Manila: dicas e informações para conhecer a cidade!

15 abr 2023 • 7 minutos de leitura por rafael.alef

Já ouviu falar em Manila? Se você ainda não conhece a capital das Filipinas, saiba que Manila é uma cidade grande, importante e cheia de contrastes: riqueza e pobreza, antigo e moderno!

Considerada uma “cidade global” e um destino turístico altamente recomendável para quem pretende conhecer o arquipélago, foi colonizada pelos espanhóis no século XVI. 

A ilha também foi invadida por estadunidenses e japoneses e há registros de ocupação humana no local desde pelo menos 3.000 a.c. Por isso, Manila é repleta de pontos históricos riquíssimos.

Vamos contar a história de Manila, a capital das ilhas Filipinas, e dar várias dicas de como se divertir, onde se hospedar e o que fazer por lá. Acompanhe e boa leitura!

Manila: dicas de viagem e melhores passeios!

Manila: dicas de viagem e melhores passeios!
Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Para se ter uma ideia de como a capital filipina é grande, seus limites alcançam outras 16 cidades vizinhas e a região possui cerca de 13 milhões de habitantes, contando com a parte metropolitana chamada de Metro Manila.

Os nativos são gentis e acolhedores e é fácil fazer amizade por lá: principalmente para quem fala inglês ou espanhol, que são dois dos idiomas oficiais do país, além do filipino também chamado tagalog!

Todo turista se encanta com as muralhas de Intramuros, da época da colonização espanhola, o bairro histórico de Chinatown, shoppings enormes e muitas outras atrações legais.

Onde fica Manila?

Localizada na Ilha de Luzon, fica junto ao Rio Pasig na costa leste da Baía de Manila. As Filipinas são um arquipélago do Oceano Pacífico e estão próximas a países como a China, seu principal parceiro comercial, Indonésia e Vietnã.

Manila é a segunda maior cidade em número de habitantes, perdendo apenas para uma outra da Metro Manila, chamada Quezon que fica mais ao norte da capital. 

Manila, Filipinas: mapa

Na grande cidade de Manila, é mais seguro se locomover com a ajuda de um mapa: um acessório necessário a todo turista, principalmente para quem quer encontrar os principais pontos turísticos com facilidade.

Planeje as rotas entre os lugares que pretende visitar com o mapa de Manila. 

Como ir para Manila?

Geralmente, o desembarque na ilha de Luzon é em Manila e não há voos diretos do Brasil. Para chegar a Manila, vai precisar fazer ao menos uma conexão.

Quando ir a Manila?

Quando ir a Manila?
Pxhere / CC0

De modo geral, tanto para Manila quanto para o resto do país, a melhor época para visitação é durante a estação seca, que corresponde aos meses que vão de novembro a maio.

O lugar onde fica Manila é bem quente! De novembro a fevereiro a temperatura é mais amena e o clima fresco, bem mais confortável para curtir a cidade com o termômetro na marca dos 30ºC.

De junho a outubro chove bastante, portanto, evite essa época do ano. É importante lembrar que as chuvas em Manila são passageiras em junho e julho, mas de agosto a outubro a região pode passar por verdadeiras tempestades tropicais.

Onde se hospedar na capital das Filipinas?

Makati City é um dos pontos altos da cidade, com excelentes hotéis, restaurantes e uma vida noturna agitada. 

Bonifacio Global City (BGC) é indicado para os turistas mais descolados: é uma área organizada, limpa e destino de muitos estrangeiros.

Já pensou em unir a hospedagem à praticidade de ficar dentro de um Shopping? 

O Venice Grand Canal Mall é um Shopping de proporções gigantescas que abriga, inclusive, um excelente hotel e fica no bairro de McKinley Hill.

Precisa de visto para entrar na Filipinas?

Brasileiros não precisam apresentar visto para viajar até as Filipinas e a estadia máxima para turistas é de até 59 dias.

No entanto, deve ter as passagens de ida e volta, um RG ou passaporte com validade de no mínimo seis meses a partir do dia que saiu do país e uma página de visto em branco.

Encontre hotéis em Manila e diversos outros destinos das Filipinas!

Encontre hotéis em Manila e diversos outros destinos das Filipina!
Reddoorz Near Bambang Station

Encontrar a hospedagem que é a sua cara nunca foi tão fácil. O El Quarto faz uma busca instantânea em milhares de sites de hotéis pelo mundo, facilitando a vida do viajante.

Você só precisa acessar o site e inserir os dados da sua viagem: datas de ida e volta, cidade destino, a quantidade de hóspedes e o tipo de acomodação que vai precisar.

Depois disso, o El Quarto faz tudo por você!

Além de listar todos os hotéis disponíveis na localidade escolhida, o site ainda indica os melhores preços, estabelecimentos com cancelamento grátis de reserva e as opções com café da manhã incluso.

Parcele tudo no cartão de crédito sem precisar sair de casa, prático e rápido!

O que fazer em Manila?

Há muito o que fazer em Manila, a começar por sua história que se inicia muito antes da chegada dos colonizadores europeus.

Também vale a pena conhecer as cidades com praias nas Filipinas, afinal, o lugar é um arquipélago e suas praias são deslumbrantes. A Praia de Alona, no distrito de Bohol, e a Ilha Pamalican são verdadeiras jóias da natureza!

Não perca a chance de ver de perto o sítio arqueológico de Angono Petroglyphs. O lugar guarda gravuras talhadas na pedra, provavelmente, feitas por volta de 3.000 a.C.

Confira outras dicas valiosas a seguir!

Intramuros

Intramuros é um forte do século XVI, edificado pelos espanhóis. Todo murado, fica dentro da cidade de Manila e guarda relíquias do passado em seu interior.

O distrito foi parcialmente destruído por japoneses e posteriormente por americanos durante a Segunda Guerra Mundial: o Japão tomou o local e o transformou em quartel general!

Andar pelas ruas calçadas de pedras ao seu redor é um passeio incrível. Não deixe de conferir o pátio interno chamado Jardins Blancos, que resistiu aos bombardeios americanos, e a esplêndida Porta de la Vila.

Makati

Embora vizinhos, Makati não tem tantas áreas verdes quanto Fort Bonifacio (BGC), por exemplo. Distrito financeiro da cidade de Manila, é uma região segura e organizada.

A locomoção é bem fácil em Makati, tanto por ser uma região central quanto por contar com várias estações de metrô.

Chinatown

Chinatown
Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

Dá para chegar à Chinatown de Manila de metrô pela Estação LRT Baclaran, mas a forma mais prática é pegar um táxi.

Fundada em 1584, é a Chinatown mais antiga do mundo e revela muito sobre as raízes do país que sempre esteve ligado à nação vizinha, China. 

Ao visitar o distrito, conheça a rua Ongpin, com diversas lojinhas de ervas medicinais tradicionais na medicina chinesa.

O Mercado Arranque é o local ideal para quem aprecia comida exótica, com vários tipos de animais, o que pode ser um pouco impactante para os ocidentais, mas também uma experiência enriquecedora.

Bonifacio Global City

O BGC, ou Fort Bonifacio, como também é chamado, concentra muitos hotéis de alto padrão. As ruas do distrito são amplas, arborizadas, bem iluminadas, seguras e limpas. O que demonstra certo contraste com outras áreas centrais da cidade de Manila.

Considerado a melhor região para hospedagem, tem tudo que o turista precisa: muito comércio, shoppings e uma vida noturna agitada.

Quando estiver no local, conheça a Bonifacio High Street, uma rua de lazer super descolada, com várias lojas, bares e restaurantes.

Museu Nacional das Filipinas

Se a sua “praia” é conhecer as curiosidades históricas dos locais que visita, vai se encantar pelo Museu Nacional das Filipinas. Fica perto do Rizal Park, uma área verde que guarda o marco zero da cidade de Manila.

Na verdade, o lugar é um enorme complexo e abriga o moderno planetário, Museu Nacional de Antropologia, Museu Nacional de Belas Artes e Museu Nacional de História Natural.

Foi criado em 1901 e ocupa um enorme prédio inspirado no antigo estilo grego, com suntuosas colunas e também elementos decorativos da renascença.

O acervo conta com importantes peças arqueológicas, zoológicas, das artes plásticas e botânica e o melhor: a entrada é livre!

High Street

A High Street fica no distrito de Bonifacio Global City e é o ponto alto para quem procura diversão na cidade de Manila em Filipinas.

O local é frequentado por turistas e moradores, é bem policiado e limpo. Tem 1 km de extensão, obras de arte interativas, um pequeno parque central, diversas lojas de eletrônicos, grifes famosas e restaurantes.

A High Street fica a aproximadamente 10 km do centro de Manila e trata-se de uma “rua conceito“. 

Funciona também à noite e o ambiente fica ainda mais bonito iluminado. Vale a pena provar as receitas locais de coquetéis em um dos muitos pubs. 

Ayala Triangle Garden

Ayala Triangle Garden
Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

O Jardim Triangular de Ayala é um parque urbano localizado em Makati, Manila. Ocupa cerca de 2 hectares e é uma das poucas áreas arborizadas do distrito, por isso, recebe inúmeros eventos socioculturais.

Na época de natal, o parque ganha uma extravagante decoração luminosa e acontece a exibição de um espetáculo de luz e som.

Ao visitar o Ayala Triangle Garden, não deixe de conferir também um famoso restaurante, o Blackbird, localizado na Nielson Tower.

Qual o significado de Manila?

Especula-se que “Manila” etimologicamente significa “onde há nilá” em tagalog, uma tradicional língua nativa. Nilá é o nome de uma planta que cresce na região.

Em contraponto a essa teoria, há quem defenda que “Manila” signifique “lugar onde algo prevalece”.

Como é viver em Manila?

Já se perguntou como é a vida nas Filipinas? A capital é uma cidade de múltiplas facetas, você verá muito luxo, mas também muita pobreza. 

É uma cidade movimentada e densamente povoada.

Mesmo que algumas regiões sejam limpas, organizadas e seguras, em outros lugares o trânsito e as ruas são um verdadeiro caos e há altos índices de violência e criminalidade.

Por isso, a cidade pode ter a perspectiva que o visitante quiser. Depende de como se observa. 

Por exemplo, a vida em Manila pode ser bem prática porque é uma cidade moderna, conta com trens urbanos, aeroporto, boa oferta de vagas de empregos…

No entanto, se você depender dos táxis ou dos jeepneys (o transporte coletivo oficial de Manila), é provável que gaste bastante tempo no trânsito. 

Um detalhe positivo de Manila é que o custo de vida pode ser menor na cidade do que nas grandes capitais brasileiras.

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

As melhores hospedagens de Manila estão aqui no El Quarto!

Gostou da ideia de conhecer o lugar onde fica Manila? Com tantas curiosidades interessantes e pontos turísticos legais, você irá se encantar com essa importante cidade do sudeste asiático.

Conte sempre com o El Quarto para achar as promoções mais incríveis de hospedagens. Temos as melhores condições para sua viagem e preços exclusivos.

Agora que já sabe o que te aguarda em Manila, que tal começar a trabalhar no próximo roteiro de viagem? Não falta o que fazer por lá!

Aproveite seu momento de descanso para conhecer Manila e o arquipélago das Filipinas!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.