Jundiaí, São Paulo: melhores atrações!

21 out 2022 • 9 minutos de leitura por rafael.alef

Você já considerou incluir Jundiaí, São Paulo, em seus planos de viagem? A Terra da Uva é um destino surpreendente, com muitas atrações incríveis!

Uma das melhores cidades do Brasil para viver, Jundiaí tem muitas áreas verdes bem preservadas, construções históricas, bons restaurantes e hotéis em todas as faixas de preço.

Para te ajudar a planejar a sua visita, montamos um guia com tudo que você precisa saber sobre a cidade, veja só!

Jundiaí, São Paulo: melhores passeios da Terra da Uva!

Jundiaí, São Paulo: melhores passeios da Terra da Uva!
Fonte: Pxhere / CC0

Os indígenas foram os primeiros habitantes da cidade de Jundiaí, São Paulo, muito antes da chegada dos portugueses ao Brasil. 

Foram eles que batizaram a região com a palavra em tupi-guarani que significa “rio de bagres”, ainda no século XVII.

Quem viu a Jundiaí do passado, no entanto, se surpreenderia ao ver o quanto a região cresceu e se desenvolveu com o passar do tempo.

Dos tempos idos, quase nada resta. Hoje, a cidade é um centro urbano vibrante, imponente e, acima de tudo, importante, considerada uma das melhores do Brasil de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

As opções de turismo são variadas: você pode conhecer o patrimônio histórico, visitar vinícolas e adegas da Rota da Uva, se divertir em parques, percorrer trilhas, tomar banho de cachoeira e muito mais.

Só não deixe de se planejar, pois há tanto a fazer em Jundiaí que você pode acabar esquecendo de incluir algum lugar em seu roteiro de viagem.

Onde fica Jundiaí em São Paulo?

A cidade de Jundiaí tem uma localização para lá de privilegiada, no Vale do Anhangabaú, mais especificamente no meio do caminho entre São Paulo, a cerca de 60 km, e Campinas, a 40 km de distância.

O município tem pouco mais de 400 mil habitantes e fica cercado pela Serra do Japi e por outras cidades cheias de atrações turísticas, como Louveira, Várzea Paulista e Jarinu.

Mapa de Jundiaí

As atrações jundiaienses estão espalhadas por diferentes regiões, o que reforça a importância do planejamento para garantir deslocamentos mais eficientes.

Nesse sentido, destacamos onde fica Jundiaí, São Paulo, no mapa para te ajudar a montar o seu roteiro de viagem!

Como ir para Jundiaí?

A localização da cidade é bastante vantajosa para quem deseja visitá-la: você pode recorrer a estradas, ferrovia e a quatro aeroportos para chegar até lá!

A viagem a partir de São Paulo é feita pela Rodovia dos Bandeirantes em apenas 1 hora. 

O trajeto é o mesmo de ônibus: o trecho é operado pela Viação Cometa, com passagens a partir de R$ 16,00.

Também é possível chegar à cidade de trem, com embarque na Estação da Luz: o percurso dura cerca de 2h15 e custa R$ 50,00 (preço em agosto/2022), considerando-se ida e volta.

Quem não abre mão de comodidade, no entanto, deve preferir a via aérea para visitar a Terra da Uva, que é atendida por quatro grandes aeroportos.

O Aeroporto de Jundiaí, São Paulo, é o mais próximo, a apenas 9 km do centro da cidade. 

Você também pode desembarcar nos aeroportos de Viracopos, em Campinas (40 km), Guarulhos (75 km) ou Congonhas (63 km), em São Paulo, embora essas opções exijam um trecho terrestre até o destino final.

Antes de comprar suas passagens aéreas, não deixe de visitar o Vai de Promo: o buscador é referência em economia e pode te ajudar a encontrar passagens pelo menor preço do mercado.

É possível até ativar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que procura e pesquisar passagens com opção multidestinos!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Quando ir a Jundiaí, SP?

Quando ir a Jundiaí, SP?
Fonte: Pxhere / CC0

A melhor época para visitar a cidade de Jundiaí vai depender dos objetivos da sua viagem. 

Se a sua intenção é curtir a famosa Festa da Uva, que chega à 38ª edição em 2023, programe-se para visitar a cidade no primeiro bimestre do ano, em data a ainda ser confirmada.

Caso você não faça questão de conhecer o maior evento do calendário local, a coisa muda de figura: Jundiaí é um destino formidável em qualquer época do ano.

O verão é o período mais chuvoso e quente: as temperaturas podem chegar a 30ºC e as chuvas são constantes entre novembro e março.

No restante do ano, de abril a outubro, o clima é mais ameno, as chuvas se tornam mais raras e os termômetros flutuam entre 12ºC e 27ºC.

Onde se hospedar em Jundiaí, São Paulo?

Jundiaí, SP, é uma cidade que recebe mais de 1 milhão de turistas a lazer ou negócio todos os anos. Por isso, conta com uma ampla rede hoteleira, que inclui opções em várias faixas de preço.

A melhor região para ficar depende diretamente do tipo de experiência que você deseja viver durante a sua estadia.

Quem gosta de contato com a natureza, quer desacelerar do ritmo das grandes cidades e está de carro, pode gostar de ficar nos arredores da cidade, em uma das pousadas da Serra do Japi.

Caso você prefira o ambiente urbano, esteja viajando sem carro ou simplesmente queira ficar perto de bares, restaurantes e pontos turísticos, pode ser mais interessante escolher um dos hotéis do centro de Jundiaí.

Encontre os melhores hotéis em Jundiaí, São Paulo!

Encontre os melhores hotéis em Jundiaí, São Paulo!
Fonte: Voa Convenience Hotel

Quer encontrar os melhores hotéis em Jundiaí, São Paulo, pelo melhor custo-benefício? É só fazer a sua pesquisa de hospedagem no El Quarto!

Nossa plataforma é formada por milhares de hotéis, pousadas, hostels e resorts nos principais destinos do Brasil e do mundo para garantir sempre o melhor preço para o viajante.

Dá para fazer todo o seu planejamento em um só lugar: comparar preços, afinar sua pesquisa com filtros, encontrar ofertas exclusivas, reservar quartos e até pagar as diárias. Tudo online, com segurança e praticidade!

O que fazer em Jundiaí, São Paulo

Sem exageros, a cidade de Jundiaí é quase um mosaico turístico, tamanha a variedade de atrações à espera do visitante.

Entre construções históricas, museus, parques, trilhas, igrejas e a imperdível Rota da Uva, você não precisará se preocupar com o tédio durante a sua visita.

Vem descobrir quais pontos turísticos de Jundiaí, São Paulo, você não pode perder!

Parque da Cidade 

Localizado na rodovia João Cereser, o Parque da Cidade abre suas portas gratuitamente todos os dias, das 6h30 às 18h, para oferecer diversas atrações aos seus visitantes.

Um dos cartões-postais locais, o parque foi inaugurado em 2004 e, desde então, se tornou o “queridinho” dos moradores da cidade.

A reserva se estende por mais de 500 mil m² com espaços para piquenique, trilhas, áreas para leitura, pistas de corrida, ciclovia, academia ao ar livre, sistema de som e até duchas para você se livrar do suor.

Mas não é só isso. Por lá, você também encontrará um jardim japonês, mesas de jogos, um anfiteatro, quadras, parquinho e até um píer para pequenas embarcações.

Em outras palavras, uma atração que simplesmente não pode ficar de fora do seu roteiro pela cidade!

Jardim Botânico 

Também inaugurado em 2004, o Jardim Botânico de Jundiaí, São Paulo, ocupa uma área de 150 mil m² com vários espaços capazes de encantar os visitantes.

O complexo inclui um jardim japonês muito bonito, com uma cascata artificial, além de jardins temáticos de diferentes países e continentes, esculturas e fontes.

Um dos jardins mais interessantes é o das plantas aromáticas e medicinais, que ensina muito sobre a história do Brasil, além dos viveiros de mudas, estufas de suculentas, orquidário e muito mais.

Vale a pena se organizar para visitar o Jardim Botânico no mesmo dia em que você for conhecer o Parque da Cidade: existem belas trilhas e ciclovias que conectam os dois parques!

Catedral Nossa Senhora do Desterro 

Catedral Nossa Senhora do Desterro
Fonte: Patricia Laraia / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Principal construção histórica da cidade, a Catedral Nossa Senhora do Desterro começou a ser erguida em 1651 para substituir a capela construída pelos fundadores da cidade.

O templo foi dedicado à Sagrada Família e à padroeira da cidade, Nossa Senhora do Desterro, sendo até hoje um importante palco de eventos religiosos no Vale do Anhangabaú.

A construção, no entanto, já não é a mesma do século XVII: a igreja passou por várias reformas e revitalizações, além de ter tido sua fachada alterada para estilo neogótico no final do século XIX.

Em outras palavras, um passeio imperdível para quem deseja aprender um pouco mais sobre a história local.

Teatro Polytheama 

O Teatro Polytheama, que, na verdade, é um cineteatro, mistura história e entretenimento para encantar seus visitantes.

O prédio foi construído no começo do século XX e chegou a ser o maior teatro do estado de São Paulo, com capacidade para quase 3.000 espectadores.

Na década de 1920, o edifício passou por uma ampla reforma e se firmou de vez como uma das principais atrações da cidade.

Fique de olho na programação local: quem sabe você não consegue assistir a um espetáculo teatral ou a uma apresentação musical durante a sua estadia na cidade?

Solar do Barão 

A antiga casa do Barão de Jundiaí, São Paulo, o Solar do Barão, foi transformada na sede do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí, um dos pontos turísticos locais que merece a sua visita.

No local, você encontrará o auditório Sala Jahyr Accioly de Souza, com capacidade para 80 pessoas, e um belíssimo jardim que pode ser utilizado para descanso e leitura, além de um museu com rico acervo sobre as origens da cidade.

O Solar do Barão fica aberto de terça a domingo, das 10h às 17h, com entrada gratuita.

Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes 

Você pode continuar seu roteiro cultural por Jundiaí com uma visita à Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes, situada no Centro Jundiaiense de Cultura.

O espaço guarda um rico acervo com quase 200 obras de artistas locais, brasileiros e estrangeiros.

No mesmo local ficam o Museu de Arte Didacta, a Biblioteca de Artes Visuais e a sala Professora Maria Albertina Bellini Peterson Leite, capaz de receber até 100 pessoas.

Serra do Japi 

Serra do Japi
Fonte: Tarcisio Pavanelli / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Uma das grandes estrelas de Jundiaí, São Paulo, é a Serra do Japi, bastante procurada por adeptos do ecoturismo.

A reserva ecológica guarda trechos de mata nativa, cachoeiras, rios, trilhas, mirantes e nascentes, bem como a fauna e a flora da região.

Você pode visitá-la de duas maneiras: agendando uma visita monitorada junto à reserva, com foco em educação ambiental, ou adquirindo o ingresso para uma das propriedades privadas da serra.

Em espaços como a Fazenda Japiapé, a Fazenda Montanhas do Japi, a Fazenda Ribeirão e o Sítio Serra das Paineiras você poderá praticar esportes de aventura, arvorismo, escalada, rapel, tirolesa e muito mais.

Rota da Uva, Jundiaí 

Você não pode voltar para casa antes de percorrer a Rota da Uva de Jundiaí, São Paulo. 

O roteiro é feito pelo Bairro Caxambú e leva o viajante até as adegas, restaurantes e lojas especializadas em vinhos e produtos à base de uva.

Aproveite para visitar uma das lojinhas da região para comprar doces, geleias, vinhos, pães e bolos caseiros, massas artesanais e outras delícias para levar para casa!

Como é morar em Jundiaí, São Paulo?

Um dos apelidos de Jundiaí dão uma pista do que você deve esperar da vida por lá: Cidade Saudável.

A Terra da Uva é considerada uma das melhores cidades do Brasil para se viver, com economia forte, muitas oportunidades de trabalho, educação de qualidade, índices de violência baixos e muitas atrações de lazer.

Além disso, quem avalia qual o custo de vida em Jundiaí em comparação às grandes cidades não se decepciona: é fácil e barato viver bem na cidade!

Quais as cidades mais próximas de Jundiaí?

Quais as cidades mais próximas de Jundiaí?
Fonte: Robison Camargo / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Quem tem tempo disponível para montar um roteiro mais amplo em Jundiaí não vai se arrepender. Assim, você poderá estender sua viagem até alguns dos destinos nas proximidades.

A lista de cidades perto de Jundiaí inclui Aparecida, principal destino de turismo religioso no Brasil, localizada a 217 km de distância, e a praiana Santos, a 134 km da cidade.

Quem gosta de turismo de aventura e ecoturismo pode visitar Socorro, cheia de trilhas, cachoeiras e mirantes, a 100 km de distância.

Quer fazer uma viagem romântica? Considere um bate-volta até a meca dos vinhos, São Roque (90 km), ou à cidade das flores, Holambra (78 km).

Use o cupom BLOG20 e cote seu seguro de viagem com 20% de desconto aqui

Hospedagens em Jundiaí e em qualquer outro destino do Brasil!

Gostou das atrações de Jundiaí, São Paulo? Agora só falta encontrar o hotel perfeito para a sua hospedagem para conhecer esse importante destino paulista!

Visite agora mesmo o El Quarto para encontrar as melhores acomodações nos principais destinos turísticos por um preço que cabe no seu bolso.

Faça uma simulação gratuita para descobrir que visitar a Terra da Uva pode sair mais barato do que você imagina!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.