Itajaí, SC: guia completo para conhecer a cidade!

05 set 2022 • 9 minutos de leitura por rafael.alef

Itajaí, SC, ficou nacionalmente conhecida por sua proximidade com o maior parque temático da América Latina, o Beto Carrero World, mas não se engane: há muito mais a se fazer na cidade! 

Esse simpático destino litorâneo é capaz de surpreender seus visitantes com uma excelente oferta de atrações turísticas, de belas praias a construções históricas, com opções para todas as idades.

Se você está planejando uma viagem a Itajaí ou quer conhecer um pouco mais sobre a cidade, este artigo foi feito para você. Montamos um guia com tudo que precisa saber sobre o destino catarinense, confira!

Itajaí, SC: o que fazer, informações e dicas de viagem!

Itajaí, SC: o que fazer, informações e dicas de viagem!
Fonte: Jaison Rocha / Flickr / CC BY-SA 2.0

Itajaí, Santa Catarina, cresceu e prosperou como um dos maiores portos brasileiros, mas nem mesmo o sucesso econômico fez com que a cidade abrisse mão da preservação da natureza.

O resultado é uma cidade movimentada e rica, com excelente infraestrutura e muitas atrações naturais ao alcance do viajante, como praias bonitas, mirantes e vegetação abundante.

Considerada um dos melhores lugares para viver no Sul do Brasil, a cidade tem atrações para todos os meses do ano e pode ser o destino perfeito para a sua próxima viagem, veja só!

Onde fica a cidade de Itajaí?

Casa de quase 230 mil habitantes, Itajaí, SC, foi fundada em meados do século XVIII em uma localização estratégica, no norte de Santa Catarina, bem no ponto em que o rio Itajaí-Açu se encontra com o mar.

Essa localização foi fundamental para que o município crescesse em importância e força econômica, pois tornou possível a instalação do segundo maior porto de exportação do Brasil, com mais de 10 mil armazéns.

Além disso, a cidade também fica próxima de outros grandes centros urbanos catarinenses, como Balneário Camboriú (a 18 km de distância), Blumenau (53 km) e a capital, Florianópolis (100 km).

Mapa de Itajaí, SC

Itajaí é uma cidade bastante plana: o ponto mais alto é o Morro da Cruz, que chega a 170 metros de altitude. 

Na prática, isso significa que você não terá dificuldades para se locomover pelo município, seja de bicicleta ou até mesmo a pé.

Confira o mapa de Itajaí, SC, com as principais atrações turísticas e praias!

Como chegar em Itajaí?

O viajante não encontra muitas dificuldades para chegar à cidade de Itajaí de ônibus, carro ou até mesmo avião. 

A principal via de acesso ao município catarinense é a rodovia BR-101, opção de trajeto para quem sai de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis.

O Terminal Rodoviário de Itajaí, por sua vez, opera viagens de ônibus de diversas empresas, como as viações Catarinense e 1001, a partir de outras cidades catarinenses, do Sul do Brasil ou outros estados do país.

A maneira mais prática de chegar a Itajaí, no entanto, é por via aérea: o Aeroporto Internacional de Navegantes fica a apenas 23 km de distância e recebe voos diários das principais companhias aéreas do Brasil.

Depois de desembarcar, você pode pegar um táxi, Uber ou carro alugado para percorrer o trajeto até Itajaí, pela BR-101, ou pegar o ferry que faz o percurso de 8 km pelo rio Itajaí-Açu.

Também é possível desembarcar no Aeroporto de Joinville, a 94 km de distância, ou no Aeroporto Internacional de Florianópolis, a 105 km.

Para adquirir suas passagens aéreas para Santa Catarina pelo melhor custo-benefício, visite o Vai de Promo, que te ajuda a encontrar o momento mais barato para viajar.

Não se esqueça de acionar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para Itajaí ou qualquer outro destino.

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Qual a melhor época para ir a Itajaí, SC?

Qual a melhor época para ir a Itajaí,SC?
Fonte: Pxhere / CC0

Você poderá visitar a cidade de Itajaí, Santa Catarina, em qualquer época do ano, mas o verão é a estação mais recomendada para turismo, pois oferece boas oportunidades para curtir as praias da região.

Entre dezembro e fevereiro pode fazer calor de até 28ºC, embora seja comum a ocorrência de chuvas nesse período.

Nessa época, especialmente no Réveillon e no Carnaval, a cidade fica lotada de turistas do Brasil inteiro e até de outros cantos da América do Sul.

Se você prefere encontrar a cidade menos movimentada, é melhor viajar entre abril e maio ou setembro e outubro, quando há menos turistas pela região, as temperaturas seguem elevadas e chove menos.

Em outubro, aliás, acontece o principal evento do calendário local, a Marejada, um festival de origem portuguesa que celebra a tradição do pescado, com duração de duas semanas e a realização de vários eventos gastronômicos e culturais.

Só pode viajar no inverno? Não tem problema! Apesar de as temperaturas não passarem de 20ºC nessa estação, você poderá conhecer várias das atrações turísticas locais.

Onde ficar em Itajaí?

O melhor lugar para ficar em Itajaí, SC, vai depender do objetivo da sua viagem. 

Se você estiver visitando a cidade a trabalho, a melhor alternativa é se hospedar no centro ou nas proximidades da região central, o que vai facilitar os seus deslocamentos e economizar tempo da sua viagem.

Caso você esteja viajando para curtir a cidade, vale a pena se hospedar em uma das praias locais. A Praia de Cabeçudas, por exemplo, é indicada para famílias, enquanto a Praia Brava é a queridinha do público jovem e dos surfistas.

Tanto no centro quanto nas praias, você terá fácil acesso a bares, restaurantes, comércio e transporte público, especialmente ao longo da Avenida Ministro Victor Konder, também conhecida como Caminhos de Sodegaura, principal polo gastronômico da cidade.

Itajaí, SC: hospedagem em promoção no El Quarto!

Itajaí, SC: hospedagem em promoção no El Quarto!
Fonte: Mercure Navegantes Itajaí

O que você acha de encontrar hospedagem a preços promocionais exclusivos para tornar sua viagem a Itajaí, Santa Catarina, ainda mais econômica e inesquecível?

Visite agora mesmo a página do El Quarto para encontrar hotéis e pousadas em Itajaí ou qualquer outro destino por um precinho que cabe no seu bolso sem comprometer seu orçamento.

Você só precisa digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas da viagem e escolher a melhor oferta.

Para garantir ainda mais comodidade à sua viagem, o El Quarto permite até o pagamento das diárias online. Assim, você não precisa se preocupar com gastos surpresas depois do check-in.

O que visitar em Itajaí, SC?

A cidade de Itajaí pode não ser o destino mais famoso do litoral de Santa Catarina, mas certamente não decepciona seus visitantes, com atrações para toda a família.

Vem descobrir o que fazer em Itajaí, SC! 

Píer Turístico 

O Complexo Portuário de Itajaí abriga o único píer turístico de todo o Brasil e, por isso, merece a sua visita.

Ali fica o principal ponto de apoio do litoral catarinense, por onde passam navios de carga e cruzeiro de todo o mundo.

Durante o passeio pelo píer, você poderá conhecer os berços de navios, espaços de embarque e desembarque, um cais instalado às margens do rio Itajaí-Açu e outras estruturas do complexo.

Molhes da Barra 

Molhes da Barra
Fonte: Felipe Valduga / Flickr / CC BY 2.0

Os Molhes da Barra de Itajaí foram construídos no começo do século XX para fornecer acesso seguro ao porto da cidade. Hoje, formam um dos melhores pontos turísticos do município catarinense.

O passeio é simplesmente imperdível: são 800 metros de extensão (que só podem ser percorridos por pedestres), onde você verá navios e barcos, além de avistar um pequeno farol que ajuda a guiar as embarcações.

Museu Histórico de Itajaí 

O Palácio Marcos Konder, ou simplesmente Museu Histórico de Itajaí, SC, é um edifício art-nouveau do começo do século XX que se destaca em meio à arquitetura do centro da cidade.

O prédio bem preservado abriga uma importante coleção com mais de 2.000 peças que contam a história da cidade, como rádios antigos, documentos, fotografias, uniformes militares e muito mais.

Uma boa opção de passeio cultural, interessante e gratuito para enriquecer ainda mais o seu roteiro de viagem.

Morro da Cruz 

Local mais alto da cidade de Itajaí, o Morro da Cruz é o melhor lugar para avistar o município de um ponto de vista privilegiado, contemplar o encontro do rio Itajaí-Açu com o mar e observar até mesmo algumas das cidades vizinhas.

O mirante fica a 170 metros de altitude e foi batizado em homenagem a uma grande cruz instalada no cume do morro, na década de 1980.

No alto do morro existe também um bom restaurante em estilo medieval, que oferece a melhor vista de toda a cidade.

Mercado Público 

Mercado Público
Fonte: Mtur Destinos / Flickr / CC0

Não deixe a cidade antes de dar uma volta pelo Mercado Público Municipal, também conhecido como Mercado Velho, instalado em um edifício de 1917 bem no centro de Itajaí.

O mercado, que já foi famoso pelo comércio de peixes, abriga dezenas de barraquinhas que vendem artesanato e produtos regionais, além de ser o endereço de excelentes restaurantes.

Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento 

Mais bela construção religiosa da cidade, a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento foi construída nos estilos neogótico e romântico no coração de Itajaí.

Inaugurada em 1955, a igreja foi decorada com murais que contam passagens da Bíblia, além de obras de arte produzidas por grandes artistas italianos.

Bico do Papagaio 

Um dos pontos turísticos de Itajaí mais famosos, o Bico do Papagaio é uma formação rochosa à beira-mar que não pode ficar de fora do seu roteiro.

A pedra ganhou o formato de uma cabeça de pássaro após uma explosão durante o processo de construção da estrada que conecta o centro da cidade à Praia de Cabeçudas.

Desde então, o curioso monumento quase-natural com 4,5 metros de altura se tornou um dos pontos mais fotografados de toda a cidade.

Quais são as melhores praias de Itajaí?

Quais são as melhores praias de Itajaí?
Fonte: Autosound / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Embora tenha um litoral pequeno, com pouco mais de 5 km de extensão, Itajaí, SC, tem praia, sim, e pode ser um destino incrível para quem gosta de passar um tempinho à beira-mar.

A Praia de Atalaia, a 5 km do centro, fica bem perto da foz do rio Itajaí-Açu e é bastante popular entre surfistas e adeptos do voo livre por suas condições regulares de vento.

Quem não abre mão de tranquilidade pode gostar da Praia dos Amores, onde o mar é bravo e cristalino, a faixa de areia é protegida pela vegetação nativa e existem apenas alguns poucos quiosques.

Se você está viajando em família, não deixe de visitar a Praia de Cabeçudas, que conta com infraestrutura completa, com quiosques, bares, restaurantes e comércio. As águas também são mais calmas na região, ideais para crianças e idosos.

Por fim, não deixe de conhecer a mais bela entre todas as praias itajaienses, a Praia do Geremias, de mar calmo e transparente, onde fica o principal cartão-postal da cidade, o Bico do Papagaio.

É bom morar em Itajaí?

Capaz de oferecer contato com a natureza e boa infraestrutura, Itajaí, SC, é uma das melhores cidades para viver no Sul do Brasil.

O município tem o maior PIB de Santa Catarina, economia forte e muitas oportunidades de trabalho. Além disso, Itajaí também é um próspero centro universitário, que reúne estudantes de todos os cantos do país.

Os moradores também não precisam se preocupar em relação à educação, saúde, segurança e cultura: a cidade é referência em qualidade de vida, com excelente infraestrutura de serviços.

Em outras palavras, se você está querendo mudar de vida ou simplesmente conhecer lugares novos, morar em Itajaí pode ser uma experiência fantástica.

Quais são as cidades mais próximas de Itajaí?

Quais são as cidades mais próximas de Itajaí?
Fonte: Pexels / CC0

Itajaí, SC, tem uma localização bastante estratégica, pertinho de várias cidades interessantes que podem enriquecer seu roteiro de viagem.

A movimentada Balneário Camboriú, com suas baladas e praias, fica a apenas 16 km de distância, enquanto a ex-colônia alemã Blumenau fica a pouco mais de 50 km. 

Quer conhecer o paraíso tropical de Bombinhas? São apenas 45 km de distância!

A principal atração nos arredores de Itajaí fica na cidade vizinha de Penha: o Beto Carrero World, maior parque temático da América Latina, está a apenas 29 km de distância.

Use o cupom BLOG20 e cote seu seguro de viagem com 20% de desconto aqui

Itajaí, SC: hotel pelo melhor preço é no El Quarto!

Se quer viajar com economia para Itajaí, SC, não deixe de visitar o El Quarto

Nosso site reúne milhares de acomodações com preços exclusivos nos principais destinos do Brasil e do mundo. 

Você só precisa digitar o nome da cidade que vai visitar, selecionar as datas da estadia e escolher a melhor oferta.

Você pode fazer todo o seu planejamento de hospedagem em um só lugar: comparar preços, reservar quartos e até pagar as diárias online, com segurança e praticidade.

Faça uma simulação gratuita e descubra que visitar Itajaí pode sair mais barato do que você imagina!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.