Hvar: melhores passeios, praias e outras dicas de viagem!

08 abr 2023 • 8 minutos de leitura por ana.isabel

Já ouviu falar da ilha de Hvar? Quem gosta de curtição e praia, vai se sentir no paraíso nesse destino dos sonhos

Apesar da boa oferta de festas, o turista que prefere sossego não precisa se preocupar, a ilha abriga vilas pacatas e bem mais sossegadas que sua capital, a cidade de Hvar.

Sua parte histórica também é encantadora. O forte da ilha, por exemplo, é uma imponente e preservada construção do século XVI, que oferece uma vista incrível da costa.

Nesse artigo, você vai saber um pouco mais da Ilha de Hvar, Croácia. Vamos falar sobre os principais pontos turísticos e dar dicas importantes para você montar um roteiro de viagem perfeito! Acompanhe e boa leitura!

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto no seu seguro viagem!

Hvar: a ilha croata que você precisa conhecer!

O que fazer em Hvar
Fonte: Unsplash

A Croácia tem uma história relativamente recente: é resultado de uma dissolução com a Iugoslávia que aconteceu apenas em 1991. A capital do país fica no continente europeu e se chama Zagrebe.

Antes disso, o território já havia sido invadido, durante a Segunda Guerra Mundial e esteve em conflito por pelo menos 4 anos após a declaração da independência. 

Atualmente, o país é bem desenvolvido, seguro e incrivelmente bonito.

Hvar é uma das mais famosas ilhas croatas. Conhecida como o lugar mais ensolarado do país, com quase 3 mil horas de sol por ano.

Onde fica Hvar?

O lugar onde fica Hvar é conhecido como Mar Adriático, uma extensão do Mar Mediterrâneo que separa a Croácia e outros países da costa oriental da Itália. 

A maior vila, Hvar, fica na costa oeste da ilha e abriga cerca de 4 mil moradores (2001). 

Localiza-se a aproximadamente 43 km de Split, outra cidade croata com praias exuberantes e muitos pontos turísticos interessantes.

Hvar: mapa

Hvar tem quase 300 km² e é apenas uma dentre as centenas de ilhas croatas. No entanto, é considerada uma das mais bonitas e um destino imperdível para quem visita o país.

Para percorrer os pontos turísticos sem se perder e ainda encontrar com facilidade o seu hotel e outros estabelecimentos importantes, confira o mapa de Hvar que preparamos para você!

Como chegar a Hvar?

Para chegar a Hvar, considerando que o embarque foi feito em Split, você deverá pegar um barco ou balsa. 

A balsa oferece a vantagem de poder embarcar com seu veículo, mas é um pouco mais demorada que o barco.

A outra forma é o avião. Não há voos diretos do Brasil para a Croácia, então será necessário fazer uma ou mais escalas até desembarcar no país. 

Dito isso, é muito importante conseguir bons preços nas passagens aéreas.

Por isso, a dica é se preparar com antecedência e pesquisar bastante os preços de passagens aéreas, hospedagens, opções de passeios, ingressos e afins. 

Assim, você aumenta as suas chances de conseguir economizar durante a sua aventura!

Quando ir a Hvar?

Quando ir a Hvar
Fonte: Unsplash

Obedecendo a regra do clima europeu temperado, a Croácia como um todo tem verões quentes, com máximas na casa dos 27°C nos meses de calor mais intenso e mínimas de 7°C, no inverno.

A melhor época para visitar Hvar é durante os meses de abril a novembro

O auge do verão acontece em julho e agosto e a alta temporada é de junho a setembro. De dezembro a março o tempo é bem frio para curtir as praias.

Hvar: onde ficar?

Quem procura onde ficar em Hvar tem basicamente três opções: Hvar Town, a capital da ilha, Stari Grad e Jelsa.

A capital é maior, mais bem estruturada e mais concorrida entre os turistas. 

Jelsa é menor do que as outras duas alternativas e possui acomodações mais simples e baratas. Além disso, é perfeita para quem procura ter mais contato com a natureza.

Stari Grad é quase do tamanho de Hvar Town, mas recebe menos turistas. 

As acomodações mais comuns encontradas por lá são as casas de temporada, mas também abriga pequenos e confortáveis hotéis.

Os melhores hotéis de Hvar, Croácia, estão aqui no El Quarto!

Onde ficar em Hvar
Fonte: Amfora Hvar Grand Beach Resort

Seja em Hvar ou qualquer outro destino, o El Quarto é o site mais indicado para encontrar boas hospedagens.

Com o El Quarto, é possível pesquisar milhares de acomodações pelo mundo, facilitando a vida de quem precisa encontrar hotéis baratos.

Dá para pesquisar quantas vezes quiser e o resultado aparece instantaneamente. 

Se quiser economizar ainda mais, cadastre seu e-mail na nossa newsletter e receba ofertas com até 50% de desconto!

O que fazer em Hvar

Curiosidades históricas, bares, cafés e restaurantes para todos os gostos, e praias maravilhosas são apenas algumas das coisas que te aguardam nesse destino.

A cidade antiga (Stari Grad), localizada ao norte da ilha de Hvar, é perfeita para longos passeios. 

Você também precisa conhecer a praia de Pokonji Dol, considerada uma das melhores do país.

Confira estes e outros pontos turísticos de Hvar e seus arredores no nosso guia! 

Hvar Town

A maior cidade da ilha é também a mais estruturada e adaptada para a recepção dos turistas. 

Em outras palavras, em Hvar Town, além de bons atrativos, o viajante encontra boas ofertas de hospedagens, restaurantes, bem como algumas opções de transporte.

Apesar de disponíveis, nossa dica é que você aproveite a cidade a pé. Assim, será possível apreciar a região com calma e evitar o trânsito entre um passeio e outro.

Sendo assim, dê preferência para calçados confortáveis, pois não há ruas asfaltadas e o calçamento de pedra é bem antigo, o que pode dificultar a caminhada. 

Além disso, alguns pontos turísticos, como o Forte de Hvar estão localizados no alto de morros, então prepare o fôlego!

Por ser a cidade mais procurada da ilha, Hvar é também a mais cara. Então prepare o bolso!

Praça e Catedral de Santo Estêvão

Ponto turístico imperdível! A praça tem o piso todo feito em mármore e é uma das mais antigas da Croácia.

A Catedral de Santo Estevão foi construída em meados dos séculos XV e XVI, no local onde antes já havia uma igreja cristã, provavelmente, do século VI.

Entre a Praça e a igreja estão vários restaurantes sofisticados, e você pode aproveitar a sua visita para provar as delícias da gastronomia local.

Torre do Relógio

Torre do relógio de Hvar
Fonte: Unsplash

Em Hvar, ao todo, existem três torres com relógios. A mais procurada é a da Igreja de São Marcos. Seu aspecto antigo e isolado a tornam única. 

A igreja de São Marcos foi construída no século XIV por demanda dos clérigos dominicanos recém chegados na ilha. Em seu interior estão as catacumbas dos antigos sacerdotes da idade média.

Se quiser ver mais atrações desse tipo, as torres do Mosteiro Franciscano e da Catedral de São Estevão também são muito bonitas e, definitivamente, valem a visita!

Fortaleza Espanhola

Construída em uma colina, a edificação do século XVI encontra-se bem preservada e abriga um museu em seu interior. O acervo é constituído por objetos encontrados em escavações.

Idealizada para proteger Hvar dos turcos, hoje a Fortaleza Espanhola abriga um café chamado Španjola, de onde é possível ter uma vista panorâmica incrível da região!

Riva

Localizado no centro de Hvar, trata-se de um passeio para pedestres que concentra bares e cafés, além de proporcionar uma linda vista do porto, da Praça Principal e dos ancoradouros. 

Seguindo o caminho, depois que a pequena rua termina, rapidamente chega-se ao Mosteiro Franciscano, ao lado da Lučica Beach.

Split

Split Croácia
Fonte: Unsplash

Guardiã de verdadeiros tesouros da humanidade, Split é um destino turístico perfeito, que mistura incríveis paisagens naturais e belíssimas construções como o Palácio de Diocleciano, feito todo em pedra branca.

A Catedral de São Dômnio integra o Palácio de Diocleciano e é considerada a mais antiga do mundo a utilizar sua estrutura original. 

Está quase perfeitamente preservada, passou por pouquíssimas reformas e foi consagrada no século VII.

A rua Marmontova concentra lojas de grifes famosas, a Praça do Povo Narodni abriga o prédio da prefeitura, construído no século XV, formando um ambiente perfeito para um descanso e um café.

Ilha de Brac

Brac tem quase 400 km², e é famosa por ter fornecido as pedras brancas para a construção do Palácio de Diocleciano e da Casa Branca, a residência oficial da Presidência dos Estados Unidos.

A cidade mais famosa da ilha é Bol, localizada ao sul e muito procurada por praticantes de windsurf. 

Para chegar em Brac é simples, os ferries partem de Split e levam cerca de 50 minutos de viagem até o porto da ilha.

Hvar: praias

Praias de Hvar
Fonte: Unsplash

A praia de Grebišće é uma das melhores praias da Croácia, e possui excelente infraestrutura para turistas, além de águas transparentes e areia branca.

Hula Hula, por sua vez, é uma praia de pedras bem acessível, é possível chegar até ela a partir do centro de Hvar. 

A praia também é conhecida por concentrar bares e restaurantes famosos, além de uma vista paradisíaca da costa.

Pokonji Dol está no ranking das 10 melhores praias da Costa Dálmata (Dalmácia). Trata-se de uma praia com águas cristalinas e várias enseadas. 

Parte da praia é ocupada por clubes privados, mas é possível acessá-la em uma área aberta ao público não pagante.

O que fazer em Hvar em 1 dia?

Um dia é pouco para conhecer tudo o que Hvar tem para oferecer, mas se você tem pouco tempo na região, saiba que, ainda assim, dá para ver muita coisa interessante na ilha croata. 

O passeio para conhecer a principal igreja da ilha, a Catedral de Santo Estêvão, é simplesmente imperdível.

Além disso, vale muito a pena visitar um dos restaurantes da orla, como o Palace Paladini, que conta com uma excelente área externa e pratos feitos com ingredientes mediterrâneos.

Se quiser saber as melhores dicas sobre a Croácia e diversos outros destinos, confira o blog do Vai de Promo.

Ali, o viajante encontra dezenas de textos com dicas imperdíveis sobre como juntar dinheiro para viajar, o que fazer em diferentes destinos, melhores lugares para morar em um intercâmbio e muito mais!

Com o Vai de Promo, você fica por dentro de tudo sobre o mundo das viagens

Quanto tempo ficar em Hvar?

Quanto tempo ficar em Hvar
Fonte: Unsplash

Embora não seja uma ilha grande, há muito o que fazer em Hvar. Pensando nisso, considere passar ao menos três dias na região.

Dessa forma, você poderá curtir uma boa noite de festa, conhecer restaurantes e bares legais e, é claro, desbravar as mais incríveis praias da ilha.

Aproveitar para visitar outras ilhas croatas também é uma boa ideia para quem deseja fazer turismo pela região. 

Como se locomover dentro de Hvar?

O turismo em Hvar pode ser feito em pequenas caminhadas, dentro das vilas. 

Muitos turistas também optam por aproveitar a cidade de bicicleta, e você pode alugar uma para fazer os seus passeios. 

Você também pode alugar um carro ou moto para explorar algumas praias e outros pontos mais distantes.

Hospedagens baratas em Hvar e qualquer outro destino!

Como já dissemos, o El Quarto tem as melhores ofertas de hotéis em diversos destinos do mundo! Então, se deseja pagar barato pelas acomodações, acesse o nosso site e confira!

Pesquisar pelo El Quarto é fácil e o usuário não paga nada para fazer a busca. 

Basta inserir os dados da sua viagem, as datas de check-in e check out, o tipo de quarto e a quantidade de hóspedes.

Os hotéis na cidade que escolheu vão aparecer instantaneamente, facilitando a comparação e a escolha. 

As opções com cancelamento grátis de reserva e café da manhã inclusos aparecem em destaque.

A ilha de croatas Hvar é encantadora e você vai adorar conhecer suas praias, festas e diversos outros pontos turísticos incríveis!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.