Marselha: conheça museus, praias, parques e outros destinos turísticos imperdíveis

29 jun 2022 • 9 minutos de leitura por danielcosenza

Marselha é um dos destinos imperdíveis na França e não faltam motivos para tal!

Além de ter uma história milenar e ficar na costa mediterrânea, a cidade é um verdadeiro paraíso para quem gosta de cultura, vinhos e boa gastronomia. 

Segunda maior metrópole do país, atrás apenas de Paris, a cidade garante também a seus visitantes uma infraestrutura de primeiro mundo, para que você não precise abrir mão do conforto mesmo longe de casa.

Neste artigo, vamos te contar tudo que você precisa saber para planejar a sua viagem. Conheça um pouco mais sobre uma das melhores paradas na Europa! 

Conheça os melhores pontos turísticos de Marselha!

Marselha, cidade que inspirou o belíssimo hino nacional francês (conhecido como “Marselhesa”), é um lugar que cativa a imaginação popular há milênios.

Ali, gregos, romanos, visigodos, francos e muitos outros povos se encantaram com as águas azuis do Mediterrâneo, com as colinas verdejantes e com o clima agradável de uma das regiões mais bonitas da Europa.

As praias e belezas naturais logo ganharam a companhia de construções elegantes, palácios, parques e museus que contam a extensa história local.

Essa combinação atrai a atenção de turistas do mundo inteiro: são quase 5 milhões de visitantes na cidade anualmente!

Boa parte chega a bordo de navios de cruzeiro de todos os cantos da Europa em busca de praias, história, arquitetura, gastronomia e cultura.

Quem não gostaria de conhecer a famosa Basílica de Notre Dame, caminhar pelo belíssimo Porto Velho ou visitar construções antigas, como o Castelo de If ou o Palácio Longchamp?

Confira nossas dicas para começar a preparar um roteiro de viagem ideal e conhecer um dos destinos mais apaixonantes da Europa!

Qual estado fica Marselha?

Qual estado fica Marselha?
Fonte: Pexels

A cidade de Marselha fica em uma região chamada Provença-Alpes-Costa Azul, popularmente conhecida como Riviera Francesa, no sul da França

Estamos falando de um dos lugares mais luxuosos do mundo!

A capital, Paris, fica 775 km ao norte da cidade, e outros destinos fantásticos estão ainda mais perto, como Nice (a 200 km de distância), Cannes (175 km), Saint-Tropez (143 km), Provence (140 km) e Toulon (65 km).

Mapa de Marselha, França

Pode ser bastante fácil incluir o destino em qualquer roteiro pelo país graças a sua localização privilegiada, com fácil acesso por via marítima, aérea ou rodoviária. 

Confira onde fica Marselha no mapa da França!

Como chegar em Marselha na França?

Um dos motivos que coloca a histórica Marselha entre os principais destinos turísticos da Europa é a facilidade de acesso.

Além de abrigar um dos maiores aeroportos da Europa, por onde passam 12 milhões de passageiros por ano, a cidade é também o endereço de um dos maiores portos de cruzeiros do mundo, com capacidade para 2,5 milhões de pessoas.

Embora não existam voos diretos do Brasil para a cidade, companhias aéreas como KLM, Air France e Latam operam voos com apenas uma ou duas escalas até o destino.

Você pode adquirir suas passagens aéreas para Marselha, França, mais baratas no buscador Passagens Promo: basta digitar as cidades de origem e destino, escolher as datas da viagem e selecionar uma das ofertas.

É possível turbinar ainda mais suas chances de encontrar boas promoções com o exclusivo alerta de preços do Passagens Promo!

Se você já estiver viajando pela França e quiser incluir a cidade em seu roteiro, você pode fazer o trajeto a partir de Paris de carro, em pouco mais de 7h30 pelas rodovias A6 e A7, ou de trem, com saída da estação Gare de Lyon, na capital francesa.

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Quando ir a Marselha?

Quando ir a Marselha?
Fonte: Pixabay

Graças ao Mediterrâneo, o clima na cidade é mais ameno em comparação a outras regiões do país: os termômetros têm mínima de 6ºC no inverno e máxima acima de 29ºC no verão.

Por essas e outras, você pode visitar a cidade em qualquer época do ano, a depender das atividades que você deseja curtir.

Quem quer conhecer as praias, os calanques e os festivais culturais marselheses, por exemplo, deve programar sua viagem para o verão europeu, de junho a agosto, quando não chove na cidade, os campos de lavanda estão floridos.

Em contrapartida, como o verão é também a alta temporada, o que significa que você deve se preparar para encontrar a metrópole mais cheia e os preços mais salgados.

Para evitar a “muvuca” e economizar um pouco sem abrir mão do clima agradável, pode ser uma boa ideia viajar entre maio e meados de junho ou no mês de setembro, quando ainda faz calor na região.

O que fazer em Marselha no inverno?

Se você não liga para praia, deseja economizar dinheiro e quer escapar do frio rigoroso da Europa entre novembro e fevereiro, a melhor alternativa é visitar Marselha no inverno.

Como a cidade fica no litoral, o inverno não tem temperaturas abaixo de zero nem chances de neve: você só vai precisar de um agasalho para se proteger dos ventos frios, que deixam os termômetros entre 6ºC e 15ºC.

Nessa época, uma boa sugestão é conhecer os Mercados de Natal, presentes em diferentes cantos da cidade, e aproveitar para fazer visitas a espaços cobertos, como museus, galerias de arte e lojas.

Aliás, que tal aproveitar para espantar o frio com um bom fondue ou uma taça de vinho francês?

Onde ficar em Marselha: hotéis em promoção!

Onde ficar em Marselha: hotéis em promoção!
Fonte: Hotel Best Western Plus

Quem deseja visitar a segunda maior cidade da França deve planejar sua hospedagem com cautela. Afinal, ficar na região “errada” pode significar gastos maiores com deslocamento.

A maioria dos turistas opta por ficar em Vieux Port, o “Porto Velho” da cidade, que abriga vários pontos turísticos, restaurantes, lojas e opções de hospedagem, sobretudo nas proximidades da rua La Canebière.

Prefere ficar em uma região mais tranquila, com melhor acessibilidade às atrações do centro histórico? Você pode gostar do bairro Le Panier.

Caso você queira ficar de frente ao mar e não se importe em precisar pegar um ônibus para o centro, pode escolher um dos hotéis da região de L’Estaque sem titubear!

Não importa o bairro escolhido, você encontra os melhores hotéis e pousadas em Marselha no El Quarto

Nosso buscador concentra milhares de acomodações a preços exclusivos para facilitar seu planejamento de hospedagem.

Além de comparar ofertas e reservar acomodações, você também pode pagar suas diárias pelo site e em reais, sem incidência de IOF.

Faça uma simulação agora mesmo e descubra que conhecer a segunda maior metrópole da França pode caber no seu bolso!

O que fazer em um dia em Marselha?

Apesar de ser uma grande cidade, Marselha é um destino amigável a seus visitantes, pois é relativamente fácil circular entre as atrações turísticas.

Dessa forma, com um pouco de organização, até mesmo em viagens mais curtas, como paradas de cruzeiro ou visitas de fim de semana, é possível conhecer os pontos turísticos mais famosos.

Confira o que fazer em Marselha!

Basílica de Notre Dame 

Uma das grandes estrelas marselhesas é a gigantesca Basílica de Notre Dame de la Garde, do século XIX: uma das igrejas mais famosas da Europa.

A construção combina elementos de diferentes estilos arquitetônicos, como neobizantino, bizantino e neo-romântico, e utiliza mármores multicoloridos, mosaicos elaborados e murais assinados por grandes artistas. 

A basílica tem entrada gratuita e permite a visitação da torre, com 140 metros de altura, o que garante vista em 360 graus de toda a cidade.

Porto Velho de Marselha 

Porto Velho de Marselha
Fonte: Pexels

O emaranhado de barcos, iates e navios no gigantesco porto de Marselha, França, é o suficiente para mostrar a importância do mar na história da cidade.

A região parece saída de uma pintura, com o azul do Mediterrâneo a emoldurar a paisagem.

Ali, você poderá caminhar pelo agradável calçadão, repleto de cafés, bares e restaurantes cheios de charme, e visitar as fortalezas de Saint Jean e Saint Nicolas, que ajudam a contar um pouco da riquíssima história da cidade.

Se possível, visite a região no fim do dia para contemplar o espetáculo do pôr do sol sobre o mar!

Castelo d’If de Marselha

Suposta inspiração para o livro “O Conde de Monte Cristo”, de Alexandre Dumas, o Castelo d’If é um dos pontos turísticos mais famosos de Marselha e não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem.

Construído para proteger a cidade de eventuais ataques estrangeiros pelo mar, o castelo já abrigou uma famosa prisão e hoje é um dos lugares mais visitados da Riviera Francesa.

Só é possível chegar ao Castelo d’If de barco, em uma viagem que dura cerca de 20 minutos até a pequena ilha onde a fortaleza foi erguida.

Não restam dúvidas, estamos falando de uma das melhores atrações que você pode conhecer na cidade!

Museus 

Em uma metrópole tão antiga e tão rica, nada melhor que visitar seus museus para aprender ainda mais, certo? Nesse quesito, Marselha não decepciona!

A cidade abriga dezenas de museus com acervos impressionantes sobre as mais variadas temáticas, como o Museu de História Natural e o Museu de Belas Artes, instalados no Palácio Longchamp, ou o Museu de Civilizações da Europa e Mediterrâneo.

A lista continua com o Museu de Etnografia, o Museu do Homem e o Museu Nacional das Artes e Tradições Populares, entre muitos outros que podem enriquecer ainda mais a sua viagem.

Catedral de la Major 

Catedral de la Major
Fonte: Pixabay

A Catedral de Sainte-Marie-Majeure, popularmente conhecida como Catedral de la Major, é um templo em estilo neobizantino que surpreende pelas dimensões: dá para ver a igreja de todos os pontos da cidade!

A estrutura é datada do século XIX e encanta tanto por fora, com sua fachada suntuosa, quanto por dentro, com um interior repleto de detalhes em madeira, ouro e pedras nobres.

A igreja, que foi construída sobre as ruínas de uma catedral do século XII, fica também em uma região cheia de charme, bem em frente ao Porto Velho.

Palácio Longchamp 

Datado do século XIX, o Palais Longchamp é capaz de cativar adultos e crianças com suas muitas atrações.

Ficam no palácio, por exemplo, os museus de História Natural e Belas Artes da cidade, bem como um pequeno zoológico, um parque e até um teatro infantil.

O jardim também chama a atenção dos visitantes, com direito a cascatas artificiais, esculturas, fontes dançantes e outras belezas.

Parques

Que tal aproveitar a sua visita para conhecer os excelentes parques marselheses? Esses lugares podem ser inesquecíveis em qualquer época do ano!

Um dos mais bonitos da cidade é o Borély, da segunda metade do século XIX, com 17 hectares de área verde, jardins, fontes e pistas de caminhada.

Você também poderá visitar o Jardin de la Magalone, o Parc du 26ème Centenaire, o Parc Balnéaire du Prado, o Parc Pierre Puget e muitos outros espalhados pelos quatro cantos da metrópole.

Praias em Marselha 

Praias em Marselha
Fonte: Julien Gomez / Flickr / CC BY-SA 2.0

A maioria dos turistas que visita a cidade tem apenas uma coisa na cabeça: curtir algumas das praias mais bonitas da França.

O Parque Nacional dos Calanques, por exemplo, abriga praias paradisíacas de água cristalina “espremidas” entre gigantescos paredões.

O viajante pode curtir também as praias das Ilhas de Frioul, que ficam pertinho do Castelo d’If, ou praias como Profeta, Prado, Malmousque, Plages du Prado, Catalães, Pointe Rouge, Sainte Croix e muitas outras. 

Como é viver em Marselha?

Marselha é uma excelente opção de destino para quem sempre sonhou em viver na França, busca infraestrutura de cidade grande e quer escapar dos preços salgados do custo de vida em Paris.

Uma pessoa gasta, em média, 1.600,00 mensalmente com gastos de moradia, contas básicas, lazer e transporte – cerca de 30% menos em comparação à capital francesa.

Além disso, o morador marselhês pode contar com muitas oportunidades de emprego, fácil acesso a alguns dos melhores restaurantes do mundo, cena noturna badalada, vida cultural diversa e muito mais.

Aliás, você sabia que se pesquisar na internet qual a cidade mais antiga da França, vai descobrir que é Marselha? A metrópole já acumula mais de 2.600 anos de história!

A cidade foi fundada pelos gregos, que deixaram Phocée, onde hoje é a Turquia, e fundaram a então chamada Massalia, que logo se tornaria um dos principais portos do mundo e uma das maiores metrópoles da Europa.

Até hoje é possível encontrar vestígios da presença dos gregos na cidade, como o belíssimo Jardin des Vestiges!

Há quem diga que a cidade é ainda mais antiga: existem pinturas rupestres nos arredores do calanque de Morgiou com mais de 30 mil anos de história!

O seguro viagem é obrigatório na França!

Antes de fazer as malas para a França, não se esqueça de contratar um bom seguro viagem, pois o item é obrigatório para quem deseja visitar o país e vários outros destinos da Europa.

Mais que uma obrigação do turista, o seguro viagem garante várias coberturas que podem salvar o seu bolso em caso de imprevisto ou emergência, como atendimento médico e odontológico, seguro de bagagem e até seguro por morte ou invalidez.

O viajante também pode contar com assistência em caso de atraso ou cancelamento de voo, auxílio farmacêutico, traslado médico e muitas outras comodidades.

Para encontrar seguro viagem mais barato, recomendamos uma visita ao buscador Seguros Promo, que oferece atendimento personalizado e ajuda a comparar preços e serviços das melhores seguradoras do mercado.

Cote seu seguro de viagem com 15% de desconto aqui!

Encontre hospedagens em Marselha pelo menor preço!

Visitar Marselha pode ser inesquecível, mas conhecer a cidade gastando pouco pode ser ainda melhor.

Por isso, nem pense em viajar antes de conferir as ofertas incríveis de hospedagem no El Quarto!

Você só precisa digitar a cidade que vai visitar e selecionar as datas da viagem para encontrar as melhores promoções de hotéis, pousadas, hostels e resorts no período desejado.

É possível até pagar as diárias online e em reais, com segurança e rapidez, para garantir ainda mais economia à sua viagem! Faça uma simulação gratuita agora mesmo!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.