Ilhas Maurício: confira as atrações imperdíveis do arquipélago!

22 jan 2022 • 8 minutos de leitura por Paulo

Alguns dos mais incríveis destinos da África, as Ilhas Maurício reúnem tudo o que se pode esperar de um destino tropical perfeito.

Mais de 330 praias paradisíacas, de areia branquinha, palmeiras imponentes e mar azul, se sucedem ao longo da costa do arquipélago, que baseia boa parte de sua economia no setor do turismo.

Ainda desconhecido de boa parte dos viajantes brasileiros, esse apaixonante país insular pode ser o destino perfeito para sua próxima viagem. Vem conhecer por quê!

Ilhas Maurício: motivos para conhecer o arquipélago!

Mesmo para os padrões brasileiros, um povo acostumado com belas praias, o litoral das Ilhas Maurício saltam aos olhos, tamanha beleza natural.

Neste ponto do globo, a região ainda está praticamente intocada e a floresta tropical, juntamente com o azul intenso do Oceano Índico, garantem cenários surpreendentes, que não perdem em nada para o Caribe.

Esse pequeno paraíso na terra foi descoberto pelos portugueses em 1505 e, desde então, se tornou objeto de desejo dos europeus, que se sucederam em tentativas de colonizar a região.

Além deles, holandeses, britânicos e franceses também deixaram suas marcas. 

Vem daí, por exemplo, o nome do arquipélago: uma homenagem a Maurício de Nassau, um explorador holandês de origem alemã que teve uma passagem impactante pelo Brasil.

Essa confluência multicultural é hoje uma das principais características das ilhas, seja na gastronomia, na cultura, na arquitetura ou em muitos outros campos.

Neste artigo, você encontra o mais completo guia Ilhas Maurício, incluindo as informações mais importantes para seu planejamento de viagem, como a melhor época para visitar, como chegar, onde ficar e o que fazer. Veja só!

Ilhas Maurício: onde fica?

Ilhas Maurício: onde fica?
Fonte: Pxhere / CC0

As Ilhas Maurício são um arquipélago formado por duas grandes ilhas, Rodrigues e Maurício, e por dois grupos de ilhas menores, conhecidas como Cargados Carajos e Agalega.

O país insular fica a aproximadamente 800 km de distância da costa da África Oriental, perto de Madagascar, Moçambique e Tanzânia.

Ilhas Maurício: mapa

O arquipélago não é muito grande, mas não se engane: cabem duas ilhas da Madeira, de Portugal, dentro das Maurícias ou Mascarenhas, como também é conhecido o país.

Por isso, nem pense em embarcar antes de dar uma olhada nas Ilhas Maurício no mapa para planejar seus passeios. Confira!

Como ir para as Ilhas Maurício?

Definir como chegar às Ilhas Maurício pode ser desafiador, já que o arquipélago não recebe voos diretos do Brasil.

No entanto, várias companhias aéreas, como Swiss, Lufthansa, Emirates, Turkish Airlines, KLM, Qatar e Air France, operam voos com escalas em destinos europeus, como Frankfurt e Zurique.

Você pode adquirir suas passagens aéreas a preços promocionais no buscador do Vai de Promo, que oferece descontos incríveis para os principais destinos do Brasil e do mundo.

Aproveite para turbinar suas chances de encontrar promoções com o alerta de preços e voar barato para o destino dos seus sonhos!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Ilhas Maurício: quando ir?

Ilhas Maurício: quando ir?
Fonte: Pexels

Um dos fatores que mais atrai turistas ao arquipélago é o clima bom: todo dia é dia de praia nas Ilhas Maurício, não importa a estação!

O verão é mais chuvoso e bastante quente: não é incomum o calor superar os 35ºC entre dezembro e meados de março, melhor época para praticar mergulho por lá.

Os meses de maio a outubro, por sua vez, aparecem como boa alternativa para quem deseja fugir das temperaturas muito elevadas, já que costuma ventar bastante pelas ilhas nessa época do ano.

Se você prefere viajar na baixa temporada para economizar ou fugir das multidões, é melhor programar sua estadia entre os meses de junho e agosto, quando as temperaturas mais amenas, na casa dos 20ºC, afugenta boa parte dos turistas.

Onde ficar nas Ilhas Maurício

Como todo bom destino tropical, o que não falta são pousadas, hotéis e resorts nas Ilhas Maurício. 

O viajante encontra acomodações em diferentes faixas de preço, incluindo opções mais econômicas e estabelecimentos de alto padrão.

Em geral, as opções de hospedagem estão distribuídas por polos regionais: Le Morne, no sudoeste, Belle Mare, no leste, Grand Braie, no norte, e a capital, Port Louis, a noroeste da ilha principal.

Vale a pena escolher com cuidado em qual região ficar, pois isso pode facilitar seus deslocamentos, especialmente se você não alugar um carro durante a sua viagem.

Le Morne, por exemplo, fica entre a praia e a montanha, é tombada como Patrimônio Mundial pela Unesco e abriga grandes resorts, com estrutura completa de lazer.

Quem faz questão de uma atmosfera mais pé na areia pode gostar de ficar em Belle Mare, uma das praias mais famosas do arquipélago.

Grand Baie, por sua vez, é perfeita para quem quer ficar perto do agito e deseja curtir a animada vida noturna mauriciana, enquanto Port Louis é indicada para os viajantes que gostam de boas compras e de um cenário mais animado.

Ilhas Maurício: hotéis em promoção no El Quarto!

Você pode encontrar os melhores hotéis nas Ilhas Maurício com comodidade e segurança: é só fazer sua cotação de hospedagem em nosso site de buscas, El Quarto!

Nosso sistema apresenta milhares de acomodações em diferentes estilos, destinos e faixas de preço, para que você possa escolher a melhor para a sua viagem.

Todo o seu planejamento de hospedagem pode ser feito por meio de uma interface segura e fácil de usar, desde a pesquisa de preços à reserva.

Para garantir ainda mais economia para sua experiência de viagem, o El Quarto permite até o pagamento das diárias online e em reais, sem incidência de IOF.

Não perca tempo e comece a planejar sua próxima viagem agora mesmo sem pesar no bolso!

Ilhas Maurício: o que fazer

Depois de desembarcar nas Ilhas Maurício, o que fazer não vai ser um problema para você. 

Existem tantas opções de lazer e passeios pelo arquipélago que você vai precisar organizar suas prioridades para não perder nada.

Mesmo assim, não precisa se preocupar, pois fizemos uma seleção dos lugares mais imperdíveis do país. Confira!

Port Louis

Capital e maior cidade do país, Port Louis é provavelmente o primeiro lugar que você vai conhecer em Maurício, pois é onde fica o principal aeroporto local.

A cidade guarda muitos traços da influência francesa, o que pode ser percebido na arquitetura e na rica cena gastronômica.

O viajante pode explorar os excelentes restaurantes de Caudan Waterfront, ir às compras no animado Mercado Central ou simplesmente relaxar no belíssimo Jardim da Companhia.

Quem se interessa por história não pode deixar de visitar o Forte Adelaida, que oferece vista panorâmica da capital mauriciana, o Museu de História Natural e as ruínas de Aapravasi Ghat.

As construções de pedra da região foram tombadas como Patrimônio da Humanidade por serem heranças do período em que as ilhas foram uma colônia britânica.

Île aux Cerfs

Île aux Cerfs
Fonte: Adamina / Wikimedia Commons / CC BY 2.0

A prioridade de quem visita um paraíso tropical é, sem dúvidas, curtir belas praias, certo? É exatamente isso que você encontra em Île aux Cerfs, um dos pontos mais bonitos do litoral mauriciano.

Os mais desavisados podem até acreditar que estão em pleno Caribe ao conhecer as praias de Île aux Cerfs, famosas pela areia bem clara e o mar cristalino, em azul-turquesa.

A região é bastante procurada por banhistas interessados em atividades aquáticas, como mergulho com cilindro e snorkel, jet-ski, windsurf e muito mais.

Se você não tem medo de altura, que tal se jogar no paraglider para conhecer essa paisagem paradisíaca do alto?

Belle Mare

As ilhas chegam ao ápice do luxo e da sofisticação na região de Belle Mare, uma praia de areia fofa, protegida por uma barreira de corais que garante águas calmas.

Principal endereço de resorts e restaurantes de luxo, a praia é recomendada para quem quer mergulhar em meio aos corais coloridos.

Você pode aproveitar a sua visita para conhecer a comunidade tradicional Trou d’Eau Douce: uma maneira inesquecível de aprender mais sobre a cultura local.

Belle Mare abriga, ainda, o melhor campo de golfe do arquipélago e dezenas de quilômetros em trilhas pela mata que levam a praias e mirantes incríveis!

Le Morne

As condições de vento perfeitas tornam a península de Le Morne a grande queridinha entre praticantes de kitesurf e windsurf, mas se você não gosta de ondas, não se preocupe: uma imensa barreira de corais protege a costa e garante águas calmas.

A região abriga uma riquíssima vida animal: em qualquer mergulho, você vai se deparar com centenas de peixes, que buscam os alimentos abundantes dos arrecifes.

As areias brancas levam a trilhas pela mata nativa que chegam a cavernas e florestas com plantas raríssimas, que não existem em nenhum outro canto do mundo.

Não deixe de subir o promontório da praia de Le Morne, com 556 metros de altura, de onde você poderá avistar boa parte do arquipélago.

Flic en Flac

Flic en Flac
Fonte: Starts / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

A praia Flic en Flac foi batizada com uma antiga expressão holandesa que significa “terra livre e plana”, o que dá uma pista do que o banhista encontra na região.

Neste ponto do litoral, a praia é extremamente longa e plana, banhada por águas calmas e coberta por areia grossa com cor de pérola, onde existe uma pequena aldeia de pescadores.

O recife de Flic en Flac, por sua vez, é um dos melhores pontos para mergulho na ilha principal, capaz de atrair praticantes dos quatro cantos do planeta.

Antes de deixar a região, inclua um tour gastronômico em seu roteiro: Flic en Flac é o lugar perfeito para degustar peixes e frutos do mar frescos a um preço justo!

Mont Choisy Beach

Você gosta de praias desertas? Se a sua resposta for “sim”, nem pense em deixar Mont Choisy Beach fora do seu roteiro de viagem!

A praia é um verdadeiro paraíso para mergulhadores: existem vários bons lugares na região e um grande número de escolas que oferecem certificação para a prática.

Além das escolas de mergulho, não existem outras construções em Mont Choisy Beach, como restaurantes e barracas de praia, então leve alguns lanches na mochila se quiser passar o dia por lá.

Templo Grand Bassin

Para descansar um pouco da praia, o que você acha de conhecer mais sobre a cultura local? O Templo Grand Bassin é sagrado para os hindus e surpreende pela beleza.

Ali estão instalados templos com séculos de história dedicados a diferentes divindades, como Shiva, Lakshmi e Hanuman, além dos monumentos mais altos das Ilhas Maurício: estátuas de deuses com 33 metros de altura.

A entrada no templo é gratuita, mas, como estamos falando de um lugar sagrado, fique atento ao código de vestimenta. 

Afinal, você não poderá visitar o local com roupas de banho.

Chamarel 7 Coloured Earth

Chamarel 7 Coloured Earth
Fonte: Pixabay

O parque Chamarel 7 Coloured Earth é o maior do país, com mais de 6,7 mil hectares de mata nativa, por onde se escondem lagos de água cristalina e belas cachoeiras.

A reserva oferece boa estrutura, com áreas para piquenique, banheiros e um pequeno centro de visitantes, além de 60 km em trilhas, por onde você pode conhecer mais de 700 espécies animais e vegetais.

A grande estrela do Chamarel 7 Coloured Earth é o monte Piton de la Petite Rivière Noire, ponto mais alto do arquipélago, com 828 metros de altura: várias agências oferecem passeios até o cume, de onde a vista é insuperável!

Quanto custa uma viagem para Ilhas Maurício?

Viajar para as Ilhas Maurício não é necessariamente barato, mas é possível conhecer as belezas da região sem comprometer as finanças.

Os viajantes podem encontrar acomodações simples a partir de 20 euros ou quartos em hotéis de alto padrão acima de 150 euros. 

Se você pretende praticar mergulho, esteja preparado para desembolsar a partir de 60 euros por um passeio de imersão.

O aluguel de carro, por sua vez, pode sair a partir de 30 euros por dia, enquanto refeições para duas pessoas em restaurantes simples não custam menos que 25 euros.

Vale lembrar que a moeda oficial das ilhas é a Rupia Mauriciana (MUR), cuja cotação em 25 de novembro de 2021 era de R$ 0,13.

Os preços que citamos acima foram cotados em novembro/2021 e podem sofrer alteração a depender da data da sua viagem.

Encontre os melhores hotéis nas Ilhas Maurício!

Não deixe para reservar seu hotel nas Ilhas Maurício nas vésperas da viagem: quanto maior for a antecedência, mais baratas tendem a ser as diárias.

Você pode encontrar hotéis mais baratos e promoções de hospedagem em nosso site, El Quarto, que permite até o pagamento online das diárias, em reais, sem cobrança de IOF!

Faça agora mesmo uma cotação e garanta o hotel perfeito por um preço que cabe no seu bolso!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.