Maringá, PR: veja onde fica, onde se hospedar e o que fazer na cidade

21 jun 2022 • 9 minutos de leitura por Paulo

Está planejando uma viagem a Maringá, PR? Nesse artigo você encontra todas as dicas necessárias na hora de montar o seu roteiro.

Considerada uma das melhores cidades para viver na América do Sul, com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil, a cidade de Maringá oferece ao viajante diversas possibilidades de entretenimento.

Você vai encontrar paradas gastronômicas, históricas e muito mais!

Para te ajudar a planejar, vamos te contar como chegar, quando ir, onde ficar, o que fazer e outras informações que podem ser úteis na sua viagem para a cidade! Vamos lá!

Maringá, PR: pontos turísticos imperdíveis na cidade!

Embora tenha mais de 400 mil habitantes e seja um dos maiores pólos urbanos do Sul do Brasil, Maringá, PR, é um destino que surpreende seus visitantes.

Cada rua foi planejada nos mínimos detalhes e parece não haver nenhuma folha sequer fora do lugar! Tudo para assegurar a ocupação saudável da região.

Carinhosamente conhecida como Cidade Verde, essa metrópole paranaense tem um habitante para cada 26,65 m² de área arborizada: índice que coloca Maringá entre as cidades mais verdes do mundo!

Na prática, isso significa que é difícil caminhar pela cidade sem esbarrar em um parque, uma praça ou um espaço de convivência agradável e com muitas atrações.

Além disso, Maringá recebeu grandes levas de imigrantes de diversas partes do mundo, especialmente da Europa e da Ásia, garantindo grande multiculturalidade pela cidade.

Onde mais no Brasil, por exemplo, você poderia visitar templos budistas, mesquitas e catedrais que representam os mais diversos credos?

Você também pode conhecer um pouco mais da rica gastronomia sulista no colorido Mercadão de Maringá, curtir o ambiente verdejante do Horto Florestal e assistir a espetáculos de teatro, música e dança no Teatro Calil Haddad.

Em outras palavras, estamos falando de uma cidade com atrações para todos os gostos e, melhor ainda, muita coisa para fazer de graça!

Em qual região do Paraná fica Maringá?

Em qual região do Paraná fica Maringá?
Fonte: Pexels

A esta altura, você pode estar se perguntando em qual região do Paraná fica Maringá. A cidade está no norte do estado, a apenas 100 km da divisa com São Paulo.

Vizinho de cidades como Londrina (a 99 km) e Apucarana (a 60 km de distância), o município está a 425 km da capital paranaense, Curitiba.

Você pode até aproveitar para estender seu roteiro até Cascavel (267 km) e a incomparável Foz do Iguaçu, que fica a apenas 405 km de distância!

Maringá, PR: mapa

A localização da cidade é estratégica para quem deseja conhecer a região Sul do país, com fácil acesso a vários lugares incríveis e boas estradas em seus arredores.

Além disso, o destino fica em um ponto bastante curioso do globo: o Trópico de Capricórnio passa justamente sobre a cidade!

Confira onde fica a cidade de Maringá no mapa do Paraná!

Como ir para Maringá?

A principal porta de entrada em Maringá, PR, Aeroporto Regional Silvio Name Júnior, recebe voos da Gol e da Azul. 

Desse modo, a maneira mais prática de chegar ao destino paranaense é de avião, a partir de diversas cidades, como Guarulhos (SP), Campinas (SP) e Curitiba (PR).

O aeroporto fica a 12km do centro da cidade: você pode fazer o trajeto de ônibus (linha 254SA), táxi, Uber ou carro alugado.

Você pode adquirir suas passagens aéreas para Maringá ou qualquer outro destino no buscador do Vai de Promo: basta digitar as cidades de origem e destino, selecionar as datas da viagem e escolher a melhor oferta.

Aproveite para incluir o seu e-mail no alerta de preços para não perder ofertas exclusivas para o destino que você deseja visitar!

De ônibus, as viações Garcia e Brasil Sul operam viagens de Curitiba a Maringá, com passagens a partir de R$ 149,00. 

Se você está viajando de carro, o acesso é feito pela rodovia BR-376 em 5h40. Está saindo de São Paulo? A viagem é feita pela BR-374 em cerca de 8 horas.

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Tipo de clima de Maringá, PR

Tipo de clima de Maringá, PR
Fonte: Pxhere

Em comparação a outras cidades do Sul do Brasil, Maringá, PR, é relativamente quente

No verão, os termômetros podem ficar acima de 31ºC, e no inverno é improvável que faça frio abaixo de 14ºC.

O regime de chuva é bem distribuído ao longo do ano e os meses de outubro a março podem ser particularmente chuvosos. 

Se você quer reduzir suas chances de pegar chuva no meio de um passeio, agende sua viagem entre os meses de junho e setembro.

Onde ficar em Maringá?

O planejamento urbano da cidade é bem-feito e facilita a escolha de onde ficar em Maringá, PR: melhores bairros para estadia estão espalhados por diferentes cantos da cidade e podem atender a viajantes com as mais distintas necessidades.

Se você está viajando sem carro, por exemplo, a melhor opção é ficar no centro ou nos arredores, especialmente na Zona 1 ou Zona 7

Ali, você terá fácil acesso ao transporte público e estará a uma caminhada de distância de vários pontos turísticos, como Catedral de Maringá e o Parque do Ingá.

Quem não abre mão de se hospedar em uma região mais tranquila pode gostar da Zona 3, também conhecida como Vila Operária, um bairro majoritariamente residencial. 

Nessa região ficam o Centro Esportivo Doutor Luiz Moreira de Carvalho, o Complexo Esportivo Brinco da Vila e os shoppings Maringá Park e Avenida Center, além de alguns bons hotéis.

A Zona 5, por sua vez, também chamada de Maringá Velho, é a região mais charmosa da cidade, onde ficam várias construções históricas e muitas atrações turísticas, como a Capela Santa Cruz, o Teatro Calil Haddad e o Bosque das Grevíleas.

Hotéis e pousadas em Maringá, PR, em promoção!

Hotéis e pousadas em Maringá, PR, em promoção!
Fonte: Maringá Airport Hotel

Quer encontrar um hotel em Maringá, PR, barato? Então visite a página do El Quarto para acessar as melhores acomodações a preços imbatíveis na cidade paranaense!

Você só precisa digitar o destino que vai visitar e as datas da viagem para encontrar ofertas imperdíveis, incluindo opções de hospedagem com cancelamento gratuito para garantir ainda mais comodidade ao seu planejamento.

O viajante consegue até pagar as diárias pelo site, evitando gastos inesperados na hora do check-out!

Faça uma simulação gratuita para descobrir que conhecer a cidade com melhor IDH do Brasil pode caber no seu bolso!

O que fazer em Maringá, PR

Com cara de cidade pequena e infraestrutura de grande metrópole, a Cidade Verde tem tudo para conquistar até mesmo os viajantes mais exigentes.

Arborizada e bem-planejada, a cidade abriga diversos parques, vários templos religiosos e muitas outras atrações que podem tornar o seu roteiro ainda melhor!

Confira o que fazer em Maringá, Paraná!

Parque do Ingá 

Parque do Ingá
Fonte: Suely Sanches / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Mais conhecido parque da cidade, o Parque do Ingá foi construído nos anos 1970 bem no centro da cidade, com uma finalidade bastante nobre: proteger o Córrego das Lavadeiras e um importante trecho de mata nativa.

O parque tem mais de 474 km² de área, por onde o visitante encontra lago com pedalinhos, quadras poliesportivas, pistas de caminhada, ciclovia, lanchonete e academias públicas a céu aberto.

Durante o passeio, não deixe de visitar a gruta do parque, que abriga uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, e o Museu Biológico, que conta tudo sobre plantas, animais e minerais encontrados na região.

Templo Budista Jodoshu Nippakuji 

Você sabia que Maringá, PR, recebeu dezenas de milhares de imigrantes asiáticos, especialmente japoneses, ao longo de sua história?

Esses imigrantes fizeram com que a cidade se tornasse um dos maiores redutos budistas do país, onde fica o suntuoso Templo Budista Jodoshu Nippakuji.

A construção foi feita em madeira de peroba com uma técnica especial de encaixe, sem a utilização de nenhum prego ou parafuso sequer.

O templo fica dividido em dois andares e ocupa uma área total de 688 metros. Não deixe de visitar seu interior para conhecer um gigantesco sino com quase 1 tonelada trazido do Japão e uma imagem de Buda.

Horto Florestal 

Quem gosta de passear ao ar livre não pode deixar de visitar o Horto Florestal Dr. Luiz Teixeira Mendes, em Maringá. 

A reserva foi fundada na década de 1950 para abrigar o Instituto Científico de Estudos de Botânica Regional e não demorou até se tornar um dos parques mais bonitos da cidade.

Boa parte das plantas levadas a outros parques saíram do Horto Florestal. Ali, você também encontrará uma mata nativa bem preservada e a nascente do Córrego Borba Gato.

Atualmente, o parque está sob responsabilidade da Companhia Norte do Paraná e fechado à visitação pública, mas entidades do turismo e grupos sociais buscam pressionar o governo pela reabertura do Horto Florestal.

Parque do Japão 

Parque do Japão
Fonte: Adriélli / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

Mais um dos espaços especialmente criados para homenagear a comunidade nipo-brasileira de Maringá, o Parque do Japão foi inaugurado em 2014 para celebrar a imigração de japoneses ao Brasil.

O parque ocupa mais de 100 km² de área com muitas atrações, incluindo o maior Jardim Japonês fora do Japão, o riquíssimo Museu da Imigração e o fotogênico Bosque das Cerejeiras, uma das plantas-símbolo do país asiático.

Os visitantes podem, ainda, utilizar as instalações de um ginásio poliesportivo, assistir a um espetáculo no teatro do parque, visitar um lago com carpas e conhecer o Jardim Imperial.

Antes de ir embora, não deixe de passar na Casa de Chá para experimentar um chá tipicamente japonês e saborear alguns quitutes de origem nipônica.

Mesquita Sheik Mohamed Ben Nasser Al Ubudi 

Não foram só os imigrantes japoneses que escolheram Maringá, PR, para viver. A cidade também recebeu muitos imigrantes muçulmanos de diferentes cantos do mundo.

Para atender os cidadãos islâmicos, foi construída em 1989 a Mesquita Sheik Mohamed Ben Nasser Al Ubudi, cuja estrutura segue fielmente a tradição do Islã, incluindo minaretes e balcões para anúncio do momento das orações.

Até mesmo pessoas que não são muçulmanas podem visitar a mesquita, desde que estejam sem sapatos, em sinal de respeito. 

Durante a visita, é possível conhecer o altar, que fica virado na direção da cidade de Meca, sagrada para o Islã.

Mercadão de Maringá 

O Mercadão de Maringá, PR, foi construído em 2009 no mesmo local em que antes ficava o antigo armazém da cidade.

O espaço se tornou sinônimo de boa gastronomia, com mais de 30 barracas que vendem produtos regionais, doces, bebidas, temperos e outras delícias: um passeio despretensioso e gratuito em pleno centro da cidade!

Catedral de Maringá 

Catedral de Maringá
Fonte: Mariordo / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0

A estrutura da Catedral de Maringá chama a atenção de longe: a construção foi inspirada no satélite russo Sputnik e parece, de fato, digna de outro planeta!

A proposta era erguer um templo em formato cônico, apontado para o céu, em uma analogia ao foguete que ruma para o céu e, assim, para Deus.

A torre da igreja pode ser avistada de longe graças a seus 124 metros de altura e 50 metros de diâmetro. 

Ao somar a cruz de 10 metros no alto da torre, a Catedral de Maringá se torna o monumento religioso mais alto do continente.

O interior não é menos impressionante, completamente ornado com vitrais do artista Lorenz Heilmair, que cobre a igreja com luzes multicoloridas à medida que o sol se movimenta no céu.

Vale a pena subir os 463 degraus até o mirante da catedral, de onde é possível avistar toda Maringá!

Teatro Calil Haddad 

Antes de ir embora, não deixe de visitar o Teatro Calil Haddad, um dos mais importantes complexos culturais do Paraná e maior teatro do norte do estado.

Com capacidade para 800 espectadores, o teatro é também o endereço do Museu de História e Artes Hélenton Borba Côrtes e da sede da Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá.

Fique de olho na programação do Teatro Calil Haddad durante a sua visita. Quem sabe você não consegue assistir a um espetáculo incrível no decorrer da sua estadia?

Cote seu seguro de viagem com 20% de desconto aqui!

É bom viver em Maringá?

Viver em Maringá, PR, não é simplesmente bom: é ótimo!

A cidade tem o maior IDH de municípios do interior do Brasil, indício de excelente qualidade de vida, amplo acesso à saúde e educação de qualidade, segurança, cultura e boas oportunidades de emprego.

De acordo com a consultoria Macroplan Prospectiva Estratégia & Gestão, estamos falando da segunda melhor cidade para viver no país, atrás apenas de São José do Rio Preto (SP).

O custo de vida na cidade não é tão barato em comparação a outros municípios do interior paranaense, mas certamente fica bem abaixo do custo de vida de cidades como Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.

Hospedagens baratas em Maringá, PR, no El Quarto!

Você pode encontrar um hotel em Maringá, PR, barato a apenas um clique de distância: é só fazer sua pesquisa no El Quarto!

Nossa plataforma reúne milhares de acomodações nos principais destinos do Brasil e do mundo para garantir preços exclusivos e opções com cancelamento grátis.

O viajante consegue fazer tudo em um só lugar, tendo maior praticidade para fazer comparação de preços e realizar o pagamento das diárias: tudo com máxima segurança e comodidade!

Faça uma simulação gratuita e descubra que visitar Maringá pode caber no seu bolso.

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.