Lago di Como: onde fica, quando ir e o que fazer!

19 abr 2023 • 8 minutos de leitura por rafael.alef

O Lago di Como é o terceiro maior lago da Itália e atrai turistas de todo o mundo. Suas águas são sempre límpidas e cristalinas e variam entre tons azuis e esverdeados.

Durante o século XVI foi um dos destinos turísticos mais frequentados pelas famílias aristocráticas da época. Ainda hoje, diversas personalidades residem nas proximidades do lago.

Trata-se de um lugar incrível, cercado por montanhas, árvores e pequenas vilas encantadoras, dentre elas, a de Como, que dá nome ao lago.

Neste texto, vamos falar tudo sobre o Lago di Como e as principais atrações da região. Acompanhe e boa leitura!

Lago di Como: o destino ideal para suas férias!

Lago di Como: o destino ideal para suas férias!
Pxhere / CC0

O Lago di Como é um lugar de belezas naturais fora do comum. Simplesmente perfeito para aquela viagem romântica ou para férias em família. 

Vilas como Tremezzo, Varenna e Bellagio, além da própria Como, são encantadoras e formam um cenário ainda mais incrível, contrastando as belezas naturais do lago com seus centros urbanos.

As cidades à beira do lago podem ser visitadas a pé, pois são pequenas e é muito agradável percorrer suas ruas charmosas e explorar seus pontos históricos, bares, restaurantes e cafés.

Como ir para o Lago di Como?

Localizado no norte da Itália, a 50 km de Milão, e a 650 km da capital, Roma, o Lago di Como pode ser acessado por carro, ônibus e trem. 

Ou seja, é bem fácil visitá-lo, principalmente a partir de Milão. Inclusive, muitos turistas vão ao lago em viagem do tipo “bate e volta” saindo da cidade. 

Confira a seguir os melhores meios para chegar ao Lago di Como.

De carro

Viajar ao Lago di Como de carro é uma excelente opção. Além de possibilitar a visita a várias cidadezinhas da orla, é possível atravessar o lago com o carro, utilizando a balsa que faz o trajeto. 

Para sair de Milão em direção ao lago, deve-se pegar a rodovia A8 e, em seguida, a A9.

Depois, siga pela via SS340 (Regina Nuova) até o ponto do Lago di Como que pretende alcançar.

De trem

O trem é o meio de transporte mais prático para quem tem pouco tempo para visitar o Lago di Como. 

Saindo da Estação Milano Cadorna, em Milão, chega-se à Estação Como Lago em aproximadamente 1 hora.

Também dá para embarcar na Estação Milano Centrale e viajar de trem até a Estação Como San Giovanni.

De barco

O preço das passagens de barco variam conforme o destino, a rota e o tipo de embarcação.

Partindo de Como, por exemplo, existe uma linha altamente recomendável para chegar ao centro do lago, na cidade de Bellagio. 

Ao todo, mais de 40 cidades são interligadas pelas rotas dos barcos. Há rotas entre Varenna e Villa Carlota, Bellagio e Lecco, Como e Bellagio e muito mais! 

Lago di Como: mapa

Para se orientar no Lago di Como, tenha sempre um mapa da região em mãos. 

Além de ser uma ótima ferramenta para calcular a distância e o tempo de viagem entre os pontos turísticos, o mapa ajuda o turista a não se perder em locais desconhecidos.

Ele também facilita muito a vida de quem precisa encontrar bons restaurantes, mercados, hospitais e farmácias. Confira a seguir o mapa do Lago di Como.

Quando ir ao Lago di Como?

A melhor época para visitar o Lago di Como é durante os meses mais quentes do ano, do final de março ao início de novembro.

A alta temporada, em que é possível aproveitar as águas do lago para se refrescar, vai de junho a setembro. 

É comum que restaurantes e hotéis interrompam as atividades na época fria, do início de novembro a março.

Lago di Como: onde ficar?

Para conhecer o Lago di Como e as cidadezinhas ao redor não é necessário muito tempo. 

Por isso, muitos turistas preferem se hospedar em Milão e conhecer a região do lago em apenas 1 dia.

No entanto, quem deseja ficar por ali encontra em Como uma boa oferta de hotéis de alto padrão bem em frente ao lago, com uma vista incrível para as montanhas.

Em Bellagio, o viajante encontra bons preços e excelentes acomodações. Já em Varenna é possível alugar casas de temporada, o que ajuda quem viaja em grupo a economizar.

Hotéis no Lago di Como, Itália, pelo melhor preço do mercado!

Hotéis no Lago di Como, Itália, pelo melhor preço do mercado!
Hotel Lago di Como

Quem deseja encontrar bons hotéis no Lago di Como e qualquer outro destino italiano deve concentrar as suas buscas no El Quarto!

O nosso site indica quais são as melhores acomodações disponíveis para você comparar os preços praticados.

Utilizando o El Quarto você faz o seu pagamento online, com segurança e praticidade, além de reservar quartos pelos melhores preços, sem a incidência de IOF

Para isso, basta informar as datas de check-in e check-out, a cidade que pretende visitar e o número de hóspedes. Pronto! O site te mostra onde ficar no destino dos seus sonhos!

O que fazer no Lago di Como em um dia?

Já se perguntou qual o lago mais bonito da Itália? Certamente, o Lago di Como está entre os favoritos!

Em apenas um dia pela região, recomenda-se visitar primeiramente a cidade em que vai desembarcar para não perder tempo. A maioria dos turistas começa por Como.

A Basílica de San Fedele, que fica na praça de mesmo nome, no centro histórico, merece uma visita. Em Bellagio, existem vários restaurantes que servem o melhor da gastronomia italiana.

Confira essas e outras dicas do que fazer pelos arredores do Lago di Como.

Como

Capital da província, a cidade de Como é um importante centro industrial, principalmente de seda, um produto antigo na região, mas que aos poucos está sendo substituído pelo setor de serviços.

É claro que os turistas ficam mais interessados nos monumentos, edificações antigas, pontos turísticos, informações e curiosidades do local, do que no cotidiano profissional dos habitantes. 

Por exemplo, dentre seus 85 mil moradores, algumas personalidades chamam a atenção, como Madonna, Brad Pitt e George Clooney.

A cidade também foi berço de algumas pessoas ilustres como o Papa Inocêncio XI e Gianluca Zambrotta.

A Basílica de San Fedele é parada obrigatória. Principalmente o interior da capela, que guarda obras de arte incríveis, como as pinturas de Carlo Innocenzo Carloni de Scaria e o crucifixo de papel machê do ano 1623.

A cidade de Como é o principal ponto de partida para visitar as outras vilas do entorno do lago.

Bellagio

Uma viagem de barco de Como a Bellagio dura cerca de uma hora e vale muito a pena. 

A vila de apenas 4 mil habitantes tem uma vista incrível, especialmente no mirante chamado Punta Spartivento.

O calçadão na beira do lago é ótimo para uma caminhada e chama-se Via Lungolago.

A Igreja de S. Maria Anunciata di Breno possui obras de arte valiosíssimas, e existem muitas outras capelas na cidade como a Igreja de San Martino e a Igreja de San Giovanni.

Bellagio é composta por várias vilas menores. Então, aproveita para visitar o Museu dos Instrumentos de Navegação e a Villa Serbelloni, antiga construção hoje transformada em um hotel de luxo.

Varenna

Varenna
Pxhere / CC0

Localizada na província de Lecco, ao norte da Lombardia, Varenna pertenceu ao Império Austriaco até o século XIX. Fica próxima a Bellagio, Perledo e Menaggio.

É bem pequena, existem menos de mil habitantes na cidade, mas tem toda estrutura necessária para o turista, com estação de trem, hotéis, restaurantes de alto padrão e um cenário absolutamente maravilhoso.

A Villa Monastero já foi um monastério da Ordem de Cister, mas hoje é um museu e jardim botânico. 

Outro ponto turístico imperdível de Varenna é o Castelo de Vezio, erguido no século XIV e que abriga uma escola de falcoaria.

Quando visitar Varenna, não deixe de conhecer a Igreja de San Giorgio, do século XIII e um incomparável afresco de São Cristóvão.

Tremezzo

Com pouco mais de mil habitantes, faz fronteira com Bellagio e Menaggio, dentre outras cidades da orla do Lago di Como.

Assim como a maioria das cidades às margens do lago, Tremezzo também tem um calçadão propício para caminhadas tranquilas, e bancos para se sentar e apreciar a vista.

Quem tem mais disposição, talvez considere caminhar até as vilas próximas como Rogaro que abriga a Chiesa de Santa Maria, um templo que guarda uma relíquia atribuída à santa católica.

Cernobbio

Cernobbio é uma comuna reservada, ideal para quem prefere mais sossego. 

Localizada a noroeste de Como, tem um centro histórico bem preservado e também uma calçada na orla do lago.

As Vilas D’este, Bernasconi e Erba ficam em Cernobbio, assim como o caminho para o jardim secreto, perfeito para quem busca contato com a natureza.

O Giardino della Valle foi recuperado de um lixão ilegal e se tornou um refugio de tranquilidade em uma das rotas turisticas mais famosas do mundo.

Menaggio

Menaggio encontra-se bem perto da fronteira com a Suíça e com o Lago de Lugano. Está na margem oeste do Lago di Como, próximo à foz do Rio Sanagra.

Na Praça Garibaldi há uma boa variedade de bares e restaurantes que agitam a noite das redondezas. 

A Via Calvu é o local ideal para compras, e não dá para perder a visita ao castelo do século XVI e às igrejas de Santa Marta e Santo Stefano.

Cercada por imensas montanhas, essa vila oferece opções que vão além dos museus e pontos históricos. Os aventureiros encontram muitas trilhas à disposição para serem exploradas.

Lecco

Lecco
Pxhere / CC0

A cidade de Lecco é tão bonita que até Leonardo da Vinci ficou atraído por ela. 

Sim, o artista italiano visitou a cidade e é possível que até tenha usado seu tempo para fazer alguns rascunhos.

Há quem diga que, inclusive, a obra Virgem das Rochas foi inspirada pelas paisagens do Lago di Como. 

O centro de Lecco é repleto de lojas de vestuários, restaurantes a preços honestos e hotéis, caso queira se hospedar na cidade.

Qual a cidade mais bonita do Lago Di Como?

Bellagio é uma forte candidata a cidade mais bonita do Lago di Como, mas é difícil definir apenas uma. 

Varenna é menor que Bellagio e tão charmosa quanto. Além das belezas naturais, abriga o Castello di Vezio, que tem mais de mil anos.

Menaggio também é pequena e tem uma atmosfera encantadora, vale muito a pena conhecer.

O seguro viagem é obrigatório na Itália. Faça já o seu!

Além do passaporte, passagens de retorno, certificado de vacinação e outros documentos, o seguro viagem com cobertura internacional de saúde também é um item obrigatório. 

Trata-se de uma exigência diplomática para quase toda e Europa. 

Por isso, é fundamental realizar a sua pesquisa por um plano de seguro viagem em sites como o Seguros Promo, que é fácil de navegar, confiável, e com preços que são garantidamente os melhores do mercado!

Basta informar alguns dados pessoais, como nome, telefone, e-mail e também sobre sua viagem. 

E você ainda poderá contar com todo o apoio do nosso time de atendimento para tirar qualquer dúvida sobre o processo e o produto. 

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

Sua hospedagem barata na Itália está aqui no El Quarto!

O El Quarto é a ferramenta mais adequada para quem procura hospedagem a preços promocionais. A busca é feita de maneira precisa e o resultado aparece em questão de segundos.

Você não paga para pesquisar e dá para parcelar o preço com o cartão de crédito, com toda comodidade que merece. 

Uma boa dica para ter descontos de até 50% em hotéis nacionais e internacionais, é assinar a newsletter no site do El Quarto.

Depois das nossas dicas, agora é só planejar o seu roteiro de viagem para o Lago di Como e arrumar as malas! 

Você vai adorar ver o cenário das encostas, as vilas pitorescas e os centros históricos mais charmosos da região da Lombardia!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.