Ilha de Boipeba: saiba onde ir, onde ficar, como chegar e outras dicas!

03 jun 2022 • 9 minutos de leitura por Paulo

Está pensando em visitar a Ilha de Boipeba, na Bahia? Então prepare-se para conhecer um dos lugares mais paradisíacos do Nordeste brasileiro!

Um dos poucos cantinhos do litoral baiano ainda pouco conhecidos, a ilha faz parte do Arquipélago de Tinharé e tem 20 km de praias intocadas e repletas de belezas.

Prepare o papel e a caneta, pois reunimos as melhores dicas para te ajudar no seu planejamento de viagem.

Neste artigo, você encontra como chegar, quando visitar, o que fazer e outras informações valiosas para o seu roteiro. Vamos lá!

Ilha de Boipeba: o que fazer durante a sua viagem?

Quem procura um lugar para descansar e recarregar as energias não vai se arrepender de incluir a Ilha de Boipeba, Bahia, em seus planos de viagem.

Da Boca da Barra à Ponta dos Castelhanos, as praias da região são conhecidas pelos extensos coqueirais e pelo mar azul, de águas cristalinas, com piscinas naturais por todos os lados e vida animal abundante.

O viajante pode escolher entre explorar essas belas praias por terra ou em um passeio de barco inesquecível, que leva a lugares dignos de cartão-postal.

Depois de se divertir nas praias locais, você terá a oportunidade de experimentar a inconfundível gastronomia baiana em excelentes restaurantes ou simplesmente relaxar em uma das encantadoras pousadas da ilha.

Ilha de Boipeba: onde fica?

Ilha de Boipeba: onde fica?
Fonte: Flickr / CC0

Quem descobre onde fica a Ilha de Boipeba na Bahia pode estranhar que o movimento turístico seja tão discreto na região. Afinal, Salvador e a badalada Morro de São Paulo ficam bem próximas!

A capital baiana, por exemplo, fica a apenas 85 km ao norte da ilha (distância que sobe para 300 km, por via terrestre), enquanto Morro de São Paulo, uma das praias mais badaladas do estado, está a meros 25 km de distância.

A ilha pertence ao município de Cairu, que tem quase 20 mil habitantes e abriga outras 25 ilhas: estamos falando do maior município-arquipélago do Brasil.

Mapa da Ilha de Boipeba

Existem mais de 20 km de litoral e 16 praias nessa apaixonante ilha baiana. Desse modo, vale a pena conhecer a região antes da sua viagem para planejar seus passeios.

Confira o mapa da Ilha de Boipeba com as principais atrações turísticas destacadas!

Como ir para a Ilha de Boipeba?

Chegar a Boipeba pode ser um desafio, pois não é permitido o trânsito de veículos na ilha, mas não se preocupe: existem várias formas de visitar a região!

O primeiro passo é chegar até Salvador, de onde você poderá seguir para o Cais de Torrinhas, que fica a menos de 10 km da ilha e oferece viagens de lancha particular ou catamarã até Boipeba, com duração estimada entre 20 minutos e 1h30.

Quem preferir também pode viajar a partir de Valença: o percurso é feito em 1h de lancha ou 3h30 de catamarã, em vários horários por dia.

Por fim, também é possível fazer a viagem a partir de Morro de São Paulo, de barco ou 4×4, em cerca de 1h30, com saída da Segunda Praia.

Você pode garantir sua passagem para Ilha de Boipeba sem abrir mão da economia: é só comprar suas passagens aéreas no Vai de Promo!

O site te ajuda a pesquisar as ofertas das melhores companhias aéreas para o destino que você vai visitar, apresenta promoções imbatíveis e oferece várias formas de pagamento, até 10 vezes sem juros no cartão.

Para garantir ainda mais comodidade e economia à sua viagem, você pode incluir seu endereço de e-mail no alerta de preços, que te envia notificações sempre que surgir uma promoção imperdível para o trecho que você procura!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Quanto tempo de Salvador para Boipeba?

Quanto tempo de Salvador para Boipeba?
Fonte: Pexels

Se depois de fazer turismo em Salvador, você resolver visitar Boipeba, saiba que é possível fazer a viagem em apenas 30 minutos de avião bimotor, com saída do Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães.

Também é possível superar a distância de Salvador para Ilha de Boipeba pela Baía de Todos os Santos de ferry até Bom Despacho e, depois, concluir o trecho por terra até Torrinhas ou Valença, de onde você poderá finalizar a viagem pelo mar. 

O combo ferry + carro + barco deve tomar mais tempo do viajante: a viagem deve durar entre 4h30 e 5h.

Qual a melhor época para visitar Boipeba?

Caso você esteja se perguntando qual a melhor época para visitar Boipeba, a resposta pode agradar a qualquer turista: a ilha é um excelente destino em qualquer época do ano!

Mesmo quando a incidência de chuva é maior (entre abril e julho), as pancadas tendem a ser passageiras e o sol logo volta a brilhar.

O calor também é uma realidade ao longo de todo o ano: as temperaturas ficam firmes, com média de 25ºC, em todas as estações.

O verão é particularmente quente na ilha, com termômetros em torno dos 29ºC e pouca chance de chuva.

Isso também significa que a estação mais quente do ano é a mais cheia na ilha, então faça seu planejamento de hospedagem com antecedência para não correr o risco de ficar sem ter onde ficar nem pagar caro demais pelas diárias.

Ilha de Boipeba: onde se hospedar?

Ilha de Boipeba: onde se hospedar?
Fonte: Pousada Sunset Boipeba

Escolher com carinho onde ficar em Boipeba é uma das principais etapas do seu planejamento de viagem. Afinal, o trânsito de veículos é proibido na ilha e você precisará caminhar ou pegar um barco para todos os lugares.

Os hotéis e pousadas na ilha têm atmosfera rústica, bem “pé na areia”, e promovem o contato próximo com a natureza.

Você poderá escolher entre acomodações à beira-mar, beira-rio ou até mesmo nas ruas internas do povoado, sobretudo nas regiões de Velha Boipeba e Moreré, onde a concentração de restaurantes e comércio é maior.

Você pode encontrar hotéis e pousadas a preços camaradas no El Quarto, que te ajuda em todas as etapas do seu planejamento de hospedagem, desde a pesquisa de preços até o pagamento das diárias.

Faça uma simulação gratuita e descubra que visitar esse paraíso baiano pode caber no seu bolso!

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

O que tem pra fazer na Ilha de Boipeba?

Destino perfeito para quem curte praia, Boipeba tem trechos de litoral praticamente intocados, pontos perfeitos para a observação de aves e animais marinhos, águas calmas para a prática de esportes náuticos e excelentes opções gastronômicas.

Confira o que fazer em Boipeba!

Praia Boca da Barra 

O trecho de areia que rodeia o povoado de Velha Boipeba, no norte da ilha, é conhecido como Boca da Barra, a praia mais movimentada de Boipeba, onde está a maior concentração de hospedagens, restaurantes e comércios.

A região é indicada para quem não abre mão de boa infraestrutura e comodidade em seu dia de praia, com vários quiosques prontos para atender os clientes à beira-mar.

Em contrapartida, o mar de Boca da Barra não é o mais bonito da ilha, pois o encontro com o Rio do Inferno torna as águas mais escuras. De qualquer forma, as águas são calmas e o banho pode ser bastante refrescante!

Praia do Tassimirim 

Praia do Tassimirim
Fonte: Danielle Pereira / Flickr / CC BY 2.0

Seguindo a partir de Boca da Barra, passando pelas praias do Outeiro e das Pedrinhas, você chegará à Praia do Tassimirim, considerada uma das mais bonitas da ilha.

A mata é exuberante na região e o mar é calmo e azul, com águas bem mais cristalinas em comparação a Boca da Barra.

A praia fica ainda mais bonita na maré baixa, quando piscinas naturais de águas transparentes se formam, gerando um dos melhores pontos para mergulhos com snorkel em toda a ilha.

Praia da Cueira 

Quem gosta de cenários quase caribenhos não pode deixar de conhecer a Praia da Cueira, Ilha de Boipeba. A enseada está entre as mais bonitas do litoral baiano!

A areia branca gera um contraste belíssimo com o coqueiral e o mar cristalino, que varia entre diferentes tons de verde e azul.

Além disso, a praia tem uma longa faixa de areia, na qual você poderá encontrar trechos praticamente desertos e outros com restaurantes, quiosques e barzinhos.

No final da praia, em seu ponto menos movimentado, um pequeno rio deságua no mar e possibilita agradáveis banhos de água doce.

Praia do Moreré 

Chegar à Praia do Moreré, Boipeba, Bahia, não é tarefa das mais fáceis, mas certamente pode ser bastante compensador: o trajeto começa com a travessia do rio na Praia da Cueira e inclui uma caminhada por uma fazenda de coqueiral.

Ao final do percurso, você chegará a uma praia de beleza ímpar, rodeada por coqueiros, onde formam-se piscinas naturais cristalinas na maré baixa.

A maior parte da faixa de areia da Praia do Moreré é deserta, mas existem alguns quiosques, mercados e restaurantes mais ao final da praia, próximo ao povoado, onde você também encontra boas opções de hospedagem.

Praia do Bainema 

Praia do Bainema
Fonte: Mbelu / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

A partir da Vila do Moreré você poderá visitar a Praia do Bainema, onde o cenário parece digno de contos de fadas. 

O trajeto é feito por um túnel de flores, onde guaiamuns (uma espécie de caranguejo) chamam a atenção de quem passa. 

A Praia do Bainema propriamente dita, assim como Moreré, é conhecida pela formação de piscinas naturais na maré baixa, perfeitas para snorkel ou banho.

Em contrapartida, a infraestrutura na região é bastante modesta e apenas alguns poucos quiosques oferecem serviço na faixa de areia.

De qualquer forma, a região é indicada para quem gosta de praias desertas e sossegadas.

Ponta dos Castelhanos 

Queridinha entre os banhistas, a Ponta dos Castelhanos é rodeada por mangues e coqueirais que tornam a paisagem ainda mais paradisíaca.

O mar na região é muito calmo, quase sem ondas, em tons que variam do azul ao verde. Na maré baixa, surgem bancos de areia sobre a água e piscinas naturais.

A praia ganhou esse nome graças a um navio espanhol que naufragou na região no passado: em dias de boa visibilidade, é possível até avistar a embarcação durante mergulhos.

A Ponta dos Castelhanos também oferece atrações para quem gosta de banho de água doce: o Rio Catu deságua na região e torna o cenário ainda mais bonito!

Praia da Cova da Onça 

A Praia da Cova da Onça fica no extremo sul da ilha, no Vilarejo de São Sebastião: um dos principais pontos de parada para almoço das lanchas e dos catamarãs que circulam por Boipeba.

O destaque na região não é o mar azul, e sim os excelentes restaurantes especializados em frutos do mar instalados por ali. 

Os pratos são generosos e saem a preço justo: tudo comandado por pescadores e suas famílias.

Se você não estiver disposto a encarar a caminhada de 9 km a partir de Velha Boipeba, não se preocupe. É só pegar um quadritáxi ou uma lancha para visitar a região com mais comodidade.

Velha Boipeba 

Velha Boipeba
Fonte: Ojo De Mariposa / Flickr / CC BY-SA 2.0

O principal polo turístico da ilha fica em Velha Boipeba, um vilarejo com boa infraestrutura no norte da ilha, incluindo hotéis, pousadas, comércio, restaurantes e agências turísticas que oferecem passeios para as demais praias.

Ali, a noite é animada nos restaurantes e bares que servem as melhores delícias da cozinha baiana ao som de música ao vivo. Só não se esqueça da lanterna, pois a iluminação pública no vilarejo é praticamente inexistente.

É também de Velha Boipeba que partem os principais passeios pela ilha, seja de trator, quadritáxi, lancha ou catamarã.

Passeios de barco

A principal forma de circular pela ilha é a pé, mas quem não quer saber de esforço ou prefere uma alternativa para os passeios pode ficar tranquilo: a oferta de passeios de barco em Boipeba é abundante e variada.

Os viajantes podem optar entre roteiros que circundam toda a ilha, passeios às piscinas naturais de Castelhanos ou Bainema, viagens até Morro de São Paulo e até mesmo visitas à Praia de Garapuá, no Arquipélago de Tinharé.

Algumas agências oferecem passeios pelos manguezais do Rio do Inferno, com direito a paradas estratégicas para a prática de esportes, como stand-up paddle e caiaque, e roteiros para a prática de snorkeling em piscinas naturais.

Se você estiver visitando Boipeba entre os meses de julho e novembro, vale a pena investir em passeios de observação de baleias jubarte, que lotam o litoral baiano.

Onde comer na Ilha de Boipeba?

Uma das melhores coisas que você pode fazer durante sua visita à Ilha de Boipeba é explorar a riquíssima gastronomia baiana. 

Afinal, existem várias vilas de pescadores na ilha e você terá a oportunidade de experimentar pescados fresquinhos.

Na Praia da Cueira, o Restaurante Guido’s, por exemplo, é especializado em lagostas com o tradicional tempero local, além de releituras da iguaria, como lagosta no mel ou grelhada.

Você gosta de um bom peixe? Então visite a Toca do Lobo, na Boca da Barra, ou o Restaurante Brisa e Mar, em Moreré.

Caso você queira variar o cardápio, poderá gostar das massas da Pizzaria Terra Brasilis e da Varanda Cantina e Restaurante, em Velha Boipeba.

Melhores hotéis e pousadas na Ilha de Boipeba, Bahia!

Não perca tempo e encontre agora mesmo a acomodação perfeita para a sua viagem a esse paraíso do Nordeste brasileiro sem comprometer suas finanças.

Você pode escolher entre os melhores hotéis e pousadas na Ilha de Boipeba, Bahia, no El Quarto, o melhor buscador de hospedagem do Brasil!

Além de comparar ofertas, você pode reservar acomodações e até pagar suas diárias online, assim não vai precisar se preocupar com mais nada depois do check-in!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.