Conheça a ilha de San Andrés: como chegar, quais destinos visitar e quanto custam

12 out 2021 • 8 minutos de leitura por danielcosenza

Já ouviu falar na Ilha de San Andrés? Também chamada de Caribe colombiano, tem águas límpidas e de cores variadas, e uma paisagem de tirar o fôlego até dos viajantes mais experientes.

Este cenário paradisíaco é incrivelmente acessível, financeiramente falando

Por isso, turistas do mundo todo procuram por passagem para San Andrés na temporada. Compre a sua com antecedência, viu? Fica a dica!

Neste artigo, vamos falar tudo sobre a Ilha de San Andrés: onde fica, praias imperdíveis, curiosidades e, é claro, dar várias dicas. Então, fique com a gente e acompanhe a leitura!

Ilha de San Andrés: descubra as belezas do caribe colombiano!

Quem nunca sonhou com uma viagem de férias para um cenário cinematográfico? 

Daqueles de areia branca e água muito limpa, tomando um coquetel enquanto deita na esteira em frente à imensidão do mar.

Pois é, a Ilha de San Andrés tem um complexo turístico capaz de atender milhares de visitantes, e oferecer incríveis experiências em um dos locais mais bonitos do mundo.

Quem procura diversão tem muito o que fazer na Ilha de San Andrés, Colômbia. Afinal, em um lugar tão bonito, as baladas, festas e shows não poderiam faltar, não é mesmo?

Onde fica a Ilha de San Andrés?

Por incrível que pareça, a Ilha de San Andrés fica mais próxima do litoral da Nicarágua (190 km) ou da Costa Rica, do que da Colômbia (780 km), mas, como sabemos, integra parte do território colombiano.

É a maior ilha (26 km²) do arquipélago de San Andrés (32 km²). As outras duas menores são: Providencia e Santa Catalina. Localiza-se na porção norte do Oceano Atlântico, no Mar das Caraíbas.

Esse arquipélago foi anexado ao território colombiano no início do século XIX, ainda sob o governo espanhol.

O governo da Nicarágua reivindica há anos a soberania sobre a Ilha de San Andrés, mas em 2012, a Corte Internacional de Justiça encerrou o assunto declarando que o governo colombiano tem controle total sobre o território.

Cerca de 90 mil pessoas vivem no arquipélago, e recepcionam aproximadamente 800 mil turistas estrangeiros por ano.

Como chegar à ilha de San Andrés?

Como chegar à ilha de San Andreas?
Fonte: Wikimedia Commons / CC0

Embarcando no Brasil, o voo pode fazer escala em três cidades distintas, dependendo da empresa de aviação que você contratar.

A COPA Airlines, faz conexão no Panamá, a chilena LAN, em Lima e a Avianca em Bogotá, capital da Colômbia. 

O aeroporto da Ilha de San Andrés é bem estruturado, mas o fluxo de turistas torna os procedimentos lentos. Chegue com antecedência quando precisar utilizá-lo.

Passagens aéreas para ilha de San Andrés

O preço das passagens é um fator decisivo para a maioria das pessoas, não é verdade? 

Por isso, saber como encontrar os valores promocionais para o destino dos seus sonhos é fundamental.

A plataforma do Passagens Promo busca as melhores ofertas em milhares de sites e mostra somente os resultados que atendem às suas exigências.

Dessa forma, você fica sabendo dos melhores preços e condições de passagem para San Andrés. Então, que tal conhecer um lugar incrível como esse sem descontrolar o orçamento? 

Qual a melhor época para ir a San Andrés?

Praia combina com sol e calor, por isso, a melhor época para visitar a Ilha de San Andrés é entre os meses de janeiro e março.

De setembro a novembro chove bastante na região, inclusive com incidência de tempestades tropicais. Melhor evitar, concorda?

Entretanto, se o excesso de turistas é algo que te incomoda, melhor viajar um pouco antes ou depois da alta temporada.

Além de ser um dos lugares mais lindos do mundo, San Andrés tem preços módicos, o que torna possível para qualquer pessoa conhecer o mar do caribe. Incrível, não é?

Onde ficar em San Andrés?

Onde ficar em San Andrés?
Fonte: Hotel

Aqui vão algumas dicas de bons lugares para se hospedar em grande estilo, e mais adiante no texto, vamos falar também sobre o que fazer na ilha de San Andrés.

Aproveita e já vai pensando no tipo de hospedagem e o que é mais importante para você: estrutura, qualidade dos serviços, preço, praticidade, atendimento, etc.

Em San Andrés, os resorts all inclusive são comuns, recebem muitas reservas e valem a pena, viu? 

Os restaurantes da ilha têm boa estrutura de atendimento e frutos do mar em abundância, mas são bem cheios. Então, chegue cedo ou, se possível, faça uma reserva com a devida antecedência.

North End

A maioria dos hotéis e pousadas da ilha se encontram nesta região. Também é repleta de lojas, restaurantes e bares. Tem tudo o que você precisa, sempre à mão.

Não vai ter qualquer dificuldade para conseguir um transporte, mas o movimento no lugar pode ser intenso o suficiente para incomodar. 

A praia de Spratt Bight é a mais famosa da Ilha de San Andrés, o que intensifica ainda mais o fluxo de turistas.

É um bom lugar para fazer compras, e visitar os estádios de futebol e baseball, além das praias, claro.

San Luis

San Luis
Fonte: Hotel

Fica no leste da ilha, ao longo da costa, e é o segundo lugar mais badalado e procurado do arquipélago.

As praias são menos movimentadas, mas as paisagens são tão lindas quanto em North End, sendo uma excelente opção para famílias

O transporte coletivo atende bem essa região, dá para economizar no aluguel de carro e conhecer outras praias da Ilha de San Andrés.

La Loma

Trata-se de um bairro mais residencial, principalmente se comparado com North End. É um local mais afastado das orlas, se puder alugar um carro para se locomover, melhor.

Em La Loma não tem tantos hotéis, mas o Parque Nacional Manglares de Old Point é uma excelente opção de passeio turístico. Você pode fazer um passeio de barco para observar o manguezal preservado e sua fauna.

Sound Bay

Sound Bay é uma praia que vale a pena ser visitada. Está na região leste da ilha, inclusive, em uma área próxima a San Luis, com mais edificações residenciais do que comerciais.

O mar de Sound Bay é impressionante, e as areias bem fofas. Também não tem tanto movimento quanto outras praias dessa lista, mas você encontra boas opções de hospedagem nos arredores.

Melhores hotéis em San Andrés no ElQuarto!

Melhores hotéis em San Andrés no ElQuarto!
Fonte: Hotel

Para encontrar os melhores hotéis na região do caribe ilha de San Andrés, acesse o site do ElQuarto, e utilize o nosso buscador exclusivo.

Se você gosta de pensar em custo-benefício e quer sempre a melhor opção pelo menor preço, essa plataforma é para você. 

Nossa pesquisa mostra acomodações na Colômbia ou em qualquer outra parte do mundo, com valores promocionais e cupons de desconto.

Você não tem ideia de como uma diária em uma suíte bem confortável pode sair em conta. Acesse o ElQuarto e faça a sua busca, é de graça!

O que fazer na ilha de San Andrés

Balada, praia e passeios de barcos, tudo emoldurado pelas paisagens do arquipélago. 

Aos fins de semana, não deixe de visitar os locais mais animados da região como a Balada Blue Deep, a boate Coco Loco, a balada Kiss me e a balada Extasis.

Quer as melhores indicações sobre o que fazer na Ilha de San Andrés e os passeios imperdíveis no arquipélago? 

Então, confira nossas dicas. Elencamos passeios nas belas praias, é claro, e em outras atrações turísticas de San Andrés, olha só.

Spratt Bight

Esta praia fica no centro, bem em frente ao Hotel Decameron Isleño, e é perfeita para passear com as crianças. O “mar de 7 cores” do caribe colombiano é bem azul nessa parte da Ilha de San Andrés.

Você sabe qual o motivo para o lugar ter essa fama de “mar de 7 cores”? 

A variedade dos materiais do solo, como areia branca e rochas, além dos diferentes níveis de profundidade, faz com que a água tenha diferentes tons, muitas vezes em locais bem próximos.

Spratt Bight é a praia mais conhecida e badalada da região, então, trata-se de um local bem movimentado.

West View

West View
Fonte: Wikimedia Commons / CC BY 2.0

West View é um parque excelente para fazer snorkel. Além disso, conta com lanchonete, toboágua e trampolim. O mar é límpido, perfeito para observar os peixes com auxílio do equipamento.

Você consegue alugar todo o instrumento necessário: máscara, colete salva-vidas e pés de pato. Os amantes da vida marinha ficam apaixonados por esse local.

Johnny Cay

Johnny Cay é uma pequena ilha do litoral colombiano, simplesmente linda. Cercada de coqueiros nativos, possui o cenário caribenho perfeito, com areia branca e a imensidão do mar azul vivo.

Uma dica para conhecer essa ilhota é levar o seu celular e ligar o GPS para se locomover com mais tranquilidade. Caso contrário, vai precisar alugar um localizador.

E ainda, faça suas refeições em meio às palmeiras, o contato com a natureza em Johnny Cay é inevitável.

El Acuario

Peixes de todas as cores e águas claras, como raramente se vê. Seria um aquário de um parque ou reserva? Não! Trata-se de uma ilha muito pequena, perfeita para um mergulho

Essas piscinas naturais ficam à oeste do arquipélago, e são de águas muito calmas.

El Acuario atrai muitos turistas, então esqueça a ilusão de praia deserta, mas o cenário é incrível demais para deixar de ser visitado.

La Piscinita

La Piscinita
Fonte: Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

As pessoas adoram fazer snorkel em La Piscinita. O lugar é um trecho de mar, cercado por rochas e perfeito para observar a vida marinha. Não tem tanto movimento quanto West View, mas o cenário é tão bonito quanto.

O equipamento (colete, máscara e calçados) pode ser locado no restaurante que atende La Piscinita.

La Cueva de Morgan

Muitas lendas rondam a Caverna do pirata Sir Henry Morgan. A mais famosa dessas histórias é a que relata que esse fora da lei escondeu seu riquíssimo tesouro nas profundezas dessa gruta.

Além disso, para proteger seus espólios, o King Crab, um caranguejo gigante encantado, guarda o tesouro todas as noites. 

Há quem diga que o feitiço do caranguejo pode ser desfeito com o auxílio de um ritual e o livro de São Cipriano.

Os nativos contam esses mitos através das gerações, a fim de registrar suas tradições e memórias. 

São diversos tipos de atrações na caverna do pirata, a criançada adora essa parte do passeio, mas tem diversão para todo mundo.

São lugares incríveis como o Museu do Côco (história local), o Museu do Pirata (acervo histórico temático), a sala de exposição com pinturas da paisagem da Ilha de San Andrés, a embarcação Sea Wolf e a Caverna de Morgan.

Economize sempre em sua viagem:
Seguro viagem com super desconto –> Seguros Promo
Passagens aéreas mais baratas do Brasil –> Passagens Promo
Chip de viagem com desconto –> Viaje Conectado
Aluguel de carros com o melhor preço –> Mobility
Aluguel de Malas –> Get Malas
Experiências de viagens –> Viva lá

Quanto custa uma viagem para San Andrés?

Para a sorte dos latino-americanos, a Ilha de San Andrés está mais próxima e acessível para nós do que para os americanos.

Ou seja, os preços não são baseados em dólar, como em outros países caribenhos como Jamaica, República Dominicana e Panamá. O COP (Peso colombiano), é bem desvalorizado em relação ao Real brasileiro.

Um real equivale a, aproximadamente, 763 pesos colombianos (cotação de agosto/2021). 

Uma dica: muitos locais de San Andrés, como as ilhas mais distantes não aceitam cartão, então prepare-se para transportar uma boa quantidade de notas.

Preparamos algumas médias de preços para você ter uma ideia de quanto vai precisar para atender às suas exigências, olha só.

  • aluguel de scooter, aproximadamente R$ 65;
  • aluguel carrinhos de golfe, até R$ 265;
  • aluguel de máscara de mergulho, em média R$ 6,60;
  • passeio Johnny Cay e El Acuario, aproximadamente R$ 20;
  • entrada em West View, R$ 5,30.

Encontre as melhores hospedagens em San Andrés!

Para completar o seu sonho das férias no paraíso caribenho da Ilha de San Andrés, é necessário garantir a acomodação certa. 

Você gostaria de estar em um lugar maravilhoso, mas não conseguir descansar no hotel porque o serviço é ruim? Certamente não.

Por isso, quando for procurar bons hotéis, resorts ou pousadas para você e sua família, conte com a plataforma ElQuarto

Os descontos são surpreendentes e você não paga nada para usar a tecnologia do nosso buscador.

Pelo ElQuarto, você insere as seguintes informações: cidade que vai visitar, datas de check in e check out e o número de quartos que precisa. 

São milhares de sites pesquisados, várias opções com cancelamento grátis e preços exclusivos. Não perca tempo, acesse o site e faça as malas!

Mais dicas de destinos e viagens

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.