Mérida, México: a importante cidade histórica!

28 jan 2023 • 8 minutos de leitura por rafael.alef

Capital cultural do país dos maias, Mérida, México, é um destino relativamente desconhecido em comparação às vizinhas Cancún, Playa del Carmen e Tulum.

Mesmo assim, quem conhece, garante: estamos falando de um dos destinos mais encantadores do país, com fácil acesso a praias paradisíacas, atrações diurnas e noturnas, bons restaurantes e muitos pontos turísticos incríveis.

Quer mais? Você vai poder conhecer o lado colonial do México, visitar sítios arqueológicos maias e astecas, passear por museus cheios de tesouros e muito mais. Veja só!

Mérida, México: conheça o polo cultural do país!

Mérida, México: conheça o polo cultural do país!
Fonte: Pxhere / CC0

Riquíssima em história e cultura, Mérida, no México, é um destino obrigatório para quem visita a Península de Yucatán, especialmente se você deseja combinar um roteiro de praias e de história em uma única viagem.

Conhecida como Cidade Branca, Mérida está entre os melhores destinos do mundo, de acordo com os leitores da revista Condé Nast Travelers na premiação Readers Choice Awards 2019, e não demora muito até o viajante perceber por quê.

A cidade foi fundada no começo do século XVI e já foi um importante vilarejo maia: os mesmos deixaram a região muito antes da chegada dos espanhóis!

Seus museus guardam um importante pedaço da história americana e, não coincidentemente, a cidade ostenta o título de Capital Cultural do México.

Ah! E se você estava pensando que o significado de Mérida tem alguma coisa a ver com a princesa da Disney do filme Valente (2012), você se enganou: a cidade foi batizada em homenagem a uma antiga cidade espanhola.

Os europeus viram muitas semelhanças entre a cidade da Espanha e as ruínas maias encontradas nesse ponto do Yucatán, e decidiram criar uma “xará” da original em terras americanas.

Vem conferir outras curiosidades sobre a cidade!

Em que país fica Mérida?

Mérida é a capital da província de Yucatán, no extremo nordeste do México, situada às margens do Golfo do México. 

A badalada Cancún está a apenas 310 km de distância, enquanto Playa del Carmen fica a 290 km e Tulum está ainda mais perto, a 260 km.

O sítio arqueológico de Chichen Itzá está a 2h30 de viagem. Você também estará próximo à paradisíaca, a menos de 340 km de distância.

Mérida, México: mapa

Quer montar um roteiro de turismo em Mérida, México? Confira o mapa da cidade e a localização das atrações mais famosas e imperdíveis!

Como chegar em Mérida, México?

Quem sai do Brasil com destino a Mérida vai precisar pegar ao menos uma conexão até o desembarque no Aeroporto Internacional Manuel Crescencio Rejón, que opera voos de várias companhias aéreas, como Copa, Aeromexico, Latam e Delta.

Muitas viações rodoviárias oferecem viagens de ônibus a partir de Cancún e Playa del Carmen. Se você alugou um carro para viajar pelo país, é só pegar a rodovia México 180D, também conhecida como Cancún-Kantunil.

No Vai de Promo você encontra as passagens aéreas mais baratas do mercado para o México ou qualquer outro destino.

Não deixe de ativar o alerta de preços: basta cadastrar o seu e-mail para não perder nenhuma promoção para o destino que você deseja visitar!

Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!

Qual é a melhor época para ir à Mérida?

Qual é a melhor época para ir à Mérida?
Fonte: Tizzle / Wikimedia Commons / CC BY 2.0

Faz calor o ano inteiro em Mérida, México, mas isso não significa que todos os meses são recomendados para turismo.

O período chuvoso, de junho a outubro, coincide com os meses mais quentes, com máxima de 38ºC, e é famoso pelas intensas tempestades tropicais, que muitas vezes se transformam até em furacões.

Para curtir as praias da região e as atrações históricas sem se preocupar com nada, a melhor alternativa é viajar entre dezembro e meados de maio, quando as noites ficam frescas e os dias têm temperaturas de até 35ºC.

Quer economizar em passagens e hospedagem sem abrir mão do clima agradável? Viaje entre setembro e outubro ou entre o final de maio e a primeira semana de junho.

Onde ficar em Mérida, México?

Mérida, cidade histórica e pertinho de muitas praias paradisíacas, é cheia de opções de hospedagem, com acomodações em praticamente todas as faixas de preço.

A melhor região para ficar é o trecho que vai do Parque Santa Ana à Plaza Grande, no centro histórico, onde ficam os melhores restaurantes e os pontos turísticos mais famosos da cidade.

A Calle 60 é indicada para quem deseja ficar em uma região histórica, cheia de edifícios e casarões antigos, e a vizinhança do Mercado Lucas de Galvéz é uma boa alternativa para quem quer curtir a noite.

Encontre ofertas de hospedagem em Mérida, México, no El Quarto!

Encontre ofertas de hospedagem em Mérida, México, no El Quarto!
Fonte: Hotel Plaza Mirador

O que você acha de visitar Mérida, México, sem comprometer o seu orçamento? É fácil: basta fazer sua pesquisa e reserva de hospedagem no buscador El Quarto!

Nossa plataforma reúne os melhores hotéis, pousadas e resorts nos principais destinos do mundo com ofertas exclusivas, descontos incríveis e condições facilitadas de pagamento, incluindo a possibilidade de pagar as diárias em reais, sem incidência de IOF.

No El Quarto você encontra opções com cancelamento gratuito para garantir mais flexibilidade à sua viagem e pode pagar em até 12 vezes sem juros no cartão de crédito.

O que você está esperando para garantir a sua acomodação no México por um preço que cabe no seu bolso? 

O que fazer em Mérida, México

Chegou a hora de colocar um calçado confortável, preparar a roupa de banho e conhecer os pontos turísticos mais imperdíveis da cidade!

Vem descobrir o que fazer em Mérida, México! 

Centro Histórico de Mérida

É no centro histórico de Mérida, México, que estão as principais atrações culturais da cidade, como museus, edifícios com séculos de história, monumentos e muito mais.

Também conhecido como Ciudad Vieja, é ali que ficam construções icônicas, como a Plaza de La Independencia, rodeada por edifícios coloniais, o Palácio Municipal, a histórica Catedral de San Ildefonso e a Casa Montejo.

Quem gosta de arte, por sua vez, não vai se arrepender de conhecer o Museu Fernando García Ponce, que expõe obras de arte de artistas da província de Yucatán.

Plaza Grande

O endereço mais famoso da cidade é a Plaza Grande, também conhecida como Zócalo, que se parece mais com um parque do que uma praça.

Nos arredores estão a catedral da cidade, edifícios governamentais e a Casa Montejo, um dos principais museus locais.

Aproveite para se sentar em um dos bancos da Plaza Grande à sombra de árvores para recarregar as energias entre um passeio e outro pela Ciudad Vieja.

Museus 

Museus
Fonte: J. Magno / Wikimedia Commons / CC BY 2.0

Nada melhor do que conhecer uma cidade nova e mergulhar em sua história, não é mesmo? Por essas e outras, nada de ir embora de Mérida antes de visitar alguns de seus incríveis museus.

A lista é grande e inclui espaços dedicados à história, cultura e tradição da cidade, como o  Museu La Quinta Montes Molina, uma construção do século XIX que serviu de moradia para o antigo governador da província de Yucatán.

O museu tem em seu acervo o mobiliário original do período, além de relógios antigos, peças em estilo art déco, louças, porcelanas, pisos originais de mármore e belíssimos lustres de cristal.

Para conhecer mais sobre a principal civilização pré-hispânica na região do Yucatán, não deixe de conhecer o Gran Museo del Mundo Maya, com mais de 1.000 artefatos maias em seu acervo.

Achou pouco? Você também pode curtir uma visita ao interessante Museu Fernando García Ponce, dedicado à exposição da arte contemporânea da Península de Yucatán.

Catedral de São Ildefonso

Uma das construções mais antigas da cidade mexicana, a Catedral de São Ildefonso (ou San Ildefonso, no idioma local) é uma das atrações mais imperdíveis de Mérida.

A igreja foi construída no começo do século XVI em estilo renascentista, inspirada em antigos templos franciscanos europeus, com o intuito de estreitar as relações entre espanhóis e americanos durante o período colonial.

Estamos falando da primeira catedral continental erguida nas Américas pelos colonizadores europeus (a Catedral de Santa Maria da Encarnação, em Santo Domingo, é mais antiga, mas fica em uma ilha).

O interior da igreja é suntuoso, com destaque para o altar em formato de crucifixo, com dimensões gigantescas.

Em outras palavras, uma atração que não pode ficar de fora do seu roteiro histórico pela cidade!

Praias em Mérida

Embora Mérida, México, não tenha praias, tenha em mente que a cidade fica a apenas 30 km do litoral. Ou seja, basta um curto trajeto para chegar a belíssimas praias do Golfo do México!

Na alta temporada, a região é invadida por turistas do mundo inteiro interessados em conhecer as atrações históricas da capital de Yucatán e, de quebra, as praias mais próximas.

A praia de Puerto Progreso é a mais famosa, a 15 minutos do centro de Mérida, onde você vai poder curtir os beach clubs e tomar banho no mar esverdeado.

Além disso, lembre-se de que as badaladas praias de Cancún, Playa del Carmen, Cozumel e Tulum estão a menos de 5 horas de viagem: que tal estender o seu roteiro para se banhar no Caribe?

Quantos dias ficar em Mérida, México?

Mérida é um destino versátil, que pode ser explorado em roteiros mais curtos ou mais longos, a depender da disponibilidade do viajante.

Em geral, três dias são o suficiente para conhecer as principais atrações, os museus mais famosos e os melhores restaurantes do centro histórico.

Se você quer aproveitar para visitar a Playa de Puerto Progreso, é melhor adicionar um ou dois dias à duração da sua viagem.

O que fazer em Mérida à noite?

O que fazer em Mérida a noite?
Fonte: Bruno Rijsman / Flickr / CC BY-SA 2.0

Depois de conhecer os lugares turísticos de Mérida, México, durante o dia, nada melhor do que curtir a noite local!

É isso mesmo que você leu: além de muitas atrações diurnas, a cidade tem uma noite badalada, com alternativas para todos os gostos. 

A Plaza Grande, por exemplo, é movimentada a qualquer hora, mas ganha um agito especial após o pôr do sol, quando se torna palco de apresentações culturais e outros formatos de entretenimento.

Você também pode montar um roteiro noturno pelo centro histórico: Mérida é considerada a cidade mais segura do México, o que significa que você pode conhecer as construções antigas sob a iluminação noturna sem se preocupar com a criminalidade.

E que tal fazer um passeio noturno no parque? Toda quinta-feira, o Parque Santa Lúcia, na Ciudad Vieja, realiza serenatas, apresentações musicais e espetáculos de dança ao ar livre, sempre a partir das 21h.

Como é viver em Mérida, México?

Quem gosta do conforto da cidade grande com a tranquilidade de cidade do interior vai acabar se apaixonando por Mérida, México. 

A cidade tem um importante polo acadêmico que atrai milhares de estudantes, incluindo estrangeiros, o que garante uma atmosfera bem jovial e multicultural por todos os lados.

O clima dessa cidade caribenha vizinha de Cancún, Playa del Carmen e Tulum, também é bastante agradável e não deve exigir uma adaptação árdua por parte dos visitantes brasileiros.

O “lado negativo” é o elevado custo de vida, em torno de 25 mil pesos mensais por pessoa (quase  R$ 7.000), o mesmo que em cidades como Austin e Nova Orleans, nos Estados Unidos.

Não se esqueça de contratar um bom seguro de viagem!

Mesmo que o seguro viagem não seja obrigatório para viagens ao México, não é sensato viajar sem essa importante proteção.

O seguro viagem garante amparo financeiro e prático em diversas situações que podem ocorrer com qualquer viajante, como problemas de saúde, extravio de malas, cancelamento de voos e outros imprevistos.

No Seguros Promo você encontra seguro viagem pelo melhor custo-benefício e com as coberturas mais completas do mercado!

Use o cupom BLOG20 e garanta 20% de desconto na cotação de um seguro viagem!

Hotéis em Mérida, México, pelo melhor preço no El Quarto!

Depois de descobrir tudo o que espera por você em Mérida, México, você já deve estar pronto para fazer as malas para esse formidável destino norte-americano.

Antes de embarcar, porém, não se esqueça de fazer a sua reserva de hospedagem no El Quarto, o melhor buscador do Brasil, com milhares de acomodações a preços imperdíveis.

Você pode pagar suas diárias em reais e em até 12 vezes!

Não se esqueça de assinar a newsletter para receber descontos de até 50% e garantir uma viagem incrível dentro do seu orçamento!

Modal LGPD Usamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, você confirma estar de acordo com o uso de cookies.
Para mais informações consulte nossa política de privacidade.