Huaraz: conheça a terra das famosas lagunas peruanas!

05 mar 2023 • 9 minutos de leitura por rafael.alef

Em meio a cordilheiras e jóias naturais, não é mera coincidência que Huaraz ostente o apelido de Suíça Peruana.

Essa charmosa cidade a mais de 3.000 metros de altitude está rodeada pelos picos mais altos da Cordilheira dos Andes, reúne lagunas de beleza ímpar e atrai milhares de ecoturistas por seu título de Capital do Trekking no Peru.

Esse é o pano de fundo de uma cidade vibrante, que preserva muito bem sua história colonial e mantém vivas as heranças indígenas que ajudaram a região a crescer e prosperar.

Quer saber mais? Então vem conferir as super dicas que reunimos sobre um dos melhores e mais imperdíveis destinos peruanos!

Huaraz: conheça as belezas naturais desse destino!

Huaraz: conheça as belezas naturais desse destino!
Fonte: Sergejf / Wikimedia Commons / CC BY-SA 2.0

Comparada à vizinhas famosas, como Machu Picchu e Cusco, Huaraz, Peru, parece uma simples desconhecida no mapa do turismo sul-americano. 

Mas não se engane: esse aparente coadjuvante tem tudo que precisa para exercer papel de protagonista.

A cidade fica encravada no sobe e desce da Cordilheira Branca, onde ficam alguns dos picos mais elevados dos Andes e seus tesouros naturais.

Todas essas belezas, porém, não são capazes de ofuscar a riqueza cultural nos mercados, ruas, museus e construções históricas que se acumulam há quase 4.000 anos, desde que formaram-se os primeiros povoados indígenas na região.

De lá para cá, povos originários surgiram e se foram, os incas ascenderam e deixaram de existir, os espanhóis chegaram e a cidade se transformou em um caldeirão onde as diferentes culturas que formaram o Peru se encontram em perfeita harmonia.

Vem conhecer um pouco mais sobre a Suíça Peruana

Montamos um guia com tudo que você precisa saber sobre a cidade: onde fica, como chegar, quando visitar, onde se hospedar, o que fazer e muito mais! Confira!

Onde fica Huaraz?

Capital do departamento de Ancash, Huaraz fica no norte do Peru, a 400 km de Lima, 1.500 km de Cusco e a 1.400 km de Arequipa.

A cidade fica numa espécie de encruzilhada em que três das maiores cordilheiras que compõem os Andes (Blanca, Negra e Huayhuash) se encontram.

Localizada no Parque Nacional Huascarán, patrimônio da humanidade, a Cordillera Blanca, aliás, é considerada um dos melhores destinos para trekking do planeta, além de ser a cordilheira tropical mais alta do mundo.

Huaraz: mapa

Melhor base para quem deseja conhecer as belezas do Parque Nacional Huascarán, a Suíça peruana merece um espaço em qualquer roteiro pela América do Sul.

Vem conferir onde fica Huaraz, Peru, no mapa! 

Como ir para Huaraz?

Como não existem voos diretos do Brasil para a cidade da Cordillera Blanca, toda viagem até Huaraz deve incluir ao menos uma conexão, geralmente feita em Lima.

A partir da capital peruana, o viajante tem algumas opções: pode alugar um carro para serpentear pelas sinuosas estradas entre as duas cidades, pagar pelo conforto de viajar até o aeroporto local ou encarar uma viagem de ônibus.

Euro Airlines, Star Peru e ATSA operam voos diários entre as duas cidades, com passagens a partir de R$ 600,00 e duração entre 40 e 50 minutos.

Caso você não tenha pressa ou simplesmente não esteja disposto a desembolsar pela comodidade da viagem por via aérea, fazer o percurso de ônibus pode ser uma boa ideia.

O trajeto leva cerca de 8 horas e desbrava os belos cenários dos Andes Peruanos: uma boa oportunidade para ir se adaptando aos mais de 3.000 metros de altitude da região!

Para chegar até o Peru com o máximo de economia, visite o Vai de Promo para encontrar passagens aéreas pelo menor preço do mercado.

Você pode comparar preços, encontrar ofertas imperdíveis com até 35% de desconto e pagar suas passagens em até 10 vezes sem juros no cartão.

Não se esqueça de ativar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino dos seus sonhos!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Qual a melhor época para ir para Huaraz?

Escolher bem quando ir a Huaraz pode fazer a diferença na sua viagem!

Embora seja possível conhecer as atrações locais durante o ano inteiro, existe um período mais indicado para viajar pela região: na temporada seca.

Entre maio e outubro, o clima fica mais estável e você deverá enfrentar menos chuvas. Ou seja, poderá percorrer trilhas e passar tempo ao ar livre à vontade, sem comprometer o seu conforto.

No restante do ano, você poderá enfrentar chuva e frio na hora de visitar pontos turísticos badalados, como as trilhas até as lagunas e os picos andinos, que podem ficar especialmente escorregadias no período chuvoso.

De qualquer maneira, não se esqueça de caprichar no agasalho. 

É extremamente improvável que você vá sentir calor por lá: as temperaturas variam pouco ao longo do ano, e em um mesmo dia costuma fazer mínima de 3ºC e máxima de 21ºC.

Onde se hospedar em Huaraz, Peru?

Encontrar onde ficar em Huaraz é paradoxalmente simples e complexo. 

Simples porque a cidade recebe muitos turistas todos os anos e tem muitas opções de hospedagem. Complexo porque as opções são restritas e você dificilmente vai encontrar alternativas mais luxuosas de estadia.

Mesmo assim, não se preocupe. Você vai encontrar boas opções de hospedagem em praticamente todas as faixas de preço.

A melhor região para ficar é o centro: assim, você fica perto de bares, restaurantes, lojas e, mais importante ainda, agências turísticas que oferecem passeios para atrações nos arredores da cidade.

Caso você queira uma experiência mais próxima da natureza e mais distante do centro da cidade, pode ser interessante ficar em hotéis mais afastados, que podem ser incluídos nos traslados das agências turísticas nos passeios contratados. 

Hospedagem em Huaraz com o melhor preço só no El Quarto!

Hospedagem em Huaraz com o melhor preço só no El Quarto!
Fonte: Selina Huaraz

Encontrar a hospedagem perfeita para a sua estadia na Suíça Peruana pode ser mais prático e econômico do que você imagina: é só fazer a sua pesquisa no El Quarto.

Nossa plataforma reúne milhares de acomodações em todos os estilos e faixas de preço nos principais destinos do mundo. 

Você pode até turbinar a sua economia e pagar suas diárias em reais, sem aplicação de IOF.

Faça uma simulação gratuita e descubra que visitar um dos melhores destinos do Peru pode caber no seu bolso!

O que fazer em Huaraz? principais atrações!

Não é atoa que a Suíça Peruana entrou de vez no radar turístico de quem visita o país dos incas. Há tanto o que se ver e fazer por lá que você dificilmente vai querer voltar para casa!

Vem conhecer os principais lugares turísticos em Huaraz, Peru! 

Ruínas de Chavin

Tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o complexo das Ruínas de Chavin de Huantar guarda o que sobrou da antiga civilização que dominou a região milhares de anos atrás.

Precursor dos incas e maias, o povo chavín deixou muitos conhecimentos astronômicos e arquitetônicos que ditaram os rumos dos peruanos no decorrer dos séculos.

Entre os destaques do complexo está um templo com mais de 12 metros de altura que se destaca entre as montanhas e um conjunto de galerias subterrâneas com mais de 3.000 anos de história.

Em outras palavras, um passeio simplesmente imperdível em qualquer roteiro pela cidade da Cordillera Blanca.

Glaciar Pastoruri

Um dos passeios mais disputados da cidade, o Glaciar Pastoruri é tão impressionante quanto bonito: nada se compara à visão de um gigante de gelo sobre os Andes.

Se tanta beleza natural não é suficiente para justificar a sua visita, uma previsão sombria pode ser um incentivo a mais: as estimativas indicam que a geleira deve desaparecer nos próximos 15 anos. 

Que tal correr para conhecer o cenário logo? Várias agências oferecem esse passeio, cujo percurso dura cerca de 1h30

Depois de descer do carro, basta uma curta caminhada para chegar ao pico de neve mais acessível da região, a 5.240 metros de altitude.

Para evitar maiores desconfortos em virtude da altitude elevada, o ideal é reservar o segundo ou terceiro dia de viagem para esse passeio.

Parque Nacional Huascarán

Parque Nacional Huascarán
Fonte: Frank Kronenberger / Flickr / CC BY-ND 2.0

A maior estrela da cidade (e, talvez, de todo o norte do Peru) é o Parque Nacional Huascarán, onde você poderá percorrer trechos da Cordilheira Blanca em Huaraz. 

Considerado patrimônio mundial pela Unesco, o parque é a casa do Glaciar Pastoruri, mirantes, trilhas, lagunas e outras paisagens de tirar o fôlego.

É também no parque que estão os principais roteiros de trekking da cidade, considerada um dos melhores destinos do mundo para essa atividade.

Banhos termais de Chancos

Pertinho da Suíça Peruana fica o complexo dos banhos termais de Chancos, ou simplesmente banhos de Chancos.

Por lá, você poderá tomar banho em piscinas naturais de águas termais cristalinas, famosas por suas propriedades medicinais e terapêuticas, bem como percorrer um complexo de grutas.

Passeio incrível para quem vai ficar por um período maior na região e quer aproveitar para relaxar bastante!

Lagunas em Huaraz

A maior parte dos turistas que visita a cidade tem um grande objetivo em mente: visitar suas fantásticas lagunas, que parecem rivalizar entre si pelo título de mais bonita.

Existem dezenas de poços de águas turquesas espalhadas pelos arredores da cidade, sempre com picos nevados e montanhas ao fundo do cenário.

A mais famosa é a Laguna Parón, a 4.200 metros de altitude e de fácil acesso: uma das mais visitadas da América Andina.

Mas não é só isso! O complexo das lagunas Llanganuco inclui dois corpos d’água cristalinos, em diferentes tonalidades de azul: a Laguna Chinancocha e a Laguna Orconcocha, a 80 km de Huaraz.

De todas as lagunas da região, a mais “instagramável” certamente é a Laguna 69, um dos lagos glaciais mais bonitos do mundo. O passeio é cênico do começo ao fim e você certamente não vai se arrepender de incluí-lo em seu planejamento.

A lista vai além e inclui as Lagunas Churup, Llaca e muitas outras! Que tal contratar um passeio com uma das agências especializadas da cidade?

Quanto tempo ficar em Huaraz?

Quanto tempo ficar em Huaraz?
Fonte: Diego Baravelli / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Quem tem bastante tempo disponível pode passar até 15 dias na Suíça Peruana, percorrendo suas trilhas, conhecendo suas lagunas e explorando suas muitas belezas naturais.

Se você não tem tanto tempo à disposição assim, o ideal é se organizar. Você vai precisar de alguns dias para se ajustar à altitude de Huaraz, de mais de 3.000 metros acima do nível do mar, e minimizar o desconforto do soroche. 

Nesse sentido, pode ser interessante reservar, no mínimo, três ou quatro dias para se aclimatar e mergulhar nas maravilhas naturais da região com conforto.

O que fazer em Huaraz à noite?

Quem procura a Suíça Peruana em busca de badalação pode acabar se arrependendo da escolha. A noite local dificilmente é sinônimo de curtição até o amanhecer.

Você vai querer passar dias inteiros explorando as belezas da região, percorrendo trilhas e passando tempo ao ar livre, então pode ser interessante aproveitar as noites para guardar sua energia para curtir mais as atrações diurnas.

Depois do pôr do sol, você pode gostar de passear pela região da Plaza de Armas, endereço de vários bares e restaurantes onde locais e turistas se reúnem para tomar drinques e experimentar os pratos típicos do país.

Ali pertinho, na Jirón José de la Mar, fica a principal concentração de casas noturnas da cidade, incluindo casas de salsa, boates, pubs e outros espaços que ficam abertos até altas horas.

Melhores restaurantes em Huaraz, Peru!

Melhores restaurantes em Huaraz, Peru!
Fonte: Andy Pm / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Comer bem e pagar pouco em Huaraz é mais fácil do que você imagina. Por isso, nada melhor que aproveitar a sua viagem para mergulhar nos ricos sabores da gastronomia peruana.

O maior polo gastronômico local é a Plaza de Armas: em seus arredores ficam os melhores restaurantes da cidade.

Os arredores também reúnem boas opções para a hora da refeição, especialmente na Jirón Julián de Morales e demais ruas que circundam a praça, incluindo a Avenida Centenário.

Procurando uma opção mais genuína e menos turística? Você não vai se arrepender de visitar o Mercado Central, recheado de barracas de comida e restaurantes especializados na comida peruana e com opções em todas as faixas de preço.

O seguro viagem para Huaraz é extremamente recomendado!

Antes de embarcar para a Suíça Peruana, você não pode se esquecer de contratar um bom seguro viagem, especialmente se você estiver pensando em praticar atividades de ecoturismo ou turismo de aventura, como trekking e mountain bike.

Embora não seja um item obrigatório para quem vai visitar o Peru, esse serviço pode oferecer uma proteção inestimável para o viajante, uma vez que garante assistência médica, hospitalar e até odontológica para o titular.

Mais que isso, você também poderá contar com uma vasta gama de serviços específicos para turistas, como seguro de bagagem, traslado médico, auxílio por atraso ou cancelamento de voo, entre outros.

Você pode contratar seu seguro viagem Peru mais barato no Seguros Promo, que reúne opções das melhores seguradoras do mercado pelo melhor custo-benefício.

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

Encontre os melhores hotéis e pousadas em Huaraz no El Quarto!

Gostou de conhecer um pouco mais sobre Huaraz? Então só falta reservar a acomodação perfeita para a sua estadia no El Quarto!

Você poderá escolher entre milhares de hotéis, pousadas, resorts, hostels e outras opções de estadia nos principais destinos do Brasil e do mundo por um preço que cabe no seu bolso.

Quer mais? Pague suas diárias pelo site e em reais, sem incidência de IOF, com total comodidade, segurança e economia!

E não se esqueça de assinar a newsletter do El Quarto para receber ofertas exclusivas e descontos de até 50% pelo e-mail.

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.