Ilhas Baleares: veja aqui o que fazer e como se locomover entre os destinos do arquipélago!

25 fev 2022 • 8 minutos de leitura por Paulo

Conhece as Ilhas Baleares? Você provavelmente já ouviu falar de Ibiza, uma das mais famosas do arquipélago e palco de festas mundialmente famosas, não é mesmo?

O lugar tem registros de ocupação humana há milhares de anos, alguns pontos são marcados pela presença de monumentos e edifícios históricos e as praias estão entre as mais belas do mundo!

Neste texto, vamos falar tudo sobre as Ilhas Baleares e te apresentar um dos litorais mais belos da Europa. Acompanhe na leitura!

Ilhas Baleares: conheça as belezas do litoral espanhol!

Formado por dois conjuntos de ilhas chamados Gimnésias e Pitiusas, o arquipélago das Ilhas Baleares é a casa de mais de 900 mil habitantes.

A história da ocupação humana no local começou há séculos. Desde os primórdios, os baleares têm o costume de celebrar em grande estilo, principalmente em noivados, e parece que a tradição de fazer boas festas permaneceu.

O lugar onde ficam as Ilhas Baleares é lindo! Nessa parte do continente, as águas são azuladas e a maioria das praias são de areia branca. Saiba mais sobre o destino!

O que são as Canárias e Baleares?

O que são as Canárias e Baleares?
Fonte: Pixabay

As Ilhas Baleares e as Canárias são dois arquipélagos distintos, pertencentes ao território espanhol. 

Em ambos os casos, as ilhas são procuradas por quem deseja se divertir nas famosas festas, ou descansar em suas lindas praias.

Enquanto as Ilhas Baleares se localizam no Mar Mediterrâneo, as Canárias estão no Oceano Atlântico Norte, bem mais próximas da costa africana.

As mais famosas das Ilhas Canárias são: Fuerteventura, La Gomera, Las Palmas, Gran Canaria e Tenerife.

Já no caso das Ilhas Baleares, podemos destacar Ibiza, é claro, Formentera, Maiorca e Minorca.

Onde ficam as Ilhas Baleares?

As Ilhas Baleares ficam em uma extensão do Mediterrâneo, no Mar das Baleares, precisamente no litoral leste da Espanha e não muito distantes de terras italianas famosas, como a região da Sardenha.

Se tomarmos por referência as principais cidades espanholas no continente, as mais próximas das Ilhas Baleares são Barcelona, que está na costa leste, e Valência um pouco mais ao sul.

Como ir para as Ilhas Baleares?

Como ir para Ilhas Baleares?
Fonte: Pixabay

A maioria dos turistas que desejam conhecer as Ilhas Baleares desembarcam no Aeroporto Internacional de Ibiza, a ilha mais famosa do arquipélago. 

Maiorca e Menorca também têm aeroportos, então você pode se deslocar entre elas voando, ou utilizando o ferry boat.

Se você sair do Continente, de Valência ou Barcelona, também poderá fazer o trajeto até as Baleares de barco, que gasta mais tempo, mas tem uma paisagem empolgante.

Quando ir para as Ilhas Baleares?

Se pretende aproveitar o arquipélago, a dica é viajar durante o verão europeu.

Se quer saber quando ir para as Ilhas Baleares, saiba que do mês de julho até metade de setembro o tempo é perfeito.

Dá para fazer atividades ao ar livre, ou simplesmente sentar-se à beira da praia para aproveitar o sol, provando uma refeição em um dos restaurantes que existem à beira-mar.

A temperatura máxima desses meses, no auge do verão, pode chegar aos 29ºC. 

Os brasileiros estão acostumados com climas até mais intensos, por isso pode ter certeza que vai ser uma delícia aproveitar o calor do continente nas Ilhas Baleares.

O que significa Baleares?

Já contamos que as Ilhas Baleares estão ocupadas por humanos há séculos, não é verdade? Muitos povos já estiveram no território, mas foram os baleares que conseguiram se desenvolver no arquipélago.

A palavra “baleares” vem do latim “baliarides”, que tem a ver com “balear”, ou, “atingir com pedra”, “ferir com pedra”. 

Acontece que os guerreiros dessas ilhas eram atiradores excepcionais e utilizavam uma espécie de bodoque para batalhar.

Então, ficaram conhecidos por esse nome que faz referência aos projéteis lançados pelos atiradores.

Os costumes dos moradores eram bem atípicos, até mesmo para os tempos antigos. 

Não utilizavam prata ou ouro para não atrair cobiçadores e tinham verdadeira devoção e respeito pelas mulheres.

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

Encontre os melhores hotéis nas Ilhas Baleares

Encontre os melhores hotéis nas Ilhas Baleares
Fonte: Elquarto / Hotel Nautico Ebeso

Seja na pequena Formentera, em Ibiza, Maiorca ou qualquer lugar das Ilhas Baleares, o ElQuarto é o melhor site para você encontrar hospedagens baratas e realizar o seu sonho de conhecer esse lugar tão incrível.

Com nossa plataforma buscadora, você consulta acomodações em milhares de destinos, e consegue comparar os preços dos quartos disponíveis.

Além disso, também é possível conseguir opções com cancelamento gratuito e efetuar o pagamento em reais, sem a incidência de IOF!

É muito simples de usar, olha só: acesse o site e coloque a cidade em que deseja se hospedar, datas da viagem e o número de hóspedes. Pronto! O resultado sai na hora para você comparar os preços.

Aproveite e siga a gente nas redes sociais para ter acesso a cupons de desconto incríveis!

Mapa das Ilhas Baleares

O mapa das Ilhas Baleares vai fazer você entender melhor onde está localizado o arquipélago e os pontos turísticos mais importantes.

Dessa forma, o viajante consegue encontrar tudo o que precisa: aeroportos, restaurantes, hotéis, monumentos, entre outros. Também será mais fácil planejar os deslocamentos dentro de cada ilha, e entre elas. 

Confira agora o mapa das Ilhas Baleares!

Quais as ilhas que fazem parte das Baleares?

O arquipélago é composto por 11 ilhas, mas somente quatro delas, as maiores, são onde, de fato, desembarcam os turistas. Também são nelas que estão localizadas as principais praias e atrações turísticas.

Pensando em ajudar no seu planejamento, separamos abaixo as principais informações sobre elas

Conheça agora as principais ilhas do arquipélago: Ibiza. Formentera, Maiorca e Menorca!

Ibiza

Ibiza
Fonte: Pixabay

É a mais famosa das ilhas e também a que tem mais festas e baladas. As praias são paradisíacas e você não terá maiores dificuldades para chegar até elas.

As praias são bem equipadas e contam com espreguiçadeira, restaurantes e opção de aluguel de equipamentos.

O mar é calmo, azul claro e muito limpo, contrastando com o clima local, que é voltado para quem busca por badalação!

Confira agora mais dicas de viagem Ibiza!

Dicas de viagem: Ibiza

É mais fácil se locomover em Ibiza utilizando o transporte público. Sendo assim, vale mais a pena, e é mais econômico, optar por ele do que alugar um carro. 

Ali, o viajante encontra lojas de grife e festas animadas. A especialidade da ilha é promover eventos surpreendentes, que se estendem por toda a madrugada.

Os festivais de música eletrônica de Ibiza atraem turistas do mundo inteiro, e se você curte esse gênero musical, já deve ter ouvido falar nas festas Privilege, Amnesia, Pacha e Space!

Onde ficar em Ibiza?

Nas Ilhas Baleares, hotel é o que não falta, principalmente em Ibiza. 

O centro concentra a maioria das acomodações e tem tudo perto, mas é bem movimentado, o que pode ser incômodo para alguns turistas que buscam por silêncio.

Nesse caso, a região de Talamanca é a mais indicada. Ali, o turista consegue achar todo tipo de estabelecimento e não sofre com o barulho das regiões mais centrais da ilha.

Cala San Vicente também é uma área adequada para se hospedar, principalmente se deseja ficar um pouco distante da concentração de turistas e baladas.

Maiorca

Maiorca
Fonte: Pixabay

A Ilha de Maiorca, ou Mallorca em espanhol, tem praias com espreguiçadeiras na areia, excelentes bares e restaurantes e um clima mais adequado para viagens em família.

Além do litoral encantador, os turistas podem conhecer cidades históricas, igrejas antigas e mirantes que oferecem o cenário perfeito para uma foto ou simplesmente um momento contemplativo.

Diferente de Ibiza, a melhor opção para se locomover, principalmente em viagens em grupo, é alugando um carro. 

Palma de Maiorca, a capital fica em Maiorca, e é a maior cidade do país, com maior número de habitantes, cerca de 900 mil.

O que fazer em Maiorca?

Além das praias e dos passeios de lancha, a Ilha de Maiorca tem cidades históricas datadas da era medieval, com castelos, templos, igrejas e paisagens naturais como as imensas falésias no Cabo de Formentor.

O Parque Nacional del Archipiélago de Cabrera fica a menos de uma hora de barco do sudeste da ilha. Trata-se de um arquipélago que forma uma das imagens mais bonitas do lugar. É um excelente ponto turístico, altamente recomendável.

Onde ficar em Maiorca, Espanha?

A costa leste da Ilha de Maiorca tem praias que podem muito bem serem chamadas de “as mais bonitas de toda Espanha.”

A região da Colonia de Sant Jordi tem pousadas a baixo custo e fica perto de praias lindas. Mesmo que tenha que se deslocar de carro, vale a pena.

Cala Millor é uma região mais urbanizada, perfeita para quem gosta de sair do hotel, atravessar a rua e já chegar ao mar. 

Trata-se de um lugar com um enorme calçadão, com restaurantes e bares para todos os gostos e com diversas propostas de preços.

Menorca

Menorca
Fonte: Pixabay

É importante saber como ir de Palma de Mallorca a Menorca. O meio mais econômico, rápido e seguro é de avião, embarcando no Aeroporto Internacional de Palma de Mallorca e desembarcando no sul da Ilha de Menorca, Espanha.

A ilha abriga cenários exuberantes e atrações turísticas incríveis. Confira o que fazer e como aproveitar a sua estadia!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Ilha de Menorca: pontos turísticos

Encontra-se próxima a Maiorca e é consideravelmente diferente das outras duas ilhas que descrevemos anteriormente. 

Em Menorca, Espanha, fazer uma pequena trilha ou andar um pouco para chegar às praias é algo comum.

É melhor alugar um carro para conhecer a região, e já avisamos antes, muitos banhistas de Menorca são naturistas, ou seja, gostam de aproveitar a praia sem roupa alguma, mas se você não se importa com isso, ótimo!

A capital, Mahón, é um ponto de visita indispensável: tem um lindo centro histórico e ótimos restaurantes, embora não seja uma cidade grande. 

Binibeca, por sua vez, é uma pequena vila com casas brancas, enquanto o Monte Toro abriga algumas das mais belas praias de Menorca.

Onde ficar em Menorca, Espanha?

Cala Galdana tem hotéis imensos, mas você pode se hospedar em um estabelecimento mais modesto, sem problemas. 

A Ciutadella é a maior cidade da ilha, e dá para se locomover de carro ou transporte público, tem ótimas lojas, bares e restaurantes, podendo ser uma boa localidade para se hospedar!

Formentera

Formentera
Fonte: Pexels

Formentera é um paraíso com ares de exclusividade, além de ser um dos pontos mais caros das Ilhas Baleares. 

Definitivamente, você não encontrará festas nas praias ou eventos de madrugada na ilha. Aqui o clima é mais tranquilo, fazendo com que Formentera seja o destino ideal para os viajantes que buscam por sossego.

O hotel nas Ilhas Baleares pode ser encontrado em diversas faixas de preço, mas em Formentera, o padrão encontrado é o de alto luxo na grande maioria dos estabelecimentos.

O que fazer em Formentera?

Formentera é um lugar para descansar plenamente, com poucos turistas ao redor e em um ambiente de muita sofisticação. 

A estrutura hoteleira é impecável, e os turistas costumam fazer passeios de lancha para visitar as ilhotas paradisíacas que se localizam perto da região.

Onde ficar em Formentera, Espanha?

Es Pujols é a região mais movimentada e onde estão a maioria dos restaurantes, bares e pontos de interesse. 

El Puerto de Formentera fica em La Savina, e é um lugar muito bem estruturado, com lojas, restaurantes badalados e tudo que o turista precisa.

Ao sul da ilha, o turista encontra a Praia de Migjorn, com inúmeros hotéis e outros tipos de acomodação. 

O calçadão que margeia a marina é muito charmoso. Um local lindo para passear, descansar e fazer compras.

Oferta de hotéis nas Ilhas Baleares no El Quarto

Não perca tempo, faça já as suas buscas de hospedagens pelo El Quarto

O site mostra, em destaque, as acomodações que oferecem quartos com opção de cancelamento gratuito

Parece pouco, mas esse é um quesito importante: ninguém quer ter que pagar por um produto que não usufruiu, certo?

A hospedagem é um dos itens mais dispendiosos de qualquer viagem. Por isso, ter acesso a preços exclusivos fará você economizar muito mais durante o seu passeio.

Acesse o El Quarto e faça uma simulação. Pode ser para as Ilhas Baleares ou qualquer outro destino.

Sempre teremos excelentes opções e as melhores condições de pagamento para nossos clientes, com a vantagem de fazer tudo online: reservas, pagamentos, entre outros!

Torne possível o seu sonho de viajar pagando pouco com a ajuda do El Quarto!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.