Lima, Peru: informações importantes para o viajante!

19 jul 2022 • 9 minutos de leitura por rafael.alef

Misteriosa e apaixonante, Lima, Peru, é um destino imperdível na América Latina!

Ali, você poderá encontrar tesouros pré-incas, jóias arquitetônicas, sítios arqueológicos e museus riquíssimos, bons hotéis e restaurantes que servem pratos saborosos a preços acessíveis.

Saiba mais sobre um dos melhores e mais populares destinos turísticos do continente, bem pertinho do Brasil!

Lima, Peru: turismo em uma das cidades mais importantes do país!

Lima, no Peru, é um lugar que tem de tudo: de igrejas coloniais que mostram o esplendor do passado hispânico a sítios arqueológicos que guardam tesouros de civilizações pré-colombianas.

Muito além de atrações construídas pelo homem, a cidade também se destaca por estar localizada em uma região privilegiada pela natureza, onde os Andes se encontram com o Oceano Pacífico.

Garantia de belas paisagens por todos os lados!

Neste artigo, você vai saber todas as informações necessárias para planejar sua viagem: como chegar, quando visitar, onde ficar, o que fazer e muito mais! Veja só!

Onde fica Lima?

A cidade de Lima é a capital do Peru e está localizada no nível do mar, em uma região árida na costa central do país: é a única capital sul-americana banhada pelo Oceano Pacífico.

A maior cidade peruana, com quase 10 milhões de habitantes, fica perto de outros destinos famosos do país, como Cusco (575 km) e Nazca (380 km).

Lima, Peru: mapa

Quer incluir a capital do Peru em seu roteiro de viagem? Não deixe de conferir no mapa onde ficam as principais atrações para planejar os seus deslocamentos! 

Como chegar em Lima?

O Aeroporto Internacional Jorge Chávez, considerado um dos melhores da América Latina, é a mais importante porta de entrada para a capital peruana.

Várias companhias aéreas voam para Lima a partir do Brasil, como Delta, Qatar Airways, Gol, Emirates e Martinair, incluindo voos diretos da Latam a partir do Rio de Janeiro.

Como o transporte público local não é muito confiável, as melhores alternativas para sair do aeroporto e chegar ao hotel são os serviços de transfer e táxi

Os valores podem ser combinados direto com o motorista antes do embarque!

Você pode adquirir sua passagem para Lima, Peru, sem comprometer o seu orçamento no buscador Vai de Promo: basta digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas de ida e volta, e encontrar a melhor oferta.

No Passagens Promo você tem acesso gratuito a um alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que vai visitar!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Qual é o tipo de clima em Lima, Peru?

Não é difícil decidir quando visitar Lima, Peru. Como a cidade fica em uma região bastante árida, praticamente não chove por lá, e você não terá problemas para fazer seus passeios com conforto.

O clima local é basicamente dividido em duas estações: o verão e o inverno.

O verão acontece de meados de novembro ao começo de abril, quando os dias são claros e as temperaturas ficam entre 20ºC e 27ºC. O inverno dá as caras no restante do ano, mantendo o céu mais encoberto e os termômetros entre 15ºC e 19ºC.

No fim das contas, a melhor época para visitar a cidade é aquela que mais agrada ao viajante. 

Caso a sua intenção seja combinar um roteiro entre Lima e Cusco, é melhor planejar sua visita para o inverno, sobretudo de março a agosto, quando o clima fica mais seco no interior do país, facilitando passeios em sítios arqueológicos.

Onde ficar na cidade de Lima?

Onde ficar na cidade de Lima?
Fonte: Selina Shared Miraflores Hotel

Quando falamos sobre Lima, Peru, onde ficar não deve ser uma decisão muito difícil.

A cidade conta com uma rede hoteleira ampla e diversificada, com boas opções de hospedagem em seus dois principais distritos turísticos, Miraflores e San Isidro

Miraflores sai em vantagem pela preferência dos viajantes: o bairro é moderno, bem-cuidado, abriga vários pontos turísticos e ainda oferece muitos restaurantes, bares e lojas.

Mas San Isidro não fica para trás!

Coração financeiro da cidade, o bairro é indicado para quem está viajando a trabalho e garantir fácil acesso a escritórios, embaixadas e centros de convenções, embora as diárias da região sejam mais salgadas.

Também existe alguma oferta de hotéis no centro local, mas a região não é indicada para turistas: os hotéis centrais são mais modestos, o trânsito é caótico e não existem atrativos noturnos por lá.

Hotéis em Lima, Peru, pelos melhores preços no El Quarto!

Você pode encontrar os melhores hotéis em Lima, Peru, sem pesar no bolso: é só fazer sua pesquisa de hospedagem no El Quarto!

A plataforma inovadora do El Quarto reúne milhares de acomodações a preços exclusivos – até mesmo opções com cancelamento gratuito para facilitar o seu planejamento de viagem!

Você só precisa digitar a cidade que deseja visitar e as datas da sua estadia para acessar as melhores ofertas.

É possível até pagar suas diárias online, em reais, sem cobrança de IOF: uma economia a mais para que você viaje muito e gaste pouco!

Atrações turísticas em Lima, Peru

Atrações turísticas em Lima, Peru
Fonte: Dianna / Pixabay / CC0

Prepare o calçado confortável e a garrafinha de água para explorar as belezas e riquezas da capital peruana por dias a fio.

Entre igrejas coloniais, construções históricas, monumentos e museus, você estará em um dos melhores destinos do continente!

Confira o que fazer em Lima, Peru!

Plaza de Armas 

Principal praça da cidade, a Plaza de Armas não pode ficar de fora do seu roteiro por Lima. 

Marco zero da capital peruana, a região abriga algumas das principais atrações locais, como os Palácios do Governo e da Prefeitura, a monumental Catedral de Lima e o Palácio Arcebispal.

A praça é gigantesca, bem arborizada e costuma estar bastante movimentada a qualquer hora do dia, sobretudo por turistas interessados em conhecer um pouco mais sobre a história local.

Parque de la Reserva 

Parque de la Reserva
Fonte: Christian Córdova / Wikimedia Commons / CC BY 2.0

Inaugurado nos anos 1920, o Parque de la Reserva é a principal área verde da cidade, ocupando mais de 8 hectares.

O maior destaque é o incrível Circuito Mágico das Águas, o maior complexo de fontes do mundo, de acordo com o Guinness Book, que oferece um espetáculo de luz e movimento durante a noite! 

Programe-se para chegar antes do pôr do sol para curtir a paisagem e, de quebra, garantir um bom lugar para assistir às fontes dançantes!

Bairro Barranco 

Se você gosta de arte, o bairro Barranco é uma parada obrigatória!

Verdadeiro museu a céu aberto, a região abriga construções incríveis que retratam o melhor da arquitetura local!

A maioria das construções da região tem muros coloridos e proporções gigantescas: você encontrará mansões monumentais, bulevares com palmeiras e lojas luxuosas.

Durante o seu passeio, não deixe de visitar a Ponte dos Suspiros, um dos cenários mais românticos de toda a cidade, e aproveite para conhecer um dos restaurantes locais!

Bairro Miraflores 

Bairro Miraflores
Fonte: Pxbha / Pixabay / CC0

Bairro mais famoso da cidade, Miraflores é a casa de famílias centenárias, dezenas de hotéis e excelentes restaurantes frequentados por turistas e limenses.

O calçadão do bairro, ou Malecón de Miraflores, margeia as falésias da cidade e oferece uma vista inesquecível do Oceano Pacífico, especialmente na altura do Farol da Marina, um dos cartões-postais de Lima.

É também por ali que ficam os principais parques da cidade, como o Parque Mora, o Parque Maria Reiche e o romântico Parque do Amor, famoso pelo muro de mosaicos coloridos com frases de grandes escritores peruanos.

Bairro San Isidro

Um dos pólos mais modernos da cidade, o bairro de San Isidro não abriga tantas atrações quanto Miraflores, mas certamente merece um espaço no seu roteiro de viagem.

O bairro é a casa do Mercado Municipal San Isidro, onde você poderá experimentar produtos tipicamente peruanos, como o Inca Kola, uma popular bebida consumida em todo o país.

Na região, aproveite para conhecer o Bosque El Olivar, tombado como Monumento Nacional, o Centro Cultural El Olivar e o sítio arqueológico Huaca Huallamarca.

Museus

Museus
Fonte: Ibrehaut / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Se você gosta de museus, não ficará entediado durante a sua viagem a Lima, Peru. Existem dezenas de museus e centros culturais espalhados por toda a cidade!

O Museu Larco, por exemplo, conta mais de 4.000 anos da história peruana, desde muito antes da chegada dos espanhóis.

Você também poderá mergulhar na história nacional no Museu de Antropologia, Arqueologia e História do Peru, no Museu de La Nación, na Fortaleza Real de Felipe e no Museu do Exército Peruano.

A lista continua com o impressionante Museu do Convento de San Francisco, o Museu Local Huaca Pucllana, o Museu Santo Domingo e o Museu do Banco Central de Lima, que fica em um prédio histórico incrível.

Huaca Pucllana 

O sítio arqueológico de Huaca Pucllana foi um santuário utilizado pela civilização inca entre os séculos III e VIII como o palco de sacrifícios humanos para acalmar a fúria dos deuses.

Localizado no bairro de Miraflores, o antigo santuário foi construído inteiramente com tijolos de barro: são 23 metros de altura e mais de 150 mil m² de área!

O complexo arqueológico, que inclui um museu e um restaurante, ganha iluminação toda especial à noite e fica ainda mais bonito!

Onde comer em Lima?

Onde comer em Lima?
Fonte: Yogma / Wikimedia Commons / CC BY 2.0

Depois de passear tanto por uma cidade tão incrível, você vai precisar matar a fome para se preparar para mais passeios fantásticos. 

Eis, então, uma excelente notícia: Lima é um dos melhores polos gastronômicos da América Latina!

Em outras palavras, comer em Lima é o mesmo que comer bem e, melhor ainda, pagando pouco.

O Restaurante Central, o Maido e Astrid y Gastón Casa Moreyra estão listados entre os 50 melhores restaurantes do mundo e, certamente, valem a sua visita. Só não se esqueça de fazer reserva, pois as mesas são disputadíssimas.

Para experimentar delícias típicas da gastronomia peruana, recomendamos uma visita ao La Mar, Canta Rana ou El Muelle, onde é possível comprar uma refeição completa e saborosa para duas pessoas por menos de 40 soles (em maio/2022).

O Tanta, o Osso e o Pescados Capitales garantem ambiente elegante e cardápio variado, com opções para todos os gostos.

Prefere comer bem baratinho? Você pode gostar do La Lucha Sangucheria Criolla e do El Ceviche de Ronald, especializado na principal comida tradicional peruana, o ceviche!

Quantos dias são suficientes para conhecer Lima?

Lima, Peru, é uma cidade grande e cheia de atrações, por isso, nada de economizar tempo na hora de montar seu roteiro pela metrópole ou você pode acabar deixando lugares incríveis de fora da sua viagem.

Para conhecer os atrativos mais famosos e explorar os melhores restaurantes da cidade, o ideal é se programar para passar de 4 a 5 dias por lá.

E se você tiver disponibilidade para passar mais alguns dias em Lima, Peru, não perca a oportunidade de estender seu roteiro e chegar até a vizinha Caral: região onde está instalada a civilização mais antiga das Américas!

O que fazer em Lima, Peru 2 dias?

O que fazer em Lima Peru 2 dias?
Fonte: Engin Akyurt / Pixabay / CC0

Caso o seu tempo esteja curto e você planeje ficar apenas dois dias em Lima, não se preocupe. É possível montar um roteiro que compreenda ao menos as atrações mais famosas.

Nesse caso, a melhor opção é focar seus passeios no centro histórico e no bairro de Miraflores, onde é possível encontrar várias atrações bem próximas umas às outras e, assim, economizar tempo em deslocamentos.

Comece pela Plaza de Armas e os pontos turísticos nos arredores, incluindo alguns museus. No fim do dia, visite o Parque de La Reserva e o Circuito Mágico de Águas.

No dia seguinte, explore o Malecón de Miraflores e as atrações do bairro turístico. 

Caso sobre algum tempinho, que tal estender seu passeio até San Isidro? também pode ser uma boa pedida!

Não se esqueça do seguro viagem para o Peru!

O seguro viagem não é obrigatório para brasileiros que visitam o país dos incas, mas nem pense em viajar para Lima, Peru, sem contar com a proteção desse item indispensável.

Imprevistos não escolhem hora nem lugar para acontecer: você pode passar mal ao experimentar a gastronomia local, sofrer um acidente ou ter suas bagagens extraviadas, entre outros mil cenários que podem acontecer com uma pessoa longe de casa.

O seguro viagem pode ser útil em diversas situações, pois garante atendimento gratuito ou reembolso em caso de emergência.

As coberturas mais comuns incluem assistência médica e odontológica, seguro de bagagem, auxílio farmacêutico, seguro por morte ou invalidez, assistência em caso de atraso ou cancelamento de voo, traslado médico e muito mais.

O melhor de tudo é que você pode viajar tranquilo sem pesar no bolso, pois o Seguros Promo reúne os planos mais completos das melhores seguradoras pelo menor preço do mercado.

Faça agora mesmo uma cotação gratuita e utilize a ferramenta comparadora gratuitamente para encontrar a melhor opção para a sua viagem!

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

Encontre seu hotel em Lima, Peru, pelo menor preço!

Ficou curioso e quer conhecer a cidade dos incas? Então não perca tempo e reserve agora mesmo seu hotel em Lima, Peru, por um preço que cabe no seu bolso!

Visite o El Quarto para encontrar as melhores ofertas de hospedagem em poucos cliques: você só precisa digitar o destino da viagem e as datas da estadia para acessar promoções imperdíveis.

Faça uma simulação gratuita e veja que é possível até pagar as diárias online e em reais, sem cobrança de IOF: tudo para garantir ainda mais economia para a sua viagem! 

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.