Monte Verde, MG, entrou no mapa do turismo do Brasil graças ao frio que impera nesse charmoso distrito da Serra da Mantiqueira quase o ano inteiro, mas não se limitou às atrações de inverno.
Um dos destinos mais imperdíveis do país, o vilarejo é um refúgio de paz, tranquilidade e natureza bem na divisa de Minas Gerais com São Paulo, onde os visitantes podem desfrutar de experiências inusitadas e excelente gastronomia.
As pousadas locais são atrativos por si só, apostando em estrutura moderna, conforto e romantismo para conquistar seus visitantes. Mas não é só isso!
Os turistas também podem conhecer restaurantes incríveis, percorrer trilhas, visitar mirantes e viver outras experiências inesquecíveis durante a sua estada.
Vem descobrir o que espera por você na apaixonante Monte Verde!
Conheça a encantadora cidade de Monte Verde!
O apelido “Suíça brasileira” vem sendo disputado ao longo das décadas por destinos que combinam belas paisagens, arquitetura europeia, frio e sofisticação, como Campos do Jordão (SP) e Gramado (RS).
No entanto, a pequenina Monte Verde, MG, tem desafiado essa lógica e despontado no cenário nacional como um destino que, de fato, reúne tudo o que precisa para ostentar o título de Suíça tropical.
Ali, no alto de 1.600 metros acima do nível do mar, faz frio quase o ano inteiro e a infraestrutura turística é impecável: um atrativo e tanto para um destino próximo a grandes centros urbanos, como São Paulo e Belo Horizonte.
O cenário gelado fica completo com restaurantes cheios de charme e boa comida, com destaque para os fondues e rótulos dos melhores vinhos do Brasil.
Tudo em Monte Verde gira em torno da avenida que dá nome ao distrito: ao longo de 1 km, você encontrará opções gastronômicas e de hospedagem para todos os gostos.
É nos arredores do centrinho, porém, que ficam as maiores belezas da região, como o Mirante do Aeroporto, a trilha do Pinheiro Velho e o Parque Ecológico Verner Grinberg.
Vem conhecer um pouco mais sobre um dos melhores destinos de inverno do Brasil!
Onde fica a cidade Monte Verde?
A região onde fica Monte Verde em Minas Gerais, está mais próxima de São Paulo (SP) do que de Belo Horizonte (MG), o que justifica a presença massiva de paulistanos por lá, especialmente nos meses mais frios.
Enquanto a capital mineira fica a quase 490 km de BH, São Paulo está a apenas 160 km de distância, ou pouco mais de 2h30 de viagem.
Entretanto, Monte Verde é inegavelmente mineira, mais especificamente um distrito da cidade de Camanducaia, no Sul de Minas, no alto da Serra da Mantiqueira.
Mapa de Monte Verde, MG
O vilarejo foi fundado apenas na década de 1970 e é, até hoje, um dos menores do Sudeste, com pouco mais de 4.000 habitantes.
Confira onde fica Monte Verde, MG, no mapa!
Como ir a Monte Verde
Para descobrir como chegar a Monte Verde, MG, é necessário determinar qual o ponto de partida da sua viagem.
Os roteiros mais comuns são feitos a partir de São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG), onde ficam os maiores aeroportos próximos.
O Aeroporto Internacional de Guarulhos é a principal opção para quem está viajando de outros estados: o trajeto tem apenas 160 km de extensão e pode ser feito em 2h30 de carro.
O acesso é feito pela Via Dutra e, em seguida, pela BR-381 até Camanducaia. Em seguida, o viajante deve pegar a Estrada do Paraíso e seguir por 30 km até chegar a Monte Verde.
Quem sai do Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte, também viaja pela BR-381, só que no sentido São Paulo.
São 440 km até Camanducaia, mais os 30 km da Estrada do Paraíso até o vilarejo, em cerca de 6 horas de viagem.
Você pode encontrar passagens aéreas mais baratas para os aeroportos de São Paulo ou Minas Gerais no Vai de Promo: o buscador faz o trabalho de pesquisa por você e te mostra apenas os melhores preços.
Faça pesquisas gratuitas para encontrar o melhor momento para viajar e não deixe de ativar o alerta de preços para não perder nenhuma promoção para o destino que você deseja conhecer.
Compre passagens aéreas a preços promocionais neste link!
Onde ficar em Monte Verde, MG?
Para escolher a melhor hospedagem em Monte Verde, MG, para você, é necessário determinar o que você procura: comodidade ou contato com a natureza.
Quem não abre mão de conforto deve optar por uma das pousadas do centrinho, especialmente na Avenida Monte Verde e arredores.
Assim, você pode abrir mão do carro para circular pelo distrito e tem fácil acesso a comércio, restaurantes e agências turísticas.
Caso você esteja interessado em relaxar em meio à natureza, pode ser mais interessante se hospedar na Zona Rural, onde estão instaladas várias pousadas que oferecem como diferencial a vista da serra.
Em contrapartida, se você optar por se hospedar em um desses estabelecimentos, será necessário contar com um carro para se deslocar até o centro de forma eficiente.
Encontre hotéis e pousadas em Monte Verde em promoção!
Procurando pousada em Monte Verde, MG? Visite o El Quarto para encontrar as opções mais charmosas e confortáveis por um preço que cabe no seu bolso!
Você só precisa digitar o destino da sua viagem e selecionar as datas da estadia para acessar as melhores ofertas de hospedagem.
Dá para fazer tudo em um só lugar: comparar preços, reservar acomodações e até pagar as diárias!
Como visitar Monte Verde
Se você está pensando em viajar para Monte Verde, MG, e procura informações práticas para organizar a sua viagem, chegou a hora de pegar o papel e a caneta para conferir nossas dicas. Veja só!
Quanto custa a viagem a Monte Verde
A cidade de Monte Verde, MG, é um destino versátil, que pode se adequar à realidade financeira de cada viajante. Isto é, o quanto você vai gastar depende diretamente do estilo de viagem que procura.
Quem quer economizar pode restringir seu roteiro a lugares gratuitos, como trilhas e mirantes, enquanto os viajantes que preferem uma experiência mais completa podem passar seus dias em atrações de ecoturismo pagas.
Você também pode escolher entre pousadas mais modestas e econômicas no centro ou grandes complexos de diversão nos arredores do distrito.
A média de diárias no distrito é de R$ 200,00, mas tenha em mente que existem opções mais econômicas ou com preços mais salgados, a depender da estrutura do estabelecimento.
Em relação à alimentação, um viajante deve investir, em média, R$ 100,00 por dia para almoçar e jantar em restaurantes mais requintados, ou pode economizar lanchando em lugares mais simples.
No fim das contas, uma viagem bem planejada pode custar exatamente aquilo que você pode gastar, desde que você faça escolhas adequadas à sua realidade financeira.
Como é o clima em Monte Verde
Na maior parte do ano, esse charmoso destino mineiro é tudo aquilo que se pode esperar de um vilarejo da Serra da Mantiqueira: pacato, tranquilo, onde o tempo parece passar mais devagar.
Porém, no inverno Monte Verde, MG, se transforma em destino badalado, por onde circulam visitantes de todos os cantos do Brasil.
Isso se deve ao clima da região: é comum que as temperaturas fiquem abaixo de 0ºC nos dias mais gelados, entre junho e agosto.
No restante do ano, não espere encontrar um cenário muito diferente, pois o clima é ameno: até mesmo no verão é improvável que os termômetros fiquem acima de 25ºC.
Quer evitar a chuva a todo custo? Prefira viajar nos meses mais frios e não programe a sua viagem entre os meses de dezembro e março.
O que fazer em Monte Verde?
Esse pedacinho da Europa em Minas Gerais pode ser o destino perfeito para a sua próxima viagem, especialmente se você gosta de frio e boa gastronomia.
Em geral, um fim de semana é o suficiente para conhecer as principais atrações da região, mas, caso você prefira uma experiência para realmente desacelerar do ritmo da cidade grande, é possível passar dias por lá sem ficar entediado.
Confira o que fazer em 2 dias em Monte Verde!
Parque Ecológico Verner Grinberg
Batizado em homenagem ao imigrante letão considerado fundador de Monte Verde, MG, o Parque Ecológico Verner Grinberg é uma atração imperdível para quem gosta de natureza.
O parque faz parte da Área de Proteção Ambiental Fernão Dias e fica no fim da avenida das Montanhas: ali, você encontrará diversas trilhas e mirantes incríveis.
Um dos destaques é a Trilha da Pedra Redonda, de dificuldade moderada, que só pode ser percorrida na companhia de um guia e percorre 1,8 km (ida e volta) até 1.990 metros de altitude, de onde é possível avistar a divisa de Minas com São Paulo.
Existem, ainda, outras trilhas no parque, como Pedra Partida, Chapéu do Bispo, Platô e Pico do Selado, com diferentes níveis de dificuldade.
Fazenda Radical
Nem só de sossego vive Monte Verde: o distrito também é um destino imperdível para quem procura aventura e adrenalina.
Nesse caso, você precisa visitar o complexo Fazenda Radical, que oferece atrações para todas as idades.
O principal destaque é a Mega Tirolesa, formada por duas tirolesas, cada uma com 500 metros de extensão, a mais de 70 metros de altura.
O complexo também inclui opções de arvorismo, escalada, arco e flecha, trilhas, passeios de quadriciclo e outras atrações, pagas separadamente.
Depois de conhecer a Fazenda Radical, vale a pena estender o passeio até a Escola de Falcoaria, bem ao lado, onde você poderá observar aves de rapina e até participar de algumas atividades com falcões.
Igreja São Francisco de Assis
Principal estrutura religiosa do vilarejo, a Igreja de São Francisco de Assis é dedicada ao padroeiro de Monte Verde e foi construída em um terreno doado por Verner Grinberg, fundador do distrito como o conhecemos hoje.
A construção é simples, mas tem um formato diferente e rústico que encanta os visitantes: uma boa alternativa de passeio tranquilo em pleno centrinho.
Trilha do Pinheiro Velho
A maioria das trilhas da região deve ser percorrida com a companhia de um guia turístico, mas nem todas. É o caso da trilha do Pinheiro Velho, uma das melhores trilhas em Monte Verde, MG.
O passeio se estende da avenida principal até o aeroporto, percorrendo um bosque de araucárias até chegar ao pinheiro que dá nome à trilha, com mais de 500 anos de idade e 1,7 metro de diâmetro.
Mirante do Aeroporto
Um dos passeios mais legais que você pode fazer em Monte Verde, MG, é a visita ao Mirante do Aeroporto.
Dali, a mais de 1.600 metros de altitude, é possível observar toda a vila e várias atrações nos entornos, como as Pedras Partida e Redonda, o Morro do Chapéu do Bispo e o Pico do Selado.
Vale pontuar que o aeroporto local está em plena operação, mas recebe apenas voos particulares. Ali, a principal atração é justamente a vista paradisíaca.
Quem gosta de arte urbana não pode deixar de conhecer os murais do aeroporto, que receberam grafites interessantes e que podem se transformar em fotos incríveis.
Termômetro da cidade
Fica bem no centrinho da cidade, na Avenida Monte Verde, uma das atrações mais legais da região, perfeita para quem deseja celebrar o frio serrano: o termômetro da cidade.
Aproveite para tirar uma foto para garantir uma lembrança diferente para mostrar aos amigos e relembrar os dias de frio no vilarejo.
Quais as cidades próximas de Monte Verde?
Seu roteiro pela Serra da Mantiqueira não precisa ficar restrito ao distrito da cidade de Camanducaia: existem vários destinos incríveis nas proximidades do vilarejo que podem enriquecer ainda mais a sua viagem!
É o caso da badalada Campos do Jordão. O principal destino de inverno de São Paulo fica a apenas 89 km de distância.
Você também pode aproveitar para visitar São Francisco Xavier (65 km), cidade perto de Monte Verde, MG, conhecida como uma alternativa turística de inverno mais barata que Campos do Jordão.
Além disso, alguns dos destinos mais românticos do Sudeste ficam bem pertinho, como Gonçalves (50 km), Extrema (55 km) e São Bento do Sapucaí (110 km)
Use o cupom BLOG20 e cote seu seguro de viagem com 20% de desconto aqui!
As melhores hospedagens para Monte Verde, MG, estão no El Quarto!
Encontrar hotéis e pousadas baratas em Monte Verde, MG, pode ser mais fácil do que você imagina: é só fazer sua pesquisa no El Quarto!
Nossa plataforma reúne milhares de acomodações com o melhor custo-benefício do mercado para que você possa viajar muito sem pesar no bolso.
Faça uma simulação gratuita para descobrir que visitar a romântica Monte Verde pode sair mais barato do que você pensa!
Mais dicas de destinos e viagens
- Cidades do Chile: melhores destinos para visitar no país
- Cuenca: o que fazer na cidade e em seus arredores
- Cidade do Cabo: descubra o melhor da capital da África do Sul
- Rio das Ostras: melhores atrações da cidade fluminense
- Taubaté: veja o que fazer na cidade paulista
- O que fazer em São José do Rio Preto: informações e dicas de viagem