Jaboatão dos Guararapes, PE: saiba o que fazer na cidade e como curtir sua estadia!

24 abr 2022 • 8 minutos de leitura por Paulo

Está planejando uma viagem para Jaboatão dos Guararapes, PE? Prepare-se para conhecer uma cidade cheia de história, cultura e belíssimas praias!

São 8 km de orla marítima com águas azuis e cristalinas, largas faixas de areia dourada e piscinas naturais deslumbrantes, além de construções com séculos de história e uma vida noturna badalada.

Considerada “Berço da Pátria” por sua importância durante o período da invasão holandesa, no século XVII, a cidade pode ser o destino perfeito para a sua próxima viagem ao Nordeste, confira por quê!

O que fazer na cidade de Jaboatão dos Guararapes, PE?

O mar azul esverdeado é uma constante na paisagem da cidade de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco.

Na orla, as construções coloniais carregam séculos de história e podem facilmente ser confundidas com as da vizinha famosa, Olinda.

A cidade nasceu ainda no século XVI, poucos anos depois da chegada dos portugueses ao Brasil, e, por isso, tem uma história rica que se mistura com a do próprio país.

O Parque Histórico Nacional dos Guararapes, por exemplo, se parece um gigantesco museu a céu aberto, repleto de relíquias históricas e arquitetônicas.

Os visitantes ainda podem conhecer a Igreja Nossa Senhora da Piedade, do século XVII, e o Santuário Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora, bem como muitas outras construções surpreendentes.

Em Jaboatão também existem muitas praias bonitas para garantir o bronzeado perfeito, como as praias de Piedade, Candeias e Barra de Jangada.

Tem até opção com água doce, como a paradisíaca Lagoa Azul, formada pela perfuração de um lençol de água subterrânea que resultou em um espelho de águas calmas, transparentes e belíssimas.

Some-se a todas essas atrações uma infraestrutura robusta, cheia de hotéis, restaurantes e lojas charmosas, e você tem um destino turístico simplesmente inesquecível.

Onde fica Jaboatão dos Guararapes?

Onde fica Jaboatão dos Guararapes?
Fonte: Pixabay

O município de Jaboatão dos Guararapes fica na região metropolitana do Recife, a apenas 16 km de distância da capital de Pernambuco.

Como a cidade fica localizada na costa do estado, pode ser facilmente incluída em roteiros pelo litoral sul pernambucano. 

Que tal aproveitar para conhecer Cabo de Santo Agostinho (23 km) e Porto de Galinhas (50 km)?

Mapa de Jaboatão dos Guararapes

Como a distância até Recife é muito curta, os viajantes desavisados podem nem perceber que deixaram a capital pernambucana e chegaram a Jaboatão. 

Para que você não cometa esse erro, confira o mapa de Jaboatão dos Guararapes, PE!

Como ir para Jaboatão dos Guararapes, PE?

A proximidade em relação a Recife é um grande trunfo para quem deseja conhecer Jaboatão dos Guararapes, PE.

Afinal, você pode desembarcar no Aeroporto Internacional de Guararapes e seguir viagem de várias formas.

Quem faz questão de autonomia pode, por exemplo, alugar um veículo no aeroporto de Recife e chegar a Jaboatão em menos de 20 minutos pela rodovia PE-008 e Avenida Barreto de Menezes.

Se você não está viajando de carro, pode fazer o trajeto de ônibus, com passagens a R$ 13,80 (em janeiro/2022).

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Quando ir para Jaboatão dos Guararapes?

Quando ir para Jaboatão dos Guararapes?
Fonte: Pixabay

No decorrer do ano, as temperaturas ficam firmes em Jaboatão dos Guararapes, PE, variando entre 22ºC e 32ºC, o que significa que você poderá curtir a praia o ano inteiro na cidade.

São as chuvas, no entanto, que merecem a atenção do viajante na hora de planejar a viagem.

De março a agosto, o clima fica bastante instável na cidade e pode chover a qualquer hora do dia. 

Em contrapartida, como o movimento turístico fica mais discreto nessa época do ano, pode ser uma boa oportunidade para conhecer Jaboatão pagando pouco.

Como a maioria dos turistas faz questão de sol e calor, a primavera e o verão acabam sendo as épocas mais populares entre quem deseja conhecer a cidade.

Por isso, se você vai viajar entre setembro e fevereiro, não deixe de fazer suas reservas de hospedagem com antecedência para garantir diárias com preços mais acessíveis.

Hospedagens em Jaboatão dos Guararapes pelo menor preço!

Hospedagens em Jaboatão dos Guararapes pelo menor preço!
Fonte: Hotel Costa Mar Recife

No quesito hotel, Jaboatão dos Guararapes, PE, está muito bem representada, oferecendo ao viajante muitos hotéis e pousadas para escolher, seja à beira-mar ou no centro da cidade.

Em meio a tantas opções de hospedagem, pode ser desafiador encontrar o melhor estabelecimento para ficar, mas não se preocupe, pois podemos te ajudar nessa empreitada.

Visite agora mesmo nosso site de buscas, El Quarto, para encontrar hotéis, resorts, hostels e pousadas com preços exclusivos nos principais destinos do Brasil e do mundo.

Você pode comparar preços, reservar hospedagens com cancelamento gratuito e até pagar suas diárias online, em um só lugar.

Faça uma simulação gratuita para descobrir que conhecer as belezas do litoral pernambucano pode caber no seu bolso!

O que fazer em Jaboatão dos Guararapes, PE

Você prefere conhecer atrações históricas ou cenários naturais? Gosta mais de água doce ou água salgada? Procura praias mais movimentadas ou mais sossegadas? 

Não importa a sua resposta para essas perguntas, em Jaboatão você vai encontrar de tudo!

Para te ajudar a montar seu roteiro pela cidade, reunimos as atrações que você não pode perder durante a sua viagem. Confira o que fazer em Jaboatão dos Guararapes!

Praia de Piedade 

A maioria dos roteiros por Jaboatão gira em torno do paradisíaco litoral da cidade, pontilhado por praias de águas azuis, coqueirais, areia dourada e muitas piscinas naturais.

Na Praia de Piedade, Pernambuco, não é diferente. A praia ocupa um trecho de 4,5 km do litoral onde existe uma extensa barreira de corais que garante águas calmas. 

Na maré baixa, forma-se na região uma imensa piscina natural cristalina, para a alegria dos banhistas.

Como fica em pleno trecho urbano, a praia oferece boa infraestrutura de serviços: na hora da fome, é só escolher um dos quiosques, bares ou restaurantes da Praia da Piedade para fazer o seu pedido.

Depois de curtir o mar e a areia, aproveite para visitar a Igreja Nossa Senhora da Piedade, uma joia do século XVII localizada em frente ao mar!

Praia de Candeias 

Praia de Candeias
Fonte: Jobosco / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Você sabia que a Praia de Candeias, em Recife, é, na verdade, uma praia de Jaboatão dos Guararapes?

A praia com 3 km de extensão é conhecida por suas águas azul esverdeadas bastante calmas, praticamente sem ondas, o que a torna uma das favoritas entre quem viaja com crianças.

O mar calmo também faz a alegria de quem deseja praticar windsurf, caiaque, stand-up paddle e outros esportes náuticos.

Assim como na vizinha Praia de Piedade, em Candeias você poderá contar com boa estrutura de serviços, incluindo bares e restaurantes à beira-mar que servem na faixa de areia!

Praia de Barra de Jangada 

Se você não quer saber de badalação e prefere passar seu dia de praia com sossego, a Praia de Barra de Jangada pode ser a melhor opção para você.

Embora fique mais cheia em fins de semana e na alta temporada, a praia é um verdadeiro recanto de tranquilidade em dias úteis e épocas de menor movimento turístico, surgindo como uma excelente alternativa para quem não gosta de agito.

A orla da Praia de Barra de Jangada é extensa, com areia fofa e grossa, enquanto o mar é sossegado e cristalino.

Além disso, embora não seja tão badalada quanto as vizinhas Piedade e Candeias, a praia também dispõe de alguma estrutura de serviços, e você não precisará caminhar muito para encontrar petiscos e drinks.

Ilha do Amor 

Nenhuma visita a Jaboatão dos Guararapes, PE, está completa sem um passeio de barco até a Ilha do Amor.

O tour começa na Ponta da Barra, pertinho da Praia de Barra de Jangada, e você vai precisar apenas de poucos minutos para chegar à belíssima ilhota.

De um lado, o banhista pode contemplar o ponto em que o rio deságua no mar. Do outro, o oceano esverdeado, em conjunto a uma faixa de areia clarinha, ganha contornos dignos do Caribe.

Só não espere encontrar uma estrutura robusta na ilha: a região conta com poucos restaurantes, que servem delícias da culinária regional.

Lagoa Azul 

Cansou da água salgada? Então chegou a hora de conhecer uma das atrações mais imperdíveis de Jaboatão dos Guararapes: a Lagoa Azul.

Como o próprio nome sugere, esse plácido lago tem águas azuis, oriundas de uma perfuração acidental no lençol freático sob uma antiga pedreira.

Logo o volume de água acabou cobrindo a imensa cratera e deu origem a uma belíssima piscina natural, rodeada por formações rochosas e vegetação densa.

Não é coincidência que a Lagoa Azul esteja entre os lugares mais procurados da cidade para a prática de esportes náuticos e banho.

Parque Histórico Nacional dos Guararapes

Parque Histórico Nacional dos Guararapes
Fonte: Portal Da Copa / Wikimedia Commons / CC BY 3.0

Jaboatão dos Guararapes é uma cidade cheia de histórias e memórias, e mergulhar nesse inestimável patrimônio é praticamente obrigatório para quem visita a região.

Um bom lugar para conhecer mais sobre essa história incrível é o Parque Histórico Nacional dos Guararapes, um imenso museu a céu aberto onde você encontra várias relíquias!

É no parque, por exemplo, que fica o Morro dos Guararapes, onde ocorreram batalhas para expulsar os invasores holandeses no século XVII. 

Desses conflitos teve origem a Insurreição Pernambucana, que eventualmente daria origem ao Exército Brasileiro.

Você também poderá conhecer a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres dos Montes Guararapes, uma obra-prima do barroco colonial, datada do século XVII e com um rico acervo de imagens.

É nessa igreja que estão os restos mortais de heróis da Insurreição Pernambucana, como João Fernandes Vieira e André Vidal de Negreiros.

Igreja Nossa Senhora da Piedade 

Uma boa maneira de aprender mais sobre a história de um lugar é conhecendo suas igrejas. Por isso, não deixe de incluir uma visita à Igreja Nossa Senhora da Piedade em seu roteiro pela cidade.

A igreja foi construída em alvenaria, em meados do século XVII, e mais tarde, já no século seguinte, ganhou um convento carmelita que funciona até hoje.

A construção ganha ainda mais charme por estar situada na belíssima Praia de Piedade, à beira-mar e ainda perfeitamente preservada.

Vale a pena aproveitar o passeio para conhecer os bons restaurantes e bares instalados nos arredores da igreja e, é claro, dar um refrescante mergulho no mar.

Santuário Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora 

Construído sobre um monólito que já abrigou o Antigo Engenho Suassuna, o Santuário Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora é uma obra mais recente, de 1915, mas nem por isso menos impressionante.

O templo foi erguido em meio à mata atlântica exuberante e pertinho da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, um lugar diferente e imperdível.

O santuário mostra aos visitantes diferentes estilos arquitetônicos, como traços bizantinos e românticos, sem falar na clara referência barroca utilizada durante a construção.

A grande estrela do Santuário Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora é uma gigantesca imagem da santa que dá nome ao complexo, com mais de 4 metros de altura.

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

Onde comer em Jaboatão dos Guararapes, PE?

Sua visita a Jaboatão dos Guararapes, PE, pode ser a oportunidade perfeita para mergulhar nos sabores da gastronomia pernambucana!

Os frutos do mar são o carro-chefe no Restaurante Du Maranhão, no Arte Caseira e no A Baiana.

Se você quer mesmo é comer um bom churrasco entre seus passeios? Você pode gostar do Bode Sertanejo, do Esquina Do Sabor ou do ambiente descontraído do Gaucho’s Bar.

Caso você queira experimentar outras gastronomias, pode ser uma boa ideia incluir o Mi-Lig, o Mister Pizza, o Akira Cozinha Japonesa ou o Restaurante China Dragon em seu roteiro gastronômico.

Como se chama quem nasce em Jaboatão dos Guararapes?

Ao planejar uma viagem para esse apaixonante destino do Nordeste, muitos turistas se deparam com uma dúvida bastante razoável: afinal, como se chama quem nasce em Jaboatão dos Guararapes?

Se você precisar se referir a um nativo de Jaboatão, o correto é chamá-lo de “jaboatonense”.

Se hospede em Jaboatão dos Guararapes, PE, pagando pouco!

Você pode começar a planejar sua viagem a Jaboatão dos Guararapes, PE, agora mesmo, sem comprometer suas finanças e sem sair de casa: basta fazer sua pesquisa no El Quarto!

O melhor buscador de hospedagem do Brasil reúne milhares de acomodações com preços exclusivos nos principais destinos do Nordeste, incluindo opções com cancelamento gratuito.

Faça agora mesmo uma simulação e descubra que conhecer as belezas do litoral pernambucano pode sair mais barato do que você pensa!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.