Joinville, SC: veja onde fica, onde se hospedar e como visitar as melhores atrações!

30 abr 2022 • 9 minutos de leitura por Paulo

Uma das estrelas do litoral norte catarinense, Joinville, SC, é uma cidade que costuma surpreender seus visitantes positivamente.

Localizada entre o mar e as montanhas, em uma região de grande beleza natural, essa antiga colônia de imigrantes alemães, suíços e noruegueses é marcada pela arquitetura clássica europeia e muitas atrações imperdíveis.

Entre museus, mirantes e parques, a “Cidade dos Príncipes” pode ser o destino perfeito para a sua próxima viagem, e nós vamos te contar o por quê. Vamos lá!

Joinville, SC: pontos turísticos imperdíveis no sul do Brasil!

Mais populosa até mesmo que a capital, Florianópolis, Joinville, SC, é um município do interior catarinense que tem toda cara de cidade grande.

Com quase 600 mil habitantes, a cidade é considerada uma das melhores do Brasil para se viver e oferece infraestrutura de excelência no comércio, transporte, serviços públicos e muito mais, além de excelentes atrações turísticas.

Que tal mergulhar na história regional nos diversos museus espalhados pela cidade, como o Museu Nacional de Imigração, o Museu Arqueológico do Sambaqui e o Instituto Juarez Machado?

Se você prefere atividades ao ar livre, poderá se encantar com os muitos parques em toda a cidade, como o Parque Zoobotânico, o Parque Municipal da Caieira, a Reserva do Morro do Finder e os parques ecológicos Caminho das Águas e Porta do Mar.

Também é possível se refrescar nos circuitos hídricos joinvilenses, como os recantos das Nascentes Divinas, Três Nascentes, Vô Nereu, Davet e Estrada Bonita, ou fazer um delicioso tour pela Via Gastronômica!

Existem inúmeras atrações para todas as idades e você não vai se arrepender de montar um roteiro por uma das cidades mais apaixonantes do Sul do Brasil.

Onde fica a cidade de Joinville?

Onde fica a cidade de Joinville?
Fonte: Freeimages

Antes de fazer suas malas para curtir as atrações locais, é melhor descobrir onde fica Joinville para definir como chegar até lá, certo?

Joinville fica no norte de Santa Catarina, quase na divisa com o Paraná, espremida entre o mar e as montanhas.

A cidade está praticamente equidistante de Curitiba (a 130 km) e Florianópolis (a 180 km), com fácil acesso pela rodovia BR-101.

Na prática, isso é uma boa notícia para o viajante, que pode optar por desembarcar nos aeroportos das capitais catarinense ou paranaense, ou até mesmo no modesto Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, a 12 km do centro da cidade.

Para encontrar passagens aéreas para Santa Catarina mais baratas, recomendamos uma visita ao Vai de Promo, o melhor buscador do Brasil.

O site foi criado para ajudar o viajante a embarcar pela melhor oferta possível. Para isso, basta digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas da viagem e escolher a melhor oferta.

Você pode até criar um alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que você procura!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Joinville, SC: mapa

Principal porta de entrada no litoral norte de Santa Catarina, o município reúne atrações para todos os gostos, de parques a museus. 

Só não se esqueça de conferir no mapa onde fica a cidade de Joinville para planejar seus passeios com o máximo de eficiência!

Quando ir para Joinville?

Quando ir para Joinville?
Fonte: Freeimages

Embora a cidade possa ser visitada em qualquer época do ano, a melhor data para conhecer Joinville, SC, depende diretamente da preferência de cada viajante.

O verão, de dezembro a março, é a melhor época para curtir os parques, recantos e praias da cidade, como as praias do Estaleirinho, Laranjeiras, Brava, Central e do Buraco. 

Em contrapartida, a estação mais quente é também a mais chuvosa, então não se esqueça do guarda-chuva.

Se você quer curtir o clima do inverno, de junho a setembro, prepare-se para encontrar uma cidade com atmosfera romântica, aquecida por lareiras e boa comida. Você pode até assistir aos espetáculos do Festival de Dança de Joinville em julho.

Na primavera, de setembro a dezembro, por sua vez, é a Festa das Flores que alegra as ruas da cidade, atraindo visitantes de todos os cantos.

Onde ficar em Joinville, SC?

O viajante encontra diversos formatos de hospedagem em Joinville, SC: hotel de maior porte ou pousada intimista, simples ou de alto padrão, em diferentes pontos da cidade.

Em relação às regiões da cidade, nenhuma é tão vantajosa para o turismo quanto o centro: quem fica por ali está perto das principais atrações, dos melhores restaurantes e do transporte público.

Você dificilmente encontrará bons hotéis fora do centro de Joinville, mas, caso prefira ficar em uma região menos movimentada, vale a pena considerar sua hospedagem no bairro América ou nos arredores do Centro de Convenções e Exposições Expoville.

As melhores hospedagens de Joinville estão no El Quarto!

As melhores hospedagens de Joinville estão no ElQuarto!
Fonte: Hotel Alven Palace

Já imaginou comparar preços, reservar quartos e até pagar suas diárias em um único lugar, com economia, comodidade e segurança? É exatamente isso que te espera no El Quarto!

Nossa plataforma garante preços exclusivos para acomodações espalhadas em todo o Brasil e no mundo, para que você possa viajar muito gastando pouco!

Faça uma simulação gratuita e descubra que visitar a Cidade dos Príncipes pode sair mais barato do que você imagina!

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

O que fazer em Joinville, SC

Logo ao chegar na cidade, você vai se deparar com o Centro de Atendimento ao Turista, onde a imensa quantidade de folders de roteiros turísticos pode impressionar o viajante desavisado.

Esses folders só apontam o que você vai perceber durante sua visita: a cidade é repleta de atrações e você pode levar vários dias para conhecer os lugares mais famosos.

Confira o que fazer em Joinville, SC!

Pórtico 

Um dos principais cartões-postais locais está justamente na entrada da cidade: o Pórtico de Joinville, construído em estilo enxaimel graças às influências europeias (especialmente da Itália e da Alemanha) em sua arquitetura.

O pórtico foi inaugurado no final da década de 1970 e inclui um moinho, a Secretaria Municipal de Turismo, um restaurante e uma unidade da Choperia Opa Bier: um passeio bastante agradável para começar seu roteiro pela cidade.

Museus de Joinville

Museus de Joinville
Fonte: Diego Lip / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Os museus de Joinville, SC, podem ser uma excelente alternativa de passeio.

A maior parte deles está instalada em edifícios antigos, que remontam às origens da cidade e tornam as visitas ainda mais enriquecedoras.

As temáticas variam bastante: o Museu Nacional de Imigração, por exemplo, conta tudo sobre a fundação de Joinville, enquanto o Museu Arqueológico do Sambaqui tem em seu acervo itens de um povo que viveu por ali há mais de 5.000 anos.

Você prefere museus ligados à arte? Pode gostar do Museu de Arte de Joinville ou do Instituto Juarez Machado, que também oferece cursos e eventos.

Na propriedade da Família Kersten é possível conhecer um museu rural imersivo, que inclui até passeios de trator.

A lista é ainda mais extensa, com o Museu do Ferro de Passar, o Museu da Bicicleta, a Estação da Memória e muitos outros!

Rua das Palmeiras 

A belíssima Rua das Palmeiras é uma parada obrigatória no centro de Joinville e pode render fotos incríveis para o seu álbum de viagem!

A belíssima alameda é coberta por 89 palmeiras-imperiais, a maior parte delas plantada em 1873, e segue desde a rua do Príncipe até o Museu da Imigração.

A rua foi projetada para homenagear o príncipe Francisco d’Orléans, que “recebeu” a cidade como dote para se casar com a princesa Francisca de Bragança, filha de Dom Pedro II (as palmeiras eram sua árvore preferida).

Escola do Teatro Bolshoi 

Você sabia que a única filial da famosa Escola do Teatro Bolshoi fora da Rússia fica em Joinville, SC? É por isso que o local não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem.

A escola foi aberta em 2000 e organiza anualmente o Festival de Dança de Joinville, que leva música, dança e arte para as ruas de toda a cidade.

É possível fazer uma visita guiada às instalações da Escola do Teatro Bolshoi ou até mesmo assistir a espetáculos no local.

Mirante do Morro da Boa Vista 

Mirante do Morro da Boa Vista

Um dos passeios mais legais que você pode fazer em Joinville é a visita ao mirante do Morro da Boa Vista, ponto mais alto da cidade.

Do alto do morro você terá uma vista deslumbrante da cidade até a Baía de Babitonga, incluindo os verdes das montanhas que margeiam o município.

O visitante pode chegar ao alto do morro de ônibus, táxi, bicicleta ou a pé, caso você tenha fôlego para encarar 2,3 km de subida íngreme. Carros de passeio não podem acessar a trilha.

Depois de alcançar o topo do morro, é só pegar o elevador ou a escada que levam até o mirante propriamente dito, a mais de 250 metros de altura.

Parques de Joinville

Os turistas que gostam de atividades ao ar livre e contato com a natureza não podem deixar de conhecer os parques de Joinville, SC.

Eles estão espalhados por toda a cidade e podem oferecer um agradável refresco nos dias de mais calor.

O Parque Zoobotânico é queridinho entre famílias, enquanto a rota da Estrada Bonita leva até cachoeiras e rios de água cristalina.

Você também pode desbravar a natureza no Morro do Finder, curtir o dia no Expoville ou conhecer lagoas e piscinas naturais nos parques Caminho das Águas e Porta do Mar.

O Parque Municipal da Caieira é um dos mais procurados da cidade, com 1,27 km² de área e várias trilhas em meio à natureza, liberadas para visitação às terças-feiras, mediante agendamento prévio.

Mercado Público Municipal de Joinville 

Quem gosta de conhecer mercados e espaços populares durante suas viagens não pode perder o Mercado Público Municipal de Joinville.

A construção, localizada bem próximo ao centro, é toda em estilo enxaimel e chama a atenção de quem passa pela região.

Por dentro, no entanto, o mercado não é tão surpreendente assim e pode até deixar um gostinho de “quero mais” nos visitantes. 

De qualquer forma, o passeio vale muito a pena e você ainda pode conhecer a praça de alimentação externa, cheia de restaurantes bons e baratos.

O Mercado Público Municipal de Joinville funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.

Quais são as praias de Joinville?

Quais são as praias de Joinville?
Fonte: Pexels

Quem olha o mapa da cidade deve logo pensar que vai encontrar várias praias para curtir o mar e o sol, já que Joinville é banhada pela Baía de Babitonga, mas as coisas não são exatamente assim.

Fato é que Joinville, SC, tem praia, sim, mas é preciso se informar bem para encontrar os trechos de litorais mais adequados para banho e lazer, já que a praia da cidade, da Vigorelli, tem péssimos índices de balneabilidade.

Para encontrar praias perfeitas para um mergulho refrescante é necessário encarar uma estrada de terra até a Ilha de São Francisco do Sul, onde estão as praias mais próximas. A viagem dura apenas 1 hora pelas rodovias BR-101 e BR-280.

Qual foi o primeiro nome de Joinville?

Fundada em 1851 por imigrantes alemães, suíços e noruegueses, a cidade nem sempre se chamou Joinville, SC: até 1852, a região se chamava Colônia Dona Francisca.

O nome faz referência às origens da cidade: quando a princesa Francisca de Bragança, filha de Dom Pedro II, se casou com o príncipe Francisco de Orléans, ganhou um terreno de 25 léguas cúbicas de mata atlântica.

Então chamado Colônia Dona Francisca em homenagem à princesa, esse terreno cresceu para se tornar a Joinville que conhecemos hoje, onde desembarcaram grandes grupos de imigrantes europeus entre o final do século XIX e começo do século XX.

Como é viver em Joinville?

Conforme um estudo da revista Exame, Joinville é uma das melhores cidades para viver no Brasil, onde o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,809, contra 0,710 do Brasil.

A cidade tem excelentes níveis de empregabilidade e é considerada um dos melhores lugares do país para instalar novos negócios.

A oferta educacional também é incrível, com campi da UFSC, da UDESC e de universidades privadas, como PUC e Univille, listadas entre as melhores do Brasil.

Se você já está se questionando sobre qual é o custo de vida em Joinville, a resposta pode ser animadora: é 40% mais barato viver na Cidade dos Príncipes do que na capital catarinense, Florianópolis.

Promoção de hotéis e pousadas em Joinville, SC!

Não espere para começar a planejar a sua viagem a Joinville, SC: garanta agora mesmo seu hotel mais barato no El Quarto!

Basta digitar a cidade que você vai visitar e escolher as datas da viagem para acessar as melhores ofertas de hospedagem. Você pode até navegar pelos filtros do El Quarto para turbinar a sua pesquisa pelo menor preço.

Faça uma simulação gratuita para descobrir que visitar Joinville pode sair mais em conta do que você imagina!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.