Jalapão, Tocantins: guia completo para o viajante!

15 set 2022 • 9 minutos de leitura por rafael.alef

O Jalapão, Tocantins, já é um destino consagrado entre ecoturistas e adeptos do turismo de aventura, atraindo cada vez mais visitantes com suas belezas naturais.

Os fervedouros de água cristalina impressionam com sua aparência de piscina, enquanto dunas douradas emolduram a paisagem em pleno coração do Brasil.

Em meio à paisagem deslumbrante, existem cachoeiras cercadas pela vegetação do cerrado que oferecem passeios como trilhas e banhos refrescantes.

Conhecer o Jalapão deveria estar entre as prioridades de qualquer turista que gosta de natureza, e neste artigo vamos te contar tudo que você precisa saber para planejar a sua viagem. Veja só!

Jalapão, Tocantins: uma das maravilhas da natureza brasileira!

Jalapão, Tocantins: uma das maravilhas da natureza brasileira!
Fonte: Pixabay

O cenário paradisíaco do Jalapão, sem dúvidas, é um grande incentivo a conhecer cada centímetro das belezas do cerrado brasileiro. 

Por todo lado é possível encontrar matas verdejantes, cachoeiras, piscinas naturais cristalinas, dunas que chegam a dezenas de metros de altura, chapadões e uma biodiversidade como poucos lugares têm.

Mais que uma viagem, explorar o Jalapão, no Tocantins, é uma genuína expedição por um território maior que os estados de Sergipe e Alagoas, que engloba cinco áreas de preservação, incluindo o Parque Estadual do Jalapão. 

Por isso, é imprescindível se planejar bem para conhecer a região, já que a falta de organização pode resultar em deslocamentos longos, exaustivos e custosos.

Onde fica o Jalapão em Tocantins?

O primeiro passo para planejar uma viagem de turismo no Jalapão, Tocantins, é descobrir onde fica esse pedacinho do paraíso no mapa do Brasil.

A região está entre as mais bem-preservadas do país e parte disso se deve à dificuldade de acesso. 

O Jalapão é uma área de 34 mil km² no nordeste do Tocantins, quase na divisa com Maranhão, Piauí e Bahia, que inclui os municípios de Novo Acordo, Ponte Alta, São Félix e outros.

Da capital, Palmas, até a principal cidade-base da região, Mateiros, são cerca de 305 km de distância.

No entanto, a maioria das estradas do Jalapão não é asfaltada: depois dos 195 km iniciais, a partir da capital tocantinense, você vai seguir trajeto por estradas de terra. 

Por isso, é extremamente recomendado fazer esse roteiro a bordo de um veículo 4×4.

Mapa do Jalapão

A aventura de explorar o Jalapão começa no planejamento da viagem. 

Afinal, você precisa se preparar para conhecer uma área natural muitíssimo bem preservada com mais de 34 mil km².

Para te ajudar, destacamos onde fica o Jalapão no mapa. Veja só!

Como ir para o Jalapão, Tocantins?

Embora não seja um destino tão distante de grandes centros urbanos, você não poderá viajar para Jalapão, Tocantins, de avião. O percurso aéreo deve ser feito até o Aeroporto de Palmas e, em seguida, por terra.

A partir da capital do estado, a principal via de acesso é a rodovia TO-030, até a cidade de Santa Tereza do Tocantins, e, depois, a TO-130 até o município de Ponte Alta.

É a partir de Ponte Alta que começa o trecho mais desafiador da viagem, pela terra e areia da rodovia TO-255, até Mateiros. 

Você pode adquirir passagem para Jalapão, Tocantins, mais barata no Vai de Promo: é só digitar as cidades de origem e destino, escolher as datas da viagem e selecionar a melhor oferta.

Para não perder nenhuma promoção-relâmpago para o destino que você procura, vale a pena ativar o alerta de preços

Assim, você vai receber notificações sempre que surgir uma promoção para o lugar que deseja visitar.

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Qual a melhor época para ir para o Jalapão?

Qual a melhor época para ir para o Jalapão?
Fonte: Pixabay

As belezas do Jalapão, Tocantins, ficam disponíveis em qualquer época, mas a melhor ocasião para visitar a região é a temporada seca, de maio a setembro.

Nesse período, as temperaturas ficam mais amenas, em torno de 25ºC, e é praticamente nula a probabilidade de chuva, o que, sem dúvidas, vai facilitar suas trilhas e seus banhos de rio.

Além disso, na estação chuvosa, de outubro a abril, as águas dos fervedouros ficam mais turvas, a visibilidade do pôr do sol pode ser prejudicada e as trilhas podem ficar escorregadias.

Também vale a pena evitar viajar em feriados e períodos de férias escolares: esses períodos são marcados pelo aumento de turistas e os passeios, muitos deles com limite de visitantes, costumam se esgotar mais rápido.

Onde ficar no Jalapão?

Como o Jalapão corresponde a uma área muito grande, o turista precisa definir uma cidade-base para se instalar e, dali, seguir para passeios nos arredores. 

A melhor alternativa é optar por ficar em uma das “maiores” cidades da região, como Ponte Alta, São Félix e Mateiros.

Esses municípios não somam nem 12 mil habitantes, mas contam com alguma infraestrutura que pode tornar sua viagem mais prática, como agências turísticas, comércio e opções gastronômicas.

E não espere encontrar muito luxo e sofisticação. Em geral, as pousadas em Jalapão, Tocantins, são mais simples, mas não se preocupe, pois você poderá contar com uma estrutura básica no decorrer da sua estadia.

Encontre hotéis e pousadas em promoção no Jalapão, Tocantins!

Encontre hotéis e pousadas em promoção no Jalapão, Tocantins!
Fonte: Hotel Portal do Jalapão

Você pode garantir seu hotel em Jalapão, Tocantins, sem comprometer suas finanças. Basta fazer sua reserva de hospedagem no El Quarto.

A plataforma inovadora do El Quarto reúne as melhores opções de hospedagem em todas as faixas de preço e nos melhores destinos para que você possa viajar muito e gastar pouco.

O viajante pode até pagar suas diárias pelo site para garantir ainda mais comodidade a sua experiência de viagem!

Turismo no Jalapão, Tocantins: melhores atrações

Quer montar um roteiro Jalapão, Tocantins? Então confira as atrações turísticas que não podem ficar de fora da sua viagem! 

Cachoeiras

Sem exageros, as mais belas cachoeiras no Tocantins estão no Jalapão e vão mudar a forma como você enxerga quedas d’água no mundo, com águas cristalinas e em colorações impressionantes.

Esse é o caso, por exemplo, da Cachoeira do Formiga, que varia entre azul e verde-esmeralda para formar um dos poços mais bonitos do mundo, quase como uma piscina natural, com acesso via Mateiros.

A partir de Novo Acordo, visite as cachoeiras das Araras, do Rio Soninho Pequena e do Rio Soninho Grande

Via TO-030 também é possível chegar às cachoeiras da Roncadeira e do Escorrega Macaco.

Se você estiver pelos lados da TO-255, não deixe de conhecer as cachoeiras do Lajeado e do Cânion do Sussuapara, próximas à cidade de Ponte Alta.

Fervedouros

Os fervedouros do Jalapão, Tocantins, são diferentes de tudo que você já tenha conhecido.

Para começar, essas nascentes de água cristalina variam entre tons de azul e verde, formando uma paisagem que, por si só, já vale o passeio. 

Além disso, é praticamente impossível afundar nessas piscinas naturais, por conta da forte pressão da água que surge do solo.

Existem dezenas de fervedouros na região, mas, para proteger esses espaços, as visitas são limitadas em quantidade de pessoas e tempo de permanência. Em geral, são permitidos apenas 10 visitantes por vez a cada 20 minutos.

O Fervedouro Bela Vista é um dos mais famosos, pois além de ser muito bonito conta com boa infraestrutura, com restaurante, área de camping, banheiros e deck de madeira.

Você também poderá conhecer os fervedouros do Rio Sono, do Buriti, do Buritizinho, do Alecrim, do Encontro das Águas e muitos outros.

Outra dica é que, para ficar pertinho dos fervedouros, vale a pena escolher uma hospedagem na cidade de São Félix.

Capim dourado no Jalapão

Capim dourado no Jalapão
Fonte: Daniel Zilenovski / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

O artesanato em capim dourado é um dos maiores símbolos do Jalapão, Tocantins, produzido com um capim em coloração dourada que nasce em abundância na região.

A partir da colheita dessa planta rara, os artesãos produzem bolsas, bijuterias, itens de decoração, peças de vestuário e outros itens: uma forma diferente de levar um pedaço do Jalapão para casa!

O melhor de tudo é que essas peças são, geralmente, produzidas por quilombolas e povos tradicionais do Tocantins, o que significa que você estará ajudando à comunidade local ao consumir seu trabalho.

Praias

O Jalapão fica a mais de 1.000 km do litoral, mas também tem praia! 

É isso mesmo que você leu: durante a sua viagem, você poderá se refrescar em praias de água doce espalhadas pela região.

A Prainha do Rio Novo é uma das mais famosas, com vários bancos de areia ao longo do Rio Novo, um dos maiores rios de água potável do planeta.

Você também poderá dar uns mergulhos nas águas cristalinas das praias dos Crentes, dos Buritis e muitas outras.

Qual é a cidade mais próxima do Jalapão?

O Jalapão, Tocantins, corresponde a uma área gigantesca, que inclui diversos municípios e povoados, e vale a pena escolher um lugar como base para explorar as belezas da região.

Confira as melhores opções!

Palmas

Ao se questionar qual a distância de Palmas para o Jalapão, você pode perceber o quão próxima a capital tocantinense está da principal atração do estado: são apenas 305 km até Mateiros, ou 5h30 de viagem.

Por isso, muitas agências oferecem roteiros para o Jalapão a partir da capital do Tocantins, uma boa oportunidade para turistas de outros estados, que não precisam se preocupar com traslado depois de desembarcar no Aeroporto de Palmas.

Durante a sua estadia na capital tocantinense, aproveite para conhecer a maior praça da América do Sul, a Praça dos Girassóis, o Memorial Coluna Prestes, o Monumento aos 18 do Forte, a Praia da Graciosa e o Palacinho.

Mateiros

Mateiros
Fonte: Jacksiani Erat Sleiter / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Entre todas as cidades do Jalapão, Mateiros é a que dispõe de melhor infraestrutura de serviços, com hotéis e pousadas, comércio, farmácias e agências turísticas que oferecem expedições pela região.

A partir da cidade você conseguirá chegar às atrações mais famosas do Jalapão, como as cachoeiras do Formiga e da Velha, as dunas, o mirante da Serra do Espírito Santo e os fervedouros Buritizinho e do Ceiça.

Quanto custa viajar para o Jalapão?

Vários fatores influenciam o quanto custa um pacote para o Jalapão, como a data da viagem, o formato de roteiro escolhido, a duração da viagem e a quantidade de pessoas.

Estamos falando de uma área enorme, onde as atrações ficam bem distantes umas das outras, e você poderá passar horas dentro do carro para chegar às mais conhecidas.

A melhor alternativa é contratar uma expedição com uma agência turística que opere na região.

Existem várias agências em Palmas que oferecem roteiros de até 8 dias, incluindo translado a partir e com destino à capital tocantinense, e o preço varia conforme o tamanho do grupo e a duração da viagem.

Em média, um roteiro de 4×4 com duração de 6 dias, sendo 4 deles no Jalapão, com saída e retorno de Palmas, deve custar entre R$ 3.000,00 e R$ 3.200,00 por pessoa. 

Com um ou dois amigos, o custo pode cair para em torno de R$ 2.400,00 a R$ 2.700,00.

Caso você prefira uma expedição mais completa, com trekking, rafting e outras aventuras, o custo da viagem deve subir consideravelmente, chegando a cerca de R$ 5.000,00 por pessoa (preços em julho/2022).

Conheça o Jalapão, Tocantins, com segurança e economia

Conheça o Jalapão, Tocantins, com segurança e economia
Fonte: Pixabay

Cuidar da segurança em qualquer viagem é extremamente importante, e é por isso que você deve contratar um seguro viagem para te proteger durante a sua visita ao Jalapão, Tocantins.

Durante a sua estadia, você terá a oportunidade de viver experiências incríveis, como banhos de cachoeira e rio, trilhas e contato com a natureza, que trazem alguns riscos para cada pessoa.

Afinal, você pode acabar torcendo o tornozelo durante uma caminhada ou ter alergia por picada de inseto, entre outros cenários que podem interromper a sua viagem.

Nesses casos, a melhor alternativa é contar com uma cobertura que vai te poupar de problemas em caso de necessidade, o que só um bom seguro viagem pode te oferecer.

Além de garantir atendimento médico e odontológico em todo o Brasil, o seguro oferece outras coberturas importantes, como seguro bagagem, seguro por morte ou invalidez, auxílio por cancelamento de voo e muito mais.

Assim, você poderá desfrutar de sua estadia no Jalapão sem se preocupar com perrengues ou gastos inesperados.

Você pode adquirir seu seguro viagem nacional mais barato no Seguros Promo, que te ajuda a encontrar o plano ideal para a sua viagem em poucos cliques.

Use o cupom BLOG20 e cote seu seguro de viagem com 20% de desconto aqui

As melhores hospedagens para o Jalapão você encontra no El Quarto!

Que tal começar a planejar sua visita ao Jalapão, Tocantins, agora mesmo? 

Visite o El Quarto para encontrar as melhores opções de hospedagem em um dos destinos mais paradisíacos do Brasil com excelente custo-benefício.

O El Quarto reúne acomodações em todos os formatos, como pousadas, hostels, resorts e hotéis, nos principais destinos nacionais e internacionais, a preços exclusivos e com condições de pagamento facilitadas.

Faça uma simulação para descobrir que visitar o Jalapão pode ficar mais barato do que você pensa!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.