Litoral de Santa Catarina: conheça as maiores, mais populares e mais bonitas!

06 abr 2022 • 9 minutos de leitura por Paulo

O litoral de Santa Catarina consegue provar que tamanho não é documento quando o quesito são praias bonitas.

São apenas 560 km de extensão (contra mais de 1.100 km de litoral da Bahia, por exemplo), por onde você encontrará praias bem preservadas, cidades encantadoras e muitas atrações turísticas.

Conhecer todas as belezas litorâneas catarinenses, porém, pode ser um grande desafio, pois, em meio a tantas praias bonitas, escolher uma só para visitar não será tarefa fácil.

Para te ajudar a definir quais cidades incluir em seu roteiro de viagem pela região, montamos um guia com os melhores destinos de praia em Santa Catarina, veja só!

Litoral de Santa Catarina: um dos mais belos do Brasil!

Em um país com quase 11 mil km de costa, encontrar a praia perfeita para suas férias pode ser como achar uma agulha no palheiro, ainda mais quando consideramos destinos de praia badalados, como Rio de Janeiro, Bahia, Maranhão e Ceará.

No entanto, não é preciso subir pelo mapa do Brasil para escolher uma praia paradisíaca para sua próxima viagem: as praias do litoral catarinense estão entre as mais bonitas do país, pertinho de grandes metrópoles brasileiras!

Os destinos catarinenses de praia costumam ser mais baratos em comparação a praias do Nordeste ou Sudeste, além de oferecerem excelente infraestrutura, fácil acesso e muitas atrações turísticas.

Neste artigo, vamos te contar o que fazer no litoral de Santa Catarina, como montar seu roteiro pela região e muitas outras dicas para tornar sua viagem ainda mais inesquecível. Confira!

Onde fica Santa Catarina?

Onde fica Santa Catarina?
Fonte: Unsplash

Antes de planejar sua viagem pelo litoral catarinense, é indispensável conhecer onde fica Santa Catarina no mapa do país.

O estado é um dos menores da federação, localizado em um estreito trecho entre o Paraná e o Rio Grande do Sul, na região Sul do Brasil.

Além disso, Santa Catarina também divide pouco mais de 100 km de fronteira com a Argentina, a leste, e está a apenas 100 km de distância do Paraguai.

Mapa do litoral de Santa Catarina

O litoral catarinense é dividido em norte e sul a partir da capital, Florianópolis, e abriga cidades com rica cultura, muita história e inúmeras belezas naturais.

Confira o mapa do litoral de Santa Catarina para planejar seu roteiro pelo estado!

Como ir para Santa Catarina?

Um dos motivos que torna Santa Catarina um destino procurado por quase 3 milhões de pessoas apenas no verão é a facilidade de acesso ao estado e a seus principais destinos.

Isso significa que o viajante pode escolher entre vários aeroportos para seu desembarque catarinense.

Embora os pequenos aeroportos de Joinville, Criciúma e Chapecó recebam poucos voos, os aeroportos de Florianópolis e Navegantes estão entre os mais movimentados do Sul do Brasil.

Você pode adquirir passagens aéreas mais baratas para Santa Catarina no buscador do Vai de Promo, que te ajuda a viajar sem abrir mão da economia.

Não deixe de cadastrar seu e-mail no alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que você procura!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Quais são as cidades do litoral de Santa Catarina?

O litoral de Santa Catarina é formado por 560 km de belas praias, cercadas por vegetação exuberante e excelentes estruturas de serviços.

Alguns destinos já são consolidados, como as ilhas de Florianópolis e São Francisco do Sul, enquanto outros destinos ainda são desconhecidos do grande público, como Itapema, Itapoá e Porto Belo.

No litoral sul, você encontra cidades famosas pelo ecoturismo, como Palhoça, Garopaba, Imbituba e Laguna, verdadeiras queridinhas entre os turistas.

No litoral norte, por sua vez, estão os destinos de praia mais badalados do estado, como Balneário Camboriú, Bombinhas, Penha e Itajaí.

Melhores hotéis no litoral de Santa Catarina!

Melhores hotéis no litoral de Santa Catarina!
Fonte: Hotel Intercity Portofino

Não deixe para planejar a sua viagem em cima da hora! Você pode encontrar os melhores hotéis no litoral de Santa Catarina pelo menor preço. É só fazer sua cotação de hospedagem no El Quarto!

Nossa plataforma concentra milhares de acomodações nos principais destinos turísticos do Brasil e do exterior para te ajudar a garantir o melhor hotel para a sua viagem.

Além de encontrar milhares de opções a preços exclusivos e com cancelamento gratuito, você pode pagar suas diárias online, com total segurança e praticidade, para não precisar se preocupar com nada depois do check-in.

Faça agora mesmo uma simulação gratuita para descobrir que sua aventura pelo litoral catarinense pode sair mais barata do que você imagina!

O que conhecer no litoral de SC?

Entre tantas belezas e praias diferentes, escolher o destino para a sua viagem pelo litoral do menor estado do Sul do Brasil pode ser desafiador.

O viajante pode escolher entre ilhas, praias urbanas e verdadeiros refúgios paradisíacos espalhados de norte a sul, e saber o que você procura pode facilitar, e muito, essa decisão!

Para te ajudar a identificar os melhores destinos, destacamos abaixo as praias do litoral de Santa Catarina que não podem ficar de fora do seu roteiro. Veja só!

Cote seu seguro de viagem com 20% de desconto aqui!

Prainha do Farol de Santa Marta, Laguna 

Imagine uma vila tranquila com praia paradisíaca, onde a montanha encontra o mar: é exatamente esse cenário apaixonante que você encontra na Prainha do Farol de Santa Marta, em Laguna, no litoral sul.

Como o próprio nome sugere, a praia, que tem formato de concha, abriga um antigo farol que está em operação desde 1891 e torna a paisagem ainda mais encantadora. Ou seja, cenário perfeito para fotos incríveis.

Você ainda pode aproveitar a sua visita para conhecer outras ótimas praias de Laguna, como a Praia do Mar Grosso e a Praia do Sol, onde o mar é mais agitado, a natureza é preservada e a oferta de serviços é excelente.

Praia Ferrugem, Garopaba 

Praia Ferrugem, Garopaba
Fonte: Antônio João / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Garopaba é uma das cidades do litoral de Santa Catarina que não decepcionam os viajantes no quesito beleza natural.

Suas praias são quase selvagens, bastante tranquilas e simplesmente apaixonantes, com destaque para a Praia Ferrugem, uma das mais bonitas do Sul do Brasil.

A praia tem uma extensa faixa de areia rosada (daí o nome “ferrugem”), que se funde com a Praia da Barra: ambas banhadas por um mar extremamente azul e com muitas ondas, para a alegria dos surfistas.

No meio do caminho entre as duas praias você encontrará uma lagoa e uma pequena península que se transforma em um excelente mirante para contemplar a costa na região.

Guarda do Embaú, Palhoça 

Uma das praias mais famosas de Santa Catarina, Guarda do Embaú não pode ficar de fora do seu roteiro pela costa catarinense, pois concentra tudo que o estado tem a oferecer de melhor.

A praia mistura vários cenários incríveis em apenas um lugar, desde o mar azul e cristalino ao Rio da Madre, que passa por ali até desaguar no mar.

Isso significa que você poderá escolher entre tomar banho de água salgada ou doce, além de muitos mirantes e trilhas ecológicas para explorar os arredores da praia.

Lagoinha do Leste, Florianópolis 

Pode parecer difícil imaginar uma praia protegida e praticamente intocada em uma das maiores metrópoles do Brasil, mas não se engane: é exatamente isso que você vai encontrar na Praia de Lagoinha do Leste, em Floripa.

A praia fica ao sul da ilha, rodeada por montanhas com densos trechos de mata nativa que tornam o cenário ainda mais selvagem.

Os mais animados podem até encarar a trilha até o topo do Morro da Pedra da Coroa, no lado esquerdo da praia, de onde você poderá contemplar Florianópolis de um ponto de vista bastante privilegiado!

Ilha do Campeche, Florianópolis 

Ilha do Campeche, Florianópolis
Fonte: Núbia De Rodrigues Araújo / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Um pedacinho do Caribe em pleno litoral de Santa Catarina, a Ilha do Campeche está entre as melhores praias do Sul do Brasil, e não é difícil entender por quê.

A ilha é banhada por águas turquesas cristalinas praticamente sem ondas, bem parecidas com as que você encontra em destinos do Mar do Caribe, e a faixa de areia é bem clara, margeada por costões cobertos por mata atlântica.

O cenário é tão bonito que a Ilha do Campeche é a única ilha brasileira listada como Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional!

Praia da Sepultura, Bombinhas 

O nome pode parecer pouco encorajador, mas você não vai se arrepender de visitar a Praia da Sepultura, em Bombinhas, a 78 km de Florianópolis.

A praia é bem curta, espremida entre dois paredões rochosos cobertos por mata nativa, enquanto o mar se assemelha a uma imensa piscina natural de águas calmas.

A região é bastante procurada por famílias que viajam com crianças e, especialmente, mergulhadores interessados em conhecer as belezas submarinas.

A praia ainda oferece excelente estrutura de serviços, com barracas e quiosques que servem os banhistas na faixa de areia. 

Você pode aproveitar seu passeio para conhecer outras praias parecidas nos arredores, como Prainha, Lagoinha e do Trapiche, perfeitas para quem gosta de lugares com natureza preservada!

Praia Brava, Itajaí 

Em Itajaí, uma das cidades mais procuradas para turismo no litoral de Santa Catarina, fica a badalada Praia Brava, perfeita para quem gosta de boa infraestrutura no estilo “pé na areia”.

A praia fica no meio do caminho entre Balneário Camboriú e Itajaí, podendo ser facilmente incluída em roteiros que passam pelo Beto Carrero World, na vizinha Penha.

Os visitantes podem se divertir em atividades como jet ski, paraglider, mergulho com snorkel e surfe, além de ter fácil acesso a bares, restaurantes e casas noturnas badaladas.

Mesmo com tamanha infraestrutura, a praia é preservada e dispõe de trechos com vegetação nativa.

Praia do Rosa, Imbituba 

Praia do Rosa, Imbituba
Fonte: Rafael Simões De Castro / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Quer combinar boa infraestrutura com belos cenários naturais? Você precisa conhecer a Praia do Rosa, em Imbituba, considerada uma das melhores praias de Santa Catarina!

A vegetação é protegida ao longo dos 2 km de orla e você não vai encontrar “muvuca” durante seu dia de praia: o cenário é formado por uma pequena vila pitoresca e montanhas cobertas por mata nativa.

A oferta de serviços gastronômicos é bastante satisfatória, e você não terá dificuldade em pedir um petisco e uma bebida enquanto se diverte na praia.

O mar azul tem, ainda, ondas perfeitas para a prática de esportes aquáticos, como windsurf, kitesurf, surfe e vela.

Ilha de Porto Belo, Porto Belo 

Se gosta de praias de beleza natural exuberante, a Ilha de Porto Belo não pode ficar de fora do seu roteiro pelas praias catarinenses!

A ilha tem capacidade máxima de 1.900 visitantes por dia para proteger o meio ambiente, então chegue cedo para garantir seu espaço.

Ali, você poderá desfrutar de excelente infraestrutura, com banheiros, restaurantes e até um pequeno museu.

Isso sem falar nas várias trilhas espalhadas pela mata que levam a trechos de litoral praticamente desertos!

Quais as praias mais lindas de SC?

Quais as praias mais lindas de SC?
Fonte: Pxhere / CC0

O litoral de Santa Catarina não economiza em belas praias para conquistar seus visitantes, e o melhor de tudo é que existem opções para todos os gostos.

A Ilha do Campeche, a Praia Mole e a Lagoinha do Leste são as melhores alternativas para quem procura boas praias em Florianópolis que combinam belezas naturais à boa infraestrutura.

Se você prefere praias mais selvagens, com natureza preservada, existem bons destinos tanto ao norte quanto ao sul de Floripa.

Palhoça abriga belas praias emolduradas pela vegetação abundante do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, no litoral sul, enquanto Bombinhas e São Francisco do Sul são opções incríveis no litoral norte.

Qual é a praia mais barata de Santa Catarina?

Você sabia que o litoral de Santa Catarina está entre os destinos de praia mais baratos do Brasil? 

Especialmente em comparação a destinos badalados do Nordeste, é possível conhecer belíssimas praias catarinenses sem provocar um rombo nas suas finanças.

No meio do caminho entre Garopaba e Laguna, no litoral sul do estado, as praias de Imbituba estão entre as mais populares entre viajantes econômicos.

Você também pode gostar dos preços praticados em Palhoças e Porto Belo, sem contar a capital, Florianópolis, que oferece alternativas de alimentação, passeios e hospedagem em diferentes faixas de preço.

Encontre hotéis e pousadas no litoral de Santa Catarina!

Você pode encontrar os melhores hotéis baratos no litoral de Santa Catarina em um só lugar: o El Quarto, que reúne milhares de acomodações a preços exclusivos!

Nossa plataforma permite que você faça todo o seu planejamento de hospedagem de maneira rápida, fácil e segura, desde a pesquisa de preços até a reserva e o pagamento das diárias.

Faça uma simulação gratuita para garantir seu hotel em Santa Catarina pela melhor oferta do mercado!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.