Ilha de Barbados: conheça os detalhes sobre o turismo na ilha caribenha!

31 dez 2021 • 8 minutos de leitura por danielcosenza

A Ilha de Barbados é um país insular do Caribe que prova que tamanho não é documento. 

Embora seja praticamente do tamanho da cidade de Curitiba, abriga uma quantidade impressionante de belezas naturais e atrações turísticas!

Já imaginou nadar em águas cristalinas, curtir praias com areia branquinha, cor de pérola, percorrer trilhas em meio à natureza ou visitar vilarejos e cidades coloniais que contam parte da história das Américas?

Neste artigo, você vai encontrar tudo que precisa saber para planejar uma viagem inesquecível pela tropical Barbados. Vamos lá!

Ilha de Barbados: descubra as belezas deste paraíso caribenho!

A Ilha de Barbados, no Caribe, é tudo aquilo que se pode esperar de um destino caribenho. 

Ali, você vai encontrar praias paradisíacas, festas animadas, contato bem próximo com a natureza e cidades carregadas de histórias e tradições.

O país ficou conhecido internacionalmente nos últimos anos por ser a terra-natal da cantora Rihanna, mas não se engane: Barbados tem muito mais a oferecer!

Na South-East Coast, praias como Bottom Bay e Cranes Beach parecem saídas de um cartão-postal. Em Silver Sands, você encontrará um dos melhores pontos para a prática de kitesurf do mundo.

Na luxuosa Holetown, você vai se esquecer que está em uma ilha no meio do Caribe enquanto visita lojas badaladas e restaurantes da moda, enquanto St. Lawrence Gap abriga a mais animada vida noturna da ilha.

Em outras palavras, a pequena e tropical Barbados reúne atrações para todos os gostos e idades: que tal começar a planejar uma viagem fantástica agora mesmo?

Onde fica ilha caribenha de Barbados?

Onde fica ilha caribenha de Barbados?
Fonte: Unsplash

O primeiro passo para montar seu roteiro de viagem é compreender onde fica a Ilha de Barbados, a ilha mais oriental de todo o Caribe.

O país, que faz parte da chamada British Commonwealth, fica bem pertinho da costa nordeste da Venezuela, em uma região conhecida como Pequenas Antilhas, na América Central.

Com uma população de mais de 287 mil habitantes, Barbados é também um dos países com maior densidade demográfica do mundo: são 660 pessoas a cada quilômetro quadrado!

O Aeroporto Internacional Grantley Adams, na capital, Bridgetown, é a principal porta de entrada no país: American Airlines, Gol, Air Canada e outras companhias aéreas operam trechos a partir do Brasil.

Você pode encontrar passagens aéreas a preços promocionais para Barbados no buscador Passagens Promo

Não deixe de cadastrar seu e-mail no alerta de preços para não perder nenhuma promoção!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Quando ir para Barbados?

A localização privilegiada de Ilha Barbados, longe dos ciclones tropicais do norte do Caribe, torna possível visitar a ilha em qualquer época do ano.

Não importa a estação, você encontrará temperaturas elevadas, que variam entre 25ºC e 32ºC em praticamente qualquer mês ao longo do ano.

Não existe, porém, uma estação de estiagem na ilha: até mesmo nos meses mais secos, de fevereiro a maio, pode chover por mais de 10 dias. Ou seja, não se esqueça do guarda-chuva.

A vantagem é que as chuvas nunca são intensas ou longas demais e o sol logo volta a brilhar de novo.

Se você quer evitar as chuvas o máximo possível, não programe a sua viagem entre julho e novembro. 

A época mais recomendada para turismo é justamente durante os meses secos, de fevereiro a maio, o que também significa que a ilha está mais cheia nessa época do ano.

Por isso, faça suas reservas de hospedagem antecipadamente.

Quem nasce em Barbados é o que é?

Não existe apenas uma palavra para se referir-se a quem nasce na Ilha de Barbados.

Você pode utilizar a expressão barbadianos, mais comum na comunidade estrangeira, ou “bajan” (pronuncia-se “bay-jun”), mais popular entre os nativos da ilha.

Qual é a língua falada em Barbados? 

Qual é a língua falada em Barbados?
Fonte: Pexels

Embora tenha sido descoberta por espanhóis no final do século XV e explorada por portugueses até o século XVII, a ilha foi colonizada pelo Reino Unido entre 1627 e 1996, quando, enfim, conseguiu sua independência.

Isso significa que você conseguirá se comunicar na Ilha de Barbados em inglês, língua oficial da antiga metrópole. 

Você também encontrará falantes de bajan, língua tradicional dos nativos.

Qual moeda levar para Barbados?

Uma das principais dúvidas que pode surgir diante do viajante ao planejar uma viagem para Barbados é qual moeda levar.

A moeda oficial do país é o dólar barbadense, que equivale a R$ 2,72 (em 14 de outubro de 2021). 

É improvável que você encontre essa moeda em uma das casas de câmbio brasileiras. Mesmo que você encontre, a cotação não será favorável.

As melhores alternativas para o viajante são o dólar americano, ou o euro, moedas que você conseguirá trocar facilmente após desembarcar na ilha.

Você também poderá utilizar cartões de crédito e débito em alguns estabelecimentos, como hotéis e alguns restaurantes.

Onde ficar na Ilha de Barbados

Onde ficar na Ilha de Barbados
Fonte: Unsplash

Estamos falando de uma ilha que vive do turismo, o que significa que o viajante encontra muitas opções de hospedagem, em diferentes estilos e faixas de preço.

Os melhores hotéis da Ilha de Barbados estão distribuídos ao longo da South Coast, onde fica a capital, Bridgetown, embora existam bons hotéis e resorts em outros pontos da ilha, confira!

Rockley / Accra

A região de Rockley Beach, que tem sido chamada de Accra Beach por conta do principal hotel da região, está entre as queridinhas dos turistas que querem ficar em pontos mais animados da ilha, pertinho da festa!

Nessa parte da ilha, o mar é calmo, ideal para quem está viajando com crianças, e o pôr do sol é simplesmente deslumbrante.

Além disso, Rockley também dispõe de excelente infraestrutura, com tudo que você pode precisar no decorrer da sua viagem: bancos, comércio e restaurantes, bem como hotéis mais econômicos.

Bridgetown

Bridgetown
Fonte: Pgbk1987 / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

A antiga Bridgetown é a capital de Barbados e o endereço do principal aeroporto da ilha. 

Também por isso é uma cidade com excelente infraestrutura, boas opções para a vida noturna e um amplo polo hoteleiro.

Quem fica em Bridgetown pode contar com a tranquilidade de ter fácil acesso a comércio, restaurantes e a passeios de barco e mergulho, que partem do porto local.

Em contrapartida, pode ser difícil encontrar tranquilidade para a noite de sono na maior cidade barbadense, onde vive a maior parte da população do país (110 mil pessoas).

St. Lawrence Gap/Dover

Quem não abre mão de ficar perto do agito vai gostar da região de St. Lawrence Gap, principal polo de bares de toda a ilha.

A maior vantagem em ficar nessa área é a comodidade: você encontra ônibus e vans para as praias mais distantes, pode ir à animada Dover Beach a pé e consegue encontrar hotéis mais econômicos.

West Coast

Se você gosta de luxo e requinte, vai gostar dos hotéis da West Coast, reduto dos endinheirados em Barbados.

É nessa área que estão os hotéis de alto padrão, os restaurantes mais sofisticados e as lojas de luxo da ilha, especialmente nos arredores de Holetown.

Em contrapartida, os hotéis de West Coast também tendem a ser mais caros em relação a opções de hospedagem em outros pontos da ilha, e você pode ter dificuldades para encontrar diárias mais econômicas.

Encontre o melhor hotel na Ilha de Barbados

Você pode encontrar o melhor hotel na Ilha de Barbados em poucos cliques: é só fazer sua cotação de hospedagem no site do ElQuarto.

Para garantir total comodidade ao viajante, a plataforma do ElQuarto concentra vários serviços em um único lugar.

Você poderá comparar diárias, reservar quartos e até pagar as tarifas online, em reais, sem incidência de IOF.

Faça uma simulação gratuita e descubra que visitar a paradisíaca Barbados pode sair mais barato do que você imagina!

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

Ilha de Barbados: mapa

A pequena Barbados é praticamente do tamanho de Curitiba, mas abriga atrações capazes de encher dias de viagem. 

Para te ajudar, fizemos uma seleção com alguns dos lugares que você precisa conhecer durante a sua viagem.

Confira onde fica a Ilha de Barbados no mapa!

O que fazer na Ilha de Barbados

Se você gosta de natureza e tranquilidade, a Ilha de Barbados é o destino perfeito para a sua próxima viagem.

Você vai encontrar algumas das praias mais belas de todo o Caribe, com águas cristalinas, areia branca, vegetação exuberante e muitas outras belezas.

Confira os principais atrativos da ilha!

West Coast

West Coast
Fonte: Bas Leenders / Flickr / CC BY-SA 2.0

A região de West Coast é o principal destino dos ingleses (e milionários) que visitam a ilha, oferecendo uma experiência de luxo e exclusividade a quem visita suas belas praias.

As ruas são pontilhadas por mansões e palacetes com jardins coloridos, além de restaurantes de luxo com vista do incomparável Mar do Caribe, beach clubs com serviço de primeira categoria e muitos campos de golfe.

Se você não tem dinheiro suficiente para se hospedar em um dos hotéis da região, vale a pena reservar ao menos um dia de passeio para conhecer as praias locais e saborear uma refeição num dos bons restaurantes por lá.

As praias de West Coast são atendidas por bares e restaurantes à beira-mar e oferecem vários serviços ao banhista, como aluguel de espreguiçadeiras e jet-ski, entre outros.

South Coast

Se West Coast é o endereço dos ricos, é em South Coast que está o agito de Barbados. 

A região abriga o único aeroporto do país e a capital, Bridgetown. Por isso, é onde “tudo” acontece.

Entre a vila de Hastings e o porto de Oistins, você encontrará bares, beach clubs e baladas animadas, cheias de gente bonita e com intensa programação cultural.

Você pode visitar a feirinha de produtos orgânicos Oistins Fish Fry, aos sábados, explorar as opções de entretenimento noturno da famosa St. Lawrence Gap ou conhecer a arte local na On The Wall Gallery.

As praias da região, como Brownes Beach, Carlisle Bay, Pebbles Beach e Bayshore Beach não são tão calmas quanto as de West Coast, mas são limpas, bonitas e, mais importante, seguras para banho.

Que tal aproveitar para praticar snorkel em meio a naufrágios e corais de beleza exuberante?

Não deixe de explorar o centrinho de Bridgetown, onde você encontrará alguns dos edifícios coloniais mais antigos de todo o Caribe, como o prédio do Parlamento!

South-East Coast

Para os viajantes que querem conhecer o mar típico do Caribe, com água tão turquesa que chega a ser quase neon, a região de South-East Coast é simplesmente imperdível!

Ali, as águas são mais agitadas graças aos constantes ventos, fazendo a alegria de surfistas do mundo inteiro com suas ondas perfeitas.

Se você não curte surfe, pode concentrar seu roteiro em Cranes Beach e Bottom Bay, consideradas as praias mais bonitas de toda a ilha.

Cidades da Ilha

O agito de Barbados não está concentrado apenas à beira-mar: em cada uma das cidades da ilha você poderá conhecer uma cultura rica e belos cenários urbanos.

Em Holetown, por exemplo, fica o principal polo comercial barbadense, incluindo lojas de grifes famosas, como Cartier e Louis Vuitton.

Na pacata Bate-Seba, na costa leste, o viajante encontra igrejas com séculos de história, trechos de floresta tropical praticamente intocados e praias encantadoras, que recebem importantes competições de surfe.

Quem deseja conhecer mais sobre a arquitetura colonial em Barbados não vai se arrepender de incluir a cidade de Speightstown em seu roteiro de viagem.

Ou seja, em todo o mapa de Barbados você vai encontrar cidades incríveis, que misturam boa infraestrutura a belos cenários! 

Seguro Viagem: América do Norte
ITA 40 SMART USA ITA 40 SMART USA Assistência médica USD 40.000 Bagagem extraviada USD 1.200 R$ 17/dia*
Travel Assist 150 USA +COVID-19 Travel Assist 150 USA +COVID-19 Assistência médica USD 150.000 Bagagem extraviada USD 1.500 (SUPLEMENTAR) R$ 34/dia*
CORIS 60 USA BASIC +COVID19 CORIS 60 USA BASIC +COVID19 Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 1.000 R$ 44/dia*

Promoção de hotel na Ilha de Barbados no ElQuarto!

Não espere para começar a planejar a sua viagem à Ilha de Barbados: visite agora mesmo o site buscador, ElQuarto, para garantir sua hospedagem por um precinho que cabe no bolso!

A plataforma do ElQuarto reúne milhares de acomodações em diversos destinos do mundo inteiro para levar até o viajante preços exclusivos e opções com cancelamento grátis.

Você pode fazer uma simulação gratuita em poucos minutos: basta digitar o destino da sua viagem e as datas da sua estadia para acessar as melhores ofertas.

Para garantir ainda mais economia para você, o ElQuarto ainda permite o pagamento das diárias pelo site, em reais, sem incidência do IOF.

Faça uma cotação e comece a planejar uma viagem com economia por uma das mais paradisíacas ilhas do Caribe!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.