / CC0

Por ser um local pequeno, um dia é suficiente para aproveitar tudo o que Huacachina tem a oferecer. 

O ambiente é muito diferente do que se espera de um cenário peruano, com imensas dunas douradas e um lago cercado por vegetação.

O local foi recuperado para o uso turístico nos anos 90 e, desde então, cada vez mais viajantes vão ao único oásis de toda a América do Sul.

Onde fica Huacachina?

Huacachina está localizado a 300 km ao sul da capital Lima e a cerca de 4 km da cidade mais próxima, Ica. Outro ponto de referência importante e que brasileiros costumam conhecer é Cusco, que encontra-se a 800 km. 

Huacachina fica no deserto peruano onde acontece o famoso Rally Dakar. Veja essas e outras dicas sobre o oásis abaixo.

Huacachina: mapa

Mesmo que seja um local pequeno, dispor de um mapa para encontrar pontos de interesse como agências de viagem e restaurantes ajuda muito o viajante.

Além disso, outros lugares da redondeza são atrativos e valem uma visita. 

Por isso, o mapa de Huacachina é um item necessário a todo turista que visita o oásis e as cidades próximas. Veja só!

Huacachina: como ir?

Uma boa alternativa para chegar a Huacachina a partir do Brasil é voando até a capital, Lima, e depois seguir de carro ou ônibus até o destino.

Das opções a partir de Lima, a mais prática é alugar um carro e dirigir pela rodovia 1S em direção ao sul. 

Dessa forma, você tem mais mobilidade para visitar outros pontos turísticos após conferir de perto o incrível oásis de Huacachina.

Saindo de Ica, a cidade mais próxima, o táxi é a melhor opção, para quem não pretende dirigir. É rápido e o percurso é feito em 10 minutos de viagem.

Quando ir a Huacachina?

Diferente dos oásis do Saara, as temperaturas em Huacachina não são extremas, embora a precipitação de chuva no local seja compatível com o clima desértico.

Para quem não se importa com o calor, de dezembro a abril a temperatura fica em torno dos 23°C. Se preferir um tempo mais ameno, viaje entre maio e novembro.

Onde se hospedar em Huacachina, Peru?

Mesmo sendo um local pequeno, o oásis no deserto do Peru abriga todo tipo de acomodação, pois atrai desde famílias em férias até mochileiros que viajam com baixo orçamento.

A cidade de Ica é perto do destino, e também oferece boas opções de hospedagens. Vale dizer que muitas delas são equipadas com piscina, e tem uma ótima vista para as dunas.

Encontre hospedagens no Peru pelo menor preço!

Encontre hospedagens no Peru pelo menor preço!
Huacachina Desert House

O El Quarto é o buscador perfeito para quem procura boas hospedagens por preços promocionais. Além de facilitar o seu trabalho, ainda oferece descontos incríveis!

O El Quarto é simples de navegar e, com poucos minutos, você conclui a sua reserva de hospedagem.

No nosso site, o viajante encontra opções com cancelamento grátis, a facilidade de efetuar o pagamento online e acomodações baratas e sem a incidência de IOF.

O que fazer em Huacachina

Por conta do seu tamanho, não existem muitos atrativos turísticos em Huacachina, mas é possível fazer passeios em seu entorno, provar as delícias da gastronomia peruana, e apreciar a paisagem!

Confira agora o que fazer no Oásis Peruano!

Andar de buggy e sandboard

O passeio de buggy pelas dunas é a principal atração para quem faz turismo em Huacachina. 

É fácil comprar o passeio, a agência do vilarejo oferece toda a assistência e nem precisa de antecedência para reservar.

O buggy faz uma espécie de “rally-tour” pelas areias do deserto, subindo e descendo pelas dunas, com breves pausas para registro e contemplação do cenário.

O sandboard e o empréstimo do equipamento podem ser incluídos no pacote diretamente com a agência. Nesse caso, o buggy fará uma pausa nos locais mais apropriados para a prática do esporte.

Não é necessário experiência, mas é preciso muita coragem para descer as dunas em alta velocidade.

Aqui vai uma dica para evitar a fadiga nas pernas: escolha um tênis bem confortável para caminhar sobre a areia. Trata-se de um solo muito fofo, onde será necessário se esforçar mais para se locomover.

Diferente das praias, onde o mar encharca a areia tornando-a mais firme, a areia do deserto do Peru é fina e macia. 

Pôr do sol nas dunas

Trata-se de uma das atividades mais procuradas pelos turistas que visitam Huacachina. Afinal, o sol se pondo atrás do mar de areia dourada é realmente impressionante.

Para fazê-lo, é muito simples. Após aproveitar o dia no vilarejo, suba uma duna e admire o pôr do sol em um dos únicos desertos naturais da América do Sul.

Ica

Ica
Pxhere / CC0

Localizada a cerca de 10 minutos de carro de Huacachina, Ica é uma cidade que cresceu às margens do rio de mesmo nome. 

Esse rio irriga as planícies tornando-as férteis e propícias para o plantio de vinhedos e a produção do famoso vinho peruano.

Possui cerca de 247 mil habitantes e sua história recente passou por um grande trauma, o terremoto de 2007 que destruiu parte da cidade.

O passeio mais indicado da região é percorrer a rota das casas que produzem os vinhos mais requintados do Peru. 

A cidade também guarda atrativos para todos os tipos de turistas.

O Museu Científico Javier Cabrera possui um acervo de objetos líticos com estampas e gravuras feitas pelos povos Ica.

O Museo Regional Bermúdez Jenkins também é muito interessante. Suas peças arqueológicas remontam ao passado das culturas Inca, Ica, Nazca, Chincha, Wari e Paracas.

São cerca de 26 mil peças, dentre itens de vestuário, instrumentos musicais, cerâmica, ossos e pedras lascadas.

Paracas

Paracas é uma pequena cidade litorânea localizada a mais ou menos uma hora de viagem de Ica. São cerca de 80 km saindo de Huacachina.

Possui estrutura hoteleira completa, inclusive com alguns hotéis 3, 4 e 5 estrelas. 

O local é bem turístico e serve como ponto de partida para o viajante que pretende visitar as Ilhas Ballestas.

Por se localizar em uma região de muitos ventos, seu nome vem do idioma quíchua local que significa algo como “chuva de areia”.

Ilhas Ballestas

As Ilhas Ballestas formam um pequeno arquipélago que integra a Reserva Nacional de Paracas, a maior área de preservação do Peru.

As ilhas abrigam diversos tipos de aves marinhas, como o Pelicano Peruano, além de leões marinhos e pinguins. 

Em uma visita, é possível ver El Candelabro quando se passa de barco. Trata-se de uma enorme figura gravada em uma montanha arenosa pelos povos pré-colombianos, lembrando as linhas de Nazca.

Cânion de Los Perdidos

O Cânion de Los Perdidos é uma formação geológica provocada pela ação do rio Seco que escavou a rocha, há milhões de anos, mas que agora está em meio ao deserto peruano. Só foi descoberto em 2011.

Fica a menos de 5 km de Huacachina e a aproximadamente a mesma distância de Ica. 

As excursões que partem de Ica em direção ao cânion sabem exatamente onde estão os melhores mirantes para contemplar a natureza e fazer fotos.

Seu nome se deve à própria excursão promovida para encontrar o local. 

Dos dois carros que partiram na expedição, um se perdeu no deserto e por isso o lugar ficou conhecido como Cânion de los Perdidos.

O que fazer em Huacachina à noite?

O que fazer em Huacachina à noite?
Wikimedia Commons / CC BY 3.0

É importante lembrar que os estabelecimentos em Huacachina fecham cedo. 

Então, aproveite a noite para jantar em um dos restaurantes da orla do lago, ou tomar um drinque em um bar.

O Jaku Coffee é elogiado por seu atendimento e preços módicos, já o La Casa de Bambu oferece pratos vegetarianos e veganos em seu cardápio.

O Huaca Fucking China serve desde a cozinha crioula (que mistura elementos africanos, americanos pré-colombianos e europeus), até hambúrgueres e pizzas.

Quem prefere viver momentos de introspecção, deve se afastar das luzes do vilarejo, quem sabe até subir em uma duna novamente, para observar o céu noturno e estrelado do deserto do Peru. Trata-se de uma experiência única!

Como conhecer Huacachina?

Conhecer o oásis de Huacachina não é difícil. Afinal, fica próximo da cidade de Ica, que é bem estruturada e acessível por estradas bem sinalizadas.

O meio mais econômico para chegar ao local é saindo de Ica de ônibus. O táxi também não é caro, seu percurso é de, aproximadamente, 5 km.

Para economizar ainda mais, dá para conhecer Huacachina em um passeio do tipo “bate e volta”, sem se hospedar no vilarejo. 

Inclusive, a melhor maneira de conhecer o local ao redor do lago é caminhando.

Quanto custa ir para Huacachina?

O valor de uma viagem para Huacachina varia conforme o número de diárias e o tipo de hospedagem escolhida. 

Alguns itens encarecem uma viagem, como os passeios, mas são imperdíveis.

Uma viagem do tipo econômica, se hospedando em hostel com uma diária, incluindo três refeições por dia, deslocamentos e passeios, fica em torno de 215 S/ por dia (R$ 298,00 na cotação atual).

S/ é o símbolo da moeda e PEN é o código monetário ISO 4217 de uso internacional para o Novo Sol, a moeda peruana.

Em uma viagem mais confortável, hospedando-se em hotéis de alto padrão com três refeições por dia em restaurantes e passeios, gasta-se uma média de 1370 S/, o equivalente a pouco mais de R$ 1.900,00 (na cotação atual).

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

Seu hotel em Huacachina pelo melhor preço do mercado!

O El Quarto tem promoções incríveis e você não paga nada para usar, pode realizar a busca por hospedagens quantas vezes quiser.

O procedimento é simples: informe qual é o destino, o período da estadia, o tipo de acomodação que precisa e a quantidade de hóspedes, incluindo crianças, e pronto!.

E tem mais, cadastrando o seu e-mail no site, você receberá nossa newsletter com descontos que podem chegar a 50%! Por isso, não perca tempo para aproveitar as promoções do El Quarto.

Realize seu sonho de conhecer Huacachina, o oásis do Peru, e assistir ao pôr do sol no deserto!

Fique de olho nas promoções do El Quarto. pesquisando com antecedência você terá mais chances de conseguir grandes descontos! 

Depois, é só arrumar as malas e se preparar para visitar um dos destinos mais incríveis da América do Sul!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.