Menorca: saiba o que fazer na ilha paradisíaca!

07 maio 2023 • 8 minutos de leitura por rafael.alef

Menorca é uma das ilhas Baleares, conhecida por suas belas praias de água cristalina, como a Praia de Binibeca e a Praia de Son Bou, além de suas enseadas, como Cala Mitjana e Cala Macarella.

Há muito o que visitar em Menorca, a ilha tem uma rica história, com vestígios pré-históricos, desde monumentos megalíticos até fortalezas e torres de vigia construídas durante a dominação britânica da ilha.

Com sua combinação única de beleza natural e rica história, Menorca é um destino de férias para todo tipo de turista que procura abundância de sol, mar e cultura. Acompanhe o texto para descobrir mais sobre esse fabuloso destino turístico!

Menorca: conheça as belezas naturais da região!

Menorca: conheça as belezas naturais da região!
Pxhere / CC0

Embora Menorca seja parte da Espanha, a ilha tem sua própria cultura e história. Já foi governada por várias potências, incluindo os romanos, mouros, britânicos e espanhóis.

Cada uma dessas influências pode ser vista na arquitetura, gastronomia e tradições da ilha. Menorca também oferece diversas trilhas para caminhadas, como a Camí de Cavalls, que contorna toda a costa de Menorca e permite aos visitantes explorar as belas paisagens.

Menorca é um tesouro natural que deve ser explorado com cuidado e respeito para que possa continuar a encantar visitantes por muitos anos.

Onde fica Menorca na Espanha?

Menorca é uma das quatro principais ilhas do arquipélago das Ilhas Baleares, situado no Mar Mediterrâneo a leste da Espanha.

Geograficamente, Menorca está localizada a aproximadamente 200 km ao sul de Barcelona e a cerca de 100 km a leste da costa espanhola.

A ilha faz fronteira com outra ilha balear, Mallorca, a noroeste, e com a pequena ilha de Colom, a leste. Menorca tem uma área de cerca de 700 km² e uma costa de mais de 200 km de extensão, com muitas enseadas, praias e portos naturais.

Menorca: mapa

Tenha sempre um mapa do destino que vai conhecer em mãos. Locomover-se em um lugar pouco familiar não é fácil, por isso, ele será um instrumento muito útil em sua viagem.

Além disso, com o mapa você encontra os pontos turísticos com facilidade e consegue traçar as rotas entre eles. A seguir, confira o lugar onde fica Menorca no mapa.

Como chegar a Menorca, Espanha?

A ilha tem seu próprio aeroporto internacional, o Aeroporto de Menorca (MAH), que recebe voos diretos de várias cidades europeias durante a alta temporada.

Há conexões diárias de voos para Menorca a partir de Barcelona e Palma de Mallorca. Se você estiver partindo de outras cidades da Espanha em direção a Menorca, também pode chegar de balsa, saindo de Barcelona, Valência ou Palma de Mallorca, por exemplo.

Outra opção é chegar a Menorca por meio de um cruzeiro, já que a ilha é um destino popular para cruzeiros no Mediterrâneo. Há também serviços de ônibus e táxi disponíveis para se deslocar pela ilha.

Qual a melhor época para ir a Menorca?

A melhor época para visitar Menorca é de abril a junho, durante a primavera, e outono, que vai de setembro a novembro.

Nessa época, o fluxo de turistas é menor e o clima é mais ameno. Durante esses meses, as temperaturas são agradáveis, variando entre 20°C e 25°C, e há menos chance de chuva.

Durante o verão europeu, de julho a agosto, Menorca recebe uma verdadeira multidão de turistas e as praias e atrações ficam lotadas. As temperaturas podem passar dos 30°C, e os preços ficam bem mais altos.

O inverno em Menorca é frio e chuvoso, mas ainda é possível aproveitar a ilha.

Onde ficar em Menorca?

Menorca é uma ilha turística que tem uma grande variedade de opções de hospedagem para atender a diferentes orçamentos e preferências.

Mahón, a capital de Menorca, tem muitas opções de hotéis, restaurantes e lojas, além de belas vistas para o porto. Já a cidade histórica de Ciutadella tem um charme pitoresco, com ruas de paralelepípedos, edifícios antigos e muitos restaurantes e bares.

A bela baía de Cala Galdana abriga uma das praias mais populares de Menorca, além de muitas alternativas em acomodações, desde hotéis de luxo até apartamentos mais econômicos.

Quem prefere um ambiente rústico vai se encantar com Binibeca e suas casas caiadas de branco e ruas estreitas, fica a dica!

Descubra onde se hospedar em Menorca no El Quarto!

Descubra onde se hospedar em Menorca no El Quarto!
Apartamentos Checkin Lentiscos

O El Quarto é um buscador de hotéis que compara os preços para diferentes tipos de hospedagem. São mais de 20 anos de experiência no mercado e milhares de hotéis cadastrados nos principais destinos turísticos do mundo.

Utilizando o El Quarto para achar sua hospedagem em Menorca ou qualquer outro lugar, você consegue parcelar tudo no cartão e ainda tem acesso aos melhores preços.

Para quem quer encontrar promoções que dão até 50% de desconto, basta cadastrar o seu e-mail para receber a newsletter do El Quarto.

Menorca: o que visitar

A seguir, vamos falar sobre os principais lugares e pontos turísticos de Menorca, Espanha. São exemplos de praias, edifícios históricos e vilarejos antigos e convidativos para uma caminhada preguiçosa, apreciando o ambiente. Confira as dicas!

Ciutadella de Menorca

Ciutadella de Menorca é uma cidade histórica localizada na costa oeste da ilha de Menorca. Fundada pelos romanos, a cidade tem uma rica história e é conhecida por suas ruas estreitas e arquitetura medieval bem preservada.

A cidade tem muitos pontos turísticos interessantes, como a Igreja del Roser e a Plaza del Mercado, onde você pode experimentar a culinária local e comprar lembranças.

Você não pode deixar de conhecer o porto de Ciutadella, que oferece passeios de barco para explorar a costa de Menorca e as praias da região.

Mahón

Mahón é a capital da ilha de Menorca, na Espanha. Localizada no extremo leste da ilha, é famosa por seu porto natural, considerado um dos maiores do mundo.

A cidade é um centro de atividades comerciais e culturais, com muitos restaurantes, lojas, museus e galerias de arte. O centro histórico de Mahón é composto de edifícios antigos e charmosas praças, como a Plaza de España e a Plaza Miranda.

A cidade também abriga a Igreja de Santa Maria, um belo templo do século XVIII. Uma das atrações mais interessantes de Mahón é o Museu de Menorca, que exibe artefatos históricos e obras de arte da ilha.

Além disso, Mahón é um ponto de partida para passeios de barco ao longo da costa de Menorca e para explorar as praias e enseadas da região.

Para os turistas aventureiros, vale muito a pena visitar o famoso Camí de Cavalls, uma trilha que circunda a ilha passando por mirantes espetaculares do litoral.

Binibeca

Binibeca
Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0 ES

Com seu charme rústico e belas praias, Binibeca é um destino para turistas que buscam um ambiente tranquilo e relaxante na ilha de Menorca, na Espanha.

Binibeca é uma pequena vila de pescadores na costa sudeste da ilha. A vila é conhecida por suas casas brancas, ruas calçadas e ambiente romântico.

Binibeca tem uma praia bem agradável, além de muitos restaurantes e bares à beira-mar. A vila também abriga uma antiga aldeia de pescadores, que foi construída com pedras locais formando um conjunto arquitetônico único no mundo.

A vila também é um ótimo ponto de partida para explorar outras áreas turísticas em Menorca, como Cala Galdana e Punta Prima.

Fornells

Fornells também é uma vila de pescadores, mas fica ao norte da ilha de Menorca. Com suas casinhas brancas tradicionais, um porto de pedras e belas praias próximas, é um destino para turistas que buscam sossego.

A caldereta de lagosta, um prato de lagosta cozido com tomate, pimentão, alho e outras especiarias, é a especialidade culinária da vila. Há vários restaurantes em Fornells que oferecem esta iguaria, além de outras receitas com frutos do mar.

A região é repleta de trilhas para caminhada em meio a natureza. Os passeios de barco também valem muito a pena, pois oferecem uma maneira única de explorar as praias isoladas ao redor da vila.

Torre d’en Galmés

Torre d’en Galmés é um sítio arqueológico localizado na ilha de Menorca, na Espanha. 

É considerado um dos mais importantes assentamentos pré-históricos da ilha e é composto por um conjunto de construções megalíticas que datam de cerca de 3.000 anos atrás.

Entre as estruturas mais proeminentes estão as torres de pedra, que eram usadas como torres de vigia para defender o assentamento de invasores.

O sítio possui habitações, círculos de pedra, tumbas e outros edifícios que refletem a complexidade da sociedade pré-histórica que habitava a região.

Torre d’en Galmés é acessível aos visitantes, que podem explorar as ruínas e aprender sobre a história e cultura dos primeiros habitantes de Menorca.

Fortaleza La Mola

A Fortaleza La Mola é uma imponente fortificação construída no século XIX. Foi projetada para proteger a ilha contra possíveis ataques inimigos, e é uma das mais bem preservadas da Europa, tendo sido considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO em 2019.

É composta por vários edifícios e estruturas, incluindo um fosso, muralhas de pedra, torres de vigia e uma capela.

Além disso, a fortaleza La Mola abriga um museu que apresenta uma coleção de artefatos militares e históricos relacionados à história da fortificação.

Há também exposições interativas que permitem aos visitantes experimentar como era a vida dos soldados que habitavam a fortaleza.

Naveta des Tudons

Naveta des Tudons
Wikimedia Commons / CC BY-SA 2.5

Naveta des Tudons é mais um exemplo da ocupação pré-histórica da ilha de Menorca. Trata-se de uma das estruturas megalíticas mais bem preservadas da Espanha e remonta à Idade do Bronze, há mais de 4.000 anos.

A naveta é uma estrutura em forma de barco invertido, feita de pedras empilhadas sem argamassa. É composta por duas câmaras, uma maior e outra menor, conectadas por um corredor estreito.

Acredita-se que tenha sido usado para fins funerários, já que foram encontrados restos humanos dentro da câmara menor.

É um testemunho impressionante da habilidade arquitetônica dos primeiros habitantes da ilha e um lembrete da importância histórica da região: os visitantes podem explorar o exterior e interior da estrutura!

Menorca: praias

Com mais de 200 praias espalhadas pela ilha, há uma grande variedade de opções para todos os gostos, desde lugares movimentados e animados até praias isoladas e tranquilas.

Cala Galdana, por exemplo, é cercada por falésias rochosas e oferece uma atmosfera bem animada, com muitos restaurantes e bares à beira-mar.

Também há a Praia de Macarella, uma das mais famosas de Menorca, que possui um cenário deslumbrante de águas turquesas e vegetação exuberante.

Para quem prefere praias mais isoladas e tranquilas, há opções como a Praia de Cavalleria. Outra com o ambiente mais tranquilo é a Praia de Binigaus, que é cercada por dunas de areia e fica praticamente vazia.

Além disso, muitas praias de Menorca são protegidas e preservadas, mantendo sua beleza natural e características únicas. Algumas delas, como a Praia de Es Grau, possuem áreas de conservação que abrigam uma grande variedade de animais e plantas.

Quanto tempo ficar em Menorca?

Para quem quer explorar as principais atrações da ilha e desfrutar das suas praias, recomenda-se uma estadia de pelo menos 5 a 7 dias.

Durante este período, é possível visitar as principais cidades e vilas, como Ciutadella e Fornells, além de fazer passeios de barco, caminhadas e explorar as praias.

Para quem tem um tempo mais limitado, dá para conhecer as principais atrações em um roteiro de 3 a 4 dias, mas vale lembrar que pode ser necessário priorizar algumas atividades e praias em detrimento de outras.

De qualquer forma, Menorca é uma ilha relativamente pequena, o que facilita a locomoção e permite que se aproveite bem o tempo durante a visita.

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

Hotéis em Menorca pelos melhores preços do mercado!

Se você ainda não conhece as praias do Mar Mediterrâneo, Menorca é um excelente ponto de partida para visitar e se apaixonar por esse paraíso.

Na hora de buscar por acomodações na Espanha, seja em Menorca, Mallorca, ou mesmo nas cidades mais procuradas como Barcelona e Madri, conte sempre com o El Quarto. Além de reunir milhares de hotéis, você ainda economiza com os cupons de desconto!

O site é de simples navegação e a busca mostra todos os tipos de hospedagem disponíveis no lugar que vai visitar. Só precisa informar os dados da viagem como datas de check-in e check-out, e os tipos de acomodação que prefere.

Depois disso, é só escolher o lugar que mais lhe agrada e começar a planejar o seu roteiro de viagem pelos museus, sítios arqueológicos, ruas e edifícios, e é claro, pelas praias de Menorca!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.